Passeios em Roma: quando ir, dicas de turismo e sugestão de roteiro
Muitos passeios em Roma proporcionam uma experiência incrível aos seus visitantes. Confira o que fazer pela capital e como aproveitar a sua viagem!
Fazer passeios em Roma, também conhecida como Cidade Eterna, é uma experiência inesquecível. Esse lugar rico em história e arte, berço de uma cultura milenar, é um dos principais destinos turísticos do mundo.
O contraste entre o velho e o novo fica em evidência na capital italiana, cenário de um dos mais poderosos impérios da Antiguidade e hoje cidade cosmopolita, de energia vibrante.
Criamos um guia completo para que você possa explorar cada cantinho de Roma e se encante a cada nova esquina!
Descubra as atrações imperdíveis, os lugares que você pode visitar sem gastar nenhum centavo e muitas dicas para curtir a sua viagem ao máximo! Confira!
Viaje para a Roma com a segurança e a tranquilidade que só a Seguros Promo oferece! Não deixe de aplicar nosso cupom de 15% de desconto.
Passeios em Roma: o que conhecer na capital italiana?
A cultura romana é bastante rica, o que significa, na prática, que cada rua pode guardar um segredo ou uma história diferente.
São tantas opções de atrações turísticas que montar um roteiro pode ser um grande desafio.
Para ajudar um pouco a tomar essa decisão, separamos alguns lugares que precisam estar em qualquer planejamento de passeios pela cidade.
Não deixe de visitar a belíssima Fontana di Trevi, considerada a fonte mais bonita do mundo, e o Coliseu, o ponto turístico mais visitado do planeta!
Além disso, aproveite para respirar os ares históricos do Fórum Romano ou da Cidade do Vaticano, berço do catolicismo e residência oficial do Papa Francisco!
Confira agora as nossas dicas sobre Roma! Preparamos esse guia especial com tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a sua estada na cidade.
Onde fica Roma
Capital da Itália, Roma fica na parte central do país, mais precisamente na região do Lazio ou Lácio.
Rica em belezas naturais, Lazio é uma das regiões mais visitadas do país e grande parte disso se deve a importância histórica e cultural de Roma.
Qual a melhor época para viajar para Roma?
O planejamento de qualquer viagem, seja ela para um destino nacional ou internacional, deve incluir uma pesquisa sobre as condições climáticas na época em que você pretende visitar.
Assim, você poderá escolher a data mais adequada para a sua necessidade e poderá se sentir mais confortável, mesmo estando em um lugar diferente.
Em relação a Roma, muitos turistas fazem sua escolha de datas com base na temperatura média e nas condições do clima em cada época do ano.
A melhor época para conhecer a cidade é entre as estações de transição: primavera, entre março e junho, e outono, entre setembro e dezembro.
O auge do movimento turístico ocorre no verão, mas desde a primavera já é possível notar um aumento no fluxo de turistas na capital italiana. A alta temporada acontece entre os meses de março e setembro.
Nessa época, as temperaturas ficam mais altas e o sol brilha forte no céu, cenário ideal para passeios ao ar livre.
No entanto, caso você não se importe com o frio, viajar no inverno pode ser uma boa ideia. Como é o período de baixa temporada, você encontrará filas menores nas atrações e preços mais baixos por toda a cidade.
O frio não é intenso a ponto de atrapalhar a viagem. Lembre-se de usar roupas adequadas para temperaturas mais frias e aproveite para esquentar o corpo com uma boa dose de vinho italiano!
Qual a documentação necessária para a sua viagem?
Turistas brasileiros cujas viagens terão duração máxima de 90 dias estão dispensados da obrigatoriedade de visto para visitar a Itália.
Ao passar pela imigração, porém, você precisará apresentar outros documentos obrigatórios, com seus dados pessoais e informações sobre seu período de viagem.
Você deverá estar com o passaporte dentro de uma validade mínima de seis meses após a data de embarque, com a foto devidamente atualizada.
Além disso, precisará apresentar passagem de volta, comprovante de condições financeiras para se manter durante a viagem (como extrato bancário e dinheiro em espécie), reserva em hotel ou carta-convite.
A Itália faz parte do rol de países que assinaram o Tratado de Schengen. Por isso, apesar de não haver a necessidade de emitir um visto, você precisará contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Como comprar ingressos em Roma?
Atrações como o Coliseu e a Galleria Borghese, por exemplo, registram filas quilométricas, sobretudo durante a alta temporada ou fins de semana e feriados.
A não ser que você esteja disposto a perder horas e horas de sua viagem nas quase intermináveis filas para visitar as principais atrações de Roma, a única saída é comprar seus ingressos antecipadamente, pela internet.
Nem sempre comprar as entradas antes é garantia de que você entrará rapidinho na atração, mas trata-se de uma medida que pode te economizar muito tempo e dinheiro!
Alguns pontos turísticos oferecem descontos para os ingressos comprados online, e outras atrações simplesmente não vendem entradas para uso imediato em suas bilheterias.
Você pode até comprar ingressos em Roma no estilo “fura-filas”, como o Roma Pass, que tem validade de 48 horas ou 72 horas, e permite o uso do transporte público da cidade.
O Roma Pass dá direito a duas visitas gratuitas a museus e atrações turísticas, além de disponibilizar 20% de desconto para as demais atrações visitadas.
Passagens aéreas para Roma
Qualquer viagem por Roma tem tudo para ser inesquecível, mas conseguir viajar para a capital com economia vai ser melhor ainda!
Por isso, faça um planejamento caprichado, tanto em relação ao roteiro de viagem que prefere quanto à compra das passagens aéreas.
Se você fizer muita pesquisa de mercado e comprar com antecedência, aumenta suas chances de adquirir as passagens pelo preço mais baixo!
Para pesquisar entre as melhores companhias aéreas do mercado, use à vontade a nossa plataforma, Vai de Promo: assim, você poderá comparar entre diversas ofertas e até criar alerta de preços!
Seguro viagem obrigatório para a Itália
Como dissemos acima, você pode até estar isento de visto para viagem com duração máxima de 90 dias, mas precisará contratar um seguro viagem obrigatório, com cobertura mínima de 30 mil euros, para visitar a Itália.
Isso acontece porque a Europa faz parte do Território de Schengen, um acordo de livre trânsito entre os países da União Europeia.
Mais que uma obrigatoriedade, o seguro viagem é recomendado no caso de qualquer viagem, seja ela nacional ou internacional.
Imprevistos não escolhem lugar nem hora para acontecer, e você pode acabar encurtando sua viagem e/ou com grandes prejuízos inesperadamente.
Um seguro viagem garante cobertura para emergências médicas, extravio de bagagem ou cancelamento de voo, por exemplo, com um investimento a partir de R$ 10 por dia.
Garanta você também essa tranquilidade para a sua viagem! Utilize nossa plataforma, Seguros Promo, para comparar ofertas das principais seguradoras do mercado!
Mapa de Roma
Para não correr o risco de perder nada durante as suas férias em Roma, a melhor alternativa é conhecer bem os principais passeios disponíveis e, só então, montar o melhor roteiro para explorar a cidade.
Uma dica importante é preparar um mapa com os principais pontos turísticos da cidade para conseguir localizá-los com mais facilidade e, então, escolher a melhor estratégia de deslocamento.
Isso pode te render um tempo precioso, que poderá ser utilizado para conhecer ainda mais atrações romanas!
O que não se pode deixar de conhecer em Roma?
Apesar da grande variedade de opções para os turistas, existem alguns lugares icônicos que não podem ficar de fora de nenhuma lista, como o Coliseu, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, ou a Fontana di Trevi.
Destacamos as principais atrações que você deve incluir em seu roteiro, para que você não perca nada durante sua viagem! Confira!
