Trabalho voluntário durante o mochilão: por que fazer?
Ser voluntário é muito mais do que trabalhar sem remuneração. É doar seu tempo e talento para ajudar uma causa em que acredita e contribuir com o desenvolvimento de uma comunidade ou região. Por isso, o trabalho voluntário proporciona crescimento pessoal, além de incrementar o seu currículo, já que muitas empresas valorizam os profissionais que …
Ser voluntário é muito mais do que trabalhar sem remuneração. É doar seu tempo e talento para ajudar uma causa em que acredita e contribuir com o desenvolvimento de uma comunidade ou região. Por isso, o trabalho voluntário proporciona crescimento pessoal, além de incrementar o seu currículo, já que muitas empresas valorizam os profissionais que dedicam parte do seu tempo a melhorar a vida de outras pessoas.
Você já fez ou faz trabalho voluntário? E já pensou que pode se voluntariar no exterior, enquanto faz um mochilão, por exemplo? Hoje vamos te contar por que, onde atuar como voluntário e como se preparar para essa aventura. Confira!
Por que ser voluntário no exterior
O voluntariado durante um mochilão é uma das melhores formas de conhecer destinos incríveis, mergulhar na cultura e nos costumes de um povo e fazer novas amizades, enquanto trabalha pelo desenvolvimento da região. Ao realizar as atividades você vai se ver diante de realidades bem diferentes da sua e terá que pensar em soluções para os problemas locais. Embarcando nesta jornada do bem com o coração aberto e boa vontade, você vai viver uma experiência transformadora e inesquecível.
Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!
Como encontrar trabalho
Você pode organizar sua viagem com trabalho voluntário por meio de agências de intercâmbio e turismo ou de forma independente, tratando diretamente com as organizações que recrutam voluntários pelo mundo. Muitos programas oferecem hospedagem e alimentação em troca do serviço realizado. Veja onde encontrar algumas dessas oportunidades:
- AIESEC: movimento global que busca desenvolver lideranças jovens e promove intercâmbios de voluntariado em projetos de ONGs;
- Techo: organização não governamental latino-americana que atua em 20 países, além da Europa, no combate à pobreza e já mobilizou cerca de 720 mil pessoas;
- Helpx: aqui você encontra fazendas, casas de família, albergues, pousadas e outros tipos de acomodação que oferecem comida e teto em troca de ajuda nas atividades diárias do local;
- Workaway: coloca o voluntário em contato com os hosts (anfitriões) que, também em troca de serviços, oferecem estadia e alimentação.
Onde atuar
Em todos os cantos do mundo há gente precisando de um voluntário. Basta procurar, que você vai encontrar. Para te ajudar, destacamos alguns países e projetos com programas de voluntariado.
Brasil
Você pode contribuir com a proteção de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção em uma das várias instalações do Projeto Tamar no Brasil ou ajudar o Instituto Boto Cinza na conscientização da comunidade de Itacuruçá, no Rio de Janeiro, sobre a importância de se preservar os botos cinzas da região.
Índia
Quem sonha em conhecer a Índia e ainda ser voluntário no país, ajudando na preservação do meio ambiente ou dando aulas de inglês, matemática, entre outras atividades, deve procurar a StepOut Abroad.
África
O Volunteer Southern Africa oferece a oportunidade de explorar o sul do continente imerso na cultura local trabalhando com nativos e voluntários de outras partes do mundo na preservação de animais selvagens.
Com presença também na África, o Teach on the Beach desenvolve ações para contribuir com a educação da população em países como Gana. O voluntário, além de ensinar, é incentivado a se conectar profundamente com os estudantes, suas famílias e a comunidade local.
Como se preparar
- Primeiro, defina que tipo de trabalho voluntário você quer fazer e procure os países que oferecem essa oportunidade;
- Veja qual a melhor época para visitar a região escolhida e pense quanto tempo você quer passar viajando e quanto vai poder gastar no seu mochilão;
- Pesquise o máximo de informações sobre o seu destinos e os programas de voluntariado locais e converse com pessoas que já viveram a mesma experiência;
- Procure por trabalhos que se adequam ao seu perfil e às suas habilidades;
- Esteja comprometido com o voluntariado. Por mais que você possa conciliar o trabalho com o turismo, essa não é uma viagem de férias;
- Prepare-se para imprevistos, eles acontecem! Por isso, tenha uma segunda opção planejada.
Agora que você já sabe como é possível fazer um trabalho voluntário durante um mochilão, é só começar a planejar a viagem e fazer as malas para viver uma experiência única. Deixe também o seu comentário neste post e conte para nós como pretende viver essa aventura!