×

Seguros Promo Blog Destinos O que fazer na Estônia? Os 20 melhores pontos turísticos!

O que fazer na Estônia? Os 20 melhores pontos turísticos!

Não colocou a Estônia no seu roteiro porque não sabe o que fazer no país? Vem conferir o que fazer na Estônia e seus principais pontos turísticos!

Não colocou a Estônia no seu roteiro porque não sabe o que fazer no país? Vem conferir o que fazer na Estônia e suas principais cidades! Vamos reunir tudo o que você precisa saber sobre este jovem país báltico que é um dos mais dinâmicos de toda a Europa!

Da encantadora capital Tallinn ao destino de veraneio Parnu, passando pela simpática cidade universitária de Tartu, não faltam atrativos e curiosidades sobre a Estônia.

Conheça dicas de turismo para aproveitar sua viagem ao máximo, os principais pontos turísticos e cidades que não podem faltar no seu roteiro. Confira!

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quantos dias para conhecer Estônia? 

Se você tem pouco tempo e quer ter uma primeira experiência na Estônia, 3 a 5 dias em Tallinn são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da capital. 

Com 7 a 10 dias, você terá mais tempo para explorar não só Tallinn, mas também outras cidades e regiões da Estônia, como Parnu, uma charmosa cidade litorânea, ou Tartu, a segunda maior cidade do país. 

Se você gosta de aventuras e uma boa dose de autenticidade, 10 dias ou mais são ideais. Você poderá conhecer vários cantos do país e até estender seu roteiro até as vizinhas Lituânia e Letônia.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Compare preços de seguro viagem com o Seguros Promo

    O seguro viagem é uma exigência para quem pretende visitar a Estônia, e a boa notícia é que você pode garantir o seu pelo menor preço com quem mais entende do assunto, o Seguros Promo.

    A plataforma comparadora mais eficiente do mercado permite a análise simultânea de até quatro planos por vez, facilitando a tarefa de encontrar o menor preço!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer na Estônia, Letônia e Lituânia? 

    Os países bálticos, compostos por Estônia, Letônia e Lituânia, são destinos que muitas vezes são visitados juntos devido à proximidade geográfica e às boas conexões entre eles. Em uma viagem relativamente curta, é possível conhecer os principais pontos turísticos das três nações, aproveitando ao máximo o tempo disponível. 

    Além de compartilharem uma rica herança histórica e cultural, cada um desses países oferece experiências únicas, que vão desde cidades medievais a paisagens naturais deslumbrantes

    A viagem pode começar pela Estônia, com sua preservada arquitetura medieval, seguindo pela histórica Letônia e a charmosa Lituânia. 

    Esse roteiro vai te levar em uma imersão em cidades repletas de história, belezas naturais e cultura, e ainda permite a possibilidade de estender a viagem para outras regiões próximas, como Helsinque e São Petersburgo, se houver mais tempo disponível.

    Vem descobrir o que fazer na Estônia, Letônia e Lituânia!

    Tallinn

    Tallinn
    Unsplash

    A charmosa capital da Estônia é Tallinn, que tem cerca de 450 mil habitantes. A cidade fica em pleno Golfo da Finlândia e está a apenas 90 quilômetros de Helsinque, a capital finlandesa.

    A cidade é citada em registros desde o século XIII e teve um importante passado medieval, e essa herança pode ser vista por toda parte: pontes, castelos, ruínas, muralhas e torres estão espalhadas pela capital estoniana.

    Tudo em Tallinn remonta tempos medievais: caminhar pelas ruas de pedra, com edifícios históricos por toda parte, é um verdadeiro passeio pelo tempo.

    Visite as muralhas e torres da Cidade Velha, uma das mais preservadas de toda a Europa, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco

    É possível entrar na Fat Margaret’s Tower, onde funciona o Museu Marítimo Estoniano, e na Epping Tower, com seis andares que abrigam armaduras e armas da Idade Média.

    Conheça outras atrações imperdíveis da capital da Estônia!

    Pátio dos Mestres

    O Pátio dos Mestres, localizado na rua Vene, perto da Passagem de Santa Catarina e da Praça da Prefeitura, é um recanto histórico de Tallinn, com origens que remontam ao século XIII. 

    Restaurado em 1993 por uma organização sem fins lucrativos, o local preserva o charme medieval. O espaço também conta com uma cafeteria e um hotel, funcionando diariamente das 10h às 17h.

    Praça da Prefeitura

    A Praça da Prefeitura é um dos locais mais emblemáticos da cidade, cercada por impressionantes edifícios medievais e arquitetura preservada, onde o visitante pode desfrutar de festivais e mercados ao longo do ano.

    O destaque da praça é a Prefeitura de Tallinn, um dos edifícios mais antigos do país, datado do século XIII, além das casas coloridas com detalhes arquitetônicos intrincados que servem como cenário para belas fotos.

    Igreja de São Nicolau e Castelo Toompea

    A Igreja de São Nicolau é um dos principais marcos da Cidade Velha de Tallinn, fundada no século XIII em estilo gótico. Seu interior é suntuoso, com altares detalhados, esculturas e vitrais que refletem a grandiosidade da arquitetura medieval.

    Ali perto fica o Castelo Toompea, que domina o panorama urbano e foi construído pelos dinamarqueses no século XIII. Desde então, já foi residência de nobres e sede do poder político, abrigando o Parlamento da Estônia, a Catedral Alexander Nevsky e o Museu de História da Estônia.

    Plataforma de Observação Kohtuotsa

    A Plataforma de Observação Kohtuotsa é um dos melhores pontos para apreciar as vistas panorâmicas de Tallinn. Do mirante, é possível admirar a combinação da arquitetura histórica da Cidade Velha com o cenário moderno ao fundo.

    Kohtuotsa é também um espaço agradável para relaxar, especialmente durante o verão, quando é possível desfrutar de um café ao ar livre e assistir a apresentações de dança.

    Haapsalu

    Haapsalu
    Unsplash

    A charmosa cidade de Haapsalu fica na costa oeste do país, a cerca de duas horas de Tallinn.

    Destino turístico preferido da aristocracia da Rússia por séculos, a cidade continua a atrair visitantes interessados nas ótimas praias e na encantadora arquitetura local.

    Faça uma caminhada agradável pela Cidade Velha e visite a pequena Câmara Municipal. Aproveite para contemplar as casinhas de madeira que são símbolo da cidade.

    Explore o calçadão e chegue até o Kuursaal, um dos edifícios de madeira mais importantes da Estônia. Para conhecer a história da cidade, visite o Castelo de Haapsalu, erguido no século XIII, que abriga um museu.

    Veja outras atrações da cidade!

    Cidade Velha de Haapsalu

    A Cidade Velha de Haapsalu é um emaranhado de ruas de paralelepípedos e casas de madeira coloridas que parecem saídas de um livro de história, com direito a um grande castelo enriquecendo ainda mais a paisagem.

    Passear pelas ruas estreitas é uma forma de mergulhar na história da cidade e do país, em meio a edifícios antigos, igrejas e palácios que testemunharam o crescimento e desenvolvimento de Haapsalu ao longo dos séculos. 

    Castelo de Haapsalu

    O Castelo de Haapsalu, ou Castelo Episcopal, é um impressionante sítio histórico fundado no século XIII, que já serviu como centro do Bispado de Ösel-Wiek.

    Além de sua importância histórica, o castelo é famoso pela lenda da “Dama de Branco” (Valge Daam), uma aparição mística que, segundo a tradição local, pode ser vista nas noites de lua cheia em agosto, especialmente na capela do castelo. 

    Museu Ferroviário e de Comunicação

    Localizado na antiga estação de trem de Haapsalu, o Museu Ferroviário e de Comunicação oferece uma imersão na rica história ferroviária da Estônia. A estação foi construída em 1905 e teve grande importância para os czares russos, hoje abrigando exposições sobre a era dourada dos trilhos.

    O destaque do museu é a plataforma e arquitetura em madeira que ainda preservam a elegância do passado. É uma oportunidade para ver de perto locomotivas a vapor em seus trilhos originais e outros apetrechos curiosos.

    Catedral de Haapsalu

    Erguida no século XIII, a Catedral de Haapsalu é um dos edifícios mais antigos da Estônia, surgindo com imponência em meio ao cenário urbano com sua arquitetura gótica preservada.

    Um dos principais atrativos da catedral é seu órgão histórico, além da fantástica vista que o visitante pode contemplar do alto da torre. Fica a dica!

    Narva

    Narva
    Unsplash

    Uma das maiores cidades da Estônia, Narva fica no ponto mais oriental do país, na fronteira com a Rússia: a distância é tão pequena que é possível ter uma vista panorâmica do país vizinho a partir de vários lugares da cidade.

    Um dos melhores mirantes é o Castelo de Narva, erguido no século XIII em uma colina às margens do rio com o mesmo nome da cidade. Você também pode gostar da Câmara Municipal, construída no século XVIII, das trilhas pelas colinas de Sinimäe e da praia paradisíaca de Narva-Jõesuu.

    Conheça mais sobre as atrações da cidade!

    Castelo de Narva

    O castelo da cidade é um monumento medieval situado nas cercanias da praça Peetri e próximo à fronteira com a Rússia. E não é exagero: da fortaleza é possível avistar sem dificuldades o território russo!

    Dentro do castelo, há um pequeno museu que complementa a visita, mas o verdadeiro destaque é a vista panorâmica oferecida por sua torre e os sinos históricos. 

    Fortaleza de Ivangorod

    Batizada em homenagem ao czar Ivan III, a Fortaleza de Ivangorod foi erguida em 1492 e fica localizada no lado russo do rio, que faz fronteira com o Castelo de Narva. O forte foi construído para proteger o território estoniano e segue como exemplo da engenharia militar da época.

    É uma das poucas fortalezas medievais que permite percorrer quase todo o perímetro das muralhas e torres. Imperdível!

    Câmara Municipal

    Datada do século XVII, a Câmara Municipal de Narva é uma obra-prima do estilo “barroco do norte”, e domina a paisagem da Cidade Velha.

    Durante boa parte do ano, é possível que algumas salas estejam abertas ao público, oferecendo a oportunidade de conhecer os detalhes históricos de seu interior.

    Praia de Narva-Jõesuu

    A Praia de Narva-Jõesuu é uma extensa faixa de areia fina, cercada por uma floresta de pinheiros, formando um cenário muito bonito e fotogênico. São 7,5 km de comprimento, o que a torna a praia mais longa da Estônia, na costa sul do Golfo da Finlândia.

    Os visitantes podem desfrutar de diversas comodidades, como a presença de guarda costeira, quadra de vôlei de praia, playground para crianças, cabines e chuveiros. 

    Kuressaare

    Kuressaare
    Unsplash

    A cidade de Kuressaare, ou Arensburg, é a cidade mais ocidental da Estônia e uma das mais charmosas de todo o país. 

    A localização é privilegiada: na Ilha Saaremaa, em pleno Golfo de Riga, no Mar Báltico. Só se chega até lá de avião ou barco, pelo Porto de Roomassaare. A recompensa é uma paisagem encantadora, com castelos medievais, amplos espaços verdes e edifícios de grande valor arquitetônico e histórico.

    Um passeio imperdível é o Castelo de Kuressaare, hoje endereço do Museu Regional de Saaremaa, mas você também pode gostar de conhecer a Câmara Municipal, a igreja dedicada a São Nicolau e os inúmeros spas da cidade. Veja só!

    Castelo de Kuressaare

    O Castelo de Kuressaare é o castelo mais bem preservado do país, construído no século XIV. Sua arquitetura gótica é feita de blocos de pedra e bastiões do século XV.

    A Torre de Vigilância e a Torre de Defesa chamam a atenção de longe com suas dimensões impressionantes. No interior, você encontra o Museu de Saaremaa, que oferece exposições e concertos de música clássica.

    Câmara Municipal

    A Câmara Municipal de Kuressaare foi construída em 1670 e hoje é um dos principais símbolos da Cidade Velha.

    O local abriga a administração local e ocasionalmente oferece visitas guiadas que percorrem os salões históricos do edifício.

    Igreja de São Nicolau

    Assim como a maioria das cidades bálticas, Kuressaare também tem uma Igreja de São Nicolau para chamar de sua. O templo é dedicado ao santo padroeiro dos marinheiros, que inspirou as lendas do Papai Noel, e foi construído no século XVIII, quando a população ortodoxa da região estava em expansão.

    Não tem como perder a igreja em um passeio pela Cidade Velha: suas imensas cúpulas podem ser vistas de longe e oferecem uma vista impressionante da cidade!

    Spas

    Desde tempos antigos, Kuressaare é um destino muito procurado para relaxar: a região era um refúgio para aristocratas russos e conta com uma rica oferta de spas. 

    A cidade reúne algumas fontes de água termal com propriedades medicinais, que são utilizadas em uma variedade de tratamentos de bem-estar, incluindo spas, hotéis com spa e centros de bem-estar como o Johan Design & Spa Hotel, o Arensburg Boutique Hotel & Spa e o Grand Rose Spa Hotel.

    Parnu

    Parnu
    Unsplash

    Capital de verão da Estônia, Parnu é um badalado destino de veraneio, famoso por seus restaurantes requintados, spas, hotéis e resorts de luxo.

    O principal atrativo turístico da cidade é a praia, com ampla faixa de areia, cercada por jardins, fontes e áreas de lazer e de prática de esportes.

    Gosta de atividades aquáticas? Então aproveite para praticar esportes aquáticos, como esqui, iatismo, canoagem ou caiaque, desde o rio Parnu até o mar!

    Praia

    A Praia de Pärnu é uma ampla faixa de areia com águas rasas, ideal para famílias com crianças, e tem um passado rico como balneário dos tempos dos czares.

    Ali, você vai encontrar espaços diversificados para atividades ao ar livre, como caminhadas, corrida, skate e ciclismo, tudo em meio a áreas arborizadas e com vista para o mar. A área é bem iluminada durante a noite e reúne hotéis e restaurantes à beira-mar.

    Esportes aquáticos

    Dona do apelido de “Riviera Estoniana”, a cidade é muito indicada para quem gosta de esportes aquáticos, com as águas cristalinas do Mar Báltico como pano de fundo. 

    A cidade oferece atividades que vão do surf ao windsurf, com escolas locais que disponibilizam aulas e aluguel de equipamentos, a stand-up paddle (SUP), passeios de caiaque, kitesurf e outros esportes.

    Museu de Parnu

    O Museu de Parnu oferece uma exposição permanente que abrange 11 mil anos de história do condado, com exibições envolventes que ilustram a vida e as condições das várias eras da região.

    Os visitantes também encontram um andar dedicado a exposições temporárias, como armas medievais, roupas antigas, tesouros dos czares e outras coleções imperdíveis para toda a família.

    Alpakafarm

    A Alpakafarm é uma fazenda que oferece a oportunidade de interagir com alpacas, lhamas, coelhos e cabras, além de vivenciar experiências rurais autênticas. As crianças adoram o contato direto com os animais e a possibilidade de alimentá-los com cenouras.

    Além da interação com os animais, a fazenda conta com uma loja que vende artesanatos feitos de lã de alpaca e um playground para diversão dos pequenos.

    Como chegar à Estônia?

    Como chegar à Estônia
    Unsplash

    A Estônia fica em uma localização bastante privilegiada, no coração da Europa, às margens do Mar Báltico, e faz fronteira com a Finlândia, Letônia e Rússia.

    Não existem voos diretos do Brasil à Estônia, mas o principal aeroporto do país, o Lennart Meri Tallinn, oferece conexões para a maior parte das capitais do norte da Europa, como Estocolmo, Moscou, Copenhague, entre outras.

    É possível, ainda, chegar ao país de ônibus (a viagem a partir de São Petersburgo dura cerca de 8 horas) e pelo mar, com ferries que ligam a capital Tallinn a cidades como Estocolmo e Helsinque.

    Quais são os documentos exigidos para entrar na Estônia?

    Você não precisa se preocupar com visto para visitar a Estônia para viagens com duração máxima de 90 dias. Em contrapartida, deverá providenciar outros documentos essenciais para visitar a Europa.

    O primeiro passo é garantir que seu passaporte esteja dentro da validade mínima exigida de seis meses após a data de embarque.

    Além disso, você deverá providenciar comprovantes de hospedagem, passagens aéreas e condições financeiras (dinheiro em espécie, cartões de crédito e extratos bancários) para garantir que tem como se manter no país durante a visita.

    Por fim, o visitante deve obrigatoriamente contratar um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros, já que não poderá utilizar o serviço público de saúde da Estônia ou da Europa gratuitamente.

    Seguro viagem é obrigatório na Estônia?

    O seguro viagem para a Estônia é obrigatório, uma vez que o país faz parte do Tratado de Schengen. Além de ser um requisito estipulado pelas autoridades de imigração, trata-se, também, de um item essencial para qualquer viajante.

    O seguro viagem garante cobertura de despesas médico-hospitalares, seguro bagagem, auxílio por cancelamento ou atraso de voo, traslado médico ou funerário e muitos outros serviços e benefícios para o viajante.

    Quanto custa uma viagem para Estônia?

    Antes de saber o que fazer na Estônia, é importante ter uma noção dos gastos médios que o viajante terá durante a viagem. Assim, será mais fácil descobrir o orçamento necessário para embarcar em férias inesquecíveis.

    Em termos de hospedagem, o viajante deve pagar entre R$ 240 e R$ 800* por diária na capital, Tallinn, em hotéis de três a cinco estrelas, respectivamente. 

    Como a capital estoniana recebe muitos visitantes de outros países, como Rússia e Finlândia, os preços por lá costumam ser um pouco mais elevados do que no resto do país.

    Em outras cidades, é possível encontrar hospedagem em quarto duplo a partir de 30 euros* por dia.

    Pegar um táxi na Estônia pode sair bem caro. Para se deslocar com mais economia, o visitante deve comprar um bilhete unitário do transporte público, por 1,60 euro*, ou o passe mensal, no valor de 30 euros*

    Em média, um almoço para duas pessoas em um restaurante, incluindo dois pratos principais e uma sobremesa, sai por cerca de 40 euros*. Prefere um restaurante mais simples? O preço cai para 11 euros*.

    A opção alimentícia mais barata são as redes de fast food. Um menu completo em lanchonetes como Burger King e McDonald’s custa cerca de 8 euros*.

    Não se esqueça, ainda, de reservar parte do orçamento para passeios e eventuais imprevistos que possam acontecer no decorrer da viagem.

    *Valores referentes a setembro de 2024.

    Garanta seguro viagem com preços promocionais

    Agora que você já sabe o que fazer na Estônia, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem Europa barato, uma exigência para os visitantes do Espaço de Schengen, do qual o país faz parte.

    Você pode contratar o seguro viagem com a cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares e muitos outros serviços e benefícios com a ajuda do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo.

    Nossa plataforma moderna e simplificada permite a comparação de até quatro planos por vez, facilitando a tarefa de encontrar o menor preço.

    Imprevistos não escolhem dia nem hora para acontecer, e podem até mesmo encurtar a sua tão esperada viagem.

    A boa notícia é que você precisará investir a partir de R$ 17 por dia para garantir assistência médica e odontológica, seguro de bagagem, traslado médico ou funerário, e muito mais.

    Aproveite e conheça a Estônia com economia e tranquilidade!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Perguntas frequentes sobre o que fazer na Estônia

    Vai visitar a Estônia? Chegou a hora de tirar suas dúvidas sobre o que fazer no país e como planejar sua viagem, veja só!

    É seguro viajar para a Estônia?

    Sim, a Estônia é considerada um destino seguro para os viajantes, com baixos índices de criminalidade e boas condições de segurança.

    Que língua fala na Estônia? 

    O idioma oficial da Estônia é o estoniano, mas como o país fica pertinho de diversas outras nações e recebe muitos visitantes estrangeiros, não se surpreenda se encontrar pessoas falando inglês, alemão ou russo por lá.

    Qual é a moeda usada na Estônia?

    A Estônia faz parte da União Europeia desde 2004 e aderiu ao euro como moeda oficial em 2011.

    Precisa de visto para ir para Estônia?

    Não, brasileiros não precisam de visto para visitar a Estônia por até 90 dias para turismo ou negócios.

    Como são os estonianos?

    Os estonianos são conhecidos por serem reservados e introvertidos, mas também são amigáveis e acolhedores uma vez que se estabelece uma conexão. Valorizam a honestidade e a pontualidade.

    Quando tem neve em Tallinn?

    A neve em Tallinn geralmente ocorre entre os meses de dezembro a meados de março.

    Qual é o clima da Estônia?

    O clima estoniano é o temperado continental, com invernos rigorosos e verões amenos. A média de temperaturas é baixa para os padrões brasileiros: de 4,3 °C a 6,5 °C ao longo do ano.

    Quando visitar a Estônia?

    A melhor época para visitar a Estônia é durante a primavera (maio a junho) e o verão (junho a agosto), quando o clima é mais ameno e há mais horas de sol.


    Continue sua leitura!

    Ana Isabel Castro

    Ana Isabel Castro

    Jornalista e apaixonada pelos animais, utilizo meus conhecimentos para compartilhar informações e dicas sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    aaaa