Coliseu
O Coliseu, ou Anfiteatro Flaviano, é, provavelmente, o principal ponto turístico de Roma e um dos mais famosos do mundo.
Na Antiguidade, o local era cenário de grandes batalhas e recebia até 73 mil visitantes por evento!
Até hoje os números relativos a essa atração turística surpreendem. Apenas em 2018, as ruínas com mais de 2.000 anos de idade atraíram mais de 7,4 milhões de visitantes.
Ou seja, se quiser evitar filas, compre o seu ingresso antecipadamente!
Capela Sistina
A Capela Sistina nada mais é do que a casa oficial do Papa Francisco, motivo mais do que suficiente para justificar sua visita a esse monumento histórico de grande importância religiosa.
No entanto, o que não falta é motivo para conhecer a Capela Sistina, cenário do principal trabalho da carreira do renascentista Michelangelo, onde você encontra afrescos incríveis que devem ser analisados sem pressa.
Basílica de São Pedro
Maior símbolo do catolicismo no mundo, a Basílica de São Pedro é a principal igreja católica do planeta!
Ali descansam os restos mortais do apóstolo Pedro, o primeiro papa, e do Papa João Paulo II, canonizado em 2014.
Diferentemente de outros pontos turísticos romanos, a Basílica de São Pedro cobra um código de vestimenta específico de seus visitantes.
Mulheres não podem usar saias curtas ou decotes dentro da basílica. Peças como shorts e camisetas sem manga são proibidas para visitantes de ambos os sexos.
Fórum Romano
O Fórum Romano é um dos principais passeios em Roma. Ao longo de sua principal rua, a Via Sacra, você encontra diversas atrações turísticas.
Entre as construções que você conseguirá ver dentro do Fórum Romano, estão o templo de Vesta, a impressionante Basílica de Constantino e o Arco de Septimius Severus.
Monte Palatino
Considerado um dos pontos mais famosos da cidade, o Palatino é um daqueles lugares carregados de história.
O local é simplesmente um dos mais antigos de todo o país e, no passado, era a sede do poder do Império Romano.
Além da história, existem algumas curiosidades em torno do lugar.
Alguns acreditam que o local foi o cenário da famosa lenda dos gêmeos Rômulo e Remo que, segundo a mitologia romana, estão ligados à fundação da cidade.
Panteão
Já imaginou visitar um templo dedicado aos deuses romanos? Então você precisa visitar o Panteão!
Esse impressionante monumento da arquitetura clássica guarda o túmulo do primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II, e muita, mas muita história!
Uma boa dica é visitar o Panteão no período da manhã, quando a luminosidade é mais favorável para conhecer todos os detalhes desta atração turística inesquecível.
Museus do Vaticano
Dentro de Roma existe o menor país do mundo, o Vaticano, sede oficial da Igreja Católica. Ou seja, um lugar repleto de história, arte e cultura!
Por lá, você encontra um imenso acervo, com obras de artistas mundialmente renomados, como Van Gogh e Leonardo Da Vinci.
Além disso, você terá a oportunidade de conhecer o cenário onde acontecem os históricos conclaves para escolha de um novo papa.
Se possível, faça uma visita guiada para conhecer curiosidades impressionantes sobre os museus do Vaticano.
E procure chegar cedo! Os museus estão entre alguns dos mais visitados do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos.
Castelo de Sant’Angelo
Localizado próximo ao Rio Tibre e a poucos minutos da Basílica de São Pedro, o Castelo de Santo Ângelo é um dos passeios imperdíveis em Roma.
Inicialmente sua função era a de ser o mausoléu do Imperador Adriano. Com o passar dos anos o local assumiu outras funções como residência papal e até mesmo como uma fortaleza.
Hoje o lugar abriga um museu e está aberto para visitação. Além do interior, vale lembrar que a arquitetura e o entorno do castelo são, por si só, atrações de tirar o fôlego.
