País de Gales: história, cultura e atrativos turísticos
O País de Gales possui uma história riquíssima e reserva curiosidades intrigantes no território europeu. Descubra por que você deve incluí-lo no roteiro!
O País de Gales é um destino repleto de cenários exuberantes, paisagens encantadoras e atrações turísticas históricas, permitindo que o visitante tenha contato próximo com a natureza enquanto descobre segredos de uma terra milenar.
Ao lado de Escócia, Irlanda e Inglaterra, o país faz parte do Reino Unido e é o endereço de castelos, pontes e fortes listados como Patrimônio Mundial pela Unesco, além de belos parques e cidades modernas.
Reunimos tudo o que você precisa saber sobre Gales para curtir uma viagem inesquecível! Vamos lá!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
País de Gales: castelos, parques e curiosidades
Gales, ou Wales, é um país pequeno. Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, ele geralmente é ignorado nos principais roteiros pela Europa, muitas vezes ofuscado pelos vizinhos mais famosos, Escócia, Irlanda e Inglaterra.
O país é famoso pelo idioma quase impronunciável, a relação com a Coroa britânica, uma quantidade impressionante de castelos medievais, boa gastronomia e paisagens naturais riquíssimas.
Que tal conhecer a celta Aberystwyth, o charmoso vilarejo praiano de New Quay ou a tradição de Cardigan?
Onde fica o País de Gales?
Um dos países que fazem parte do Reino Unido, Gales faz fronteira com a Inglaterra e, apesar de ter um território pequeno, com apenas 20 mil km², é geologicamente bastante diverso.
Isso quer dizer que, em apenas um país, o viajante encontra belas praias, florestas, colinas, vales, penhascos e diversos outros cenários naturais exuberantes.
Qual é a capital do País de Gales?
A capital do País de Gales é a vibrante e cosmopolita Cardiff, considerada uma das cidades mais “verdes” da Europa, a pouco mais de 200 km de Londres, capital da Inglaterra.
Alçada ao título de capital do país em 1955, a cidade é a capital mais jovem do Velho Continente, e isso se reflete em sua animada vida noturna e intensa agenda cultural.
O porto de Cardiff é um dos mais movimentados da Europa, mas as atrações locais não se limitam à orla: são mais de 300 parques e jardins espalhados pela cidade.
Como chegar a Gales?
Quer descobrir como ir de Londres para País de Gales? Você terá algumas alternativas à disposição.
A principal porta de entrada no país é pelo Aeroporto Internacional de Cardiff, mas o viajante também pode optar por trem ou terra.
A partir de Londres, o turista pode viajar de trem nas linhas ferroviárias Virgin Trains, North Wales Coast Line e First Great Western, ou até mesmo fazer o trajeto de ônibus ou carro.
Se você decidir dirigir pelo Reino Unido, redobre a atenção! Os países da região adotam a chamada mão-inglesa, na qual os veículos circulam pelo lado esquerdo das vias.
Existem diversas cidades no país esperando pela sua visita, como Cardiff, Newport e Swansea, com os mais variados atrativos turísticos. Confira o País de Gales no mapa!
Ofertas de seguro viagem ideais para a Europa!
Antes de continuar a planejar a sua trip, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem Europa para garantir a sua segurança no exterior.
Cidadãos estrangeiros não podem utilizar o sistema público de saúde no país, e você pode acabar com uma grande dor de cabeça ou um baita prejuízo se passar por algum imprevisto.
O seguro viagem resguarda o viajante, oferecendo coberturas e serviços bastante úteis para quem está longe de casa, como assistência médica e odontológica, auxílio por extravio de bagagem ou cancelamento de voo, entre outros!
Para encontrar o melhor seguro viagem pelo menor preço, recomendados o uso de sites comparadores, como o Seguros Promo, que te ajuda a analisar os planos e as ofertas mais imperdíveis do mercado!
História de Gales
A história de Gales se confunde com a trajetória da Grã-Bretanha, com direito a uma série de conflitos entre o país e a Inglaterra.
