Torre de Belém: a famosa porta de entrada a Lisboa!
A Torre de Belém é um dos monumentos mais importantes de Portugal, e com nosso artigo você fica sabendo tudo sobre ele. Confira!
A Torre de Belém é um dos lugares mais importantes de Portugal. Além de ser símbolo identitário de Lisboa, é considerada Património Mundial pela UNESCO.
É uma das atrações mais famosas e frequentadas da cidade, e uma ótima opção de passeio para os amantes de história.
Então, se está planejando uma viagem para a capital portuguesa, saiba que uma visita à Torre de Belém não pode ficar de fora do seu roteiro.
No artigo de hoje, você confere detalhes sobre a torre, como informações importantes, dicas, localização, valores, horários e o que ver por lá. Acompanhe!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Torre de Belém: informações, história e dicas!
A Torre de Belém, oficialmente nomeada Torre de São Vicente, foi edificada entre 1514 e 1519, às margens do rio Tejo, um dos rios mais importantes de Portugal, sendo um projeto do arquiteto Francisco de Arruda.
A Torre de Belém foi construída a mando do rei D. Manuel I para proteger a cidade de possíveis ataques inimigos vindos a partir do rio Tejo.
É uma obra arquitetônica que representa o estilo manuelino, e em seus 30 metros de altura é possível perceber elementos como os escudos da Ordem Militar de Cristo, as esferas armilares, o escudo do Rei e os brasões das armas de Portugal.
Vale lembrar que no bairro de Belém, onde fica o monumento, existem outras atrações além da Torre, então a nossa sugestão é que você aproveite o dia para visitar lugares, como o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos.
O primeiro é um monumento erguido para homenagear grandes nomes da época das navegações, como Pedro Álvares Cabral.
Já o segundo, é uma edificação onde estão os túmulos de personalidades portuguesas, como o navegador Vasco da Gama e o poeta Fernando Pessoa.
Onde fica a Torre de Belém?
A Torre de Belém está localizada na freguesia de Belém, mais especificamente na Avenida Brasília, na cidade de Lisboa, capital de Portugal.
O que aconteceu na Torre de Belém?
Como já mencionado, quando o rei D. Manuel I deu a ordem para colocar a obra da Torre de Belém em prática, o intuito da construção era defender a cidade de Lisboa.
No entanto, em 1520, quando a torre já estava finalizada, os instrumentos de ataque e defesa evoluíram e o lugar foi perdendo a sua função original.
Sendo assim, ao longo dos anos, o local começou a ser utilizado para outros propósitos, como alfândega, posto de sinalização telegráfico e farol. Até mesmo os paióis se transformaram em masmorras para presos políticos.
Quanto custa para entrar na Torre de Belém, Portugal?
O ingresso para ter acesso à Torre de Belém custa 6 euros e pode ser adquirido tanto no local, quanto pelo site oficial da atração.
Aos domingos e feriados, até às 14h, a entrada é gratuita para cidadãos residentes em Portugal: crianças até 12 anos, visitantes com mobilidade reduzida, profissionais de turismo, professores e alunos, entre outros.
Torre de Belém: horário de funcionamento
A Torre de Belém funciona de terça a domingo das 9h30 às 18h00. O último horário para a venda de bilhetes é às 17h. Já a última entrada para a atração é às 17h30.
Além das segundas, o local é fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, no Domingo de Páscoa, no dia 13 de junho, e no natal, 25 de dezembro.
O que se pode ver na Torre de Belém?
Na parte externa do monumento, é possível apreciar os detalhes da obra arquitetônica produzida em estilo manuelino.
A fachada possui vários símbolos importantes, como a imagem de São Vicente, padroeiro de Lisboa, e a imagem de São Miguel, o anjo da guarda de Portugal.
Também há muitos brasões que são símbolos do país e a famosa escultura de rinoceronte, presente dado ao rei D. Manuel I pelo rei de Cambaia, em 1514.
Já no interior da construção, você encontrará canhões em exposições e paióis (depósito de munições, explosivos, mantimentos), que serviram de masmorra para os prisioneiros.
A torre conta com um total de 5 pavimentos: a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Capela, a Sala de Audiências e o Terraço.
O acesso até o terraço acontece por meio de uma escada estreita em formato de caracol que possui mais de 90 degraus.
Mas ao chegar no topo todos são recompensados com a experiência única que é observar a bela vista de Lisboa, mais especificamente o encantador rio Tejo e o bairro de Belém.
Não se esqueça do seguro viagem para Portugal!
O seguro viagem é obrigatório em Portugal, já que o país faz parte do Tratado de Schengen.
O acordo, estabelecido entre alguns países europeus, contribui para a abertura das fronteiras e a livre circulação de pessoas no território dos integrantes.
Porém, uma das exigências para o ingresso dos turistas é a contratação de uma cobertura com um valor mínimo de 30.000 euros, que cubra possíveis despesas médicas durante a estadia no país.
Para isso, é sempre bom contar com um site confiável para fazer as suas buscas, e aqui no Seguros Promo, você pode comparar até quatro planos por vez das principais seguradoras do mundo e encontrar o melhor custo-benefício!
Além de condições especiais, um seguro viagem te oferece assistência em casos de doenças, acidentes, internação, translado de corpo, e também em cancelamento de voos, extravio de bagagem, problemas jurídicos, entre outros.
Fazer a cotação é simples e intuitivo, mas caso apresente dificuldades, saiba que a equipe do Seguros Promo é preparada para sanar todas as suas dúvidas em relação ao processo.
Quer conhecer a Torre de Belém sem preocupações e com economia? De Promo você pode!
Continue sua leitura!