O que fazer em Barcelona? Confira as melhores atrações!
Confira o que você não pode deixar de fazer em Barcelona e dicas para aproveitar a sua viagem sem estresse e com segurança!
Barcelona é um dos melhores destinos da Espanha! Cheia de atrativos históricos e culturais incríveis, existe muito o que fazer na capital da Catalunha!
Quer saber como conhecer uma das melhores cidades espanholas? Então, confira o nosso artigo com as melhores informações, dicas e atrações para aproveitar ao máximo a sua visita.
Veja abaixo o que fazer em Barcelona!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Quantos dias é o ideal para conhecer Barcelona?
Para conseguir explorar tudo o que Barcelona tem a oferecer, o ideal é montar um roteiro com, pelo menos, 4 dias.
Assim, você conseguirá passear por lugares como o Bairro Gótico e Barceloneta, no primeiro dia; conhecer a belíssima Sagrada Família, a Casa Batlló e La Pedrera, no segundo; percorrer o Parque Güell e o Bairro Gràcia, no terceiro, e explorar Montjuic no último dia.
Qual a melhor época para visitar Barcelona, Espanha?
Para fazer os melhores passeios por Barcelona, nada melhor do que saber a época ideal para curtir tudo que a cidade tem para oferecer.
A verdade é que é possível conhecer o destino o ano inteiro, inclusive durante o inverno. Mas se quer fugir das baixas temperaturas e das multidões do verão europeu, a temporada ideal é durante a primavera, entre março e junho.
O que não se pode deixar de fazer em Barcelona?
Barcelona é uma cidade onde o novo e o antigo se encontram harmoniosamente, oferecendo ao visitante uma infinidade de possibilidades.
Não faltam experiências culturais para viver, uma rica história para conhecer e uma gastronomia irresistível para experimentar.
Seja passeando pelos ícones modernistas de Gaudí, relaxando nas praias ou explorando bairros charmosos, há sempre algo único para descobrir na capital catalã. Veja só!
1. Conhecer a Igreja Sagrada Família
A Sagrada Família deve ser prioridade na hora de definir o que fazer em Barcelona.
Projetado pelo arquiteto catalão, Antoni Gaudí, o templo católico é suntuoso, feito em estilo gótico e bizantino. A construção é considerada uma obra-prima da arquitetura modernista do país.
A área da parte interna da igreja é igualmente linda. Vale a pena conhecê-la!
2. Visitar a Fundação Joan Miró
Em Barcelona, o que não faltam são espaços culturais como a Fundação Joan Miró, um dos museus mais importantes da cidade.
O local, projetado pelo artista que dá seu nome, é uma verdadeira obra de arte! Feito no estilo racionalista e com influências mediterrâneas.
Ali, o viajante encontrará um acervo com mais de 14.000 obras, onde é possível apreciar esculturas, cerâmicas, pinturas, desenhos e muito mais!
3. Passear pelo Mercado de São José (La Boqueria)
Quem deseja saber o que fazer em Barcelona na hora das refeições, não pode deixar de conhecer o Mercado de São José, chamado também de La Boqueria, uma das principais atrações da cidade.
Ali, o viajante encontrará frutas, verduras, embutidos, carnes, frutos do mar e muito mais sendo oferecidos nas mais de 300 barracas distribuídas pelo local.
Vale a pena tirar um tempo para provar os ingredientes típicos da culinária catalã.
4. Passar pelo Mercado de Santa Caterina
Ainda falando de centros comerciais, o Mercado de Santa Caterina, fundado entre os anos de 1844 e 1848, é o mais antigo de Barcelona, localizado onde, antigamente, existia o Convento de Santa Caterina.
Ali, os comerciantes vendem diversos tipos de produtos como legumes, frutas, carnes e hortaliças. Não deixe de fazer uma parada nos restaurantes e bares do mercado!
5. Visitar o mirante de Montjuïc
Entre os passeios mais legais para fazer em Barcelona está o Montjuïc: um belíssimo mirante de onde é possível ter uma das melhores vistas da cidade.
No passado, o local era usado como posto de vigia, o que justifica a sua localização privilegiada.
Ali, é possível conhecer atrativos como a Fonte Mágica, o Castelo, o Anel Olímpico, o Museu Nacional de Arte da Catalunha, a Fundação Joan Miró e o Jardim Botânico, que conta com mais de 2.000 espécies de plantas.
6. Admirar a Sala Lluís Millet no Palácio da Música Catalã
O Palácio da Música Catalã é mais uma parada obrigatória no seu roteiro do que fazer em Barcelona.
Construído no início de 1900, o local é famoso por sua luxuosa e ornamentada sala de concertos, com cores fortes, vitrais belíssimos e boa iluminação. Além disso, a atração também abriga monumentos importantes para a arquitetura modernista do país.
Por fim, você poderá conferir a Sala Lluís Millet, chamada de sala de descanso, que leva para um terraço com colunas decoradas e lindos mosaicos.
7. Conhecer o Museu Picasso
Ideal para quem gosta de arte e cultura, o Museu Picasso abriga um dos acervos mais completos das obras do artista: são cerca de 3.500 obras, criadas em diferentes fases da vida do pintor espanhol. Ali, encontram-se obras como o Retrato da tia Pepa, o Homem com boina, O Divã e muito mais!
Criado para manter a arte de Picasso presente na memória de Barcelona, o prédio conta com enormes palácios, construídos em estilo gótico catalão.
8. Apreciar as obras de Antoni Gaudí
Antoni Gaudí foi o arquiteto que reformulou a cidade para o que vemos hoje. Suas obras são alguns dos principais pontos turísticos de Barcelona e possuem um estilo muito particular, conferindo um charme especial ao destino.
Cada edifício feito por Gaudí vale uma visita. Entre os mais conhecidos estão o famoso Parque Güell, La Pedrera (Casa Milà), a Casa Batllò, e o monumento mais visitado da Espanha: a igreja Sagrada Família.
9. Passear pelo Bairro Gótico
Uma das melhores dicas do que fazer em Barcelona para conhecer mais sobre a história da cidade e a sua evolução, é programar um passeio pelo Bairro Gótico.
Por lá, é possível encontrar uma grande mistura de influências, afinal, o local foi habitado por romanos, judeus, católicos e muçulmanos ao longo da história, o que originou uma série de atrativos como ruínas, prédios, praças do século XX e construções medievais. Imperdível!
10. Incluir as praias de Barcelona no roteiro
Por estar localizada na região litorânea, Barcelona abriga praias incríveis e que merecem a sua visita. Uma delas é Barceloneta, a mais famosa, que vive cheia de turistas. Por ali, vale a pena fazer um passeio por sua orla e parar em um dos cafés da região.
Marbella, menos frequentada, é outra opção incrível para conhecer na cidade, onde é possível apreciar boas bebidas enquanto observa a movimentação local.
11. Fazer compras e comer no Bairro Gràcia
Para conferir autenticidade ao roteiro, inclua algo fora das principais rotas, como o Bairro Gràcia, onde é possível observar como vivem os barceloneses.
No fim do dia, o lugar se torna uma ótima opção para quem deseja fazer compras e comer bem, já que abriga muitas lojas e bares incríveis: perfeitos para tomar umas cervejas e experimentar as famosas tapas catalanas.
12. Passear pela famosa avenida Las Ramblas
A avenida Las Ramblas é a via mais conhecida e fotogênica de Barcelona, conectando a Praça da Catalunha ao Porto Velho. A região é repleta de vida, com cafés, lojas e artistas de rua que encantam quem passa por lá.
É um deleite caminhar por suas calçadas largas enquanto aprecia a arquitetura histórica dos edifícios, os mercados tradicionais – como La Boqueria – e sentir o espírito animado da cidade.
Você também pode aproveitar para descobrir pequenos teatros, como o Gran Teatre del Liceu, bem como desbravar ruelas cheias de história.
13. Visitar o Parque da Ciutadella
O local é lindíssimo e está localizado em uma área de 17 hectares, com muita vegetação, árvores, coqueiros, jardins e um lindo lago.
O parque tem monumentos muito interessantes, e a entrada é gratuita. Faça um memorável passeio pela lagoa!
14. Conhecer o Camp Nou
Se você é fã de futebol e amante da cultura esportiva, vai amar conhecer o Camp Nou, o maior estádio da Europa e sede do FC Barcelona. No local, é possível fazer visitas guiadas que levam a áreas como o vestiário dos jogadores, o túnel de acesso ao campo e as arquibancadas.
Além disso, há um museu no Camp Nou que exibe troféus, fotos e memórias históricas do clube, perfeito para quem quer saber tudo sobre a rica história do Barça.
15. Explorar o Parc Güell
O Parque Güell é um grandioso jardim com elementos arquitetônicos peculiares, desenhados pelo arquiteto Antonio Gaudí que, com certeza, deve estar no seu roteiro.
Sua construção foi iniciada com o intuito de ser um empreendimento residencial de luxo, mas, com o passar do tempo, a ideia foi descartada, dando lugar a um parque com características únicas e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
10 dicas de turismo para quem vai para Barcelona, Espanha
Para concluir o seu planejamento com sucesso, listamos algumas dicas para montar um itinerário pelos principais pontos turísticos da cidade.
Separamos sugestões que englobam atrativos imperdíveis, além de indicações de hospedagens econômicas na capital da Catalunha. Veja só!
1. Garanta ingressos para as atrações com antecedência
As atrações mais disputadas da cidade, como a Sagrada Família e o Parque Güell, costumam ficar absolutamente lotadas, sobretudo na alta temporada. Reservar os ingressos online, e com antecedência, pode significar menos filas e uma visita no horário que você desejar.
O melhor de tudo é que muitas atrações oferecem condições mais vantajosas para compras feitas antecipadamente pela internet, como descontos significativos. Fica a dica!
2. Busque por hotéis econômicos em Barcelona
Um dos principais destinos do mundo, Barcelona oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis boutique até hostels mais econômicos, especialmente em bairros como El Raval ou Gràcia, que também oferecem fácil acesso às principais atrações.
Há opções para todos os bolsos, inclusive para quem não quer gastar todo o orçamento de viagem com diárias, garantindo uma estadia mais acessível.
3. Cuidado com os batedores de carteira
Como em qualquer destino turístico movimentado, é importante ficar atento com seus pertences, principalmente em áreas como Las Ramblas e o metrô, onde furtos podem ocorrer.
Tome cuidado especialmente com áreas de grande movimento e aglomeração. Se possível, ande com cópias dos seus documentos e deixe os originais em segurança no cofre do seu hotel. Assim, você minimiza a dor de cabeça em caso de furto.
4. Faça um tour gratuito por Barcelona
Existem diversas opções de walking tours gratuitos que oferecem uma ótima introdução à história, arquitetura e cultura da cidade. Esses passeios são conduzidos por guias locais e podem ser uma forma econômica e interessante de conhecer mais sobre Barcelona.
Você pode montar o seu próprio roteiro e conhecer a cidade por conta própria, mas provavelmente vai perder a aula de história que os guias dão enquanto apresentam os pontos turísticos mais famosos da capital catalã.
5. Aproveite as atrações aos arredores de Barcelona
Locais como Montserrat, Sitges ou as praias da Costa Brava são ótimos destinos para um bate-volta, oferecendo paisagens incríveis e uma fuga das áreas mais turísticas da cidade.
Ou seja, não limite o seu itinerário às atrações no centro de Barcelona. Assim, você corre o risco de perder muita coisa legal nos arredores da cidade.
6. Explore a cidade a pé ou de bicicleta
Barcelona é repleta de atrações turísticas que podem ser conhecidas a pé. Portanto, na hora de conhecer a cidade, prepare o fôlego para as áreas mais íngremes, e aposte na alternativa para ver o melhor da cidade.
Outra dica, caso não queira andar tanto, é alugar uma bicicleta para percorrer as atrações turísticas. As “magrelas” estão disponíveis para locação em vários pontos da cidade.
7. Considere o BarcelonaCard para transporte e atrações
O BarcelonaCard é um cartão turístico que oferece viagens ilimitadas no transporte público, além de descontos ou entradas gratuitas em várias atrações, como museus e monumentos.
Dependendo de quanto tempo você pretende ficar e o quanto planeja usar o transporte, essa pode ser uma saída econômica e prática para facilitar o seu dia a dia na cidade.
8. Organize a documentação necessária com antecedência
Quem está sonhando em ficar mais tempo em Barcelona pode ficar tranquilo: para conhecer a cidade não há muita burocracia.
Isso porque não é necessária a obtenção do visto, caso sua permanência no país não ultrapasse 90 dias.
No desembarque, é preciso apresentar o passaporte válido e o seguro viagem, obrigatório no país. Além disso, é bom ter em mãos as passagens de volta, as reservas de hotel ou a carta-convite, além dos comprovantes de que possui condições financeiras para se manter no país.
9. Invista em um seguro viagem
Como já dissemos, além de ser obrigatório para visitar Barcelona, o seguro viagem é altamente recomendado para cobrir eventuais imprevistos médicos, casos de perda de bagagem ou cancelamento de voos, garantindo maior tranquilidade durante a sua estadia.
Dessa forma, você assegura que viverá dias de descanso e lazer na cidade, sem se preocupar com problemas inesperados.
10. Planeje os seus gastos diários
Os gastos na cidade irão variar de acordo com o seu orçamento e estilo de viagem, mas, no geral, recomenda-se que os viajantes reservem, ao menos, 70 euros por dia.
Além disso, há muito o que fazer em Barcelona gratuitamente! Por isso, aproveite para explorar os espaços abertos das muitas regiões turísticas da cidade e garantir ainda mais economia em seu roteiro.
Economize no seguro viagem para a Espanha!
Agora que você já sabe o que fazer em Barcelona, chegou a hora de garantir o seu seguro de viagem, obrigatório para desembarcar na Espanha.
Além da necessidade, é com ele que você irá garantir a sua tranquilidade longe de casa. Afinal, ele oferece uma série de benefícios que podem salvar as suas férias caso ocorra imprevistos como acidentes, perda ou extravio de bagagens, cancelamento de voos, e muito mais!
Aproveite as ofertas do Seguros Promo e garanta o seu seguro viagem pelo melhor custo-benefício do mercado!
Aqui, além de ter acesso a planos oferecidos pelas melhores seguradoras do mundo, você conta com um atendimento de excelência para tirar todas as suas dúvidas sobre o processo.
Aproveite nossas ofertas e conheça o melhor da Espanha com economia e tranquilidade!
Continue sua leitura!