Galleria Borghese
Os amantes de arte precisam incluir uma visita à Galleria Borghese no seu roteiro. O local possui um dos museus mais importantes do país e conta com um acervo riquíssimo.
Alguns dos nomes famosos encontrados por lá incluem Raffaello, Caravaggio e Leonardo da Vinci. Em seu interior é possível observar telas e esculturas mundialmente conhecidas.
Além da visita pela parte interna do local, é impossível não se encantar com a sua arquitetura e os seus jardins. Vale a pena aproveitar o dia e passar por lá.
Quais são as atrações gratuitas em Roma?
A Cidade Eterna é quase um museu a céu aberto, então não se espante se encontrar alguns pontos turísticos com entrada gratuita na capital italiana.
Destacamos abaixo algumas atrações que você pode visitar gratuitamente em Roma. Confira!
Campo dei Fiori
O Campo dei Fiori é simplesmente a praça mais animada da Cidade Eterna! Diariamente, o local é cenário de um dos maiores mercados de Roma, e fervilha com turistas e moradores da cidade.
A feirinha funciona apenas até a hora do almoço, então organize-se para visitar o Campo Dei Fiori durante a manhã.
O lugar é bastante charmoso e conta com uma grande curiosidade: é a única praça romana que não tem uma igreja!
Em compensação, você encontra uma estátua do filósofo Giordano Bruno, acusado de heresia e queimado pela Igreja Católica no mesmo local em que colocaram o monumento.
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi é considerada a fonte mais bonita do mundo, e você não gastará um centavo para conhecer esse belo monumento que já foi cenário de filmes hollywoodianos.
Além de conhecer a fonte, não deixe de jogar a sua moedinha e fazer um pedido: a tradição conta que isso garante sua volta a Roma!
Piazza di Spagna
A Piazza di Spagna é uma das praças mais famosas da cidade. Ali, você encontra a escadaria mais célebre de Roma, cenário de diversos filmes e séries.
Além de a praça ser linda, fica pertinho de outros pontos turísticos imperdíveis, como a Via dei Condotti, rua cheia de lojinhas para fazer suas compras, e a Via del Babuino, endereço de vários palácios erguidos nos séculos XVII e XVIII.
Piazza Venezia
Considerada uma das principais praças de Roma, a praça é o ponto de encontro das cinco vias principais da cidade.
Além disso, possui várias construções históricas ao seu redor como o Museu do Risorgimento e o Monumento a Nacional a Vittorio Emanuelle II.
Piazza del Campidoglio
Projetada por Michelangelo, essa praça possui vários edifícios históricos importantes como o Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo, onde funcionam os Museus Capitolinos.
O acervo desse museu é considerado de grande importância para todo o país e conta com a famosa obra da Loba Capitolina, símbolo da história de origem da cidade.
Existe opção de passeio em Roma à noite?
A capital da Itália é uma cidade com várias possibilidades de tours noturnas. A maior parte desses passeios noturnos em Roma é temática, e não vai ser difícil encontrar a melhor opção para você.
Algumas agências oferecem passeios noturnos por restaurantes e bares especializados em vinho, ideal para quem quer mergulhar na rica gastronomia italiana.
Caso o seu interesse seja pelos locais históricos, não deixe de fazer uma visita noturna guiada ao Coliseu, que ganha iluminação especial para receber os turistas nesse horário.
Várias empresas oferecem esses passeios em Roma no período noturno, com grande comodidade para o turista, que não precisa se preocupar nem com o transporte.
O que fazer em Roma com chuva?
Imagine só planejar toda a sua viagem e acabar surpreendido pela chuva! A vantagem de uma estadia em Roma é que você não precisa se preocupar com o tédio!
Você pode aproveitar o clima chuvoso para visitar o Mercado Central de Roma ou curtir os belíssimos museus do Vaticano.
Além disso, você pode explorar os subterrâneos romanos ou, ainda, fazer um passeio no ônibus turístico que circula pela cidade.
Existem várias alternativas de lazer em espaços cobertos. Na dúvida, peça sugestões na recepção do hotel em que você está se hospedando.
Onde comer em Roma
Considerada uma das capitais gastronômicas do planeta, Roma é um “prato cheio” para os amantes da boa comida. Por isso, selecionamos alguns lugares especiais e que você deveria considerar na sua visita à cidade.
Durante os seus passeios, que tal dar uma parada para degustar as iguarias do Mercado Central de Roma? O lugar agrada pela variedade de produtos e, obviamente, de sabores.
Experimente as massas, carnes, doces e sorvetes que tem como segredo para o sucesso, a qualidade dos produtos que são fornecidos para o mercado.
Quando falamos da Itália é impossível não pensar em massas, dos mais variados tipos, e o prato é levado muito a sério pelos locais.
Esta mesma preocupação fez com que lugares como o La Carbonara, o Il Vero Alfredo e o Trattoria Da Enzo al 29 se mantivessem ao longo de muitos anos.
Não somente com as massas, mas os acompanhamentos de grande qualidade fazem destes alguns dos melhores estabelecimentos de toda a capital.
Outra alternativa de passeio gastronômico é apostar em uma ida às padarias. São várias espalhadas por toda a cidade e, com certeza, você irá encontrar diversas opções de pães, bolos e doces deliciosos.
Dicas de Roma
Os meios de transporte da capital italiana funcionam de maneira eficaz, então pode usar e abusar do transporte público sem se preocupar!
Fique atento ao movimento do trânsito: se o tráfego estiver muito cheio, não compensa pegar táxi ou Uber.
Para economizar com deslocamento, vale a pena optar por hotéis ou pousadas que fiquem próximo ao centro da cidade. Assim, sua locomoção será mais barata e eficiente.
Como já falamos antes aqui no artigo, o ideal é que você utilize o Roma Pass ao longo da sua viagem.
A dica é adquiri-lo no aeroporto e comprar o equivalente a quantidade de dias que pretende ficar na cidade.
Aposte em horários alternativos para fazer alguns passeios. Algumas atrações importantes como os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro oferecem ingressos para visitas ao final do dia e em parte da noite.
Não ocorre o ano todo! Então fique atento às datas e garanta a sua entrada. Será mais fácil apreciar o lugar que é bem menos lotado.
Outra dica para as visitar as atrações da cidade é adquirir um audioguia. Os preços não costumam ser caros e vale bastante a pena. Existem várias traduções, inclusive o português.
Roma possui milhares de fontes de água potável espalhadas por toda a cidade. Leve uma garrafinha e abasteça ao longo do dia, assim você evita um gasto a mais durante os passeios.
Sugestão de roteiro: o que fazer em Roma em três dias?
Você conseguirá visitar os principais pontos turísticos em uma viagem curta, de três dias em Roma. Basta se organizar e saber os lugares que faz questão de visitar.
No primeiro dia, uma alternativa é visitar a Roma Imperial, onde ficam as ruínas antigas da cidade, como o Coliseu e o Fórum Romano. No período da tarde, aproveite para conhecer o tradicional bairro Trastevere.
O segundo dia de sua viagem pode ser dedicado à visita a praças e monumentos históricos, como a Piazza di Spagna ou o Campo Dei Fiori. Vale a pena começar o dia cedo para não perder nada!
No último dia, não deixe de conhecer o Vaticano, cenário de museus imperdíveis e do imponente Castelo de Sant’Angelo!
Cotação seguro viagem para a Itália
Agora que você já sabe tudo sobre os principais passeios em Roma, está na hora de começar a planejar a sua viagem!
Faça agora mesmo a cotação de um seguro viagem para a Itália (requisito obrigatório para sua viagem), para garantir tranquilidade e segurança durante suas férias.
Utilize a nossa plataforma, Seguros Promo, para comparar as ofertas das melhores seguradoras do mercado e, assim, encontrar o menor preço!
Viajar com economia? De Promo você pode!
Leia também: