O que fazer em Bratislava: roteiro para conhecer as principais atrações
A capital da Eslováquia é uma das menores da Europa, mas o que não faltam são opções para o que fazer em Bratislava! Separamos o que você não pode perder!
O que fazer em Bratislava? A capital da Eslováquia tem uma ampla variedade de atrações turísticas e ainda é um dos destinos mais baratos para viajar!
Caminhe por ruelas medievais, conheça castelos, igrejas e uma das mais belas catedrais da Europa, conheça cenários inesquecíveis que parecem dignos de contos de fada e mergulhe em uma cultura fascinante!
Confira as nossas dicas e monte o seu próprio roteiro para conhecer os principais atrativos desta charmosa cidade do Leste Europeu.
Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e garanta 15% de desconto aplicando nosso cupom. Aproveite!
O que fazer em Bratislava, capital da Eslováquia?
A capital eslovaca pode acabar esquecida nos principais roteiros pela Europa, mas quem conhece Bratislava sabe bem o quanto isso é um desperdício.
Antiga capital do Império Húngaro, às margens do icônico rio Danúbio, a cidade preserva memórias, monumentos e heranças da Idade Média, e pode ser uma grata surpresa em qualquer roteiro de viagem.
Menos popular que cidades vizinhas, como Viena, Budapeste e Praga, mas não menos encantadora, Bratislava é uma cidade que parece convidar o visitante a explorar suas estreitas ruelas de pedra, suas amplas praças e seus sítios históricos.
Moeda da Bratislava
A Eslováquia foi parte da Tcheco-Eslováquia até meados da década de 1990, e a vizinha-irmã República Tcheca tem sua moeda própria.
No entanto, a Eslováquia é um dos países-membros da União Europeia e adotou o euro como moeda oficial desde 2009.
Documentos exigidos
Se você sonha em conhecer a Europa, não precisará de visto para viagens com duração máxima de três meses. No entanto, deverá apresentar alguns documentos para comprovar sua condição de turista.
Antes de tudo, é essencial estar com o passaporte com validade mínima de seis meses após a data de embarque.
Visto para Eslováquia
A Eslováquia é um dos países-membros do Tratado de Schengen, que dispensa de visto os turistas com viagem de duração máxima prevista de 90 dias.
Em contrapartida, o visitante precisa apresentar os demais documentos exigidos pela imigração.
Seguro viagem
Uma das exigências para desembarcar na Eslováquia é a contratação de um seguro viagem obrigatório, com cobertura mínima de 30 mil euros.
Esse item garante a cobertura de diversas situações que podem até arriscar a continuidade da sua viagem, como emergências médicas e/ou odontológicas, auxílio por atraso ou cancelamento de voo e seguro bagagem, entre outros.
Compre seguro viagem com desconto para Europa
A contratação de um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros é um dos requisitos dos países-membros do Tratado de Schengen para isenção de visto e livre circulação entre as fronteiras da região.
O que nem todo mundo sabe é que, mais que obrigatório, o seguro viagem é um item essencial para qualquer viajante, não importa o destino.
Com um investimento a partir de R$ 10, o viajante garante cobertura nos mais diversos cenários, desde um acidente pessoal ao traslado sanitário, e muitos outros serviços e benefícios.
Você pode fazer a cotação de seguro viagem Europa barato com o melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que permite a análise de até quatro planos por vez para te ajudar a encontrar o menor preço.
Roteiro pela Bratislava: O que fazer em 1 e 2 dias?
A capital da Eslováquia é uma das menores capitais da Europa, com cerca de meio milhão de habitantes. Além disso, boa parte de seus pontos turísticos está concentrada na mesma região.
A vantagem é que isso permite que o viajante explore várias atrações turísticas mesmo se estiver em uma viagem curta. Mas, afinal, o que fazer em Bratislava em um dia?
Um bom ponto de partida é o centro histórico. Na principal praça da cidade, Hlavné Namestie, aproveite para contemplar a arquitetura colorida da cidade.
Se gosta de museus, visite a Antiga Prefeitura e o Museu da Cidade da Bratislava: do topo da torre de 45 metros, é possível ter uma visão panorâmica do centro histórico.
Em seguida, visite o Palácio dos Primados, erguido no século XVIII e palco de vários eventos históricos. Ali perto, na praça Hviezdoslavovi, conheça a famosa estátua “Man at Work” e refresque-se com um sorvete.
Finalize seu dia caminhando pelas margens do Danúbio até a Fonte da Trindade Divina.
À noite, volte à praça Hlavné Namestie, endereço de vários pubs e simpáticos restaurantes. A rua Panska também é um bom destino para a vida noturna na capital eslovaca.
No segundo dia, visite o Castelo de Bratislava, construído no século XI, no alto de uma colina, que é, até hoje, o principal cartão-postal da cidade. Dentro do castelo funciona o Museu Nacional Eslovaco.
Faça uma parada para o almoço em um dos pubs e restaurantes que ficam nas redondezas do castelo.
À tarde, visite a impressionante Igreja Azul e, passando pelo centro histórico, conheça a Catedral de St. Martin.
Para relaxar em um ambiente de muito verde, visite o Jardim Médico, construído nas dependências de um palácio barroco datado do século XVIII.
Para curtir sua última noite na capital da Eslováquia, experimente pratos típicos do país no Bratislava Flagship ou explore os sabores do restaurante vegetariano Foodstock Bratislava. Se quiser conhecer as tradicionais sopas do país, visite o Soupa Bistro.
Principais pontos turísticos na Bratislava
Afinal de contas, o que fazer em Bratislava? A boa notícia é que o leque de opções é bastante amplo! Conheça nossas sugestões dos principais pontos turísticos da capital da Eslováquia!
Castelo de Bratislava
O cartão-postal da cidade é o Castelo de Bratislava, erguido no século XI e reconstruído no século XIX, um verdadeiro orgulho local!
As quatro imensas torres do castelo se impõem do alto de uma colina: do alto, é possível contemplar por uma vista panorâmica toda a cidade e até um pedacinho da Áustria e da Hungria!
Para visitar os arredores e os jardins do castelo você não precisará pagar nada, mas se quiser conhecer as dependências da construção e visitar o Museu Nacional Eslovaco, é preciso pagar 7 euros pelo ingresso.
O acervo do museu inclui peças remanescentes da ocupação celta na região, no século I a.C. Depois, aproveite para se deliciar na cafeteria instalada no terceiro andar do edifício principal.
Se a sua viagem acontecer durante o inverno, lembre-se de que o sol se põe mais cedo, depois das 16h, então o ideal é não deixar para visitar o castelo no fim da tarde para aproveitar mais.
Catedral de São Martinho
A Catedral de St. Martin, ou São Martinho, é uma das construções mais antigas de Bratislava, erguida no século XV. O local foi cenário da coroação de vários reis do Império Húngaro.
É impossível não notar de longe o telhado verde com detalhes dourados da catedral. No topo da torre, existe a réplica de uma coroa que pesa mais de 150 quilos.
Por dentro, a catedral é bastante eclética: o visitante pode ver de perto uma grande variedade de estilos arquitetônicos. Uma das seções é totalmente feita de ouro, enquanto em outras é possível ver esqueletos no chão.
Praça Hlavné
A Hlavné Namestie é a principal praça de Bratislava e endereço de vários monumentos que contam a história da cidade, incluindo uma fonte construída no século XVI.
Ali também ficam o Museu da Cidade e uma estátua em homenagem a Napoleão, bem como alguns dos prédios oficiais mais importantes da capital da Eslováquia.
Além dos monumentos históricos, nos arredores da Hlavné Namestie o visitante encontra diversos pubs, restaurantes e cafeterias, além de lojinhas de souvenires e artesanato.
Portão de São Miguel
O Michalská Brána, ou Portão de São Miguel, é mais uma herança do período medieval em Bratislava.
No passado, a cidade era totalmente muralhada, como a maior parte das cidades medievais, e ali ficava o principal acesso à antiga capital do Império Húngaro.
A muralha não existe mais, mas o Portão de São Miguel segue intocado: é possível visitar a torre de 51 metros de altura que serve de ponto de observação de todo o centro histórico. Além disso, dentro da torre funciona o Museu das Armas.
Praça Hviezdoslavovi
A Praça Hviezdoslavovi é rodeada por prédios de grande valor arquitetônico, como o Teatro Nacional, a Filarmônica da Eslováquia e a Embaixada dos EUA.
Todos os dias, entre as 11h e as 15h, o Free Walking Tour, um passeio oferecido pela Be Free Tours, parte da praça e visita vários pontos turísticos importantes de Bratislava.
Igreja Azul
A Igreja de Santa Elizabeth é conhecida como Igreja Azul pela cor de suas paredes externas e de sua decoração interna.
A construção foi feita em estilo art nouveau, no começo do século XX, e é uma boa opção turística fora do centro da cidade.
Castelo de Devín
O Castelo de Devín é o ponto turístico mais afastado do centro de Bratislava, a cerca de 10 quilômetros de distância, pertinho do encontro dos rios Danúbio e Morava.
É possível chegar até o local de carro, ônibus, bicicleta e até barco: o passeio pelo rio passa pelos dois castelos da cidade: o Devín e o Bratislava.
Hoje só restam as ruínas do castelo mais antigo da Eslováquia, mas é possível fazer um tour guiado para conhecer mais sobre a história do local.
As casinhas típicas, os rebanhos de ovelhas e os burrinhos ajudam a completar a paisagem e leva o visitante a uma viagem no tempo, em uma região que é ocupada desde a Era do Bronze, no século V a.C.
O que fazer no inverno na Bratislava?
Em pleno Leste Europeu, os invernos são bastante rigorosos em Bratislava. Isso quer dizer que o viajante pode esperar temperaturas entre 4°C e -2°C entre os meses de setembro e maio, bem como muita neve.
Durante a estação mais gelada do ano, o sol se põe mais cedo, por volta das 16h, e muitas atrações turísticas têm o horário de funcionamento encurtado.
No entanto, isso não quer dizer que você não terá alternativas do que fazer no inverno na Bratislava!
A capital da Eslováquia recebe vários Mercados de Natal em todas as regiões, com direito a iluminação especial, barraquinhas de artesanato, comidas típicas e apresentações artísticas, entre outros.
Se você gosta de praticar esportes no gelo, você pode assistir aos jogos de hóquei ou patinar em uma das pistas de patinação espalhadas pela cidade.
Além disso, uma boa dica é visitar os museus da cidade, que dispõem de aquecimento e são uma opção confortável de passeio para os dias mais frios.
Para uma experiência inesquecível, vista seu agasalho mais caprichado e faça uma caminhada às margens do icônico rio Danúbio no inverno.
Na hora de espantar o frio, experimente as comidas típicas da Eslováquia nos restaurantes regionais, na área do centro histórico.
Por fim, não se esqueça de caminhar sem pressa pelas ruas da Cidade Velha, que ficam tomadas de neve na estação mais fria do ano!
Garanta seu seguro viagem com o melhor preço
Agora que você já sabe tudo o que fazer em Bratislava, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem mais barato!
O seguro viagem é obrigatório para quem quer visitar a Eslováquia, além de ser um item essencial para qualquer viajante, não importa o destino.
Além de garantir sua passagem sem problemas pelas autoridades de imigração, o seguro viagem oferece uma série de serviços e benefícios para o viajante, como cobertura de despesas médico-hospitalares e seguro bagagem.
Você pode fazer a cotação do seguro viagem Europa mais barato do mercado no melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo.
Nossa plataforma moderna e simplificada permite a comparação de até quatro planos por vez, facilitando a tarefa de encontrar o plano mais indicado para o seu bolso e a sua necessidade.
Se tiver dúvidas durante qualquer etapa do processo, é só entrar em contato com nossa central de atendimento, que oferece suporte 100% em português, por e-mail, telefone e até WhatsApp!
Dessa forma, o viajante pode conhecer toda a Eslováquia sem se preocupar com acidentes ou imprevistos, que não escolhem hora nem lugar para acontecer, com a certeza de que terá a cobertura de que precisa!
Conhecer Bratislava com economia e segurança? De Promo você pode!
Leia também: