O que fazer em Salvador: veja a melhor forma de montar seu roteiro de viagem!
Quer saber o que fazer em Salvador? Então confira o nosso artigo com os melhores pontos turísticos para conhecer na capital da Bahia!
Decidir o que fazer em Salvador é uma tarefa desafiadora, pois a antiga capital do Brasil é um destino repleto de atrações para seus visitantes.
A alegria dos soteropolitanos e a paisagem da Baía de Todos os Santos servem como pano de fundo para a cidade, cuja história de mais de 472 anos se confunde com a do Brasil.
O viajante pode passar dias explorando o Pelourinho ou os mais de 50 km de praias, e por isso é indispensável montar um roteiro de viagem.
Dessa forma, você evita perder tempo e não corre o risco de deixar nenhum lugar de fora durante a sua visita!
Nesse sentido, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Salvador: onde fica, quando visitar, as melhores praias, o que fazer e muito mais. Vamos lá!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
O que fazer em Salvador: melhores passeios pela cidade!
Como um imenso museu a céu aberto que ajuda a traçar os primeiros anos da história do Brasil, a capital da Bahia é um destino como poucos outros no país.
Conhecida como “cidade da alegria”, Salvador é um daqueles lugares que parece feito sob medida para encantar, desde as ladeiras do Pelourinho carregadas de história às belíssimas praias que se estendem por quilômetros.
No entanto, como a cidade dispõe de muitas atrações turísticas, vale a pena criar um roteiro com o que fazer em Salvador, Bahia, para fazer um melhor uso do seu tempo na cidade.
O centro histórico da cidade, especialmente o Pelourinho, são paradas obrigatórias: é ali que ficam os edifícios mais antigos, alguns do século XVI, além da Igreja e Convento de São Francisco, o Mercado Modelo e o icônico Elevador Lacerda.
Aliás, se você gosta de igrejas históricas, pode preparar um calçado confortável para caminhar bastante em Salvador: são mais de 370 igrejas espalhadas por toda a cidade!
Se a sua intenção é curtir o sol e o mar da Baía de Todos os Santos, a segunda maior do mundo, poderá escolher entre dezenas de praias, desde a urbana Praia do Porto da Barra à mais afastada e paradisíaca Stella Maris.
Que tal aproveitar sua estadia para explorar as delícias da gastronomia baiana, uma das mais apreciadas de todo o Brasil? O que não falta é restaurante bom em Salvador!
Você também poderá curtir várias atrações culturais, como os famosos ensaios do Olodum, o rico acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, as belezas do Museu de Arte Moderna da Bahia e muito mais.
Em outras palavras, prepare-se para conhecer uma das cidades mais apaixonantes do Brasil, por onde passam quase 10 milhões de turistas todos os anos!
Onde fica Salvador?
Capital da Bahia, Salvador fica mais ao norte no litoral do estado, com o Oceano Atlântico de um lado e a Baía de Todos os Santos (maior baía brasileira e a segunda maior do planeta) de outro.
Lar de quase 3 milhões de habitantes, a cidade é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido fundada em 1549 com o nome de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”.
Maior capital do Nordeste, Salvador dispõe de seu próprio aeroporto, o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, que recebe voos das principais cidades brasileiras.
Você pode encontrar passagens para a Bahia mais baratas no buscador Vai de Promo, que reúne os melhores preços e oferece várias ferramentas gratuitas para potencializar sua pesquisa, incluindo o alerta de preços!
Quando ir a Salvador, Bahia?
O viajante não precisa se preocupar muito com o calendário para marcar sua viagem, pois é possível encontrar o que visitar em Salvador em qualquer época do ano.
A cidade é uma das capitais mais ensolaradas do Brasil e mesmo nos meses mais chuvosos o sol nunca deixa de brilhar.
O maior movimento turístico acontece entre os meses de dezembro e março, quando a cidade explode em festejos de fim de ano e Carnaval.
Se você prefere viajar em épocas mais tranquilas, vale a pena considerar os meses de abril a novembro para a sua viagem, com exceção de julho, mês de férias em que Salvador fica tradicionalmente mais cheia.
Viaje para Salvador, Bahia, com tranquilidade!
Assim como você deve se planejar em relação ao que fazer em Salvador, é indispensável cuidar de sua própria segurança durante a sua viagem.
Várias situações podem acontecer no decorrer de uma viagem e gerar desgaste ou até mesmo prejuízo, como cancelamento de voo, extravio de bagagem e cenários mais graves, incluindo acidentes ou problemas de saúde.
Quem conta com a proteção de um seguro viagem, porém, não precisa se preocupar com imprevistos: basta acionar a seguradora para receber assistência gratuita ou reembolso por gastos em decorrência desses imprevistos.
Além de oferecer assistência médica e odontológica, auxílio farmacêutico, seguro bagagem e seguro por morte ou invalidez, o seguro viagem pode ser utilizado para traslado médico, retorno antecipado e muitas outras situações.
Para garantir seu seguro viagem pelo menor preço, faça uma cotação gratuita no Seguros Promo: nossa plataforma te ajuda a fazer a comparação detalhada de planos e preços das melhores seguradoras do mercado.
O que não se pode deixar de fazer em Salvador?
Salvador é um destino democrático e generoso, que oferece muitas atrações a seus visitantes.
Quem curte atividades ao ar livre não vai se arrepender de explorar a extensa orla da cidade, repleta de belas praias, enquanto os amantes de atividades culturais poderão conhecer centenas de igrejas, museus e centros culturais.
Confira o que fazer em Salvador!
Pelourinho
No topo da sua lista do que ver em Salvador deve constar um passeio pelo Pelourinho, um dos bairros mais antigos da capital baiana.
A região ostenta o admirável título de maior conjunto arquitetônico colonial de toda a América Latina e é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985.
As ladeiras de pedra da região guardam verdadeiros tesouros do período colonial brasileiro, como a Praça da Sé, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado e muito mais.
A região também é repleta de restaurantes que servem a tradicional culinária baiana, bares animados, comércio diversificado, hotéis e pousadas.
Mercado Modelo
O famoso Mercado Modelo de Salvador funciona no edifício que antes abrigava a Alfândega de Salvador, em estilo arquitetônico típico do começo do século XX.
O espaço surgiu para servir de centro de abastecimento da Cidade Baixa, com fácil acesso a partir da Baía de Todos os Santos, e até hoje é o mais conhecido centro de compras da cidade, com mais de 250 lojas que vendem de tudo.
Isso quer dizer que você pode aproveitar o seu passeio para garantir lembrancinhas, artigos de artesanato, utensílios domésticos, peças de vestuário e, é claro, quitutes saborosos.
Não deixe de visitar o segundo pavimento do mercado para conferir uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
Elevador Lacerda
Se você ficar na dúvida sobre o que fazer em Salvador, coloque o Elevador Lacerda em seu planejamento de viagem.
A estrutura é simultaneamente uma atração histórica, por ter sido o elevador mais alto do mundo por muitos anos, e turística, pois oferece uma vista incrível de Salvador e leva o viajante da Cidade Baixa à Cidade Alta.
Em outras palavras, o Elevador Lacerda leva do Mercado Modelo ao Pelourinho, encurtando distâncias a um valor acessível (apenas R$ 0,15 por viagem, em novembro/2021).
Praça da Sé
No meio do caminho entre o Elevador Lacerda e o Pelourinho fica a recém-revitalizada Praça da Sé, uma das mais importantes da cidade.
A praça é o endereço de um monumento em celebração a Zumbi dos Palmares e costuma estar sempre cheia de turistas interessados em apresentações do Olodum ou nas barraquinhas de comidas e artesanato espalhadas pela região.
Aproveite a sua visita para estender seu passeio até a vizinha Praça da Cruz Caída, de onde você poderá contemplar a Baía de Todos os Santos de uma perspectiva privilegiada!
Igreja e Convento de São Francisco
Considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo e tombada como Patrimônio Mundial desde 1938, a Igreja e Convento de São Francisco é um atrativo imperdível no centro histórico de Salvador.
O templo foi construído entre meados dos séculos XVII e XVIII, misturando os estilos barroco, rococó e neoclássico, bastante utilizados durante o período colonial brasileiro.
A suntuosa decoração interna do templo conta passagens da vida de Cristo com riqueza de detalhes, incluindo tradicionais azulejos portugueses caprichosamente pintados à mão e muito ouro.
Fundação Casa de Jorge Amado
Procurando o que fazer em Salvador em dias chuvosos? Que tal visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, instalada em um edifício colonial bem no centro histórico da cidade?
A organização não-governamental foi fundada em 1986 para preservar a história do mais famoso escritor baiano, Jorge Amado (1912 – 2001), por meio de um acervo permanente que inclui livros, documentos, fotografias e vários outros itens.
A fundação funciona também como centro cultural, dedicado à promoção de cursos, workshops, oficinas, palestras, lançamentos de livros e outros eventos ligados à cultura e à arte.
Durante o seu passeio, não deixe de visitar o Café Teatro Zélia Gattai, que serve saborosos lanches típicos da Bahia e é um ponto de encontro entre artistas e intelectuais em visita a Salvador.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Uma das joias do conjunto arquitetônico do centro histórico de Salvador, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um dos mais importantes edifícios coloniais de toda a cidade.
O templo foi construído por um grupo de negros alforriados no século XVIII e, desde então, ficou conhecida pelo sincretismo religioso, que combina elementos do catolicismo a influências de religiões de matriz africana.
A construção se destaca com suas paredes azul-celeste no coração do Pelourinho, tendo sido imortalizada em uma das cenas mais famosas do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, inspirado na obra homônima de Jorge Amado.
Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM
O Museu de Arte Moderna da Bahia fica no complexo arquitetônico Solar do Unhão, datado do século XVII, e abriga um dos mais importantes acervos de arte moderna do país.
Ali estão expostas mais de 2.000 peças de grandes artistas brasileiros, incluindo Tarsila do Amaral, Carybé, Di Cavalcanti, Mário Cravo e Cândido Portinari.
O visitante ainda pode saborear um lanche fresquinho no Solar Café enquanto curte a bela paisagem ou curtir uma apresentação de jazz aos sábados, durante o fim de tarde.
Basílica do Senhor do Bonfim
Ainda não sabe o que fazer em Salvador? Talvez seja uma boa ideia começar por uma das igrejas mais famosas da capital baiana, a Basílica do Senhor do Bonfim, completamente enfeitada por afrescos e azulejos.
É no templo que acontece a maior celebração religiosa da Bahia, a Festa do Senhor do Bonfim, que atrai milhares de fiéis todos os anos, no mês de janeiro.
Também é ali que são produzidas as famosas fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim, um presente tradicional e bem baratinho para levar para seus amigos e familiares ao voltar para casa!
Passeio de escuna
Se você vai passar um período maior na cidade, vale a pena reservar um dia para curtir o passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos, que leva o viajante até paraísos tropicais, como a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica.
Você pode contratar o passeio no Terminal Turístico Marítimo de Salvador, pertinho do Mercado Modelo, com preços a partir de R$ 60 por pessoa, a depender do roteiro (preço em novembro/2021).
Farol da Barra
Já pensou em curtir um passeio 2 em 1, combinando uma atração histórica e o mirante mais bonito da cidade em um só roteiro? Então você vai se encantar com o Farol da Barra!
A estrutura foi construída em 1839 em uma localização privilegiada, com vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.
Hoje, o espaço é um dos atrativos mais românticos de Salvador, especialmente movimentado durante o pôr do sol.
O Farol da Barra também abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta tudo sobre a história da navegação no Brasil e fica instalado na antiga estrutura do Forte de Santo Antônio da Barra, de 1549.
Praias de Salvador
Existe uma atração que você sempre pode colocar em sua lista do que fazer em Salvador: praias! A cidade é famosa pelo clima quente e ensolarado durante todo o ano, o que significa que praticamente todo dia é dia de praia!
Algumas praias são conhecidas pelo mar calmo, como a Praia da Barra e a Praia do Flamengo, enquanto outras são perfeitas para quem gosta de boas ondas, como a Praia de Itapuã.
O viajante ainda pode escolher entre praias mais badaladas, como a de Ondina, ou mais isoladas e tranquilas, como Jaguaribe e Stella Maris.
Em outras palavras, existem praias para todos os gostos ao longo dos mais de 50 km de orla marítima da cidade, sem falar nas ilhas próximas a Salvador, como a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica.
O que fazer em Salvador só por uma tarde?
Se você está de passagem pela cidade e quer saber o que fazer em Salvador em um dia ou em apenas uma tarde, a melhor alternativa é montar um roteiro de viagem para não perder tempo com deslocamentos.
Nesse caso, vale a pena focar suas atenções em atrações próximas; que tal explorar as ruas do Pelourinho e do centro histórico? Pode até sobrar um tempinho para experimentar um tradicional acarajé.
Prefere passar seu dia em Salvador na praia? Prefira uma das praias mais próximas do centro, como a Praia do Farol da Barra, para gastar menos tempo no trânsito.
O que fazer em Salvador em 4 dias?
Quem vai passar mais tempo na cidade não precisa se preocupar com o ócio: é possível encontrar o que fazer em Salvador por semanas a fio sem nunca repetir nenhuma atração.
No primeiro dia, concentre seus passeios no centro histórico: visite o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Igreja e Convento de São Francisco, o Mercado Modelo e alguns museus da região.
No dia seguinte, faça um passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos para conhecer algumas das praias nos arredores da cidade, como as ilhas de Itaparica e do Frade. Se sobrar um tempinho, divirta-se na Praia do Farol da Barra.
Dedique seu terceiro dia de viagem a conhecer uma das praias mais distantes do centro da cidade, como Stella Maris ou Jaguaribe.
Para se despedir da cidade, explore as atrações do Bonfim, como a Basílica do Senhor do Bonfim, e finalize o dia na famosa Praia do Forte.
Faça a sua cotação para conhecer Salvador com economia!
Agora que você já sabe o que fazer em Salvador, só falta garantir sua tranquilidade com um bom seguro viagem nacional.
Mesmo que você tenha plano de saúde, sua carteirinha não garante atendimento longe de casa: a maioria das operadoras de plano de saúde só oferecem cobertura regional, isto é, próximo ao endereço de domicílio do titular.
Dessa forma, caso você sofra algum acidente ou precise de atendimento médico de urgência por qualquer motivo, vai acabar dependendo do SUS ou de um hospital particular para receber a assistência que precisa.
Além de garantir que você receberá atendimento médico gratuito ou reembolso por gastos hospitalares, o seguro viagem oferece outras coberturas ao viajante, como seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez e muitos outros.
Faça agora mesmo a cotação de seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo: você pode comparar os planos e as coberturas detalhadamente, facilitando a escolha pela melhor opção para a sua viagem!
Quer conhecer Salvador com a tranquilidade que você merece? De Promo você pode!