Por volta do século XV, o rei inglês Eduardo I (retratado no filme Coração Valente) invadiu os territórios celtas, destruindo cidades inteiras e construindo imponentes fortificações.
É por isso que, hoje, Gales é o país com maior número de castelos por metro quadrado no mundo!
Para solidificar seu poder na região, Eduardo I definiu que todo filho primogênito do rei ou rainha da Inglaterra (ou seja, o primeiro na linha de sucessão do trono) receberia o título de Príncipe de Gales.
Hoje, o detentor do título é o príncipe Charles, no futuro poderá ser o príncipe William, e daí por diante.
Apesar da influência anglo-saxônica no País de Gales, a cultura manteve heranças dos povos celtas que ocupavam a região, como o idioma e as lendas.
Por que o nome País de Gales?
Você já deve ter visto por aí o nome Wales em algum mapa ou livro. Mas, afinal de contas, que país é Wales?
O nome é derivado do termo welsh, uma palavra do inglês arcaico, herdada de línguas germânicas, para se referir a estrangeiros.
Em português, o país se tornou Gales, embora na língua galesa o nome seja bem diferente: Cymru.
Qual é a língua de Gales?
Os galeses têm dois idiomas oficiais: a língua galesa, ou língua dos celtas, e o inglês, herdado dos colonizadores bretões.
Não precisa se desesperar para aprender o complicado idioma pré-anglo-saxão, conhecido pelas palavras com muitas letras, sobretudo consoantes: apenas 18% dos galeses falam o idioma atualmente.
Ou seja, o viajante consegue se comunicar em inglês sem muitos problemas, mesmo que o sotaque seja mais carregado.
Como é o clima em Gales?
A única certeza sobre o clima em Gales é a incerteza: as condições climáticas no país são bastante instáveis e o tempo pode virar de uma hora para outra, sem aviso.
Em geral, as temperaturas são amenas, e nem mesmo no verão faz calor intenso.
Mesmo assim, a estação mais quente do ano é um dos melhores momentos para conhecer o país, sobretudo se você quer conhecer as belas praias galesas.
Ou seja, se você quer desfrutar ao máximo das paisagens e dos passeios ao ar livre, é melhor agendar a sua viagem entre os meses de junho e meados de outubro, quando chove menos e as temperaturas estão mais agradáveis.
País de Gales no inverno
O País de Gales no inverno tem um charme todo especial, apesar das chuvas constantes e temperaturas abaixo de zero, com chaminés sempre fumegantes e clima aconchegante diante de lareiras e fogueiras.
É o período mais barato para viajar pelo país, se você não se importar com a paisagem pintada pelo branco da neve. Separe suas roupas mais quentinhas e curta o clima de Natal nos mercados sazonais espalhados por Gales!
O que fazer no País de Gales?
Os lugares famosos de Gales estão espalhados por todos os cantos deste país compacto, mas cheio de história e cenários naturais belíssimos, com atrações turísticas para os mais variados perfis de viajantes.
Confira os principais pontos turísticos do País de Gales e incremente seu roteiro de turismo na Europa!
Millenium Stadium
Um dos cartões-postais do país, o Millennium Stadium é o moderno estádio de Cardiff, que recebe partidas de futebol e rugby, além de shows e espetáculos artísticos, com capacidade para 74.500 pessoas.
Obra-prima da engenharia, o estádio tem um futurista teto retrátil que pode cobrir 100% do gramado e é a “casa” do time de rugby local, Welsh Rugby Union, e da seleção de futebol do país.
Também conhecido como Principality Stadium, o estádio fica a poucos minutos de caminhada da Estação de Cardiff Central, no coração da capital galesa.
Castelos
Estamos falando do país com a maior quantidade de castelos por metro quadrado no planeta, o que significa que a cada esquina você pode trombar com uma fortificação histórica.
São mais de 600 castelos espalhados por todos os cantos do país, com os mais diferentes estilos arquitetônicos e datas de construção, desde o século XI até meados do século XIX.
Muitos deles foram construídos a mando do rei Eduardo I, no século XV, e ainda estão de pé, como os castelos de Caernarfon, Conwy, Harlech e Beaumaris, cujas muralhas, paredes, torres e fossos hoje são considerados Patrimônio Mundial.
Um dos principais símbolos do País de Gales, o Castelo de Cardiff é ainda mais antigo, construído no século XI, e continua em perfeito estado de conservação.
O Castelo Coch, do século XVII, se destaca com sua arquitetura inspirada nos fortes da Normandia. O Castelo Penrhyn, do século XVIII, segue a mesma temática, na região norte do país.
Parques nacionais
Nem só de castelos vivem os galeses! O país tem centenas de parques e jardins que parecem convidar os visitantes a longas caminhadas ao ar livre.
Na região de Swansea, o Parque Singleton é um dos maiores destaques, com amplas áreas verdes e um rio calmo, no qual é possível navegar. O local ainda concentra shopping, restaurantes e área para eventos culturais.
O país tem dois parques na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco: o Snowdonia, onde estão os picos mais altos do Reino Unido fora do território escocês, e o Brecon Beacons, em uma cadeia de montanhas no Sul de Gales.
Em Newport, o Parque Estadual de Fort Adams atrai milhares de visitantes interessados em tomar um banho de mar refrescante ou em ver de perto o histórico Fort Adams, que ficou em atividade entre os séculos XIX e XX.
A animada capital Cardiff tem mais de 300 parques, como o Bute Park, com área equivalente a 75 campos de futebol e milhares de espécies de árvores.
Belezas naturais
O País de Gales reúne inúmeros atrativos naturais que podem deixar qualquer viajante de queixo caído, como a Península de Gower, o primeiro lugar do Reino Unido a ser declarado Área de Destacada Beleza Natural, na década de 1950.
A Rhossili Bay, por sua vez, já foi considerada a praia mais bonita do Reino Unido, com uma paisagem idílica que inclui formações rochosas e as águas azuis do Mar Celta.
Se você gosta de atividades ao ar livre, não deixe de fazer a trilha Wales Coastal Path, que passa pela costa galesa e tem trechos com nível de dificuldade fácil.
Curiosidades do País de Gales
Você sabia que o País de Gales é a terra natal de grandes personalidades do cinema, da música, da literatura e dos esportes?
O celebrado poeta Dylan Thomas, o músico Tom Jones e atores como Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones e Richard Burton são galeses!
O país também tem uma grande tradição esportiva, tanto no futebol, que revelou o craque Gareth Bale, do Real Madrid, quanto no rugby: Gales é o segundo maior campeão do Campeonato das Seis Nações.
Confira outras curiosidades sobre este destino turístico inesquecível!
A cidade com o nome mais comprido do Reino Unido
Existe no país — mais especificamente no estreito de Menai, pertinho de Caernarfon —, uma cidade com o nome praticamente impronunciável, com nada menos que 58 letras!
A curiosa Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch é a cidade com o nome mais comprido do Reino Unido. Mesmo a abreviação, Llanfairpwllgwyngyll, é um verdadeiro desafio de trava-línguas.
O alfabeto galês, aliás, é bastante diferente: não tem as letras K, Q, V e Z, mas inclui outras, como CH, DD, FF, NG, LL, PH, RH e TH.
A primeira mensagem por rádio no mundo
Em maio de 1897, a primeira mensagem de rádio da história foi enviada dentro do território de Gales.
O inventor Guglielmo Marconi enviou uma mensagem com os dizeres “Are you ready?” (“você está pronto”?, em tradução livre) da cidade de Larvernock para a ilha de Flat Holm, a 5 km de distância.
Contrate o seu plano pelo menor preço!
Agora que você já sabe tudo sobre o País de Gales, está na hora de garantir o seu seguro viagem pelo menor preço para conhecer este país incrível com toda a segurança e tranquilidade que você merece.
Obrigatório em quase toda a Europa e essencial para qualquer viajante, o seguro viagem pode te ajudar em caso de situações inesperadas, como emergências médicas, atraso de voo ou até extravio de bagagem.
Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em nosso buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as melhores ofertas e os planos das principais seguradoras do mercado.
Conhecer Gales com facilidade e praticidade? De Promo você pode!
Leia também: