Conheça as melhores universidades do mundo em 2024
Conheça as melhores universidades do mundo. Veja o atual ranking com as instituições do exterior e do Brasil. Saiba quais subiram na classificação.
Entrar em alguma das melhores universidades do mundo é um sonho para muitos jovens que desejam estudar no exterior.
Com os vários tipos de programas de intercâmbio e bolsas de estudo que são oferecidos, esse caminho parece ser cada vez mais acessível, permitindo educação de qualidade em instituições de renome no mundo inteiro.
Para te ajudar na escolha e inspirar os seus objetivos, listamos quais são as principais instituições de ensino e onde elas estão. Confira!
O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!
10 melhores universidades do mundo – ranking atualizado
Toda lista de “melhores” ou “piores” é feita observando alguns indicadores que ajudam a classificar a qualidade do que está sendo ranqueado.
No caso das universidades, não funciona diferente: existem critérios que são observados para classificar quais são as melhores ou piores.
A Quacquarelli Symonds (QS) é uma das publicações mais respeitadas ao analisar a qualidade das instituições de ensino superior e, para definir as principais universidades do mundo, geralmente se observam fatores como:
- qualidade do ensino;
- pesquisas desenvolvidas;
- citações e publicações acadêmicas;
- reputação internacional da instituição;
- absorção do conhecimento pelo mercado;
- proporção entre estudantes e professores;
- proporção de alunos e professores estrangeiros, entre outros.
Abaixo, você confere a lista com as 10 melhores universidades do mundo de 2024 feita pela QS. Veja só!
1. Massachusetts Institute of Technology (MIT), Massachusetts
Com mais de 11 mil alunos, o MIT é uma das instituições mais respeitadas do mundo, principalmente pelas descobertas científicas e avanços tecnológicos.
A síntese química da penicilina, o desenvolvimento de radares e estudos sobre jogos de videogame são alguns dos trabalhos feitos por seus alunos.
Apesar do destaque em ciência e tecnologia, o MIT também é referência com as escolas de Engenharia, Arquitetura e Administração.
2. Universidade de Cambridge, Inglaterra
Isaac Newton e Charles Darwin são alguns dos notáveis alunos que passaram pela Universidade de Cambridge, a segunda mais antiga de toda a Inglaterra.
Dos mais de 18 mil alunos, quase 4 mil são de outros países, mostrando a força da instituição em países do mundo todo.
Além de abrigar seis escolas e mais de 150 cursos, Cambridge tem no “currículo” mais de 100 bibliotecas dentro dos seus prédios, um verdadeiro arquivo de publicações disponível para aprimorar o conhecimento de seus alunos.
3. Universidade de Oxford, Inglaterra
Fundada no final do século XI, a University of Oxford é a instituição de ensino de língua inglesa mais antiga do mundo, um belo cartão de visitas de uma das mais prestigiadas universidades do planeta.
Por lá, se formaram mais de 20 vencedores do Prêmio Nobel, líderes mundiais (como o ex-presidente americano Bill Clinton) e 26 primeiros-ministros do Reino Unido.
4. Universidade de Harvard, Massachusetts
Quando se escuta falar em Harvard, é quase certo que o assunto é ensino de qualidade. A universidade mais antiga dos Estados Unidos, estabelecida em 1636, é referência no país e tem um dos processos de admissão mais concorridos do mundo.
Pelo campus de Harvard, localizado na cidade de Cambridge, em Massachusetts, já passaram mais de 150 vencedores do Prêmio Nobel e oito presidentes americanos, incluindo Barack Obama.
A Faculdade de Medicina e a Biblioteca de Harvard, a maior biblioteca acadêmica do planeta, com mais de 20 milhões de volumes, são alguns dos orgulhos da instituição.
5. Universidade Stanford, Califórnia
As cidades da Califórnia são sempre lembradas como ótimos destinos turísticos nos Estados Unidos, mas também são pontos de excelência para estudar no país.
