×

Seguros Promo Blog Coberturas e Assistências Qual a diferença entre Seguro Viagem e Seguro Saúde? Entenda!

Qual a diferença entre Seguro Viagem e Seguro Saúde? Entenda!

Saiba a diferença entre seguro viagem e seguro saúde. Veja o que é, como funciona e coberturas de cada um. Confira qual é a melhor opção para você.

Planejar uma viagem é uma experiência incrível, mas com grande potencial para gerar dúvidas. Entre as principais preocupações está a escolha da proteção ideal para imprevistos durante o roteiro. 

É comum confundir o seguro viagem com o seguro de saúde, mas as distinções entre essas opções podem gerar impactos relevantes no seu planejamento.

Afinal, quais as diferenças entre seguro saúde e seguro viagem? Como definir qual alternativa é a melhor para a sua viagem? Onde contratar esse tipo de serviço?

Este texto é um guia definitivo sobre o tema, com as principais coberturas de cada modalidade e dicas para escolher a sua proteção. Vamos lá?

O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!

Qual a diferença de seguro viagem e seguro saúde

Qual a diferença de seguro viagem e seguro saúde
Unsplash

O primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis e garantir uma viagem protegida é conhecer as diferenças entre seguro viagem e seguro saúde.

O seguro viagem é um serviço que oferece assistência ao viajante para enfrentar eventuais imprevistos que possam surgir durante o trajeto. O item garante que você estará amparado contra diversos problemas, como emergências médicas e extravio de bagagens. 

O seguro saúde se limita a questões relacionadas à saúde, de maneira similar a um plano de saúde, cobrindo emergências médicas, hospitalares, odontológicas e farmacêuticas.

Contudo, o seguro saúde não cobre situações que não tenham relação com a viagem, como cancelamento de voos. Ou seja, o seguro viagem tem proteção mais abrangente, além da saúde. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Qual a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem? 

    Os nomes parecidos antes poderiam causar confusão, mas isso não é problema desde que entrou em vigor a Resolução 315/2014, da SUSEP – a Superintendência de Seguros Privados.

    Antes, a grande diferença entre os dois era que o seguro viagem, ao ser acionado, orientava o segurado a ir ao médico, pagar com o próprio dinheiro e solicitar o reembolso quando retornar para o Brasil, guardando todos os comprovantes necessários.

    Já a assistência viagem direciona o viajante para uma rede conveniada de atendimento que arca com os gastos, sem a pessoa precisar usar o próprio dinheiro.

    Depois das alterações, foi feita a junção desses dois serviços, e um seguro viagem que engloba as duas opções. Você pode escolher entre ser atendido pela rede credenciada, quando ela estiver disponível, ou ir ao local da sua preferência, podendo ser reembolsado depois.

    Qual a melhor opção entre seguro viagem e seguro saúde? 

    A escolha entre seguro viagem e seguro saúde depende de fatores específicos de cada viajante, como necessidades pessoais, duração da viagem e riscos envolvidos

    O seguro saúde é vantajoso para quem busca cobertura além das emergências, oferecendo serviços médicos e hospitalares mais amplos, mas não cobre imprevistos como cancelamento de voo ou extravio de bagagens.

    Para viagens mais longas ou que envolvam maiores riscos, como esportes de aventura, é recomendado optar pelo seguro viagem. 

    Embora ambos sejam acessíveis – um seguro viagem custa a partir de R$ 7 por dia –, o seguro saúde pode ser ligeiramente mais econômico. Cabe ao viajante conhecer suas prioridades e traçar seu orçamento.

    O que é seguro viagem?

    O seguro viagem é um escudo contra imprevistos, garantindo assistência e cobertura financeira em diversas situações, como cancelamento inesperado de voo, problemas de saúde, repatriação ou imprevistos com bagagem.

    Essa proteção oferece coberturas básicas e adicionais que podem tornar a apólice ainda mais completa, com validade desde o momento em que você sai de casa até o retorno.

    Há várias distinções dentro desta categoria de seguro, como seguro viagem nacional e seguro viagem internacional, que inclui diferenciais como assistência em português e auxílio jurídico, além de coberturas básicas e adicionais que podem ser contratadas.

    Assim, o seguro viagem não substitui o seguro saúde, pois vai além, oferecendo outros serviços úteis, como seguro bagagem e cancelamento de viagem. 

    Como funciona o seguro viagem?

    O seguro viagem funciona a partir da cobertura de custos previstos em apólice, reembolso e/ou oferta de serviços ao segurado.

    Em caso de doença súbita ou um acidente durante a viagem, o seguro possibilita que você receba atendimento em um hospital ou clínica da rede credenciada gratuitamente, dentro dos limites de valores de cobertura que você contratou.

    Outra possibilidade é ir até o seu hospital de preferência, pagar pelo atendimento com seu próprio dinheiro e, na sequência, solicitar o reembolso à seguradora.

    O segurado pode também receber serviços gratuitamente por meio da central de atendimento, como assistência 100% em português – muito útil para quem visita um país, mas não entende o idioma e precisa de ajuda imediata.

    Cobertura básica do seguro de viagem

    Cobertura básica do seguro de viagem
    Unsplash

    Até aqui, já falamos que o seguro de viagem inclui outras garantias, todas direcionadas a prevenir problemas comuns em viagens. Mas quais são elas? 

    Acompanhe, então, que vamos falar sobre as coberturas básicas e sobre algumas das mais presentes e escolhidas pelos viajantes.

    1. Assistência médica e odontológica

    Essa é a cobertura para caso alguém precise ir ao hospital. Por exemplo, por passar mal em lugares de grande altitude, como Cusco, no Peru. Ou sendo surpreendido por uma intoxicação alimentar.

    Ela costuma ser referida como DMHO – Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas.

    Pode contar com ela para qualquer emergência que acontecer durante a viagem, seja pela rede conveniada de atendimento, sem a necessidade de pagamento, ou pelo reembolso feito após a viagem ao guardar os comprovantes de pagamento e laudos médicos.

    2. Traslado médico

    Similar, mas diferente desse item de cima. Ele também se refere a emergências e centros médicos. Mas a garantia não é para o atendimento em si, mas sim para os transportes que venham a ser necessários para iniciar ou seguir com um tratamento.

    Por exemplo, chamar uma ambulância para levar alguém para um hospital depois de sofrer um acidente grave, ou fazer a transferência até uma unidade que tenha equipamentos mais completos, essenciais para o sucesso das operações.

    3. Morte em viagem

    Nenhum valor financeiro realmente compensa uma partida inesperada de um amigo ou parente, especialmente durante uma viagem. Mas receber uma indenização pode ajudar a lidar com as dificuldades que surgem desse trágico evento.

    O segurado pode escolher os beneficiários, mas confira quem será elegível para ser um, de acordo com as normas definidas nos termos de uso.

    4. Traslado do corpo

    Uma dessas dificuldades pode ser até mesmo o transporte do ente falecido de volta ao lugar de origem ou ao local do funeral.

    Mais uma vez, o seguro tem o objetivo de auxiliar durante os momentos de dificuldades que ocorrem durante a sua viagem. Vamos esperar que nunca precisemos acionar essas coberturas, não é? Mas, na pior hipótese, é melhor ter essa opção.

    5. Invalidez permanente por acidente

    Outro caso também relacionado a cuidados médicos. A cobertura oferece indenização por invalidez permanentes decorrentes de imprevistos durante a viagem.

    Depois de ser informado oficialmente que não será possível fazer a recuperação completa de um membro ou órgão, o segurado terá direito ao pagamento. Isso depois que todos os recursos disponíveis forem exauridos durante o tratamento.

    A quantidade da indenização depende do grau e do tipo da invalidez. Um valor é determinado para cegueira, por exemplo. Mas será outro para uma paralisia completa dos membros inferiores.

    Cobertura adicional do seguro de viagem

    Cobertura do seguro viagem
    Unsplash

    Além dos itens acima, que são básicos e estão presentes em quase todo seguro de viagem, existem outros benefícios muito úteis para pessoas em situações bem específicas. Veja quais são alguns deles!

    1. Bagagem extraviada

    Esse é um problema recorrente e que aflige muitos viajantes. Afinal, imagine chegar ao destino sem a sua mala. A primeira recomendação é não deixar nenhum item insubstituível na bagagem comum. Prefira colocá-los na bagagem de mão. 

    Caso o pior aconteça, se você tiver contratado essa cobertura, receberá um reembolso, ou por unidade ou por quilo das malas perdidas.

    Dessa forma, assim que for confirmado o extravio de bagagem, você receberá sua indenização e poderá readquirir todos os pertences essenciais para continuar a viagem. Em alguns casos, a seguradora poderá te oferecer ajuda para encontrar seus pertences perdidos.

    2. Cancelamentos da viagem

    Caso a viagem seja cancelada, imagine o prejuízo com os valores das reservas de hotéis, pacotes turísticos e ingressos adquiridos. Com essa cobertura, eles serão reembolsados!

    Confira nos termos da seguradora quais casos se aplicam e quais não. Porém, essa é uma boa garantia de que você não será prejudicado.

    3. Regresso antecipado

    Caso ocorra algum problema depois que você já partiu, é possível contar com a ajuda da seguradora, que arcará com os custos das passagens de volta.

    Assim, você protege o seu bolso e garante o conforto necessário durante o seu regresso.

    4. Cobertura para funeral

    Verifique se esta não se refere somente aos custos de transporte, como a de translado de corpo. É importante verificar todos os termos e condições, já que as nomenclaturas podem variar.

    A cobertura para funeral pode oferecer auxílios para cobrir os custos relacionados à cerimônia, a serviços religiosos e ao caixão.

    É necessário ter seguro viagem?

    Necessidade do seguro viagem
    Unsplash

    Ter um seguro viagem é importante por várias razões, e pode até ser obrigatório, a depender do seu destino.

    Imagine que você está visitando outro país e sofre um acidente. Você deverá pagar todas as despesas do seu próprio bolso caso não tenha seguro, e isso pode sair muito caro. esse tipo de seguro cobre esses gastos para você não se preocupar com isso.

    Além disso, o seguro é um plano B para situações inesperadas, como se suas malas forem perdidas ou danificadas, se você precisar cancelar sua viagem por motivos como doença ou emergência familiar, se seu voo atrasar, entre outras.

    Alguns países, aliás, exigem que os viajantes tenham seguro viagem para permitir sua entrada, garantindo que possam pagar por cuidados médicos, como destinos da Europa, Cuba e outros.

    Quanto tempo antes da viagem tenho que fazer o seguro viagem? 

    E para contratar todos esses serviços, quando fazer isso? Pode ser depois mesmo de viajar? O ideal é fazer isso com, pelo menos, algumas semanas de antecedência. Tanto para não acabar perdendo a data quanto para ter tempo de se preparar, tirar quaisquer que sejam as suas dúvidas e considerar todas as suas opções.

    Algumas seguradoras podem não aceitar a contratação do seguro viagem após o embarque. Antes de entrar a bordo do seu transporte, em geral é possível fechar negócio sem problemas.

    A contratação é bem rápida e pode ser feita online. Pode contar com a nossa equipe de atendimento se quiser tirar dúvidas, pedir indicações e verificar se suas informações estão todas atualizadas.

    Como contratar um seguro de viagem?

    Como contratar seguro saúde
    Unsplash

    Contratar um seguro viagem é um processo simples e que pode ser feito em poucos passos, até mesmo pela internet. 

    Primeiro, avalie o que você precisa, de acordo com destino, duração da viagem e atividades que você pretende desfrutar. Se você praticar qualquer esporte radical, for idoso ou gestante, precisará de coberturas específicas. 

    Depois de determinar suas necessidades, pesquise as opções disponíveis utilizando comparadores como o Seguros Promo para verificar as diferentes seguradoras e os planos que oferecem, as coberturas, os valores e as avaliações dos clientes. 

