×

Seguros Promo Blog Ásia Quanto custa comer no Japão: dicas para economizar!

Quanto custa comer no Japão: dicas para economizar!

Quanto custa comer no Japão? Saiba é caro comer no Japão e confira nossas dicas para gastar menos na sua viagem!

A culinária japonesa é apreciada por milhões de pessoas, o que tornou o país um dos polos gastronômicos globais, onde são servidos pratos deliciosos, que remetem às origens e tradições nipônicas.

Ir para o Japão é o sonho de muitos, mas os custos dessas viagem podem desanimar. Pensando nisso, preparamos esse guia especial para te ajudar a se organizar e mostrar que é possível comer bem no país pagando pouco. Veja só!

Visitar a Ásia sem um seguro viagem pode ser arriscado. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quanto gasta por dia para comer no Japão?

Quanto se gasta para comer no Japão
Unsplash

Depende do local escolhido para refeição. De maneira geral, os preços encontrados no Japão se assemelham aos da Europa e, caso você opte por comer em lugares como lojas de conveniência, mercados e barracas de rua, pode encontrar preços entre 500 e 1200 ienes, ou entre 20 e 50 reais, respectivamente.

Caso deseje comer em restaurantes especializados, deverá se preparar para pagar um pouco mais, com as refeições saindo a partir de 2000 ienes (80 reais).

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quanto custa um café da manhã no Japão?

    É possível encontrar café da manhã em diferentes faixas de preço. 

    Uma refeição simples, geralmente feita em lojas de conveniência, pode sair por 300 ienes (12 reais), já as mais elaboradas podem custar em torno de 980 ienes (40 reais).

    Quanto custa um almoço no Japão?

    O mesmo vale para o almoço: se for feito em uma loja de conveniência ou mercado, pode ter um preço bem mais em conta do que em um restaurante, geralmente custando entre 500 e 1450 ienes (20 e 60 reais, respectivamente). 

    Quanto custa um jantar no Japão?

    Os jantares tendem a ser um pouco mais caros, com valores entre 800, para refeições mais simples, e 1850 ienes, para pratos elaborados (cerca de 30 e 80 reais, respectivamente).

    *Todos os valores citados foram cotados em agosto de 2024.

    Quais fatores influenciam o custo das refeições no Japão?

    Fatores que influenciam no preço
    Unsplash

    Quem deseja saber quanto custa comer no Japão deve se atentar aos fatores que podem influenciar no valor final das refeições. 

    E, neste caso, não estamos falando apenas da cotação do dólar (moeda mais apropriada para a troca por ienes), mas sim de outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de definir quanto reservar para alimentação durante a sua viagem pelo país.

    Abaixo, você confere alguns destes fatores. Veja só!

    Localização

    É importante se atentar à localização do restaurante escolhido. Para isso, a dica é aprender um pouco mais sobre os bairros da cidade escolhida. Em Tóquio, por exemplo, Ginza é considerada uma das regiões mais caras, onde ficam lojas de luxo e restaurantes estrelados.

    Ou seja, caso tenha o interesse de comer por ali, saiba que as chances de encontrar preços menos acessíveis são muito maiores, então prepare o bolso.

    Outra observação é avaliar a proximidade do local escolhido com os principais atrativos da cidade: zonas turísticas tendem a ser mais caras, onde comércio e alimentação costumam ter preços elevados.

    Tipo de restaurante

    O Japão tem uma das culinárias mais apreciadas do mundo e abriga milhares de restaurantes renomados, muitos deles contemplados com estrelas Michelin e autores de pratos maravilhosos.

    Tanta fama, obviamente, trouxe não apenas uma valorização da gastronomia nacional, mas também dos valores pagos por esses pratos. Então, caso queira muito ter essa experiência durante a sua viagem, é importante fazer um bom planejamento financeiro.

    Uma boa alternativa para driblar isso, é optar por locais mais simples, como lojas de conveniência, as famosas “konbinis” ou restaurantes de barra giratória, como os de sushi de esteira, que tem valores mais acessíveis.

    Época do ano

    Entender qual é a melhor época do ano para a sua viagem, ajuda muito a planejar quanto dinheiro levar para o Japão. Afinal, estamos falando de um país bastante turístico, que recebe milhares de visitantes por ano.

    Dito isso, é bom evitar os meses de março a maio e setembro a novembro, que correspondem a primavera e o outono no país, respectivamente, e são considerados os períodos de alta temporada, quando os preços de atrações, hospedagem e alimentação tendem a subir por conta da alta demanda turística.

    Sazonalidade dos ingredientes 

    Por viver em um país com estações do ano tão bem definidas, o japonês consome e serve diferentes ingredientes ao longo do ano, que podem ou não ser facilmente encontrados. 

    Além disso, muitos deles são importados, já que boa parte do território do país é formado por montanhas, o que dificulta o desenvolvimento da agricultura e faz com que a produção interna de muitos alimentos como hortaliças, legumes e frutas seja insuficiente para abastecer a demanda interna.

    Isso influencia nos preços de alguns pratos, que podem acabar se tornando mais “exclusivos” que outros.

    Exclusividade do prato

    Outro fator que influencia muito no valor dos pratos no Japão é a exclusividade do ingrediente servido. Alguns pratos famosos do país são considerados raros, seja pelo produto utilizado ou pela complexidade da técnica empregada durante o seu modo de preparo.

    É o caso, por exemplo, do fugu, o baiacu japonês, famoso por ter um sabor delicado e um modo de preparo muito específico, que exige qualificação máxima dos chefs que o manuseiam. Afinal, o peixe contém uma toxina mortal em suas partes internas que, se não for corretamente removida, pode ser fatal para quem o ingere. 

    Isso, obviamente, aumenta o preço do prato, já que conta com um ingrediente de difícil preparo.

    Vale a pena aproveitar o menu turístico do Japão?

    Menu turístico do Japão
    Unsplash

    Quem deseja economizar durante uma viagem pelo Japão, principalmente no que diz respeito a alimentação, deve considerar o menu turístico oferecido por alguns estabelecimentos.

    Com ele, é possível experimentar alguns dos pratos mais famosos do país por um preço mais acessível. Dessa forma, o viajante consegue economizar sem precisar depender apenas de mercados e lojas de conveniência, garantindo uma experiência gastronômica um pouco mais completa.

    Qual o valor do sushi no Japão?

    Um dos pratos japoneses mundialmente conhecidos é o sushi, que pode ser encontrado em diversos estabelecimentos do país com diferentes faixas de preço.

    Dependendo do lugar escolhido, é possível encontrar opções com preços a partir de 100 ienes (um pouco menos do que 4 reais), principalmente nos Kaitenzushi, os famosos restaurantes que servem sushi de esteira.

    Quanto custa o lamen no Japão?

    Outro dos pratos mais famosos do mundo é o lamen, amplamente consumido pelos japoneses e popularizado globalmente graças a diversas séries, filmes e animações nipônicas.

    De maneira geral, assim como o sushi, o lamen não é considerado um prato caro, sendo bem mais barato em outras cidades do que na capital japonesa. Em muitos locais, é possível encontrar o prato a partir de 300 ienes (cerca de 12 reais). Já em Tóquio, o lamen pode custar um pouco mais de 1000 ienes (quase 40 reais).

    *Todos os valores citados foram cotados em agosto de 2024.

    5 dicas para economizar com alimentação no Japão

    Apesar de ter fama de caro, é possível economizar de diversas formas durante uma viagem pelo país, principalmente com alimentação.

    Dito isso, o viajante que deseja saber quanto custa comer no Japão, pode preparar uma lista com os melhores e mais econômicos lugares para fazer uma refeição. Abaixo, listamos alguns deles. Veja só!

    Izakayas

    Izakayas
    Unsplash

    Conhecidos por servir boas bebidas e uma comida saborosa, os izakayas nada mais são do que os “botecos japoneses”.

    Ali, o viajante encontra um clima mais descontraído, afinal, o lugar costuma ser utilizado para encontros após o horário de trabalho, e serve pratos como carnes grelhadas ou fritas, espetos, bebidas alcoólicas como saquê, e muito mais.

    Supermercados e Konbini

    Outras excelentes opções para quem deseja economizar é aproveitar as ofertas dos mercados locais ou das konbinis, as lojas de conveniência.

    Famosas em todo o Japão, existem centenas delas espalhadas por todos os lados e, assim como muitos mercados, servem de tudo, inclusive refeições completas, por preços muito vantajosos.

    Ali é possível encontrar sanduíches, lamens, sushis, doces, bebidas de diversos tipos e vários outros pratos que podem garantir a saciedade do viajante.

    Bento-yas

    Queridinhos tanto pelos locais, quanto pelos turistas, os bento-yas são lojas especializadas na venda de bentōs, a marmita japonesa, e costumam ter preços bem acessíveis.

    As refeições contam com arroz, a base da alimentação do país, legumes, um tipo de proteína e outros acompanhamentos. Ou seja, é possível fazer uma refeição completa pagando pouco

    Tachigui Soba

    Com unidades em todo o Japão, os restaurantes do estilo tachigui, onde as pessoas comem em pé, geralmente são encontrados próximos às estações ferroviárias.

    Esses lugares ficaram populares justamente por servirem refeições nutritivas, frescas e, sobretudo, baratas. Ali, são encontrados pratos como sushis, churrascos e, principalmente, soba, um tipo de macarrão servido com uma sopa saborosa. 

    Mercados de peixe e frutos do mar

    Perfeitos para quem deseja provar comidas extremamente frescas, o mercado de peixes e frutos do mar oferece refeições deliciosas, preparadas com alguns dos melhores ingredientes do país.

    Ali, é possível encontrar alimentos de todos os tipos, e provar pratos preparados de diversas maneiras, fritos, cozidos, desidratados, entre outros, por um preço mais em conta. 

    O que se come diariamente no Japão?

    Alimentação diária do Japão
    Unsplash

    O Japão é um país com altos índices de longevidade, e parte disso se deve a sua alimentação rica em proteínas, gorduras saudáveis e ácidos graxos como ômega-3 e ômega-6.

    Diariamente, muitos japoneses comem arroz, servido com acompanhamentos como sopa miso, peixes, vegetais diversos, tofu, ovo, entre outros.

    Quer saber mais? Separamos mais alguns dos alimentos mais consumidos no país.

    Sashimi

    O sashimi é um prato que também faz parte dos hábitos alimentares do Japão. Trata-se de fatias finas de frutos do mar ou peixe cru, como salmão, atum, tilápia e peixe branco.

    Além dos mais variados peixes, o corte do sashimi também tem diferentes variações, podendo ser retangular, em diagonal, com espessura mais grossa ou fina, dependendo da espécie.

    Normalmente, o peixe cru é temperado com shoyu e uma porção de wasabi, raiz forte que, além de dar sabor, também tem função bactericida.

    Missoshiru

    O consumo de sopa é uma tradição milenar que ainda permanece presente no dia a dia do povo japonês e, de todas as opções disponíveis, missoshiru provavelmente é uma das mais famosas.

    O prato é, normalmente, preparado com soja, tofu, hondashi, cebolinha, além de vários legumes, sendo servido quente em diferentes refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, acompanhado sempre com arroz.

    Tempurá

    O tempurá é um prato típico da culinária japonesa, muito popular também aqui no Brasil. 

    Trata-se de um empanado feito de carnes, legumes e frutos do mar, envolvidos em uma camada fina de massa e, depois, frito em óleo quente.

    Yakissoba

    O famoso Yakissoba nada mais é do que um macarrão de soba servido com verduras e legumes diversos, que podem ser cozidos ou fritos.

    Na versão tradicional, são utilizados legumes como cebola, cenoura e repolho, que são grelhados na chapa com carne bovina ou tiras ou frangos em cubos.

    Durante o preparo, acrescenta-se óleo de gergelim e shoyu. Depois, o macarrão passa pela frigideira para ser levemente frito e servido ainda quente.

    Onigiri

    Também conhecido como nigiri, o onigiri é muito consumido no dia a dia do japonês. Trata-se de um bolinho de arroz que pode conter diferentes recheios como atum, camarão, polvo, entre outros.

    Ele é moldado com as mãos em diferentes formatos, sendo o triangular o mais usual, e enrolado com folhas de algas marinhas.

    Onde comer no Japão?

    Onde comer no Japão
    Unsplash

    Existem muitos lugares incríveis para provar o melhor da gastronomia japonesa e, abaixo, listamos alguns dos melhores. Veja só!

    Ramen-ya

    As casas de ramen são os melhores lugares para provar o prato. Ali, é possível encontrar diversas versões do prato com ingredientes e sabores diferentes, incluindo opções sem carne.

    Sushi-ya

    Diferente dos Kaitenzushi, que servem sushi de esteira, o sushiya tem preços um pouco mais elevados, e são considerados restaurantes mais sofisticados.

    Ryokans

    Ryokan é o nome dado para as hospedarias típicas japonesas, famosas entre turistas por garantir uma experiência mais imersiva na cultura local.

    Ali, o viajante poderá experimentar pratos típicos da culinária do país, com opções de refeições completas.

    Onsen e Sento

    Onsen é o nome dado às casas de banho japonesas, já o Sento é o banho público, ambos extremamente famosos em todo o país e muito requisitados tanto pelos locais, quanto por turistas. 

    Por conta da alta atividade vulcânica do país, ali os visitantes podem usufruir de águas termais com diferentes temperaturas e degustar tanto refeições completas, como lanches rápidos e práticos.

    Planos de seguro viagem mais indicados pelos viajantes

    Agora que você já sabe quanto custa comer no Japão, chegou a hora de adquirir um bom seguro de viagem e garantir ainda mais economia para o seu bolso.

    Aqui no Seguros Promo, você encontra planos completos, oferecidos pelas maiores seguradoras do mundo, com coberturas pensadas para auxiliar o viajante em situações adversas.

    Com ele, você garante atendimento médico e hospitalar, assistência jurídica, auxílio em caso de cancelamento de voos ou extravio de bagagens e muito mais. E mais! Isso tudo com atendimento 100% em português, disponível 24 horas por dia.

    Não perca tempo e garanta a tranquilidade da sua viagem!

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    Ana Isabel Castro

    Ana Isabel Castro

    Jornalista e apaixonada pelos animais, utilizo meus conhecimentos para compartilhar informações e dicas sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    aaaa