Em Stanford, perto de São Francisco, fica a Stanford University, uma das queridinhas dos jovens de mente empreendedora do mundo todo.
Sua localização no coração do Vale do Silício contribuiu para a formação de mentes brilhantes no campo tecnológico e empresarial. Nike, Google, Netflix, HP e Instagram são apenas algumas das marcas fundadas por ex-alunos que passaram por Stanford.
6. Imperial College London, Inglaterra
A Imperial College London é uma jovem de “apenas” 117 anos, que é apontada com frequência como a terceira melhor universidade britânica.
Com mais de 15 mil alunos, a instituição tem conquistado destaque pelo alto nível de suas pesquisas e o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares.
As áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina foram as principais responsáveis por colocar o Imperial College entre as melhores universidades da Europa.
7. ETH Zurich, Suíça
Já pensou em ter Zurique, na Suíça, como destino para estudar em uma das universidades mais prestigiadas do mundo?
O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, ou ETH Zurique, tem conquistado papel de destaque entre as instituições americanas e britânicas nas listas das melhores universidades.
Além de desenvolver pesquisas de ponta na área tecnológica, a instituição se orgulha de ser lembrada como a casa de Albert Einstein, considerado o pai da física moderna.
8. Universidade Nacional de Singapura (NUS)
Criada em 1905 é considerada a melhor universidade da Ásia, a National University of Singapore (NUS) conta com cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado, além de ser uma das instituições mais internacionalizadas do mundo, com alunos e professores de diversos países.
A NUS conta com mais de 37 mil estudantes, 3 centros de pesquisa de excelência e 53 cursos de bacharelado. Além disso, conta com 17 escolas e faculdades espalhadas pela cidade-estado.
Os cursos se estendem a diversas áreas, como música, enfermagem, direito, entre outros, e oferecem a oportunidade de aprender mais sobre a carreira, bem como para o desenvolvimento de pesquisas.
9. Universidade College London (UCL), Inglaterra
A UCL (Universidade College London) se notabilizou desde a sua fundação pelo intuito de proporcionar a chance de cursar o ensino superior a um público em situação de desigualdade.
Foi assim que ela se tornou a primeira instituição inglesa a admitir mulheres nas mesmas condições que os alunos homens, em 1878.
Atualmente, a instituição oferece mais de 3 mil cursos em áreas variadas, para mais de 22 mil alunos, e tem um dos sistemas de pós-graduação mais estruturados da Inglaterra.
10. University of California, Berkeley (UCB)
Referência em inovação nos Estados Unidos, a Universidade da Califórnia foi fundada no século XIX e, ao longo dos anos, foi responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que mudaram a história da humanidade, como a vacina para o vírus da gripe, além de contar com uma das melhores bibliotecas do país com mais de 12 milhões de livros.
A instituição conta com mais de 40 mil alunos em cursos de graduação e pós. Destes, mais de 6 mil são estrangeiros, que podem desfrutar dos 350 programas de formação e mais de 7 mil cursos.
Além disso, a Berkeley é uma das universidades que mais formaram e empregaram ganhadores do Prêmio Nobel no mundo. Isso sem falar nos notáveis vencedores do Pulitzer e da Medalha Fields, o Nobel da matemática.
Estude no exterior com os melhores planos de seguro viagem!
Pesquisar intensamente sobre as universidades, cursos oferecidos e regras de admissão é uma tarefa essencial para quem deseja estudar fora.
Entretanto, há outro tema que não pode passar batido nesse planejamento: o seguro viagem para intercâmbio.
Além de ser item obrigatório para entrar em muitos países, como as principais nações da Europa, ele é indispensável para estudantes que vão ficar, no mínimo, seis meses em um destino totalmente diferente.
Longe de casa, o seguro viagem vai oferecer auxílio para emergências médicas, odontológicas e em possíveis burocracias que esperamos não ter, mas estamos sujeitos a elas quando viajamos.
