Turismo na Costa Rica: como funciona, custos e como planejar
Planeje sua viagem à Costa Rica! Entenda os custos, como funciona e saiba quais são os melhores pontos turísticos para aproveitar sua viagem. Confira!
Pensando em fazer turismo na Costa Rica? O país é conhecido por sua grande biodiversidade, com diversos atrativos naturais incríveis e cenários que encantam os olhos dos amantes da natureza.
Além disso, é o lugar perfeito para aqueles que gostam de praticar esportes de aventura, com inúmeras oportunidades para trilhas, mergulho, observação de animais e muito mais!
Quer saber o que te espera nesse destino encantador? Então, confira o nosso guia especial com as principais informações e dicas sobre a Costa Rica. Veja só!
Evite viajar pela América Central sem um seguro viagem. Contrate o seu com 20% de desconto!
O que é preciso saber antes de ir para Costa Rica?
Localizada na América Central, a Costa Rica tem no turismo uma das suas principais fontes de renda. Além disso, é um destino cobiçado pelos amantes da natureza.
E não é para menos! Afinal, apesar da pouca extensão territorial, o país abriga cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta e tem mais de 25% do seu território protegido por áreas de conservação.
Ou seja, quem decide fazer turismo na Costa Rica vai encontrar paisagens naturais impressionantes, inúmeras trilhas em meio a florestas bem conservadas, praias de águas cristalinas, perfeitas para a prática de mergulho, animais de diversas espécies e muito mais!
Qual a língua que se fala na Costa Rica?
A língua oficial da Costa Rica é o espanhol. Já o segundo idioma mais falado no país é o inglês.
Dessa forma, caso saiba uma das duas, você não terá problemas para se comunicar durante a sua viagem.
Qual moeda é usada na Costa Rica?
A moeda utilizada na Costa Rica é o Colón costarriquenho, que tem o símbolo (₡) e a sigla CRC.
O real não pode ser utilizado nas transações comerciais, por isso o recomendado é fazer o câmbio da moeda antes da sua viagem ou utilizar o dólar americano.
Com relação a melhor forma de pagar, a dica é combinar métodos de pagamento: apesar de muitos estabelecimentos aceitarem cartões, também é recomendável andar com dinheiro em espécie.
Como funciona o turismo na Costa Rica?
Por ser um destino que abriga inúmeros atrativos, é importante fazer um bom planejamento de viagem.
Dessa forma, é fundamental pesquisar mais sobre o país antes de preparar o seu roteiro, buscando entender como a época e as atrações escolhidas para a sua viagem podem influenciar na sua experiência final.
Existem diversos centros de informação turística espalhados pelo país que oferecem serviços de assistência para os turistas nacionais e internacionais, além de materiais como mapas, folhetos e dicas de segurança.
Com as atrações definidas, fica mais fácil preparar o seu roteiro e pensar nas hospedagens, deslocamentos, melhor época para ir, valores que serão gastos e muito mais.
Por que escolher a Costa Rica como destino turístico?
Porque estamos falando de um dos destinos mais belos do planeta, que além de oferecer diversas oportunidades de passeios em meio a natureza, tem um povo acolhedor e atrativos históricos e culturais incríveis.
O turismo na Costa Rica representa uma das principais fontes de economia do país, que oferece uma excelente infraestrutura para os seus visitantes.
Ali, é possível encontrar uma ampla variedade de hospedagens, restaurantes e diversos tipos de passeios sendo ofertados. Ou seja, você não terá problemas para se acomodar durante a sua estadia.
Isso tudo sem falar na oportunidade de observar diversas espécies de animais em seu habitat natural, além de praticar esportes de aventura como mergulho, surf, trilhas, rafting e muito mais!
Qual a melhor época para ir à Costa Rica?
Depende. De maneira geral, existem duas estações principais ao longo do ano, o verão, de dezembro a abril, e o inverno, de maio a novembro.
A partir daí, definir quando ir vai depender do seu roteiro de viagem. Caso queira ir às praias da Costa Rica, é melhor apostar na estação seca, nos meses de janeiro e fevereiro.
Já quem deseja conhecer as florestas no seu momento de maior exuberância, e não se importa com chuvas constantes, pode apostar no período do inverno.
Ou seja, quem faz turismo na Costa Rica precisa estar preparado para enfrentar os climas do país. Afinal, eles podem influenciar drasticamente na sua experiência de viagem.
O que fazer na Costa Rica?
A Costa Rica é conhecida como um país com uma das maiores biodiversidades do mundo. Não à toa é um dos destinos mais apreciados pelos amantes do ecoturismo.
Ali, é possível desbravar trilhas que levam a verdadeiros paraísos, observar animais em seu habitat natural, praticar esportes radicais e muito mais!
Confira agora o que fazer na Costa Rica!
Trilhas
Existem inúmeras delas espalhadas por todo o país, que levam os visitantes a atrações incríveis como praias, cachoeiras, vulcões e muito mais.
Com diferentes níveis de dificuldades, muitas delas são facilmente acessíveis e perfeitas para quem deseja estar mais próximo da natureza.
Dito isso, aproveite para percorrer as trilhas de lugares como o Parque Nacional Cahuita, o Parque Nacional Manuel Antonio, o Parque Nacional Volcán Tenorio, entre outros.
Mergulho
Com suas praias caribenhas de águas cristalinas, não é surpresa que a Costa Rica seja um destino visado para a prática de mergulho.
Lugares como o Parque Nacional Cahuita e Drake Bay são alguns dos mais cotados para observar a diversidade da vida marinha local.
Surf
Dona de algumas das praias mais bonitas do mundo, muitos surfistas buscam fazer turismo na Costa Rica para aproveitar suas ondas incríveis.
Lugares como Drake Bay e Santa Teresa oferecem além de paisagens paradisíacas, ondas perfeitas.
Observação de aves
Com uma das maiores biodiversidades do mundo, já era de se esperar que a Costa Rica fosse o destino perfeito para quem deseja observar animais em seus habitats naturais.
Muitos ornitólogos têm o país como um destino dos sonhos para observar aves de diferentes espécies.
Se você é um deles, aproveite para ver esses animais em lugares como a Reserva Florestal Monteverde, o Parque Nacional Manuel Antonio e o Parque Nacional Tortuguero.
Rafting
Os amantes de aventura vão poder desbravar as águas da região em lugares como La Fortuna, próximo ao vulcão Arenal, que são perfeitas para a prática do rafting.
O Parque Nacional Manuel Antonio também é outro local muito procurado pelos amantes do esporte e tem correntezas incríveis em meio a cenários exuberantes.
Ziplining
Perfeito para quem deseja apreciar a paisagem de uma perspectiva diferente, o zipline pode ser praticado em lugares como Monteverde.
Ali, o viajante poderá ter uma visão privilegiada da floresta, podendo observá-la diretamente de cima das árvores!
Quais são os 10 principais pontos turísticos da Costa Rica?
Dona de atrativos incríveis, a Costa Rica abriga alguns dos cenários naturais mais impressionantes do mundo.
Você vai se surpreender com a diversidade de vulcões, florestas, rios e outros lugares perfeitos para os amantes da natureza. Veja o que não pode ficar de fora do seu roteiro pelo país!
Parque Nacional do Vulcão Arenal
Localizado na região de La Fortuna, uma das melhores do país, o Parque Nacional do Vulcão Arenal é dono de belezas naturais incríveis.
Ali, o viajante encontra cachoeiras de coloração azul celeste como a Catarata La Fortuna, perfeita para um banho refrescante.
Além disso, é em La Fortuna que se encontram as famosas fontes termais, aquecidas pelo vulcão Arenal, um dos mais importantes do país e o grande atrativo local.
Existem vários resorts e hotéis que disponibilizam o acesso às águas em suas dependências.
Reserva Biológica da Floresta Nublada de Monteverde
Lugar perfeito para quem deseja ver uma paisagem inusitada, Monteverde tem como um de seus principais atrativos as florestas nubladas, localizadas a mais de 1500 metros de altitude, o que garante um cenário impressionante.
Graças ao clima da região, onde ocorre uma grande presença de nuvens e chuvas constantes, essas florestas ficam cobertas por uma densa neblina.
Para chegar a atração é fácil, basta percorrer as trilhas da região. Também é possível observar o local caminhando pelas pontes suspensas distribuídas em meio a floresta, de onde também é possível avistar inúmeras espécies de pássaros nativos do país.
