O que fazer em Amsterdam: 15 lugares imperdíveis para visitar
Quer saber o que fazer em Amsterdam? Confira nossas dicas com as atrações imperdíveis que tem na capital da Holanda!
Já sabe o que fazer em Amsterdam? A cidade conta com belíssimos campos de tulipas, museus importantes e bairros interessantes, além de parques, história e tradições peculiares.
Basta andar pelas ruas para entender o quanto a cidade preserva suas raízes por meio dos seus edifícios em estilo enxaimel, igrejas antigas, praças e monumentos. Por lá, museus abrigam importantes obras de arte, pinturas e esculturas de nomes importantíssimos, como Van Gogh.
Neste post, vamos explorar a cidade e conhecer seus pontos turísticos imperdíveis, além de dar dicas para fazer o melhor roteiro de viagem pelo destino.
Você vai se encantar pela capital da Holanda. Vem conhecer!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
O que não se pode deixar de fazer em Amsterdam?
Amsterdam preserva ares de uma cidade antiga, mas mantém-se moderna e proeminente nos tempos atuais. Para não perder nenhuma atração desse destino encantador, separamos as que não podem ficar de fora do seu roteiro. Veja só!
Rijksmuseum
Um bom ponto de partida para o seu roteiro cultural pela cidade é o Museu Rijksmuseum, com um acervo muito completo e interessante, que contempla desde a Idade Média até a era moderna.
Ao todo, o local reúne cerca de 8.000 peças e objetos de artes distribuídos em 80 galerias, além de apresentar uma arquitetura primorosa, que chama a atenção, assim como o monumento projetado por Pierre Cuypers, um Patrimônio Nacional.
O Rijksmuseum funciona diariamente, das 9h às 17h. A bilheteria fecha às 16h30, que também é a última hora para admissão. Os ingressos custam 25 euros (preço válido em 2025).
Casa de Anne Frank
A Casa de Anne Frank é uma das atrações mais emocionantes da cidade, localizada bem no coração de Amsterdã.
O tour pelo local conta a história da menina judia que ficou conhecida por seu diário durante a Segunda Guerra Mundial. No passeio pelo prédio, a memória da família é narrada ao passo que você vai percorrendo cada cômodo. No local, você recebe um folheto e vai acompanhando os principais relatos do diário de Anne Frank.
Com ingressos a 16 euros (em dezembro de 2024), a Casa de Anne Frank funciona das 9h às 22h nos meses mais quentes (abril a novembro) e das 9h às 19h no restante do ano.
Canais de Amsterdam

Os passeios de barco são uma das atividades que você não pode deixar de fazer em Amsterdam.
O trajeto pelos pequenos canais fluviais percorre muitos locais turísticos da cidade, passando por pontes e dando a oportunidade de ver Amsterdã de um ângulo diferente.
O mais legal é que você pode escolher entre passeios mais simples, que duram 1h30, com embarcações menores; ou os passeios em barcos maiores, de dois andares, que fazem paradas durante o percurso. Se puder, escolha o passeio noturno. Você vai amar!
Museu Van Gogh
Um dos museus mais conhecidos e visitados da capital, no Museu Van Gogh você encontrará mais de 500 desenhos e 200 pinturas do gênio da arte distribuídas em três andares, além de cartas de artistas renomados.
No início do seu tour, você verá quadros e pinturas de Van Gogh, que são apresentadas de forma cronológica. Certamente, será um passeio muito interessante!
O horário de funcionamento muda conforme o mês. Por isso, é importante checar o site oficial da instituição antes da sua visita. O museu é muito movimentado, sobretudo nos fins de semana e feriados, então adquira seus ingressos antecipadamente.
Praça Dam
Belíssima e imponente, a Praça Dam é datada do século XIII e é conhecida como o local da primeira represa do rio Amstel.
Por lá, a grande atração é o Monumento Nacional, um obelisco de 22 metros de altura que fica bem no centro da praça, feito em homenagem aos soldados holandeses que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao redor da praça, há muitas outras esculturas e prédios históricos, como o Palácio Real, que funcionou como prefeitura por muitos anos, até ter sido tornado palácio pelo rei Louis Napoleão.
Se estiver em busca de exposições de arte, a Nova Igreja (NieuwKerk) é na verdade uma galeria, e por lá você encontrará ótimas exibições. Na região também está o famoso Museu de Cera da Madame Tussauds, que independente da cidade, sempre chama muita atenção.
Mercado de Flores
O Mercado de Flores de Amsterdam, conhecido como Bloemenmarkt, é um ponto turístico encantador, localizado ao longo do canal Singel. Trata-se de um mercado flutuante único no mundo, com barracas instaladas em barcos atracados.
Lugar ideal para apreciar a diversidade e beleza das flores holandesas, incluindo as famosas tulipas, o mercado oferece bulbos de flores que os visitantes podem levar para plantar em casa, enriquecendo ainda mais a experiência.
Embora seja um local voltado ao turismo, o mercado ainda mantém sua autenticidade, sendo imperdível para quem busca um pedaço da cultura holandesa, com entrada gratuita.
Vondelpark
Belíssimo em qualquer época do ano, o Vondelpark é o parque mais famoso e também um dos mais bonitos da capital holandesa.
Por lá, você verá uma área muito bem planejada, com muitos campos, árvores, lagos e pistas, pelas quais é possível conhecer todo o espaço de bike ou a pé.
Entre as atrações do local estão o ‘T Blauwe Theehuis, chamado de “a Casa Azul de Chá”, que é um belíssimo bar em formato de coreto, além da estátua de Pablo Picasso.
Bairro De Pijp
De Pijp é um bairro charmoso, de atmosfera multicultural e criativa, que antigamente era uma área operária. De lá para cá, a região se transformou em um dos destinos mais descolados da cidade, com ruas cheias de cafés aconchegantes, restaurantes e lojas.
É em De Pijp que fica o famoso Albert Cuyp Market, o maior mercado ao ar livre da Europa, além de espaços verdes e muitos exemplares de arquitetura histórica. Um dos destaques é o Sarphatipark, um parque perfeito para um passeio agradável e, quem sabe, um saboroso piquenique.
Além disso, o bairro também é conhecido pela vida noturna badalada, com bares e pubs que atraem moradores e turistas com sua pegada boêmia.
Casa Rembrandt
Uma das atrações do centro de Amsterdam que você não pode perder é a Casa Rembrandt, um museu fascinante dedicado à vida e obra do famoso pintor holandês.
O museu fica instalado na residência onde Rembrandt viveu e trabalhou durante quase 20 anos, e cada espaço foi caprichosamente restaurado para refletir o ambiente da época, com móveis, objetos e ferramentas similares aos que ele utilizava.
Os visitantes também podem conferir de perto exposições de gravuras e demonstrações de técnicas de pintura e impressão que tornaram o artista conhecido no mundo inteiro.
A Casa Rembrandt funciona todos os dias, das 10h às 18h, com ingressos a partir de 17,50 euros (em dezembro de 2024).
Heineken Experience

Os apaixonados por cerveja não vão se arrepender de incluir a Heineken Experience em seus planos de viagem. Essa atração interativa fica localizada na antiga cervejaria da famosa marca de cerveja holandesa.
O tour guiado é uma imersão na história da Heineken, desde sua fundação em 1864 até seu status atual como uma das cervejas mais consumidas no mundo. É uma oportunidade ímpar de aprender sobre o processo de fabricação da bebida.
Além do aspecto educacional, a Heineken Experience oferece atividades interativas, como degustações, jogos e a oportunidade de personalizar sua própria garrafa de cerveja.
A experiência termina no Heineken Bar, onde você poderá saborear uma cerveja fresquinha.
Os ingressos custam a partir de 25 euros (em dezembro de 2024), e o valor inclui duas bebidas.
NEMO Science Museum
Indicado para todas as idades, o NEMO Science Museum permite aprender ciência de forma divertida e interativa. A entrada custa a partir de 17,50 euros (em dezembro de 2024).
O museu fica em um prédio inovador, que simula um navio atracado, onde o visitante encontra exposições práticas sobre diversos temas, como energia, física, biologia e tecnologia.
O local faz muito sucesso entre crianças e adultos, que podem participar de experimentos, explorar maquetes e assistir a demonstrações ao vivo, além de conferir a vista panorâmica do terraço e de fazer um lanche agradável no café ao ar livre instalado por lá.
Jordaan
Sem dúvida, o bairro Jordaan é uma das regiões mais turísticas de toda a cidade.
Por ali, o que não faltam são bares, boutiques e restaurantes, além das muitas barraquinhas do mercado Noordermarkt, que vendem roupas, alimentos orgânicos, joias e peças de antiguidade.
Um dos pontos altos na gastronomia holandesa são as deliciosas tortas de maçã tradicionais do país. Aproveite sua passagem pelo Jordaan para parar no Wickel 43, um famoso café bar que oferece a melhor torta de maçã da cidade.
Não deixe de conhecer também o Amsterdam Cheese Museum e o Houseboat Museum. Prepare a câmera, um belo calçado e ande por toda a região. É um local encantador!
Red Light District
A famosa e curiosa Red Light District não pode deixar de ser mencionada. Muito polêmico, o local é notável por contar com dezenas de vitrines que exibem profissionais do entretenimento adulto.
Além disso, no bairro de luzes vermelhas você encontrará estabelecimentos que oferecem apresentações teatrais eróticas, além de lojas e bares para o público adulto.
Há ainda os coffee shops, onde é possível consumir haxixe e cannabis legalmente. Entre as principais atrações estão o Museum of Prostitution, o Ons ‘Lieve Heer op Solder e o Allard Pierson.
Museu Stedelijk
O Museu Stedelijk é um dos maiores e mais importantes museus de arte moderna e contemporânea do mundo, localizado na Museumplein, bem próximo ao Rijksmuseum e ao Museu Van Gogh.
O Stedelijk abriga uma coleção de obras de artistas renomados, como Van Gogh, Mondrian, Picasso e Kandinsky, e o próprio edifício é uma atração interessante, com sua arquitetura contemporânea que contrasta harmoniosamente com os prédios históricos ao redor.
Além da coleção permanente, o museu realiza exposições temporárias de destaque e oferece workshops, tours guiados e eventos, com ingressos a partir de 22,50 euros (em dezembro de 2024).
Oude Kerk
A Oude Kerk, ou Igreja Velha, é a construção mais antiga de Amsterdam, construída no século XIV e localizada no famoso Red Light District.
O templo impressiona com sua arquitetura gótica e suas magníficas janelas de vitrais coloridos, e o interior é igualmente fascinante, com um teto de madeira esculpido e um órgão histórico que ainda é utilizado em concertos.
A localização inusitada e a rica história tornam a visita à igreja uma experiência imperdível, com ingressos a 13,50 euros (em dezembro de 2024).
É obrigatório seguro viagem para Amsterdam?
Sim, o seguro viagem é obrigatório para todos os turistas com destino a Amsterdam, além de ser um item extremamente importante para garantir uma viagem com total segurança.
A Holanda, assim como a maioria dos países europeus, faz parte da chamada Zona Schengen, uma área de livre trânsito de viajantes que simplifica o processo de entrada nos países da região.
A entrada facilitada, contudo, só ocorre mediante a apresentação de alguns documentos, como o passaporte e o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Ou seja, sem um seguro viagem você pode ser impedido de entrar na Europa e em Amsterdam, podendo até mesmo ser extraditado de volta para casa.
Seguro viagem mais barato para Amsterdam
O seguro viagem te garante respaldo em muitas situações indesejáveis, para que você tenha uma viagem tranquila.
Um bom seguro oferece coberturas como assistência médica e odontológica, auxílio em caso de acidentes, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
Na hora de escolher a melhor opção, conte com a ajuda do Seguros Promo, que garante ótimos preços e condições de pagamento, além de promoções e descontos. Você vai encontrar os planos mais recomendados com os preços mais baixos.
Quer viajar tranquilo pela Europa? Conte com o Seguros Promo!
Continue sua leitura!
- Praias da Austrália: veja quais são os destinos imperdíveis no país!
- Queenstown: conheça a capital mundial dos esportes de natureza!
- Restaurantes em Sydney: conheça 10 lugares imperdíveis!
- Tampa, Flórida: o que fazer e onde ficar na cidade americana
- Inverno em Nova York: o que fazer na cidade durante o frio?