Viagens para pessoas com mobilidade reduzida no Brasil
Saiba o que é o Turismo Acessível e confira os 10 melhores lugares para viagens para pessoas com mobilidade reduzida no Brasil!
O turismo acessível é um fator de alta relevância para o desenvolvimento de um país, trazendo vantagens econômicas e sociais para a nação. Assim, é uma pauta relevante em muitas cidades do Brasil e do mundo.
Porém, a mobilidade urbana eficiente ainda é um dos desafios que o nosso país enfrenta, tanto em termos gerais quanto aos relacionados ao transporte para deficientes.
Algumas cidades brasileiras de grande potencial turístico, percebendo o problema, resolveram investir na acessibilidade urbana para os deficientes de uma forma mais ampla.
Seja por iniciativa pública ou mesmo a partir de parcerias público-privadas, essas cidades mostram que a boa vontade e a empatia são os princípios para garantir a democracia e o livre acesso dos deficientes a qualquer atividade e lugares que quiserem ir.
Entenda mais sobre o turismo acessível e confira quais são os destinos que são referências nesse quesito!
Acidentes também acontecem em viagens nacionais. Contrate seu seguro com 20% de desconto!
O que é o turismo acessível?
O conceito de turismo acessível envolve a inclusão de pessoas portadoras de deficiências ou limitações físicas e mentais em atividades turísticas, promovendo fácil acesso a lugares e estabelecimentos.
No que se refere à administração pública, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece as normas e diretrizes que devem ser seguidas para a adaptação de pontos, como monumentos, parques e museus.
Quando falamos em deficiências e limitações, está incluso nesse público qualquer pessoa que possua dificuldades motoras, cognitivas, auditivas e visuais, mas também grávidas, obesos e idosos, que necessitam de maior suporte para o deslocamento.
Para promover um ambiente próprio para acessibilidade e inclusão no turismo, é necessário ter alguns pontos como prioridade. Um deles são os desníveis nas entradas, que devem ser reduzidos, e a disponibilidade de rampas e elevadores.
Pisos de pedras em áreas exteriores e o uso de carpetes nos quartos também são considerados fatores que dificultam a movimentação de pessoas com limitações físicas.
A organização de móveis e a disposição do banheiro também devem ser pensadas levando em mente a facilidade que o hóspede terá ao utilizar os utensílios.
Outro ponto importantíssimo é o treinamento adequado da equipe de funcionários do estabelecimento. O staff deve estar devidamente preparado para conseguir se comunicar em Libras, por exemplo, e dispor toalhas e lençóis de forma que sejam facilmente alcançáveis.
Qual é a cidade com mais acessibilidade no Brasil?
Quem procura destinos para viagens de pessoas com mobilidade reduzida no Brasil encontra boas alternativas, com cidades de todos os portes adaptadas para receber bem seus visitantes.
Curitiba é considerada a cidade mais acessível do Brasil, sendo um exemplo de planejamento urbano que valoriza a inclusão e a mobilidade para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais.
A capital paranaense investiu em infraestrutura como calçadas adaptadas, semáforos com sinalização sonora e transporte público acessível, garantindo a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.
No entanto, Curitiba não é a única cidade brasileira que se destaca nesse aspecto. São Paulo, com uma extensa rede de transporte e políticas de acessibilidade em seus espaços públicos, também é um grande exemplo de inclusão.
Cidades como Fortaleza e Uberlândia também têm iniciativas que visam tornar o turismo e a vida cotidiana mais acessíveis, como o Projeto Praia Acessível na capital cearense, que facilita o acesso às praias com cadeiras anfíbias, e as rampas de acesso e a frota de ônibus 100% equipada com elevadores na cidade mineira.
Se você está interessado em descobrir outros destinos turísticos no Brasil que oferecem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, continue lendo para explorar os lugares que garantem uma experiência inclusiva e confortável.
10 lugares com turismo acessível para pessoas com mobilidade reduzida
O turismo acessível tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil, à medida que diversos destinos se adaptam para receber visitantes com mobilidade reduzida, oferecendo infraestrutura adequada e garantindo uma experiência inclusiva para todos.
Em todo o país, há cidades que investiram em acessibilidade, permitindo que todos possam aproveitar as belezas naturais, os centros históricos e as atrações culturais sem limitações.
Conheça os melhores lugares para viagens de pessoas com mobilidade reduzida!
Rio de Janeiro (RJ)
A Cidade Maravilhosa já tem boa parte do núcleo urbano com itens de acessibilidade, como rampas de acesso para deficientes físicos ou pessoas com dificuldades de locomoção.
Desde as Olimpíadas 2016, o projeto de acessibilidade carioca incluiu 4.000m² de calçadas acessíveis e 5.831m² de pavimento em concreto nos acessos a pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Praça XV, Corcovado, Praia da Barra da Tijuca e Jardim Botânico.
Há outros pontos com acessibilidade nos próprios lugares, como o Sambódromo, Porto Maravilha e algumas praias da Zona Oeste.
Então, o que você está esperando para fazer um passeio pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro? Ele continua lindo, esperando por sua visita!
São Paulo (SP)
É sempre lindo andar na cidade de São Paulo, mas para os cadeirantes, as calçadas e as ruas são os principais obstáculos que impedem a mobilidade na capital paulista.
Ainda assim, a Terra da Garoa é um mundo de oportunidades, e muitas atrações oferecem mais condições de acesso ao público que possui algum fator que restrinja a locomoção ou a compreensão.
A Biblioteca Mário de Andrade possui intérpretes de Libras e disponibiliza acervo em braile e áudio. Já o Theatro Municipal oferece à pessoa cega materiais táteis e olfativos sobre a história do teatro, e o acesso para cadeirantes é feito por uma plataforma.
Há também a Galeria do Rock, que possui rampas e elevadores para facilitar o acesso. Visite ainda o Terraço Itália, com seu restaurante panorâmico.
Não deixe de incluir a Sala São Paulo, um dos mais sofisticados espaços de música erudita do Brasil. A entrada é acessível, os banheiros são adaptados e os lugares podem ser reservados.
O local disponibiliza acervo nos formatos digital, braille e áudio, além de intérpretes de Libras e profissionais especializados no atendimento ao público com deficiência intelectual.
Bonito (MS)
A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um importante polo de ecoturismo, com paisagens naturais estonteantes e as águas mais límpidas do país, com muitas grutas, cachoeiras, rios, cachoeiras e dolinas.
O destino tem muita preocupação com o acesso responsável aos deficientes físicos. As agências de turismo locais incentivam a constante capacitação de seu pessoal para atender à crescente demanda por passeios como flutuação, descida de bote e pesca esportiva.
Vale a pena conhecer o Aquário Natural de Bonito, o Pantanal mato-grossense, o Rio da Prata e o Buraco das Araras. O lugar é lindo de se ver e conhecer!
Balneário Camboriú (SC)
Se você quer saber o que fazer em Balneário Camboriú, saiba que é uma cidade projetada para o turismo e tem muitos pontos turísticos acessíveis.
São lugares que proporcionam segurança e bem-estar, como o Cristo Luz, que tem elevadores e rampas de acesso, e o Parque Unipraias, com bondinhos adaptados, além de elevadores e rampas em todas as estações.
Há ainda as praias, que contam com equipes de voluntários prontos a auxiliar os cadeirantes com cadeiras anfíbias, próprias para um banho de mar.
Além disso, os hotéis de Balneário Camburiú oferecem comodidades adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, como rampas, barras nos banheiros e elevadores em quartos amplos e espaçosos.
Gramado (RS)
Saiba que não falta o que fazer em Gramado e a cidade pode ser uma excelente escolha para o deficiente físico. A cidade turística foi justamente projetada para atender a todos os visitantes.
A grande maioria das atrações conta com acessibilidade, tal como rampas de acesso, elevadores, barras de segurança e voluntários para auxiliar nas atividades.
Os hotéis de Gramado oferecem estrutura confortável e disponível para todos os públicos, tais como quartos amplos e com pisos antiderrapantes.
Quanto aos pontos turísticos, a Igreja de São Pedro tem rampas de acesso e o Lago Negro tem um largo calçadão para que os visitantes possam transitar livremente.
Há também o Palácio dos Festivais, que tem cinema acessível. Além disso, alguns pontos oferecem banheiros e meios de transportes adaptados.
Recife (PE)
Uma viagem a Recife pode mostrar como o respeito aos cegos e deficientes físicos é levado a sério por lá: o Bairro do Recife e a Torre Malakoff, uma construção histórica, possuem melhorias de acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.
O prédio ganhou sinalização acessível (alarme sonoro) e o bairro conta com um mapa tátil urbano. Os dados são acessíveis para cegos e pessoas com baixa acuidade visual, seguindo as normas da ABNT.
O mapa está instalado na Casa da Cultura. O projeto conta ainda com áudio-descrição e intérprete de Libras, e além disso, a Casa da Cultura possui piso tátil e banheiros adaptados.
Porto de Galinhas (PE)
Os hotéis em Porto de Galinhas são conhecidos por sua excelência e bem-estar: não há quem não curta o alto astral das acomodações cinco estrelas da cidade. A mais simples pousada é um encanto para os olhos e um aconchego para descansar.
E quem é portador de necessidades especiais não precisa ficar de fora das atividades: a cidade conta com jangadas adaptadas que levam os visitantes nas piscinas naturais de águas claras e mornas, que ficam afastadas da costa.
As jangadas são muito confortáveis, e os visitantes podem ficar sentados para apreciar as paisagens paradisíacas. Dessa forma, os turistas encontrarão menos restrições para aproveitar Porto de Galinhas.
Distrito da cidade de Ipojuca, o turismo acessível em Porto de Galinhas é garantido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pela ONG Rodas da Liberdade, que compartilha cadeiras anfíbias em toda a orla.
Socorro (SP)
O turismo acessível em Socorro é referência internacional: o município recebeu em 2017 o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal”, sendo reconhecido pelos planejamentos de acessibilidade para indivíduos com deficiência ou mobilidade reduzida.
Ao visitar os pontos turísticos locais, os turistas contarão com sinalizações táteis, rampas, barras e elevadores. Fiscalizações também são feitas para averiguar se as rampas presentes nos estabelecimentos seguem as diretrizes das normas de segurança.
O ponto alto fica para a hospitalidade: os hotéis de Socorro possuem infraestrutura completa para atender aos hóspedes com limitações físicas, e até mesmo os esportes de aventura estão disponíveis para esse público.
Algumas das atividades disponíveis são os passeios de tirolesa, barco, bicicleta, triciclos, quadriciclos, charrete e a cavalo, além de rafting, rapel e arvorismo.
Florianópolis (SC)
O transporte público de Florianópolis garante alguns pontos em gestão de acessibilidade e turismo na capital de Santa Catarina. A maior parte dos veículos conta com cadeiras especiais, botões de parada a fácil alcance, corredores largos e elevadores.
Os pontos turísticos da cidade também são adaptados para deficientes: as famosas praias possuem travessias, passarelas e banheiros ajustados, além de disponibilizarem cadeiras para banho e supervisão de guarda-vidas.
O Água Show Park e o Barco Pérola Negra, que estão entre os lugares para incluir no roteiro com o que fazer em Florianópolis, também são excelentes opções para turistas com mobilidade reduzida.
Além disso, a rede hoteleira da cidade oferece estruturas adaptadas para deficientes, com quartos e banheiros apropriados, assim como elevadores e rampas.
Curitiba (PR)
Curitiba é uma cidade que se destaca no Brasil quando o assunto é acessibilidade, sendo nacionalmente reconhecida pelo seu planejamento urbano inclusivo. Por isso, é muito indicada para viagens de pessoas com mobilidade reduzida.
A capital paranaense investiu em melhorias constantes para garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam circular com segurança e conforto. Hotéis e restaurantes acompanham essa tendência, oferecendo acomodações adaptadas e garantindo uma estadia confortável para pessoas com necessidades especiais.
A acessibilidade está presente também nos principais pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, que possuem rampas e estruturas que facilitam o acesso.
Além disso, as calçadas são adaptadas, os semáforos contam com sinalização sonora e o transporte público oferece condições adequadas para todos os passageiros, com ônibus equipados com elevadores.
Tem como cadeirante viajar de avião?
Viajar de avião sendo cadeirante é perfeitamente possível e tem se tornado cada vez mais acessível.
As companhias aéreas e os aeroportos estão constantemente aprimorando seus serviços e infraestrutura para garantir que todos os passageiros possam viajar com segurança e conforto, independentemente de suas necessidades individuais.
Pessoas que utilizam cadeiras de rodas têm prioridade no embarque, evitando filas e esperas prolongadas. Além disso, é possível levar a própria cadeira de rodas até a porta do avião ou utilizar uma oferecida pela equipe do aeroporto.
Dentro da aeronave, há assentos adaptados para garantir a comodidade de passageiros com mobilidade reduzida, geralmente localizados perto das saídas e com braços removíveis para facilitar a transferência.
Como comprar passagem de avião para cadeirante?
Ao adquirir sua passagem, seja por meio de telefone, internet ou em uma agência de viagens, informe à companhia aérea que você precisará de assistência especial. Se você não apresentar essa informação no momento da compra, ainda é possível solicitar a assistência até 48 a 72 horas antes do voo, dependendo da empresa.
Em algumas situações, pode ser necessário apresentar um laudo médico ou preencher um formulário específico para passageiros com necessidades especiais.
Também é possível solicitar serviços como embarque e desembarque prioritários, transporte da cadeira de rodas e assentos adaptados, garantindo maior conforto para o viajante.
Após a reserva, basta confirmar todos os detalhes diretamente com a companhia aérea, como os horários de check-in, o local para encontrar a equipe de assistência e os procedimentos no aeroporto.
Mas não se esqueça de solicitar a assistência com antecedência, já que o número de vagas para passageiros que necessitam de suporte especial pode ser limitado!
Como funciona para levar cadeira de rodas no avião?
Levar a cadeira de rodas no avião é um processo simples, mas exige apoio da equipe do aeroporto e/ou da companhia aérea.
Se você não puder usar sua própria cadeira de rodas, pode solicitar uma no momento da compra da passagem, escolhendo a opção de “assistência especial” ou solicitando diretamente no check-in.
Todos os aeroportos oferecem esse serviço, e a equipe disponibiliza uma cadeira especial, mais estreita, que permite o deslocamento até a porta do avião e ao assento.
Caso você prefira usar sua própria cadeira, deverá passar normalmente pela segurança, com ela, que será inspecionada manualmente. Os agentes também verificarão se você pode se levantar para passar pelo detector de metais; caso contrário, realizarão uma revista física.
Tenha a viagem perfeita com o Seguros Promo!
Ainda que haja fatores que restringem a mobilidade, viajar pelo Brasil e o mundo é possível.
O acesso ao turismo deve ser uma prioridade a ser incentivada, e muitos destinos já possuem um olhar mais cuidadoso para esse assunto.
Para ter a certeza de que o seu planejamento de viagem irá ocorrer sem empecilhos, contratar o seguro é um passo estratégico.
Em casos de emergência durante viagens de pessoas com mobilidade reduzida, mesmo que você não conheça muito sobre o local onde está, receberá a orientação necessária ao acionar a seguradora.
Faça sua pesquisa aqui no site, Seguros Promo, e verifique as coberturas contempladas para garantir que a opção escolhida irá atender suas necessidades. Em caso de dúvidas, nosso time de atendimento estará disponível para você por telefone, e-mail e WhatsApp.
Viva a viagem dos seus sonhos com o melhor suporte ao seu lado!
Continue sua leitura!