Salzburg, Áustria: 10 pontos turísticos imperdíveis
Salzburg, Áustria é um dos principais destinos no país. Se você está fazendo o seu roteiro pela cidade, confira os principais pontos turísticos!
Em quase todo canto de Salzburg, Áustria, os turistas podem encontrar alguma referência ao filho ilustre da terra: o compositor e músico Wolfgang Amadeus Mozart.
Pela beleza e genialidade de suas composições, é bem possível imaginar que a cidade natal tenha servido como fonte de inspiração ao artista.
Castelos, igrejas de chamativas torres e cúpulas e casas em estilo barroco se espremem perfeitamente charmosas entre montanhas e o rio Salzach, que corte este incrível destino.
Quer descobrir o quão encantadora a cidades austríaca pode ser? Saiba o que fazer em Salzburg, Áustria e confira 10 pontos turísticos que não podem ficar fora do seu roteiro.
Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e aplique nosso cupom de 15% de desconto. Aproveite!
Salzburg, Áustria: a cidade de Mozart e A Noviça Rebelde
Não tem para onde escapar: a cidade onde nasceu Mozart faz questão de mostrar o orgulho que tem do genial artista que veio à vida bem na casa de número 9 da rua Getreidegasse.
Por vários lugares de Salzburg, também chamada de Salzburgo, há referências ao artista.
As casas onde ele nasceu e viveu foram transformadas em museus sobre sua vida. Na Mozartplatz, a estátua do músico reina imponente na praça. Até chocolate (o Mozartkugel), a Universidade de Música e os festivais lembram que você está na terra de Mozart.
Nada mais normal, portanto, que Salzburg seja considerada importante centro cultural.
A ligação da pequena cidade com a cena artística também se dá pelos monumentos e obras de arte moderna e pelo cinema.
Salzburg foi cenário para o clássico A Noviça Rebelde, de 1965, e você poderá visitar lugares presentes no filme, como os jardins do Palácio Mirabell e o cemitério de São Pedro.
Como chegar à Salzburg?
Salzburg é atendida pelo Aeroporto de Salzburgo, localizado a 20 km de distância do centro da cidade.
Não existem voos diretos do Brasil para a Áustria, mas o aeroporto da cidade recebe conexões vindas de Londres, Paris, Amsterdã, Viena e cidades alemãs.
Para quem já está na Europa, os trens são opções bastante populares, seja partindo de Viena, Áustria, ou outros destinos.
O trajeto de Viena a Salzburgo de trem pode ser feito em cerca de 3 horas.
Muitos turistas em viagem pela Alemanha incluem destinos austríacos em seu roteiro. Salzburg está próximo da fronteira entre os países e é um dos lugares mais escolhidos.
Quer saber como ir de Munique à Salzburgo? A distância entre as cidades é de aproximadamente 145 km e o percurso pode ser feito de carro, ônibus ou trem (viagem próxima de 2 horas).
Quando viajar para Salzburg, Áustria?
Conhecer o clima do país é um aliado antes de programar uma viagem para a Áustria.
Normalmente, em Salzburgo os verões são de temperaturas mais agradáveis, porém chuvosos. Já o inverno é de frio rigoroso, característica peculiar do território austríaco.
Assim fica mais fácil escolher a melhor época do ano para ir à cidade em que nasceu Mozart. E a decisão vai do gosto particular de cada um, pois há atrações para o ano todo.
Uma dica que pode ser decisiva na sua escolha: no verão europeu (junho a setembro), os dias duram mais, dando mais tempo para aproveitar as atrações de Salzburg.
O que fazer em Salzburg no inverno?
Sim, é possível Salzburg ficar ainda mais charmosa do que já é! E isso acontece durante o inverno europeu.
É verdade que faz bastante frio, algo que não estamos acostumados para os padrões brasileiros. Mas o cenário se torna ainda mais aconchegante, com a neve colorindo de branco as ruas, casas e montanhas ao redor de Salzburg.
Caso escolha conhecer o destino no inverno, aprecie esse visual, se aqueça com um bom café, visite museus e igrejas e aprecie as feiras de Natal que tomam conta das cidades.
Há ainda destinos muito interessantes na região durante o inverno, como o vilarejo de Hallstatt ou as estações de esqui de Innsbruck.
Encontre o menor preço para o seu seguro viagem Áustria!
Vai viajar para a Áustria? Então não se esqueça que além do passaporte válido por pelo menos três meses, o seguro viagem é obrigatório!
Mais do que necessário, o item é totalmente recomendado por oferecer apoio nos momentos em que mais precisamos, como em uma emergência médica ou o cancelamento de um voo.
Para contratar seu seguro viagem, consulte o Seguros Promo. Na nossa plataforma, você compara e encontra os melhores planos e coberturas, além de descontos incríveis para ter segurança pelo menor preço.
O que fazer em Salzburgo?
Ainda que seja a quarta maior cidade da Áustria, Salzburg é relativamente pequena e você poderá conhecer os principais pontos turísticos em um ou dois dias.
Sabia que o centro histórico de Salzburgo é um dos lugares que são Patrimônio Mundial da Unesco? Lá você encontrará igrejas, palácios e jardins que preservam suas características barrocas em pleno estado.
Venha matar a curiosidade e descobrir quais atrações são imperdíveis no roteiro por Salzburgo.
1. Rua Getreidegasse
Quem cruzar a rua Getreidegasse vai descobrir as belezas e os detalhes escondidos no principal caminho do centro histórico da cidade.
O lugar vive sempre cheio de turistas que circulam entre os restaurantes e cafés, lojas e hotéis que por ali estão.
Preste atenção na fachada de cada estabelecimento. Elas são identificadas por letreiros feitos em ferro, alguns deles folheados em ouro, tornando o cenário ainda mais incrível.
É também na principal rua comercial que está situada a casa onde Mozart nasceu. No fim da rua, você encontrará a Igreja de São Blásio, aos pés da colina de Mönchsberg.
2. Mozarts Geburtshaus
No prédio de fachada amarela e muitas janelas, com o número 9 à porta, é onde nasceu um dos maiores gênios da música clássica mundial.
Bastante preservada, a primeira casa de Mozart foi transformada em um importante museu sobre a vida e obra do compositor.
O Mozarts Geburtshaus tem um acervo com as obras e os instrumentos utilizados por ele desde a infância, além de objetos pessoais e móveis da família. A maior atração é o cravo utilizado na composição de concertos para piano.
O museu e residência de Mozart, Salzburgo, é uma das atrações mais visitadas da cidade.
Vale frisar que o artista viveu ali até os 26 anos e há outro “museu-casa” habitado por ele, o Mozart-Wohnhaus, mas que possui menor acervo.
3. Franziskanerkirche, Igreja de São Francisco
A Franziskanerkirche é uma das igrejas mais antigas da cidade e por muito tempo foi considerado como o templo frequentado pela classe média de Salzburg.
Concluída em 1498, ela passou por transformações em diferentes períodos da história, mas preserva alguns elementos originais. Entre eles, estão o sino e a Madonna com o menino Jesus que ornamenta o altar principal.
Vista de fora, uma de suas principais atrações é a torre construída em estilo barroco.
4. Dom zu Salzburg, Catedral de Salzburg
Majestosa, a Catedral de Salzburg representa o coração do centro histórico de Salzburgo.
É uma atração para visitar e contemplar suas formas que remetem à arquitetura barroca. A aparência original foi finalizada no século XVII, embora antes houvesse uma pequena igreja ali.
A Dom zu Salzburg também possui suas ligações íntimas com Mozart. Ele foi batizado na catedral e, anos depois, passou a tocar órgão durante as missas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi bombardeado, sendo fielmente reconstruído — fotos dos estragos estão exibidas na igreja.
Como atrações gratuitas são sempre bem vindas quando procuramos o que fazer em Salzburg, não perca a oportunidade de conhecer este incrível tempo.
5. Abadia de São Pedro
Fundada em 696, a Abadia de São Pedro é o mosteiro beneditino mais antigo na região dos países de língua alemã.
Sua igreja foi construída mais tarde, no século XII, e revitalizada seis séculos depois, ganhando o formato barroco predominante nas construções de Salzburg.
Nela, Mozart fez a sua primeira apresentação. O réquiem é tocado todo ano um dia antes do seu aniversário, em sua homenagem.
A Abadia abriga ainda a mais antiga biblioteca da Áustria, além de coleções de pinturas, arte sacra, tesouros de igrejas e outros objetos.
6. Kapitelplatz, Praça Capital
Para pegar o funicular e visitar a Fortaleza de Hohensalzburg, a Praça Capital, ou Kapitelplatz, é ponto de passagem obrigatório dos turistas.
Nos pés da colina, a região começa a preparar as pessoas para as espetaculares vistas que se tem em Salzburg.
A Kapitelplatz está ao lado da catedral da cidade e é onde fica a Fonte de Netuno.
Preste atenção também na obra modernista Sphaera, do artista Stephen Balkenhol: consiste em um homem sobre uma bola de ouro com o olhar vagueando pelo horizonte.
7. Fortaleza de Hohensalzburg
Impossível não avistar o Castelo Hohensalzburg aonde quer que você esteja na cidade austríaca.
Localizado no topo de uma colina, a enorme fortaleza se apresenta imponente e justifica o fato de ser um dos principais, senão o principal, cartões-postais de Salzburg.
Construído em 1077, o forte foi casa dos arcebispos da cidade. As histórias do lugar são contadas durante a visita guiada e nos objetos expostos no museu da fortaleza.
Tire um tempinho para apreciar a vista das muralhas da Fortaleza de Hohensalzburg, de onde se avista Salzburgo.
Uma curiosidade: ela é considerada um dos maiores castelos medievais da Europa.
8. Residenzplatz, Praça da Residência dos Arcebispos
Caminho de muitos turistas nas andanças por Salzburg, Áustria, a Residenzplatz é a praça onde fica a Salzburg Residenz, a antiga Residência dos Arcebispos.
Aliás, o prédio é enorme, com mais de 180 salas, e está aberto para visitas.
De volta à praça, chamam a atenção o Residenzbrunnen, considerada a maior fonte barroca da Europa Central, e as Bürgerhäuser, casas históricas ao redor da praça.
9. Mozartplatz, Praça de Mozart
Claro que a cidade onde nasceu Mozart o homenagearia com uma praça para chamar de sua.
A Mozartplatz está próxima da Praça da Residência e sua principal atração é uma estátua de bronze do compositor, que foi inaugurada em 1842.
Para os turistas que procuram o que fazer em Salzburg no inverno, durante a estação fria a praça vira uma pista de patinação no gelo, proporcionando diversão para crianças e adultos.
10. Palácio Mirabell
Nosso último ponto turístico é justamente o que vai exigir um deslocamento maior. O Palácio Mirabell está localizado na Cidade Nova, mas a visita vai valer a pena!
Atravesse a Makartsteg, a ponte sobre o rio Salzach, e se dirija ao palácio construído pelo arcebispo Wolf Dietrich para sua amada Salomé Alt, com quem teve 10 filhos. Nem precisa dizer que o romance foi condenado pela Igreja Católica, né?!
Embora o interior do palácio não esteja acessível, o grande barato é curtir o Mirabellgarten.
Os Jardins de Mirabell, como são conhecidos, são lindos, floridos, uma obra prima para descansar e contemplar. Foi, inclusive, cenário para A Noviça Rebelde.
Restaurantes em Salzburgo
Apreciar os sabores da gastronomia austríaca também é uma atração à parte ao visitar o país. Tem schnitzel, gulasch e outras iguarias que vão ganhar seu paladar.
Quer saber onde comer em Salzburgo? O Arkadengarten Sternbräu e o Zum fidelen Affen são duas opções de restaurantes em Salzburgo para provar a comida local.
Se você não estiver afim de experimentar os pratos típicos ou se cansou deles, a L’Osteria Salzburg vai saciar sua fome com a boa e velha pizza.
Para relaxar após turistar ao longo do dia, visite o Seven Senses, um rooftop bar que funciona no sétimo andar do Hotel Stein, com vista sensacional para a cidade.
Innsbruck ou Salzburg?
Quem tem menos tempo disponível e procura o que fazer na Áustria costuma limitar o número de cidades a conhecer.
Nestes casos, é comum ter dúvidas e optar por uma delas. E a dúvida entre Innsbruck ou Salzburg é bastante comum.
As cidades estão separadas por cerca de 163 km. Innsbruck é considerada a capital dos Alpes na Áustria e é o paraíso dos esportes de inverno para quem procura o que fazer em Innsbruck.
Portanto, o ideal é reservar um tempinho para cada uma delas. Você certamente vai voltar encantado com o que vai ver tanto em uma quanto em outra.
Ofertas imbatíveis de seguro viagem no Seguros Promo!
Ficou evidente que não dá para perder a oportunidade de conhecer Salzburg, Áustria, uma cidade que transpira cultura, música e arte.
Está pronto para transformar o destino na sua próxima aventura? Não se esqueça que o seguro viagem é necessário e altamente recomendado em cidades turísticas internacionais.
E as melhores ofertas de seguro viagem, você encontrará no Seguros Promo. Acesse a nossa plataforma, compare os preços e escolha o plano certo pagando bem menos.
Quer conhecer a terra de Mozart protegido durante a viagem? De Promo você pode!
Leia também: