Mochilão pelo Brasil: por onde passar?
Fazer um mochilão pelo Brasil é uma opção incrível para quem quer aliar destinos imperdíveis e boa economia! Saiba como montar um e o que explorar!
Quando falamos em mochilão, dificilmente pensamos em um mochilão pelo Brasil. Afinal, esse tipo de viagem geralmente está associada à Europa, Ásia ou América do Sul.
Mas você já parou pra pensar que a imensidão do nosso país e as múltiplas possibilidades de lugares, paisagens e culturas a serem exploradas do Norte ao Sul do Brasil são um prato cheio para fazer um mochilão?
Com certeza, não é novidade para ninguém a enorme diversidade do nosso vasto território. Temos praias, cidades históricas, cachoeiras, serras, florestas, enfim, opções para todos os gostos!
Com o dólar em alta, fazer um mochilão pelo Brasil pode ser uma excelente ideia! Ficou interessado? Veja a seguir alguns roteiros que preparamos para você desbravar as maravilhas do nosso país e enriquecer sua bagagem mochileira!
Mesmo no Brasil, é extremamente importante contratar um seguro viagem. Cote seu seguro no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!
Mochilão pelo Brasil: Rota das Emoções
A Rota das Emoções leva esse nome graças aos caminhos a serem percorridos — a maior parte só pode ser feita em veículos 4×4 e com guias autorizados devido às condições de alguns trechos, que não são pavimentados, sendo que alguns passam por propriedades particulares.
O acesso difícil torna a viagem ainda mais especial, pelo menos para quem gosta de aventura, pois o que se encontra são paisagens naturais muito bem preservadas.
São três os pontos principais dessa rota. Os Lençóis Maranhenses, com suas imensas dunas e lagoas de águas cristalinas, pode ser o ponto de partida ou de chegada do seu mochilão.
Lembre-se de que só é possível percorrer o parque acompanhado de guias especializados, até por uma questão de segurança.
No meio do caminho está o Delta do Parnaíba, o terceiro maior do mundo e o único das Américas que deságua em mar aberto, formando a maior floresta de mangue do país. No entorno, há várias ilhas, com lagoas de água doce e paisagens exóticas.
E na outra ponta do roteiro, encontra-se Jericoacoara, um pequeno paraíso perdido no Ceará, famoso pelas redes montadas dentro das lagoas de águas em tons azulados e esverdeados.
Jeri, como é carinhosamente apelidada, é uma vila pé na areia, repleta de pousadas charmosas, restaurantes de gastronomia variada e um clima rústico que conquista viajantes do mundo inteiro.
Para chegar até lá atravessando as dunas, também só é possível em veículos com tração nas 4 rodas — mas não tenha dúvidas de que vale muito a pena!
Lençóis Maranhenses
As gigantes dunas dos Lençóis Maranhenses e as chuvas que caem no local são as responsáveis pelas belezas dessa região, que é o principal cartão-postal do turismo no Maranhão.
A área é imensa e possui aproximadamente 7.500 lagoas, e essa quantidade varia ano a ano. Se quiser conferir as maiores lagoas, procure pela Lagoa Azul e pela Lagoa Bonita, e não deixe de aproveitar também as praias paradisíacas do destino.
Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba é um arquipélago composto por mais de 70 ilhas do Brasil. Localizado entre o Maranhão e o Piauí, a Ilha Grande Santa Isabel é a maior do local, seguida pela Ilha das Canárias.
A rota mais comum na região é chamada de Delta do Parnaíba Tradicional, que é um passeio de barco pelos rios, mangues e igarapés que formam o arquipélago.
Jericoacoara
Foto: Jerioacoara
Em Jeri, algumas das melhores praias da cidade são a Praia Principal de Jericoacoara, um point para quem quer se hospedar à beira-mar, a Praia do Preá, uma boa pedida para os praticantes de kitesurf, e a Praia das Conchas, uma das mais notáveis.
Além das praias imperdíveis, que tal curtir uma rede nas mais belas lagoas de Jericoacoara? Alguns dos pontos turísticos mais procurados para isso é a Lagoa do Paraíso e a Lagoa da Torta. Se quiser um local com menos movimento, opte pela Lagoa Azul.
Contrate um seguro viagem para o seu mochilão!
Imprevistos acontecem e o melhor a fazer é se prevenir, afinal, a maioria dos planos de saúde não têm vigência fora do estado de origem.
O valor de um seguro para viagens dentro do país é muito acessível e pode ser uma mão na roda — nada como viajar com tranquilidade e poder contar com uma assistência especializada quando precisar.
Faça a cotação do seu seguro viagem no Seguros Promo e garanta assistência médica para urgências e emergências, acidentes pessoais e reembolso de despesas médicas para a sua viagem de aventura.
Mochilão pelo Brasil: cidades históricas de Minas Gerais
Foto: Ouro Preto
O estado mineiro é conhecido principalmente por sua culinária típica e seu povo acolhedor. Junte isso à uma boa dose de história e cultura, com paisagens cercadas por montanhas, e você tem um cenário perfeito para uma viagem enriquecedora.
Em seu mochilão pelas cidades históricas mineiras, você não pode deixar de passar por Ouro Preto, que tem um dos maiores acervos de arte barroca do país, igrejas e casarões antigos bem preservados e uma universidade federal que movimenta a cidade.
Bem pertinho está Mariana, que também merece uma visita. Uma atração à parte são as cachoeiras da região — procure se informar sobre as melhores e mais próximas de onde estiver para se refrescar durante o passeio.
Outras cidades turísticas de Minas Gerais que não podem ficar de fora são Tiradentes e São João Del Rei. De uma a outra, você pode fazer o passeio de Maria Fumaça, que é como uma viagem no tempo.
Em Tiradentes, o centro histórico é bem pequeno, mas muito charmoso, e pode ser percorrido em um dia.
Procure saber também sobre os festivais de inverno e de gastronomia que acontecem todos os anos nas cidades históricas, e tente conciliar com as datas da sua viagem.
Pode-se incluir ainda Congonhas, Diamantina e Brumadinho, onde fica o Inhotim, um museu de arte contemporânea ao ar livre que é imperdível, e pode deixar seu mochilão muito mais completo.
Ouro Preto
Com um dos conjunto arquitetônicos mais relevantes do país, a cidade de Ouro Preto é um dos principais destinos de turismo em Minas Gerais.
As atrações de maior destaque são as igrejas, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, e os museus, como o Museu da Inconfidência, além das minas de ouro que foram encontradas na região da cidade.
Mariana
Mariana está entre as opções de viagens baratas que podem ser feitas durante um mochilão pelo Brasil. A cidade possui muitas igrejas, museus e praças, e opções de acomodações compatíveis com quem está visando economia durante a jornada.
O destino foi a primeira capital do estado durante o período colonial, e conserva casarões dos séculos XVII e XVIII.
Tiradentes
Uma opção ideal para relaxar, Tiradentes não exige tanta energia como Ouro Preto e concentra a maior parte dos seus pontos turísticos no Centro Histórico.
A praça Largo das Forras é onde as principais ruas da cidade se encontram, sendo uma boa referência para começar o roteiro.
O turismo gastronômico é um dos pontos mais fortes de Tiradentes, e portanto, opções de restaurantes de dar água na boca não irão faltar. Para aproveitar o melhor da culinária regional, procure visitar a cidade durante o Festival de Cultura e Gastronomia.
São João Del Rei
Contemporânea à Tiradentes, é possível visitar São João Del Rei em um único dia e conhecer todos os pontos turísticos a pé, o que faz da cidade uma boa escolha para explorar em conjunto com outros destinos próximos.
Passeie pela Rua Getúlio Vargas e confira as igrejas e edificações históricas, que são algumas das principais atrações por lá.
Congonhas
A cidade de Congonhas é famosa pelas obras de Aleijadinho, que compõem alguns dos principais atrativos da cidade.
O Complexo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde estão esculpidas em pedra-sabão as estátuas em tamanho real dos 12 profetas, impressionam os visitantes. Conheça mais sobre a história do lugar no Museu de Congonhas.
Uma dica para visitar a cidade é levar dinheiro em espécie, já que não são muitos os estabelecimentos que aceitam compras em cartão.
Diamantina
Diamantina é uma das mais belas e icônicas cidades históricas de Minas Gerais. O local foi o maior centro de extração de diamantes do Ocidente durante o século XVIII, o que garantiu o enriquecimento da aristocracia local.
Um dos principais nomes que remetem à cidade é a ex-escrava Chica da Silva, que já inspirou diversas obras e histórias. A casa da famosa figura pública é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
O destino ainda cedia a Vesperata, um evento recorrente no qual músicos fazem um verdadeiro espetáculo em meio aos casarões da região, regidos por um maestro.
Brumadinho
Brumadinho atrai a atenção dos viajantes em busca de turismo de aventura. Na Serra da Moeda, é possível encontrar opções para a prática de asa delta, parapente e balões, que podem ser utilizados mediante a contratação de uma escola especializada.
No Parque Estadual da Serra do Rola Moça está a trilha até o Mirante Morro dos Veados, de onde se pode ter uma bela vista de toda região de Brumadinho. O trajeto é leve e cercado por uma vegetação variada, além de ser o habitat de espécies ameaçadas de extinção.
Outras alternativas para turismo na região incluem o Sítio Histórico Quilombo do Sapé, a Rota da Cachaça e o Espaço Verde Folhas. Vale a pena explorar todas as possibilidades que Brumadinho oferece, sendo uma ótima recomendação para viagens em família.
Inhotim
Inhotim é uma das principais atrações turísticas de Brumadinho e um dos lugares mais interessantes para viajar no Brasil.
O instituto abriga um dos mais relevantes conjuntos de arte contemporânea no país, entre pinturas, esculturas, fotografias e vídeos, além de 42 jardins de Mata Atlântica e Cerrado.
O ideal é separar dois dias para conhecer Inhotim, sendo um para visitar o acervo de arte e outro para explorar os jardins. Os de maior destaque são o Jardim de Todos os Sentidos, Jardim Desértico e o Largo das Orquídeas.
Mochilão pelo Brasil: Litoral sul da Bahia
Essa é uma rota que une praia, história, cultura e ecoturismo.
Na região do descobrimento do Brasil, entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, além das incríveis belezas naturais que encantaram os que aqui desembarcaram pela primeira vez, é possível revisitar e conhecer um pouco das origens do nosso país.
Coroa Vermelha, Praia do Espelho, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda são os pontos de mais interesse nesse roteiro.
Contrastando com o agito de Porto Seguro, Caraíva, por exemplo, é um vilarejo mais sossegado e conhecido pelo astral positivo que atrai viajantes em busca de mais tranquilidade.
Em Arraial, o clima é de agito, já Trancoso é mais zen. Independente de qual for a sua praia, dá para encontrar uma que combine com seu estilo de mochileiro e alternar dias de descanso e badalação em terras baianas, que são um dos principais destinos para viagens de férias.
Porto Seguro
Foto: Porto Seguro
Destino rico em opções para quem quer conhecer a fundo a história do Brasil e algumas das belas praias do país!
O Centro Histórico de Porto Seguro é um dos primeiros núcleos habitacionais da nação. Por lá, não deixe de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena e o Museu do Descobrimento.
Veja também o Marco do Descobrimento, reconhecido como o primeiro patrimônio histórico mais antigo do Brasil.
Para as praias, a dica imperdível é Taperapuan, a mais célebre da cidade. Há uma série de passeios para fazer em Porto Seguro, e você certamente conseguirá montar um roteiro perfeito de acordo com os seus interesses.
Santa Cruz Cabrália
O município fica a apenas 20 km de Porto Seguro, e foi lá que Pedro Álvares Cabral desembarcou ao fazer sua expedição às terras do nosso país.
Na praia de Santo André, há o encontro das águas do mar com o Rio São João de Tiba. Na Ilha Paraíso está a foz do rio, e é possível chegar até ela a bordo de uma escuna até o Parque Marinho da Coroa Alta. Aproveite o trajeto para observar os corais e a vida marinha!
Outra dica é visitar o Parque Ecológico do Santuário, onde podem ser encontradas opções de trilhas, mirantes e cachoeiras, além de cabanas e restaurantes. Escolha certa para agradar aos mais variados perfis de viajantes!
Entre os atrativos históricos, confira a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma das mais antigas do Brasil.
Coroa Vermelha
Geralmente incluída como um ponto turístico que não pode ficar de fora durante uma viagem para Porto Seguro, a praia de Coroa Vermelha fica em Santa Cruz de Cabrália, e lá é possível encontrar um marco que celebra a primeira missa feita no Brasil.
As águas da praia são calmas e claras, e durante a maré baixa, são formadas piscinas naturais. Se quiser adquirir algumas peças de artesanato durante a sua viagem, lá é o lugar!
Praia do Espelho
Uma das praias da Bahia mais famosas, a Praia do Espelho é especialmente interessante durante a maré mais baixa, quando suas águas parecem espelhar os arredores — o que levou a praia a ganhar seu nome.
Para encontrar o momento perfeito ver o espelho, além da maré baixa, é necessário que não haja ventos. Assim, a água estará praticamente sem movimentos, gerando os famosos reflexos.
Caraíva
Uma das opções favoritas para viajantes em busca de sossego durante um roteiro de turismo na Bahia, Caraíva é um destino rústico, e a recomendação ao chegar por lá é simplesmente relaxar e curtir o ritmo calmo do local.
Além das belas praias, onde se pode tomar banho de rio ou de mar, por lá também oferecem passeios de buggy até a Ponta do Corumbau. Aproveite as belas paisagens durante o percurso.
Trancoso
Trancoso também é um destino muito popular na Costa do Descobrimento. Se estiver procurando o que fazer por lá, a Praia dos Coqueiros é uma das mais famosas. Já a Praia do Rio da Barra é mais reclusa, sendo considerada também uma das mais bonitas.
Outro ponto a ser visitado é o Quadrado, onde há uma concentração de lojas e restaurantes. Trancoso atrai a atenção de muitas celebridades e oferece uma ampla infraestrutura turística.
Arraial d’Ajuda
Mais econômica que Trancoso e menos movimentada que Porto Seguro, Arraial d’Ajuda é uma ótima escolha para hospedagem durante o seu roteiro pela Bahia.
A Praça São Brás é o ponto central do distrito, e de lá é possível explorar algumas das principais atrações, como a Rua Mucugê, conhecida como a rua mais charmosa do país, e o Largo da Ajuda, cheio de casas e lojas coloridas.
A praia mais movimentada é a Praia do Mucugê, onde também é possível praticar windsurf. Visite também a Praia da Pitinga, considerada a mais bela da região!
Mochilão pelo Brasil: Serra Gaúcha e Serra Catarinense
Se quiser ainda dar um pulinho na praia, é só subir um pouquinho para Santa Catarina, passando por Florianópolis e Balneário Camboriú.
Ambas as cidades recebem uma grande quantidade de turistas jovens que vão em busca de curtir as famosas baladas, além das lindas praias do litoral catarinense, que em geral contam com ótima infraestrutura.
Outros pontos de interesse na região incluem Gramado e Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Porto Alegre.
A Serra Gaúcha possui um incrível potencial turístico, sendo também uma ótima escolha para viagens com crianças no Brasil.
Gramado
Visado por casais e famílias, fazer turismo em Gramado é especialmente atraente durante o inverno, quando as temperaturas abaixam e a cidade se torna ainda mais charmosa.
Durante o seu passeio, não deixe de conhecer a Rua Coberta, onde são realizados vários eventos ao longo do ano.
O passeio de pedalinho pelo Lago Negro é uma das atrações mais tradicionais da região. Outro ponto alto para quem vai visitar a região durante o inverno é explorar a produção de vinhos nas famosas vinícolas locais.
Canela
Canela pode ser visitada juntamente à Gramado, já que as cidades ficam a menos de 10 km de distância — inclusive, a hospedagem em Canela costuma ter preços mais interessantes para uma viagem mais econômica.
Mochileiros em busca de aventura encontrarão diversas alternativas na cidade, como o Parque Caracol e o Parque da Ferradura, que oferecem muitas opções de trilhas. Há ainda o Ecoparque Sperry, entre Gramado e Canela, que também conta com cachoeiras e mirantes.
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves leva o título de capital brasileira do vinho. Parte do região do Vale dos Vinhedos, lá estão concentradas algumas das principais vinícolas do Brasil, como a Aurora, Miolo e Casa Valduga.
Aproveite para curtir também o passeio de Maria Fumaça, e admire os belos cenários pelo percurso!
Caxias do Sul
Segunda maior cidade do RS, Caxias do Sul possui atrações turísticas de destaque tanto no município quanto em seus arredores. Se quiser explorar mais o roteiro de vinhos da região, siga para o Vale Trentino, uma referência da imigração italiana no Brasil.
Se estiver em busca de pontos para ecoturismo, visite a região da Criúva, que possui cachoeiras, cânions e possibilidades para prática de esportes radicais e trilhas, além de oferecer boas opções para degustar a gastronomia local.
Nova Petrópolis
Nova Petrópolis é conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, e está a apenas 35 km de Gramado.
É possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade em apenas um dia, como a Praça das Flores, o Parque Aldeia do Imigrante e o Parque Esculturas Pedras do Silêncio.
Se quiser incluir um voo de parapente em seu roteiro, não deixe de conferir o Ninho das Águias, que conta com uma espetacular vista da serra e do Vale do Caí.
Porto Alegre
A capital gaúcha também possui a sua parcela de atrativos culturais e naturais. Um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre é o Centro Histórico, onde estão concentradas muitas das principais atrações da cidade.
A Praça da Matriz, a Rua dos Andradas e o Mercado Público são alguns dos locais que chamam a atenção por lá, e vão agregar ainda mais bagagem histórica ao seu mochilão pelo Brasil.
Florianópolis
Foto: Florianópolis
Muito visada por suas famosas praias, Floripa é um dos points de verão no Sul do Brasil. É lá que fica Jurerê Internacional, bairro conhecido pelas celebridades que visitam o local.
Para os mochileiros em busca de aventura, uma boa pedida é a Praia da Joaquina e a Praia de Moçambique, onde pode ser encontrado pontos para trilhas e prática de surfe. Se quer agito e badalação, inclua a Praia dos Ingleses na lista!
Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é referência de turismo no estado de Santa Catarina, sendo um prato cheio para viajantes que querem curtir boas festas. Lá também fica o parque de diversões mais famoso do Brasil, o Beto Carrero World.
Conheça o Parque Unipraias, que possui muitas opções para trilhas ecológicas, passeios de tirolesa e até de trenó!
Se quiser adicionar uma dose extra de aventura, inclua o Morro do Careca, onde poderá voar de parapente. Ali perto também fica a Praia Brava, point dos surfistas.
Por falar em praias, não deixe de visitar algumas das mais impressionantes de Florianópolis: a Praia das Laranjeiras, favorita dos turistas; a Praia de Taquarinhas, mais reclusa e tranquila; e a Praia do Estaleirinho, que atrai a atenção do público jovem.
Dicas para planejar um mochilão pelo Brasil
Com tantos lugares incríveis a serem conhecidos nos mais diversos cantos do país, o próximo passo é planejar quais serão os destinos escolhidos para montar um mochilão de acordo com os seus interesses!
Vamos conferir agora algumas dicas essenciais para montar um roteiro de viagens completo!
Como planejar o roteiro?
Comece definindo a região que irá percorrer, e em seguida, as cidades que irá visitar. O meio de transporte poderá facilitar o seu planejamento — por exemplo, se a sua intenção é viajar de carro, certamente conseguirá fazer alguns bate-voltas e otimizar o seu tempo.
Se escolher fazer o mochilão em uma região muito distante, você também pode optar por viajar de avião até a primeira cidade da lista, e dali, seguir de ônibus ou até de carona.
Neste caso, comece sua pesquisa de passagens aéreas no Vai de Promo, e garanta ofertas imperdíveis para iniciar o seu mochilão poupando nos gastos com transporte.
Antes de definir sua data de partida, verifique a melhor época para visitar as cidades escolhidas — isso pode fazer toda a diferença para aproveitar o melhor do seu planejamento. Lembre-se que cada destino tem peculiaridades que variam de acordo com a estação.
A partir disso, é hora de definir a hospedagem: irá investir em hotéis, hostels ou acampamentos? A opção pode variar dependendo do perfil de mochilão que estiver buscando.
Como viajar com pouco dinheiro pelo Brasil?
A realidade é que muitos viajantes optam por esse estilo de viagem justamente pela economia, sendo possível conhecer um maior número de destinos turísticos com um investimento relativamente baixo.
Opte por cidades mais baratas, e tente fugir da alta temporada para não ser pego por preços mais abusivos.
Quando chegar ao destino, confira quais programas poderá fazer gratuitamente — praias, museus e atrativos naturais para a prática de ecoturismo costumam ser boas escolhas.
Escolha o meio de transporte e hospedagem mais em conta — se o seu mochilão incluir muitos trajetos de trekking, considere acampar durante o percurso.
Como pode perceber, é completamente possível viajar pelo Brasil gastando pouco, especialmente fazendo um mochilão!
Quantos dias separar para o mochilão?
A quantidade de dias poderá variar de acordo com a distância que irá percorrer, o quanto quer gastar e quanto tempo gostaria de ficar em cada cidade.
Em geral, um mochilão pode ter entre 10 dias e um mês, e em alguns casos, até mais. Analise com cuidado qual será a média ideal para a sua viagem, garantindo que conseguirá desfrutar os passeios desejados em cada destino.
Percorra o Brasil com segurança!
Como vimos, não faltam opções e atrações para fazer um mochilão pelo Brasil. Independente do roteiro que você escolher, haverá muita diversão e histórias pra contar.
No entanto, você também não pode abrir mão da sua segurança. Em uma viagem como essa, em que você vai passar um tempo maior na estrada e viver várias aventuras, não se esqueça de contratar um seguro viagem.
Conte com o comparador do Seguros Promo para encontrar o plano ideal para a sua aventura e aliar tranquilidade e segurança à sua jornada!
Fazer um mochilão pelo Brasil com o melhor custo-benefício? De Promo você pode!
Leia também: