O que fazer em Saint-Tropez? Confira 10 dicas imperdíveis!
Saiba o que fazer em Saint-Tropez em qualquer período do ano, seja verão ou inverno! Confira as 10 dicas que separamos para você!
Saiba como preparar a viagem perfeita para St. Tropez, um dos destinos mais famosos da Riviera Francesa! Neste artigo, vamos te mostrar os melhores pontos turísticos, praias badaladas e muito mais!
Em plena Côte D’Azur, St. Tropez é uma das cidades mais badaladas da Riviera Francesa, reduto da elite europeia durante o verão.
Queridinha entre celebridades, a cidade conserva boa parte de sua história em seus becos e ruas estreitas, onde é possível visitar cafés charmosos e restaurantes requintados, com as belas praias do Mediterrâneo ao fundo.
O cenário fica completo com iates de luxo cruzando o mar, casas noturnas e boates badaladas, casinhas coloridas nas redondezas do velho porto da cidade e muito champanhe!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Quantos dias para conhecer Saint-Tropez?
O ideal é reservar de 2 a 3 dias para conhecer Saint-Tropez, período que permite conhecer as praias mais famosas, como Pampelonne, passear pelo charmoso centro histórico, visitar o porto e apreciar a gastronomia local.
Com três dias, você terá tempo para visitar museus interessantes, como o Museu de l’Annonciade, e até aproveitar a vida noturna, um dos grandes destaques da cidade.
Se você quiser conhecer os arredores, como a região vinícola ou fazer passeios de barco, considere adicionar mais um dia ao seu roteiro.
O que fazer em St-Tropez em 2 dias?
Comece o seu itinerário em Saint-Tropez pelo Centro Histórico, onde você poderá viver uma experiência imersiva no charme e na história desse famoso destino francês.
Deixe o carro em um dos estacionamentos na entrada da cidade e caminhe até o centrinho pela elegante rua François Sibilli, endereço de lojas de grifes renomadas, como Dior, Valentino e Dolce & Gabbana.
A partir do centro, visite o Vieux-Port, onde os iates luxuosos se misturam com os barcos de pesca, e, em seguida, suba até a Cidadela, que oferece vistas panorâmicas incríveis da cidade e do mar. À tarde, conheça uma das praias, como a Pampelonne ou a Tahiti, e termine o dia com um jantar à beira-mar e um bom vinho francês.
No segundo dia, você pode revisitar o centro com mais calma ou aproveitar o tempo livre para conhecer museus como o Museu de l’Annonciade, que reúne obras de arte impressionistas e pós-impressionistas.
Depois, relaxe em outra praia ou faça um passeio de barco para contemplar a paisagem a partir do mar. À noite, experimente a vida noturna agitada da cidade em um dos clubes ou boates à beira-mar, fechando a visita com a energia e a elegância que só Saint-Tropez pode oferecer.
O que fazer em Saint-Tropez?
Sendo uma das cidades francesas mais concorridas durante o verão, não faltam opções turísticas em St. Tropez.
Você pode trombar com celebridades na badalada Nikki Beach ou curtir a noite em uma das casas noturnas na praia Pampelonne, cenário de “E Deus Criou a Mulher”, clássico do cinema francês protagonizado por Brigitte Bardot.
Veja o que fazer em Saint Tropez, França!
1. Conhecer o Musée de I’Annonciade
O Musée de I’Annonciade é um dos principais museus de arte da Côte D’Azur, com um grande acervo de arte moderna, incluindo obras de Matisse, Kandinsky, Modigliani e outros artistas de fama mundial.
O museu funciona em uma antiga capela, construída no século XVI, e apresenta obras dos mais renomados artistas plásticos da região da Provença, como Signac, Bonnard e Braque.
O Musée de I’Annonciade funciona de terça a domingo, de 10h às 18h, e o ingresso custa € 6 (em outubro de 2024). Crianças entre menores de 12 anos têm entrada franca.
2. Visitar o mirante da Cidadela e Museu Marítimo
Um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade é La Citadelle, ou Cidadela, uma antiga fortaleza medieval, construída no século XVI.
O forte servia para proteger a cidade de ataques estrangeiros e marcar a presença do governo francês na região, que sempre viu nos moradores da Côte D’Azur um grande potencial para levantes e revoltas.
A construção fica no topo de um morro, tendo-se tornado um importante mirante com vista em 360 graus para a cidade e o Mar Mediterrâneo.
Dentro da Cidadela funciona o Museu Marítimo, que conta a história da navegação no país por meio de exposições náuticas.
3. Passear pelo Porto de Saint Tropez
Um dos lugares mais glamurosos de St. Tropez é o porto da cidade, chamado de Vieux-Port, ou Porto Velho. Apesar do nome, é ali que estão os barcos mais modernos e os iates mais luxuosos da Riviera Francesa.
A região é bastante charmosa, com lojinhas de artesanato, restaurantes e cafés encantadores com vista para o mar.
Fica no Vieux-Port o Centro de Informações Turísticas da cidade, com diversos mapas e informativos à disposição dos visitantes. Também é dali que partem os barcos que levam para passeios.
4. Caminhar pelo Centro Histórico
O centro histórico de Saint Tropez, ou Vieille Ville, é repleto de ruas estreitas, becos feitos de pedra, cafés, ateliês e lojinhas muito floridas, chamando a atenção de quem passa por ali.
Como não é permitido o trânsito de carros na maior parte das ruas, os visitantes podem caminhar sem pressa e sem medo de se perder para fotografar cada cantinho.
Não deixe de visitar a simpática Place des Lices, principal praça da cidade, endereço de cafés, restaurantes e bistrôs cheios de charme!
5. Visitar as praias de Saint-Tropez
As praias de Saint-Tropez estão entre os maiores atrativos da cidade, com águas azul-esverdeadas do Mar Mediterrâneo e cenários deslumbrantes para conhecer.
Pampelonne, uma das mais famosas, é conhecida por suas festas animadas, principalmente durante o verão, quando clubes como Le Club 55 e Nikki atraem celebridades e milionários para celebrações que duram até a madrugada. A faixa de areia é relativamente curta, mas oferece boa estrutura, com duchas gratuitas e lanchonetes.
Seguindo pela costa, chega-se à praia de Tahiti, que se destaca por sua infraestrutura ainda mais sofisticada e uma faixa de areia mais ampla, embora a textura da areia seja mais áspera, composta por grãos mais pesados que lembram pequenas pedrinhas. É uma opção mais tranquila em comparação a Pampelonne.
Já a praia L’Escalet oferece uma experiência diferente, com piscinas naturais de águas cristalinas que lembram as praias do Nordeste brasileiro.
Mais selvagem e praticamente intocada, a região não conta com a mesma estrutura das demais praias, mas encanta com sua beleza paradisíaca e tranquilidade. Além disso, é o ponto de partida para várias trilhas que levam a outras praias da região, incluindo áreas destinadas ao naturismo.
Quando ir a St. Tropez?
Se você quer evitar o auge da temporada turística (e seus preços elevados), a melhor alternativa é viajar entre abril e maio ou no mês de setembro.
Nesses períodos, as temperaturas continuam favoráveis para curtir a praia, enquanto hotéis e pontos turísticos ainda não estão com lotação máxima — e os preços, em geral, estão bem mais baixos.
Outra excelente época para curtir a cidade é durante o verão, entre junho e agosto, quando as temperaturas disparam e Saint Tropez é invadida por milhares de turistas de toda a Europa e de outras partes do mundo.
Durante o verão a temperatura chega a mais de 30°C, enquanto no inverno a mínima passa para 10°C, já que a região está protegida dos ventos gelados que cortam o norte da Europa.
Ou seja, como o destino fica às margens do Mediterrâneo, o clima é agradável durante o ano inteiro, com invernos mais amenos para os padrões europeus. Dessa forma, você não terá problemas para conhecer a região em nenhuma estação.
O que fazer em Saint Tropez no inverno?
Mesmo durante o inverno, Saint-Tropez continua a encantar os visitantes com suas paisagens e atividades que divertem, ensinam e encantam.
Embora as temperaturas sejam mais baixas, não falta o que fazer na cidade, veja só!
1. Degustar vinhos nos arredores
Aproveite a baixa temporada para visitar as vinícolas da região de Provença com economia e distante das multidões do verão europeu.
Há várias propriedades que oferecem degustações de vinhos e passeios pelas vinhas, onde você pode experimentar os famosos rosés produzidos localmente.
2. Conhecer a feirinha e o mercado da Place des Lices
Toda semana, às terças e sábados, das 7h às 13h, acontece uma feirinha na Place des Lices que você precisa conhecer. O lugar é um ponto de encontro desde a Idade Média e pode ser ideal para experimentar delícias típicas, como anchovas e incontáveis tipos de azeitonas.
Na mesma região fica um animado Mercado Popular que funciona normalmente no inverno e permite experimentar (e comprar) queijos, embutidos, trufas, mel, lembrancinhas e artesanato. É um passeio encantador para mergulhar na cultura e sabores da Provença.
3. Fazer caminhadas agradáveis pelo litoral
As temperaturas mais amenas do inverno são uma excelente opção para percorrer as trilhas ao redor de Saint-Tropez. É uma oportunidade de conhecer belas paisagens, passar tempo de qualidade ao ar livre e viver experiências incríveis.
Um dos destaques é a Sentier du Littoral, uma trilha costeira que oferece vistas espetaculares do Mediterrâneo e passa por belas praias e enseadas desertas.
4. Participar de festivais de inverno
Durante a baixa temporada, a cidade organiza alguns eventos culturais muito divertidos, como festivais de música clássica, feiras de antiguidades e Mercados de Natal, que oferecem a chance de conhecer mais a fundo a cultura local, experimentar pratos típicos e adquirir lembranças de viagem.
Fique atento ao calendário local para descobrir as atividades que acontecem durante a sua visita.
5. Visitar museus e galerias de arte
Com menos turistas na cidade, essa é a época perfeita para conhecer o Musée de l’Annonciade, o Musée de la Gendarmerie et du Cinéma, o Musée d’Histoire Maritime, as Galeries Tropéziennes e outras atrações culturais sem filas.
Você terá mais tempo para apreciar as obras de arte e os vestígios históricos, além de ser uma ótima maneira de conhecer a cena artística local.
Não se esqueça do seguro viagem antes de embarcar!
Longe de casa, pequenos problemas podem virar uma baita dor de cabeça, além de um grande prejuízo. Já imaginou se machucar durante um banho de mar em St. Tropez, perder os documentos ou até ter o voo cancelado?
Como já deu pra perceber, vários imprevistos podem atrapalhar a sua viagem, não importa quão bom seja o seu planejamento.
A melhor maneira de evitar dor de cabeça e prejuízo é com um seguro viagem, que garante cobertura em caso de emergências médicas ou odontológicas, cancelamento de voo, seguro de bagagem e muito mais.
O seguro viagem França mais barato está aqui Seguros Promo, onde é possível comparar até quatro planos por vez para encontrar o melhor preço. Não perca tempo e garanta agora mesmo este requisito obrigatório para quem deseja visitar a Europa!
Continue sua leitura!