    Uma vez escolhido o plano, leia atentamente os termos e condições, prestando atenção às coberturas, exclusões e limites de indenização, e forneça as informações pessoais solicitadas, como datas de ida e volta, destino e atividades planejadas. 

    Revise todas as informações – qualquer erro pode afetar a validade do seguro – e pague pelo seguro. Na sequência, você receberá a apólice no seu e-mail

    Leia o documento com atenção e guarde uma cópia, pois ele contém todas as informações sobre as coberturas e como acionar o seguro. Agora, é só aproveitar a sua viagem com toda a tranquilidade que merece!

    Economize com seguro viagem no Seguros Promo!

    O Seguros Promo é referência em seguro viagem, facilitando que você encontre os planos mais adequados para a sua próxima viagem conforme a sua necessidade, como o destino e o tempo de estadia. 

    Nosso site concentra as melhores seguradoras do mercado, com descontos significativos e planos abrangentes, que vão te proteger contra uma série de problemas.

    Você faz tudo online: desde a comparação de preços e planos até a contratação em uma plataforma moderna e fácil de navegar, com atendimento rápido em qualquer etapa via  WhatsApp, e-mail ou telefone.

    Não perca mais tempo e garanta essa tranquilidade para a sua viagem sem pesar no bolso!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que é seguro saúde?

    O seguro saúde cobre – via reembolso – gastos relativos à saúde do usuário numa viagem, como consultas, procedimentos cirúrgicos, exames e tratamentos. 

    Esse serviço é totalmente voltado para serviços ligados à saúde, cobrindo condições médicas ou lesões que ocorram no período de vigência da apólice. 

    É uma proteção importante para quem viaja ao exterior, pois muitos países exigem sua contratação como requisito para a obtenção de vistos de longa duração.

    Como funciona o seguro saúde?

    O seguro saúde opera como um mecanismo de proteção financeira para cobrir os custos médicos de um indivíduo, com pagamento na forma de mensalidade.

    O viajante apresenta comprovantes e notas fiscais dos gastos que teve com consultas, exames de laboratório, tratamentos e cirurgias, e recebe reembolso conforme os valores contratados.

    Diferentemente de um plano de saúde tradicional, os segurados não estão vinculados a uma rede conveniada de médicos, hospitais e laboratórios predefinidos: você pode escolher onde deseja ser atendido. 

    É um seguro muito indicado para viagens internacionais a trabalho ou estudo, com duração que pode variar de poucos dias a mais de 1 ano.  

    Quais são os tipos de seguro de saúde?

    Assim como existem várias modalidades de seguro viagem e de plano de saúde, você encontrará muitos tipos distintos de seguro de saúde projetados especificamente para viajantes, cada um com coberturas adaptadas a certas necessidades. 

    Confira alguns exemplos:

    • Seguro saúde nacional;
    • Seguro saúde internacional;
    • Seguro saúde de curta duração;
    • Seguro saúde de longa duração;
    • Seguro saúde para estudantes;
    • Seguro saúde para idosos;
    • Seguro saúde para grávidas.

    O que um seguro saúde cobre?

    O seguro saúde reembolsa o cliente por despesas decorrentes de consultas, procedimentos, internações e medicamentos

    Em alguns casos, a cobertura inclui também assistência médica, repatriamento, morte e invalidez. O segurado tem a possibilidade de receber atendimento para casos previstos em apólice em qualquer hospital, clínica ou laboratório em sua região de cobertura. Veja alguns exemplos:

    • Consultas médicas;
    • Internações;
    • Medicamentos prescritos durante a viagem;
    • Assistência médica para repatriamento;
    • Exames e procedimentos diagnósticos;
    • Cirurgias.

    Em situações de emergência médica em um país com um sistema de saúde desconhecido e uma língua diferente, a cobertura do seguro de saúde garante que você receba o atendimento que precisa. 

    Contudo, muitos serviços oferecidos por planos de seguro viagem não estão inclusos no seguro saúde, como cobertura para cancelamento de viagem, proteção de bagagem ou outros. 

    Só não se esqueça de que o escopo de cobertura varia de acordo com o plano escolhido, então leia atentamente o seu contrato para não ter surpresas desagradáveis com o seguro saúde.

    Quanto custa um seguro de saúde internacional?

    Muitos aspectos influenciam o preço de um seguro saúde, como o destino da viagem, a duração da estadia, a idade do viajante, a cobertura desejada, as condições preexistentes de saúde e a reputação da seguradora. 

    Países com custos médicos mais altos, como Estados Unidos e Europa, geralmente exigem planos com valores de cobertura mais elevados, o que impacta no preço final. 

    Planos com coberturas mais completas são mais caros, e o mesmo acontece se o viajante possui condições médicas preexistentes, pois a seguradora considera o risco de atendimento médico relacionado a essa condição durante a viagem. 

    Para ter uma ideia geral dos valores, os planos básicos começam a partir de R$ 150 por mês, enquanto planos intermediários variam entre R$ 250 e R$ 500 por mês, e planos completos custam acima de R$ 500 por mês, em média.

    É obrigatório seguro saúde para viajar?

    A obrigatoriedade do seguro saúde para viajar depende diretamente do destino da viagem. Em muitos países, especialmente na União Europeia, ter um seguro saúde é uma exigência obrigatória para entrada e permanência.

    Outros países, como a Austrália, só exigem que os turistas apresentem prova de seguro saúde para estadias mais prolongadas, como intercâmbios de estudos, para assegurar que os visitantes não serão um ônus para o sistema de saúde local.

    Quais países exigem seguro saúde?

    Quer saber se o destino da sua próxima viagem exige o seguro saúde obrigatório? Confira se ele está na lista abaixo:

    • Argélia;
    • Alemanha;
    • Austrália (para intercambistas);
    • Áustria;
    • Bélgica;
    • Croácia;
    • Cuba;
    • Dinamarca;
    • Emirados Árabes Unidos (especialmente Abu Dhabi e Dubai);
    • Equador;
    • Eslováquia;
    • Eslovênia;
    • Espanha;
    • Estônia;
    • Finlândia;
    • França;
    • Grécia;
    • Holanda;
    • Hungria;
    • Islândia;
    • Itália;
    • Liechtenstein;
    • Letônia;
    • Lituânia;
    • Luxemburgo;
    • Malta;
    • Noruega;
    • Polônia;
    • Portugal;
    • Qatar;
    • República Tcheca;
    • Rússia;
    • Suécia;
    • Suíça;
    • Suriname;
    • Turquia;
    • Venezuela;
    • Zimbábue.

    Como contratar seguro saúde para viagem nacional e internacional?

    Frequentemente, “seguro saúde” é usado popularmente para se referir ao seguro viagem, que já inclui algumas garantias relacionadas a isso. Se esse for o caso, tem um jeito bem fácil, tanto para viagens nacionais quanto para internacionais, que é consultar o Seguros Promo!

    Em nosso site, você pode comparar até quatro planos ao mesmo tempo, oferecidos pelas seguradoras mais confiáveis do mercado! Você vai poder conferir uma série de detalhes de qualquer um deles e decidir qual é o mais adequado.

    Mas se esse não for o caso e você quiser somente um seguro saúde, poderá consultar a sua unidade médica de preferência e perguntar diretamente como prosseguir.

    Escolha o seguro de viagem ideal para a sua viagem

    Agora que te mostramos a diferença entre seguro viagem e seguro saúde, visite o Seguros Promo para encontrar as melhores coberturas para a sua próxima viagem.

    Nossa plataforma concentra diversos planos, com diferentes níveis de cobertura, das seguradoras mais confiáveis, oferecendo um comparador que facilita a sua tomada de decisões. Você pode pagar em até 12 vezes e contar com assistência especializada em caso de dúvidas. Pesquise, compare e comprove que só o Seguros Promo tem o melhor preço!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ana Isabel Castro

    Ana Isabel Castro

    Jornalista e apaixonada pelos animais, utilizo meus conhecimentos para compartilhar informações e dicas sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    aaaa