Parque Nacional Manuel Antonio
Quem deseja fazer turismo na Costa Rica, não pode deixar o Parque Nacional Manuel Antonio de fora do seu roteiro de viagem. Afinal, estamos falando de uma das atrações mais populares do país.
É ali que se encontram algumas das praias mais bonitas de toda a Costa Rica como a Playa Manuel Antonio, a Playa Puerto Escondido e a Playa Espadilla Sur, cercadas por uma vegetação exuberante que contrasta perfeitamente com a areia branca e as águas azuis da região.
Você também poderá aproveitar a visita para observar a vida selvagem local, onde é possível avistar diversos tipos de aves, bichos preguiça, macacos e muito mais.
Parque Nacional Tortuguero
Os amantes de tartarugas vão se encantar com o Parque Nacional Tortuguero, onde é possível observar diversas tartarugas marinhas e aprender mais sobre a importância da conservação da região.
O viajante poderá explorar alguns dos canais naturais do parque de barco, observar outros animais locais como pássaros, crocodilos e, dependendo da época da sua visita, até observar algumas tartarugas durante o período da desova.
Cavernas de Venado
Outra opção incrível do que fazer na Costa Rica é explorar as Cavernas de Venado.
Localizadas próximas a La Fortuna, ali, é possível adentrar as profundezas das cavernas e observar formações geológicas únicas.
Aproveite a oportunidade para aprender mais sobre o passado geológico da região e tirar fotos incríveis do cenário subterrâneo em meio a diversas estalactites e estalagmites.
Rio Celeste
Outro atrativo imperdível de La Fortuna, o rio Celeste encanta com suas águas azuis turquesa de origem vulcânica.
Ali, os visitantes poderão apreciar a paisagem por meio de trilhas que possibilitam a observação de animais e até mergulhos nas águas termais naturais da região.
Vulcão Irazú
Outro vulcão incrível e relativamente fácil de explorar da nossa lista é o Irazú, o mais alto da Costa Rica, com cerca de 3400 metros de altitude e 4 crateras, além de um lago.
Localizado perto de São José, o vulcão pode ser um excelente passeio de bate-volta. A dica é chegar cedo, pois a visibilidade costuma ser melhor na região durante as primeiras horas do dia.
Selva Sarapiquí
Outra dica para a sua viagem de turismo na Costa Rica é aproveitar o passeio para conhecer a Selva Sarapiquí, que conta com excelente infraestrutura e muitas oportunidades para observar aves e outros animais.
A estrutura local conta com guias especializados, trilhas sinalizadas, alojamentos e muito mais. É o lugar perfeito para aprender mais sobre a floresta tropical.
Reserva Biológica Bosque Nuboso Santa Elena
Lugar ideal para os amantes de plantas, o Bosque Nuboso Santa Elena abriga uma rica fauna e flora, com muitas espécies de orquídeas e samambaias.
Além disso, é possível observar animais como pumas, preguiças, macacos, serpentes, rãs e muito mais. Isso sem falar das mais de 500 espécies de aves presentes nesse território. Então, aproveite para caminhar pelas trilhas, pontes suspensas e mirantes do bosque.
Ilha do Coco
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Ilha do Coco é um dos destinos mais belos da Costa Rica, além de abrigar uma grande riqueza biológica.
O local conta com cenários paradisíacos, banhados por um mar azul-turquesa cristalino, onde é possível praticar mergulho e observar uma infinidade de animais marinhos como tubarões, peixes, raias, golfinhos e muito mais.
Além disso, a região conta com florestas incríveis, que abrigam diversos tipos de animais e cascatas impressionantes.
Qual o lugar mais visitado da Costa Rica?
O lugar mais visitado da Costa Rica é o Parque Nacional Manuel Antonio.
Localizado na província de Puntarenas, é ali que estão algumas das paisagens mais bonitas de todo o país, com praias paradisíacas e trilhas exuberantes em meio a natureza.
Quanto custa uma viagem para a Costa Rica?
O valor final de uma viagem para a Costa Rica vai depender de qual é o seu estilo de viagem e o que você pretende fazer por lá.
De maneira geral, é preciso levar em consideração alguns gastos essenciais, como hospedagens, refeições, transporte, passeios que forem pagos, gorjetas, passagens aéreas e seguro de viagem.
Atualmente, é possível encontrar pratos que variam entre USD 10 e USD 25 por pessoa (entre R$ 50 e R$ 150), enquanto uma hospedagem econômica pode ficar em torno de R$ 500 por dia.
Como deu para perceber, principalmente comparado a outros destinos, a Costa Rica exige um planejamento financeiro por parte do viajante, mas não desanime!
É possível economizar sempre analisando quais são as cotações mais vantajosas e garantindo as suas reservas de passagens aéreas, seguro de viagem, hospedagens e passeios com antecedência.
Como planejar sua viagem para a Costa Rica?
É fácil fazer turismo na Costa Rica, mas, para isso, você precisará se organizar e separar a documentação necessária para desembarcar no país.
Abaixo, você confere o que é exigido para desembarcar sem maiores problemas. Veja só!
Documentação necessária
Para fazer turismo na Costa Rica, o viajante deverá apresentar o passaporte válido e com uma página de visto em branco disponível para o carimbo de entrada, bem como a habilitação internacional caso pretenda dirigir no país.
Também é necessário apresentar um comprovante de solvência econômica, com o mínimo de USD$ 100,00 (cem dólares americanos) por mês ou fração de mês de permanência legal no país.
Já o visto só será necessário caso a permanência no país seja superior a 90 dias.
Passagens aéreas para Costa Rica
Você deverá apresentar as passagens aéreas de ida e volta, ou uma que comprove que irá deixar o país após a sua estadia.
Dessa forma, você comprova que não pretende estender a sua viagem além do limite permitido.
Seguro viagem para Costa Rica
Ele não é obrigatório, mas é altamente recomendado. Afinal, estamos falando de um destino muito procurado para a prática de esportes radicais, com diversas trilhas e atrativos localizados bem no meio de florestas densas.
Dito isso, mesmo que o sistema de saúde do país seja bom, é fundamental contar com essa segurança para evitar prejuízos financeiros. Até porque o sistema de saúde pública não atende estrangeiros.
Com um bom seguro, você garante atendimento especializado ou reembolso por despesas gastas durante a viagem. É só fazer a sua contratação e guardar a apólice para acionar a seguradora sempre que necessário.
Vacina contra Febre Amarela
O governo da Costa Rica exige que viajantes vindos do Brasil tenham tomado a vacina contra a Febre Amarela pelo menos 10 dias antes da data da viagem.
Também é recomendável estar com as vacinas de raiva, tétano e hepatites A e B em dia.
Onde se hospedar na Costa Rica?
Por ser um destino muito turístico, existem diversos tipos de hospedagens espalhadas por todo o país e perfeitos para todos os orçamentos.
Você vai encontrar desde hotéis luxuosos a bangalôs, localizados tanto em zonas turísticas como La Fortuna, quanto em locais inusitados como aos pés de vulcões como o Arenal.
Para garantir bons preços, a dica é fazer as suas reservas com antecedência de dois meses para a baixa temporada e seis meses para a alta.
É seguro viajar para a Costa Rica?
A Costa Rica é um país relativamente seguro, mas é importante tomar alguns cuidados principalmente nas zonas mais turísticas, como a capital do país, San José.
Dito isso, é importante estar sempre alerta, evitar levar objetos de grande valor e não deixar seus pertences sem supervisão, bem como evitar andar pelas ruas tarde da noite.
A polícia local juntamente com o Instituto Costarricense de Turismo tem ampliado o esquema de segurança nas zonas turísticas. Então, caso ocorra algum problema durante a sua viagem, pode recorrer a eles.
Cotação de Seguro Viagem para Costa Rica
Agora que você já sabe tudo sobre turismo na Costa Rica, chegou a hora fazer a cotação do seu seguro viagem para a América Central.
Aqui no Seguros Promo, você tem acesso aos planos oferecidos pelas maiores seguradoras do mundo, com inúmeras coberturas pensadas para garantir a sua tranquilidade longe de casa.
Além disso, você poderá contar com o auxílio do nosso time de atendimento especializado, sempre pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre o produto e o processo de compra.
Aproveite as nossas ofertas e conheça o melhor da Costa Rica sem preocupações e prejuízos financeiros!
Continue sua leitura!