O que é seguro viagem: veja para que serve, o que cobre e como contratar
Saiba o que é seguro viagem e como funciona. Entenda o que cobre, quais os tipos e quando fazer um. Veja como contratar e qual prazo de atendimento.
Viajar é, sem dúvidas, uma chance de viver experiências incríveis e conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Contudo, é sempre importante ter em mente que imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, e você precisa estar preparado para lidar com eles.
É aí que entra o seguro viagem, um serviço capaz de garantir que você curta a sua estadia e volte para casa sem preocupações.
Neste guia completo, vamos desvendar tudo sobre esse serviço estratégico: o que é seguro viagem, para que serve, quais as coberturas mais importantes e como escolher a opção ideal para sua próxima viagem. Vamos lá?
O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!
O que é seguro viagem?
O seguro viagem é um serviço que tem como objetivo prestar suporte ao viajante e ajudá-lo a sanar diversos problemas que podem acontecer durante o seu passeio.
Dito isso, o seguro é sempre recomendável e, para alguns destinos, pode até ser obrigatório. Em geral, ele ajuda a evitar grandes dores de cabeça, além de poder garantir muita economia ao bolso do segurado.
Para o que serve o seguro viagem?
A gente nunca sabe quando algo vai dar errado, não é mesmo? E ninguém merece ter sua viagem estragada por causa disso.
Algumas pessoas ficam meses, talvez até anos planejando e se preparando para aquela viagem dos sonhos e, quando finalmente chega a hora, algo sai do planejado.
E é para casos como esses que se contrata um seguro viagem! Para garantir a segurança e a tranquilidade dos viajantes durante o período em que estão longe de casa.
Com ele, o segurado tem acesso a diversos tipos de benefícios, assistências ou reembolso das despesas gastas com acidentes, doenças, atrasos, entre outros. Assim, ele viaja com a tranquilidade de que, caso aconteça algum imprevisto, poderá receber a ajuda necessária e não terá prejuízos financeiros.
É necessário ter um seguro viagem?
Quando explicamos o que é seguro viagem, falamos sobre a sua importância nos momentos de crise, mas além disso, muitas vezes, o produto é um dos requisitos obrigatórios para entrar em alguns países.
Ou seja, você não poderá viajar sem contar com uma apólice que tenha coberturas como a de assistência médica, por exemplo. Outra vantagem é o preço do seguro viagem, que comparado aos valores gastos em hospitais internacionais, é praticamente irrisório.
Em outras palavras, considerando quanto custa um seguro, um dos seus principais benefícios é a economia no bolso do viajante.
Aqui no Seguros Promo, você poderá comparar diferentes planos das melhores seguradoras do mundo. Assim será fácil encontrar o melhor custo-benefício para você e conhecer o mundo com a tranquilidade e a economia que merece!
Como funciona o seguro viagem?
A partir do momento em que sua viagem começa, o seguro passa a ser válido e poderá ser acionado, de acordo com as condições contratadas. Então, é só seguir a viagem como planejado que, caso aconteça algum dos eventos descritos no seguro, poderá fazer contato com a seguradora.
Mesmo que esteja viajando para o exterior, não precisa se preocupar, pois as seguradoras oferecem atendimento em português.
Em seguida, as providências necessárias serão tomadas para que o seu problema se resolva da melhor forma possível. Seja ele um contratempo com a bagagem, um voo cancelado ou um acidente grave, de acordo com o que tiver sido estabelecido antes da viagem.
O que cobre o seguro de viagem?
Agora que você já sabe o que é seguro viagem e a sua importância, vamos mostrar quais são algumas das principais coberturas oferecidas nos planos contratados.
Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), as seguradora são obrigadas a oferecer ao menos uma das coberturas ou serviços seguintes em seus planos:
- Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas ocasionadas de acidente pessoal ou doença súbita;
- Regresso sanitário, também chamado de repatriação;
- Traslado médico;
- Traslado do corpo;
- Morte em viagem;
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem.
Vamos detalhar algumas delas abaixo. Veja só!
Despesas médicas, hospitalares e odontológicas
Este é o item mais comum em seguros de viagem, sejam nacionais ou internacionais.