Quer estudar fora com segurança e tranquilidade? Não deixe de acessar o Seguros Promo, onde você compara diferentes planos e contrata as coberturas ideais pelos menores preços.
Qual a posição da USP no ranking mundial?
A Universidade de São Paulo (USP) está na 85ª posição do ranking mundial feito pela Quacquarelli Symonds (QS). Ou seja, está entre as 100 melhores universidades do mundo em uma lista com mais de 1500 instituições.
Fundada em 1934, a USP é a maior instituição de ensino superior e pesquisa do Brasil, famosa pela sua excelência no ensino e pela contribuição para os avanços da ciência e tecnologia do país.
A universidade conta com mais de 80 mil alunos, considerando a graduação e a pós, que se distribuem entre as suas 42 escolas, 6 institutos especializados, 4 museus, 4 hospitais, bibliotecas e laboratórios altamente equipados.
Quais as melhores universidades do Brasil?
Como já foi dito, segundo o QS World University Ranking, a USP lidera o ranking nacional de melhores universidades, sendo seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A Universidade Federal do Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, enquanto a Universidade Estadual Paulista (UNESP) está em quarto lugar. Para finalizar o TOP 5, temos a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Abaixo você pode conferir o TOP 10 das melhores universidades do Brasil em 2024:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Estadual Paulista (UNESP);
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS);
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade de Brasília (UnB).
Garanta o seguro viagem com o Seguros Promo antes de ir estudar em uma das melhores universidades do mundo
Agora que você já sabe quais são as melhores universidades do mundo, em 2024, é só pesquisar um pouco mais sobre elas e ver qual tem mais proximidade com os seus interesses.
Mas antes de embarcar, lembre-se de contar com o Seguros Promo para garantir mais segurança durante o seu intercâmbio em qualquer lugar do mundo.
Assim, você vai poder estudar fora do país sem se preocupar com imprevistos longe de casa!
Perguntas frequentes sobre melhores universidades do mundo
Quer saber mais sobre as melhores instituições de ensino superior do mundo? Então confira quais são as maiores dúvidas e curiosidades sobre as universidades mais bem avaliadas do planeta!
Qual é a faculdade mais concorrida do mundo?
Membro da prestigiada Ivy League, a Universidade de Harvard é, definitivamente, uma das mais concorridas do mundo.
Quem deseja ingressar na instituição precisará apresentar um currículo acadêmico impecável, bem como uma carta de recomendação de alguma Instituição renomada do país de origem, passar em testes de proficiência da língua inglesa e preparar uma redação pessoal que mostre o seu próprio potencial.
Isso sem falar nos outros critérios como os testes padronizados e a apresentação de mais documentos essenciais para a avaliação do candidato.
Por conta do nível de exigência estabelecido, apenas 6 % dos candidatos inscritos costumam conseguir uma vaga na tão sonhada universidade americana.
Qual é melhor Oxford ou Harvard?
Segundo o QS World University Ranking de 2024, a Universidade de Oxford está mais bem avaliada que a de Harvard, ocupando a terceira posição entre as 10 melhores do mundo, enquanto a concorrente está em 4º lugar.
Quais são as 3 melhores universidades do Brasil?
De acordo com o QS World University Ranking de 2024, as três melhores universidades brasileiras são:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Qual é a universidade mais difícil de entrar no mundo?
A Universidade de Harvard é a mais concorrida do mundo por conta da sua extensa lista de critérios de avaliação dos candidatos à vaga. Lista esta que inclui:
- Teste de proficiência de inglês como o TOEFL ou o IELTS com nota mínima de 100 pontos;
- Carta de recomendação de alguma instituição renomada do país de origem do candidato;
- Análise de currículo acadêmico;
- Redação pessoal mostrando o seu potencial;
- Testes padronizados;
- Outros documentos probatórios.
Continue sua leitura!