O que fazer em Joinville? veja quais são os melhores atrativos!
Se você quer saber o que fazer em Joinville, chegou ao lugar certo. Veja quais são as principais atrações e características da cidade!
Se você deseja descobrir o que fazer em Joinville, este artigo foi feito especialmente para você.
A maior cidade catarinense encanta seus visitantes com uma mistura vibrante de história, cultura e natureza.
Ao longo do texto, você vai conhecer os melhores pontos turísticos e dicas para tornar a sua viagem ainda mais inesquecível. Vamos lá!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
O que fazer em Joinville: guia completo sobre a cidade!
Não é difícil encontrar o que fazer em Joinville. Pelo contrário, há tanto a conhecer na cidade que a melhor saída é montar um roteiro para aproveitar ao máximo sua estadia.
A cidade tem raízes entrelaçadas na história e na diversidade cultural, onde você vai se sentir em um pedacinho da Europa: a região foi ocupada por imigrantes alemães, suíços e noruegueses ao longo dos últimos séculos.
A história local começou em 1851, quando foi criada a Colônia Dona Francisca.
O nome “Joinville” surgiu logo depois, como uma homenagem à cidade da França onde nasceu o marido da princesa Francisca, que emprestou seu nome à colônia.
A cidade, reconhecida por sua forte vocação industrial, oferece uma gama diversificada de atrações para todos os gostos durante todo o ano.
De museus que contam a história da região até parques e mirantes que revelam paisagens deslumbrantes, Joinville proporciona experiências incríveis a seus visitantes.
Vem conhecer mais sobre esse destino que preserva sua história enquanto abraça as inovações contemporâneas!
Onde fica a cidade de Joinville?
O primeiro passo para montar um roteiro com o que fazer em Joinville é descobrir onde se localiza a cidade.
Estamos falando do maior município de Santa Catarina, superando até mesmo a capital Florianópolis em população, com 600 mil habitantes. A cidade fica no nordeste do estado, a 180 km de Floripa.
O destino fica a menos de 30 km de São Francisco do Sul, enquanto Blumenau e Balneário Camboriú ficam a 95 km. Curitiba, no Paraná, fica a pouco mais de 130 km.
Mapa de Joinville e cidades vizinhas
Uma maneira conveniente de aproveitar o melhor da cidade é elaborar um itinerário com o que fazer em Joinville.
A cidade se destaca pela organização e infraestrutura, especialmente no centro, onde as ruas são devidamente sinalizadas com calçadas espaçosas e áreas exclusivas para pedestres e ciclistas.
Com o mapa o viajante pode mapear a localização das principais atrações desejadas, facilitando até mesmo na escolha de uma acomodação.
Veja no mapa!
Como chegar em Joinville?
É relativamente fácil chegar a Joinville, especialmente porque a cidade está conectada ao restante do país por muitas opções de transporte.
Por exemplo, quem está em regiões próximas pode chegar de carro pela BR-101.
Também é possível chegar à cidade de ônibus, sendo uma alternativa barata e rápida a partir de cidades como Curitiba e Florianópolis.
Caso você esteja em lugares mais distantes, não se preocupe.
O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola fica a pouco mais de 10 km do centro. O local recebe voos de diversas cidades brasileiras e até do exterior.
Quando ir a Joinville?
Há o que fazer em Joinville em qualquer estação, mas pode ser interessante considerar as variações climáticas que moldam cada estação.
De dezembro a março, as temperaturas em Joinville são mais amenas em comparação com outras cidades do Sul do Brasil, podendo atingir até 30ºC.
Apesar de ser o período com maior incidência de chuvas, é a estação ideal para quem busca aproveitar as praias próximas.
A primavera e o outono são alternativas agradáveis para os turistas, com temperaturas mais amenas e menor índice de chuvas.
É na primavera, aliás, que ocorre a famosa Oktoberfest na vizinha Blumenau.
No inverno, não há frio excessivo na região. Durante esse período, o sol é constante, e as temperaturas máximas giram em torno de 21ºC.
É uma chance de explorar a cidade sem os extremos do calor ou do frio.
Onde ficar em Joinville?
Uma boa dica para escolher onde ficar é decidir o que fazer em Joinville antes de viajar. Assim, você pode reservar uma acomodação em uma localização favorável e estratégica para os seus deslocamentos.
A cidade oferece opções de hospedagem distribuídas principalmente em dois ou três bairros, todos próximos entre si.
O centro concentra os principais hotéis joinvilenses. É o principal polo comercial, com comércio e opções gastronômicas, especialmente perto da Praça Nereu Ramos.
A Rua Visconde de Taunay é outra possibilidade com boas opções de hospedagem. O acesso é estratégico a lugares como o Mercado Público Municipal.
Além disso, o bairro América, a pouco mais de 2 km da área central, é uma alternativa para quem busca uma região mais sossegada.
Nesse caso, busque um hotel nos arredores da Rua Dr. João Colin, que conecta o bairro ao centro.
Você está viajando a trabalho? É interessante considerar sua estadia em um dos hotéis próximos ao Centro de Convenções, no bairro Glória.
Conheça as belezas de Joinville com tranquilidade!
Com o Seguros Promo, você monta um itinerário completo com o que fazer em Joinville sem se preocupar com imprevistos!
Embora a contratação de seguro viagem seja mais comum para destinos internacionais, os imprevistos não escolhem fronteiras.
Até mesmo em cidades brasileiras você está exposto a certos riscos, como extravio de bagagem ou cancelamento de voo.
Além disso, seguro viagem e plano de saúde são indispensáveis. Só o seguro viagem é projetado para oferecer suporte em diversas situações, indo além das questões médicas.
Para garantir tranquilidade e segurança ao viajar pelo Brasil, conte com a proteção de um dos planos oferecidos pelo Seguros Promo.
Referência no setor, nosso site oferece opções abrangentes das melhores seguradoras, proporcionando aos viajantes a oportunidade de comparar e escolher planos com os melhores preços.
Você ainda pode usar uma ferramenta comparadora exclusiva e parcelar o pagamento em até 12 vezes sem juros!
O que fazer em Joinville?
Com uma pitada de organização, fica mais fácil montar um roteiro na cidade que inclua o que é famoso em Joinville.
A cidade oferece um leque variado de experiências culturais, por meio de museus, parques e restaurantes que refletem a rica gastronomia europeia.
Continue a leitura para conferir o que fazer em Joinville!
Pórtico e Moinho da XV
O Pórtico e Moinho da XV figuram no topo das atrações imperdíveis da cidade. O complexo é um autêntico cartão-postal, além de ser um dos pontos mais fotografados da região.
O Pórtico marca a entrada da cidade, seguindo as tradições alemãs e holandesas com seu estilo enxaimel.
Ali também está instalado o Centro de Visitantes, onde você pode receber informações sobre os lugares turísticos.
Ao lado do Pórtico, encontra-se o Moinho da XV, com arquitetura em estilo holandês, que compartilha espaço com a Cervejaria Gut Brau.
Centro de Joinville
Nenhum roteiro com o que fazer em Joinville está verdadeiramente completo sem uma passadinha pela região do centro da cidade.
Coração da cidade, sobretudo perto da Praça Nereu Ramos, é o endereço de várias atrações famosas.
É o caso da Feira do Príncipe, onde você pode adquirir lembrancinhas de viagem, o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Biblioteca Pública.
Catedral de Joinville
Uma das atrações mais famosas da cidade é a Catedral de Joinville, interessante até mesmo para aqueles que não são católicos.
A igreja tem uma estrutura de concreto bem diferente, com duas conchas como cobertura. O visual exterior também é enriquecido por grandes vitrais coloridos.
A catedral recebe visitantes gratuitamente, todos os dias.
Mercado Público Municipal
O Mercado Público Municipal, datado do começo do século XX, é uma parada imperdível para quem busca explorar o que a cidade tem a oferecer.
O edifício histórico é um dos mais belos da região, com arquitetura no estilo enxaimel.
No local, diversos estandes exibem uma variedade de produtos alimentícios frescos, vegetais coloridos e artesanatos incríveis. É não apenas um lugar de compras, mas uma verdadeira experiência sensorial.
A pequena praça de alimentação dentro do mercado é uma joia gastronômica, com excelentes restaurantes e bares que servem delícias como o famoso pastel de marreco.
Mirante do Morro Boa Vista
O Mirante do Morro Boa Vista é imperdível para quem deseja contemplar a melhor vista panorâmica de Joinville.
Situado a 250 metros acima do nível do mar, nas proximidades do centro, o mirante pode ser visitado pela rua Pastor Guilherme Rau, próxima ao Zoobotânico.
A subida até o mirante não permite o uso de veículos: é necessário estacionar na base e prosseguir a pé.
São menos de 2 km de trilha relativamente íngreme, mas a caminhada é facilitada pelas árvores que oferecem sombras por todo o percurso.
No topo do Morro Boa Vista, os exploradores são recebidos por uma trilha ecológica que serpenteia pela Mata Atlântica.
Além disso, a plataforma oferece uma visão deslumbrante da cidade e seus arredores.
Museu Nacional de Imigração e Colonização
Se você perguntar a um morador da cidade o que fazer em Joinville, provavelmente vai receber o Museu Nacional de Imigração e Colonização como resposta.
O museu fica num casarão conhecido como Maison de Joinville, construído no século XIX e rodeado por um belo jardim.
A construção e seu acervo são tão importantes que ostentam o status de Patrimônio Nacional pelo Iphan.
O casarão principal, dividido em três andares, conta tudo sobre a época da imigração por meio de um acervo vasto de objetos históricos.
Você também poderá conhecer o Galpão de Tecnologia Patrimonial, com o maquinário utilizado pelos imigrantes europeus.
No Galpão de Transportes, por sua vez, a exibição é formada por meios de transporte do século XIX.
Estrada Bonita
Outra sugestão do que fazer em Joinville é a Estrada Bonita, uma rota cênica à beira da rodovia BR-101, às margens do rio Bonito.
Em apenas 5 km de extensão, você vai encontrar pousadas charmosas, locais para experimentar a gastronomia local, museus que contam a história da região e diversas formas de entretenimento.
O charme da Estrada Bonita vai além do seu aspecto paisagístico. Ela mantém viva a herança cultural dos imigrantes alemães que deixaram sua marca na região no século XIX.
Há várias casas de arquitetura típica ao longo do caminho, formando um cenário simplesmente perfeito para fotos.
Estação da Memória
Antes de deixar a cidade, aproveite para conhecer a Estação da Memória.
Situado nas antigas instalações da Estação Ferroviária, o edifício histórico abriga dois fascinantes museus: o Museu da Bicicleta e o Museu do Ferro de Passar.
Durante o passeio, você poderá ver de perto objetos como uma antiga estação de vendas de passagens ferroviárias. A entrada é gratuita.
Além dos museus, a estrutura também oferece comodidades como bares, cafeterias, lojas e um auditório que ocasionalmente exibe filmes.
Parque dos Hemerocallis
A área verde mais agradável da cidade é o Parque dos Hemerocallis, localizado no centro de Joinville.
Este oásis urbano reúne diversas espécies de plantas, trilhas sinuosas e jardins paisagísticos muito bonitos.
A maioria das flores expostas no parque possui ciclos de vida curtos: as hemerocallis, por exemplo, são ainda mais efêmeras, durando apenas um dia.
Essa característica inusitada garante uma renovação constante da flora. Ou seja, cada visita é uma experiência única.
Em outras palavras, os visitantes têm a oportunidade de explorar a primavera o ano inteiro.
O que fazer em Joinville sem gastar dinheiro?
Sua viagem pode ficar dentro do orçamento planejado com as nossas dicas do que fazer em Joinville de graça. A cidade tem muitas atrações gratuitas ou de baixo custo, acessíveis para todos os bolsos.
Seu roteiro de baixo custo pode, por exemplo, incluir as áreas verdes que a cidade tem a oferecer, como o Mirante do Morro da Boa Vista, o Parque da Cidade e o Zoobotânico, todos com entrada franca.
Além disso, é possível mergulhar na rica arquitetura local sem gastar um centavo. As visitas à Catedral de Joinville, ao Mercado Público Municipal, ao Pórtico e ao Moinho do XV são gratuitas.
E não é só isso! O Museu Nacional de Imigração e Colonização não cobra nada pela visita, assim como a Estação da Memória.
A cidade também oferece eventos e festivais gratuitos durante todo o ano, como o Festival de Dança de Joinville.
O que fazer em Joinville à noite?
Se você procura o que fazer em Joinville à noite, comece seu roteiro em uma das choperias e cervejarias espalhadas pela cidade. A maioria delas está situada ao longo da vibrante Rua Visconde de Taunay.
Além das opções cervejeiras, você poderá encontrar pubs e restaurantes que agradam a todos os paladares na mesma rua.
Quer mais? Confira a programação do cinema da Estação da Memória para assistir a um filme gratuitamente ou visite um dos teatros da cidade.
O Mirante do Morro do Boa Vista é outra possibilidade para o seu começo de noite, pois fica aberto até 22h.
O que fazer em Joinville com crianças?
Encontrar o que fazer em Joinville com crianças é fácil, pois a cidade oferece atrações para todas as idades.
Um dos atrativos mais recomendados para famílias é o Zoobotânico, um espaço ao ar livre que permite às crianças vejam de perto diferentes animais. A entrada é franca.
Outra opção é o Parque dos Hemerocallis, cujos jardins e espaços gramados criam um ambiente ideal para exploração e lazer.
Para os mais curiosos e aventureiros, o Museu de Imigração e Colonização, bem como a Estação da Memória, oferecem exposições interativas, lúdicas e educativas.
Uma oportunidade para que as crianças ampliem seus conhecimentos enquanto se divertem.
Se a preferência é por atividades ao ar livre, o Parque da Cidade tem um parquinho infantil e diversas trilhas em meio à natureza.
Quantos dias para passear em Joinville?
Para decidir quanto tempo ficar na cidade, você deve ter em mente um esboço do seu roteiro com o que fazer em Joinville.
Quanto mais atrações incluir, mais tempo pode precisar para explorar tudo. O ideal é ficar na cidade de um a três dias.
Contudo, se a preferência for uma imersão mais profunda na cultura local, considere estender a estadia.
Seguro viagem pelo menor preço do mercado é só aqui!
Descobrir o que fazer em Joinville é apenas a primeira etapa na hora viajar rumo à cidade catarinense..
Por isso, visite agora o site do Seguros Promo para adquirir seu seguro viagem nacional e assegurar uma experiência de viagem inesquecível!
Você vai encontrar planos abrangentes que proporcionam cobertura para diversas eventualidades, desde assistência médica até despesas por extravio de bagagem.
Também é possível comparar gratuitamente as opções disponíveis, encontrar planos nacionais a partir de R$ 7,00 por dia e dividir sua compra em até 12 vezes.
Conhecer Joinville com a confiança de que está protegido em caso de imprevistos? De Promo você pode!
Continue sua leitura!