Normalmente, é a este tipo de serviço que os seguros se referem quando anunciam, por exemplo, uma cobertura de 10 mil dólares. Ou seja, se for necessário algum atendimento médico-hospitalar ou odontológico durante a viagem, os custos serão pagos ou reembolsados.
Isso contanto que os atendimentos não ultrapassem o valor segurado. Sendo assim, basta contatar a seguradora para o ressarcimento.
E com o serviço de assistência de viagem, se estiver disponível, a seguradora ainda auxilia diretamente no processo de atendimento e pagamento.
Consulte as condições do seu plano. Geralmente essa cobertura vale para urgências relacionadas a acidentes pessoais, enfermidades súbitas e a doenças preexistentes ou crônicas.
Regresso sanitário
Esta cobertura é relativa à indenização, também dentro dos limites estabelecidos no contrato, para o retorno ao país de origem do segurado. Isso abrange todos os custos essenciais para garantir que se possa ter um retorno tranquilo.
Caso haja a necessidade de regressar e isso não seja possível por meios normais, basta acionar a seguradora.
Por exemplo, caso o cliente tenha sofrido um acidente ou tenha alguma enfermidade (previstos em contrato) que leve a essa situação.
Traslado médico
A cobertura para traslado médico também se relaciona à indenização pelos custos de transporte, mas os necessários para um atendimento médico ou hospitalar.
Isso inclui tanto a remoção, quanto a transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximos e que sejam capazes de atendê-lo.
Confira também as condições previstas no contrato, que definem que a causa deve ser por acidente pessoal ou enfermidade, assim como informam o valor máximo coberto nestas situações. Essa cobertura sempre acompanha as indenizações para Despesas Médicas, Hospitalares e/ou Odontológicas.
Morte em viagem
Na ocasião em que ocorra um falecimento durante a viagem, essa cobertura poderá garantir o pagamento a um ou mais beneficiários informados na apólice.
A seguradora oferece essa indenização de forma única ou na forma de renda.
A cobertura pode abranger apenas a morte acidental durante a viagem, mas também pode incluir a ocasionada por causas naturais. Portanto, confira as condições, assim como o valor, em seu contrato com a seguradora.
Também é oferecida uma indenização pelo transporte necessário para que seja realizado o funeral, incluindo todos os objetos necessários para tal.
Essa cobertura também se encontra com o nome de Traslado de Corpo.
Invalidez por acidente
Nesse caso, uma indenização também é oferecida em casos de acidente em viagem que ocasionam invalidez permanente, seja parcial ou total. Define-se como a perda, redução ou impotência funcional permanente dos membros ou órgãos que estejam definidos na apólice.
Confira as condições estabelecidas no contrato para que essa assistência ocorra sem problemas.
Que outras coberturas existem no seguro viagem?
Com isso, já podemos ver o quanto o seguro viagem pode ajudar em casos de acidentes e eventos trágicos. Mas esses foram apenas os itens obrigatórios!
Outro bastante popular é a assistência em casos de bagagem extraviada, roubada, furtada, danificada ou destruída, quando for comprovado.
A indenização para cancelamentos da viagem pode garantir valores que normalmente não seriam reembolsáveis, como o preço de pacotes turísticos e reservas em hotéis.
Além disso, pode haver o regresso antecipado, quando ele for necessário por algum dos eventos previstos pela seguradora.
A cobertura para funeral também pode ser contratada como adicional, já que o traslado do corpo abrange apenas os custos de transporte.
Além destas existem muitas outras! Por isso, confira atentamente quais delas estão presentes no plano do seu interesse antes de fechar o negócio.
Quais são os riscos que o seguro viagem não cobre?
Já sabemos então o que é seguro viagem e quais são as suas principais coberturas.
Ou seja, aquelas que podem te precaver em casos de acidentes, urgências, emergências e grandes imprevistos.
Mas e quando não dá pra contar com o plano?
Como já vimos, alguns itens são obrigatórios, mas há vários opcionais durante a contratação.
Qualquer situação que não esteja prevista em sua apólice não é válida para acionar a seguradora.
Isso pode incluir as despesas médico-hospitalares decorrentes de atividades de muito risco, como esportes radicais, a menos que seja contratado um plano específico para isso.
E atenção, pois nem toda seguradora oferece essas opções!
O mesmo pode ocorrer com alguns fenômenos naturais, como furacões ou tsunamis.
Exames médicos de rotina, psicológicos ou psiquiátricos também usualmente não são incluídos.
Por fim, transporte itens pessoais, como documentos, cartões de crédito e joias de família, em sua bagagem com cuidado, pois estes não são repostos.
Normalmente o que acontece é o pagamento de uma indenização baseada no peso, em quilos, da bagagem perdida, até um certo limite estabelecido.
Se tiver qualquer dúvida, não deixe de conferir com sua seguradora, os termos e condições podem variar bastante!
Encontre o seguro viagem ideal para você gastando pouco aqui no Seguros Promo
Planejar uma viagem dos sonhos exige organização e pesquisa, e uma das etapas mais importantes é garantir a sua segurança com um seguro viagem adequado. Encontrar o plano ideal mais vantajoso nem sempre é fácil, mas é aí que entra o Seguros Promo.
O melhor comparador de seguros viagem do mercado te ajuda a encontrar a cobertura perfeita para sua aventura pelo menor preço, com cotações de diversas opções das principais seguradoras do mercado.
Você pode utilizar filtros inteligentes para personalizar sua busca, navegar entre coberturas completas para diferentes tipos de viagens, desfrutar de preços competitivos e promoções imperdíveis, com pagamento em até 12 vezes no cartão. Não deixe para depois e viaje sem preocupações!
Quais são os tipos de seguro viagem?
Os tipos de seguro viagem podem depender da seguradora. Usualmente há diferenciação entre os planos individuais, de família ou empresariais.
Ou seja, aqueles que são contratados para uma única pessoa, ou para duas ou mais que viajarão juntas, ou para quem vai representar sua empresa. Esses planos podem variar de acordo com as necessidades mais comuns de cada viajante.
Você pode encontrar também planos focados em determinados públicos, como para idosos e gestantes, que precisam de proteções especiais para oferecerem coberturas mais abrangentes.
Há também distinções conforme o destino da viagem, com planos específicos para destinos nacionais ou no exterior, além de várias categorias e modalidades, como os planos para intercâmbio, para esportes radicais ou os marítimos (para cruzeiros).
Qual a diferença entre o seguro viagem nacional e o internacional?
O seguro de viagem é válido para o país ou continente para o qual foi contratado. Portanto, se contratar um seguro para o Brasil, ele não será válido fora desta área. Os planos para a Área Schengen, por exemplo, precisam ser válidos para qualquer país incluído no tratado.
Outra diferença é que os seguros de viagem nacionais devem incluir ao menos uma das coberturas listadas acima.
Já o seguro viagem internacional deve incluir coberturas para despesas médico-hospitalares e/ou odontológicas, regresso sanitário, traslado de corpo e traslado médico.
Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?
A assistência de viagem é uma forma de atendimento dentro do seu seguro viagem.
Basicamente, a função do seguro é te auxiliar ou reembolsar pelos valores que forem gastos com despesas previstas em seu plano contratado.
Isso quer dizer que, se ocorrer uma emergência, você paga ao hospital, como faz normalmente, e depois pode solicitar um reembolso à seguradora.
Já com a opção de assistência de viagem, ao acionar a seguradora, você será encaminhado para o atendimento sem precisar pagar nada, recebendo a ajuda necessária para resolver seu problema.
Mas então vale a pena contratar a assistência de viagem? É muito caro? Bem, não precisa se preocupar com isso!
Uma resolução da SUSEP, em 2014, definiu que a assistência de viagem e o seguro viagem passaram a ser uma coisa só. Portanto, enquanto você estiver dentro da área de atendimento da assistência de viagem, você pode tanto optar por esse auxílio, quanto pelo reembolso.
Qual a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?
A principal distinção entre esses dois tipos de seguro está na finalidade.
O seguro viagem cobre diversas situações inesperadas que podem ocorrer durante uma viagem, não se limitando a questões de saúde. Pode ser acionado por problemas com bagagem, interrupção de viagem, entre outros.
O seguro saúde, por outro lado, é focado exclusivamente em coberturas relacionadas à saúde, de modo a garantir cuidados médicos no destino da viagem, sem estender a proteção a outros aspectos.
Geralmente, o seguro viagem é mais barato que o seguro saúde, pois é contratado para um período específico e cobre apenas eventos relacionados à viagem. A duração também varia: o seguro saúde é mais indicado por períodos mais extensos, como intercâmbios.
Como escolher o seguro viagem?
Para encontrar o seguro viagem ideal para o seu passeio, você pode se orientar fazendo algumas perguntas básicas, o que pode ser útil para conseguir um seguro mais completo e personalizado de acordo com as suas demandas.
Para começar, considere como é o destino da sua viagem. É nacional ou internacional? Quando você vai? Como são as condições climáticas do lugar? E a gastronomia?
São questões simples, mas que fazem uma grande diferença na hora de definir quais coberturas serão mais úteis caso ocorra algum imprevisto.
E quais são os seus objetivos com essa viagem? Você vai a passeio ou vai praticar algum esporte? Imagina se você se acidenta durante uma escalada, ou se machuca enquanto esquia? Em alguns casos específicos, a cobertura médica convencional pode não ser o suficiente para resolver o seu problema.
Nesse caso o ideal é contar com um seguro viagem para esportes que ofereça ao contratante o translado até o hospital. Do contrário, você terá que arcar com os custos do resgate.
Você sabe quanto tempo vai durar a sua viagem? Independentemente da sua resposta, a contratação do serviço é extremamente recomendada. Principalmente se levarmos em conta o custo-benefício.
Se colocar na ponta do lápis, irá perceber que a média diária de gastos com o seguro viagem é mínima se comparada às despesas médicas de alguns países. E ainda, existem lugares que exigem a contratação do serviço, como a Europa!
Qual o valor de um seguro viagem?
O valor médio de um seguro viagem depende de elementos como destino, duração, atividades pretendidas, perfil do viajante e outros aspectos.
Em geral, é possível encontrar opções a partir de R$ 7 por dia para planos nacionais e a partir de R$ 18 para seguro viagem internacional.
Ou seja, o custo é acessível e praticamente irrisório considerando-se o investimento que você está fazendo na sua viagem e a sensação de segurança garantida pelo seguro.
Quando contratar o seguro viagem?
Contrate o plano antes da viagem se iniciar. Muitas seguradoras podem não aceitar fazê-lo para uma viagem que está em andamento. Por isso, o ideal é contratar o seguro até o momento do embarque.
O melhor mesmo é que o planejamento comece algumas semanas, ou até mesmo meses antes. Afinal, é bom ter tempo para pesquisar os preços e as condições de cada seguradora.
Por quanto tempo devo contratar o seguro de viagem?
O seguro deve ser válido durante todo o período em que estiver fora. Alguns lugares, como os países do Espaço Schengen, podem até mesmo exigir que seja assim.
Portanto, se durante a viagem você decidir ficar lá por mais tempo, não se esqueça de pedir uma extensão da vigência do seu seguro. Algumas seguradoras podem até permitir que você faça essa alteração sem cobrar taxas adicionais, mas é melhor não arriscar.
Como contratar um seguro viagem?
Primeiro tenha certeza do local que irá visitar, e por qual período de tempo.
Em seguida, veja se não há condições a serem cumpridas: em vários países da Europa, por exemplo, é cobrada uma cobertura de 30 mil euros para DMHO.
Em seguida, pense nas atividades que irá praticar durante a viagem e se é uma boa contratar um serviço adicional.
Depois, é só fazer sua pesquisa no Seguros Promo, comparar diferentes planos, e escolher o que mais combina com seu perfil de viajante!
Como acionar o seguro viagem?
Para acionar o seu seguro, você precisará do seu número de apólice de seguro e das informações de contato da seguradora facilmente acessíveis. Estes dados são geralmente fornecidos no certificado de seguro.
Ligue para a central de atendimento de emergência da seguradora. Normalmente, eles oferecem um número de telefone 24 horas, que pode ser gratuito ou reembolsável. Para situações não-emergenciais, acione a seguradora o quanto antes para reportar o problema e receber orientação adequada.
Forneça detalhes completos sobre o que aconteceu. Isso pode incluir a natureza da emergência médica, a perda ou extravio de bagagem, cancelamento de voos ou outros incidentes cobertos.
A empresa irá guiá-lo sobre os próximos passos. Isso pode incluir a necessidade de consultar um médico específico, visitar um hospital designado ou fornecer documentos adicionais para comprovar o incidente.
Guarde todos os documentos relevantes para o processo de reembolso, como recibos, boletins de ocorrência, relatórios médicos, entre outros. Se a seguradora requerer um formulário de sinistro, preencha-o detalhadamente e envie junto com a documentação solicitada.
Você poderá acionar o seu seguro em diferentes situações, como emergências médicas, repatriação sanitária e funerária, cancelamento ou interrupção de viagem, extravio, dano ou roubo de bagagem, entre muitas outras.
Qual o prazo para ser atendido pela seguradora do seguro viagem?
O prazo para ser atendido pela seguradora do seguro viagem varia dependendo da situação e da política de cada empresa.
O prazo médio para o processamento de reembolsos e sinistros costuma variar entre 15 a 30 dias depois do recebimento de todos os documentos necessários. Contudo, o tempo pode ser estendido se a seguradora precisar verificar os documentos ou alguma informação adicional.
Situações que custam mais que um seguro viagem
Se você acha que um seguro viagem é desnecessário, veja aqui 7 situações que custam mais que um seguro viagem, e entenda as vantagens desse benefício!
Pegar um resfriado ao chegar em um destino
Se ficar doente em casa já é ruim, imagina durante uma viagem? Não é difícil pegar uma gripe ao chegar em destinos com condições climáticas diferentes. Com o seguro viagem, você não tem que desembolsar nem um real a mais para ser atendido!
Perder seus documentos
Para quem viaja sem seguro, perder os documentos pode ser uma dor de cabeça e ainda acabar com o passeio. Caso ocorra, a seguradora irá orientá-lo a qualquer hora, com atendimento em português, para solucionar o problema.
Descobrir uma apendicite durante a viagem
Segundo pesquisas, a maioria dos acionamentos dos seguros são por motivos de saúde. Alguns problemas, como descobrir uma apendicite, não têm hora para acontecer e podem demandar procedimentos mais caros – uma simples cirurgia de apendicite pode custar entre US$ 45 e US$ 50 mil dólares nos Estados Unidos, por exemplo.
Ter a mala extraviada no aeroporto
Na ida ou na volta, ter a mala extraviada é uma situação relativamente frequente, e ficar esperando sua mala chegar na esteira e ela não aparecer pode sair caro.
O seguro viagem ressarce o viajante conforme o valor assegurado pelos itens que estavam em sua bagagem, minimizando o prejuízo.
Ter uma intoxicação alimentar
Não existe nada mais comum do que sentir-se mal depois de provar comidas diferentes do que estamos acostumados. O que não precisa acontecer é ter as férias arruinadas por problemas de saúde, afinal, buscar ajuda médica sem o auxílio de um seguro viagem pode sair mais caro do que o esperado.
Não se esqueça do seguro viagem!
Agora que você sabe o que é seguro viagem, fica claro que contratar esse serviço é essencial para garantir a segurança durante suas aventuras mundo afora.
Desde coberturas médicas até assistência em casos de extravio de bagagem, o seguro viagem oferece um suporte indispensável para enfrentar imprevistos e aproveitar sua viagem ao máximo. No Seguros Promo, você encontra as melhores opções com os preços mais vantajosos. Conheça agora mesmo as ofertas disponíveis!
Continue sua leitura!
- O que fazer em Amsterdam: 15 lugares imperdíveis para visitar
- Cidades da Inglaterra: quais são as mais bonitas e quando ir
- Países pouco conhecidos para incluir no seu roteiro de viagem
- Descubra quais são os 10 maiores aeroportos do mundo
- Visto americano: como tirar, passo a passo e dicas importantes