Melhores países para intercâmbio: confira quais visitar!
Veja quais são os melhores países para intercâmbio. Confira o que você vai encontrar em cada um deles e quais são as instituições de renome.
Escolher os melhores países para um intercâmbio pode ser um desafio, mas não precisa se preocupar, porque vamos te ajudar a dar o primeiro passo para viver essa experiência transformadora.
Morar em outro país representa a oportunidade de aprimorar um novo idioma e conhecer uma cultura diferente, convivendo com pessoas do mundo todo e expandindo horizontes pessoais e profissionais.
O “problema” é que existem muitas opções incríveis ao redor do globo, o que pode dificultar o planejamento dos intercambistas mais indecisos. Além disso, encontrar o lugar perfeito dependerá dos seus objetivos, como estudar em uma instituição renomada, vivenciar o dia a dia de uma nova sociedade ou até mesmo ter fácil acesso a paisagens deslumbrantes.
Para te ajudar nessa decisão, reunimos 15 países que se destacam como destinos imperdíveis para intercâmbio, considerando aspectos como qualidade de ensino, custo de vida, experiências culturais e oportunidades de crescimento.
Confira a lista e descubra qual deles combina mais com você!
O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!
Quais são os melhores países para intercâmbio em 2025?
Escolher o destino ideal para um programa de intercâmbio não é uma tarefa que deva ser desprezada. Essa decisão envolve diversos fatores, como a qualidade do ensino e até as oportunidades culturais que cada país oferece.
Em 2025, alguns destinos se destacam como especialmente atrativos, considerando aspectos como segurança, custo de vida, qualidade acadêmica e possibilidades de imersão no idioma e na cultura local.
A seguir, você vai conhecer alguns dos melhores países para intercâmbio, com tudo que cada um tem de especial para quem busca estudar e crescer no exterior. Vamos lá?
1. Canadá
Para muitos, a resposta para a pergunta qual é o melhor país para fazer intercâmbio é o Canadá, por conta do ensino de excelência, receptividade e oportunidades de crescimento profissional.
Cidades como Toronto, Vancouver e Montreal estão entre as preferidas dos estudantes internacionais, com destaque para a excelente qualidade de vida que oferecem.
O país abriga algumas das melhores instituições de ensino do mundo, como a Universidade de Toronto, a Universidade de British Columbia e a Universidade McGill, cujos programas acadêmicos são reconhecidos internacionalmente e oferecem aos estudantes infraestrutura de ponta.
E não é só a qualidade educacional que atrai visitantes, já que o Canadá oferece a possibilidade de trabalhar durante os estudos e de obter permissões de trabalho após a graduação, o que torna o intercâmbio ainda mais vantajoso.
E você ainda pode escolher entre o inglês e o francês, já que os dois idiomas são oficiais no país.
2. Irlanda
A Irlanda oferece um ambiente acolhedor e excelentes oportunidades de aprendizado para estudantes internacionais, sobretudo por ser um país conhecido por suas políticas favoráveis aos intercambistas, que contam com suporte desde a adaptação cultural até o ingresso no mercado de trabalho.
Um dos destinos mais acessíveis para quem deseja aprimorar o inglês em um contexto europeu, a Irlanda é o endereço de muitas instituições famosas como o Trinity College Dublin e a University College Dublin, que oferecem ensino de alta qualidade em diversas áreas.
Dublin é a cidade mais procurada, mas há outros destinos irresistíveis – e com custo de vida acessível – para estudantes como Cork, Galway, Limerick e Waterford.
3. Reino Unido

Berço da língua inglesa, o Reino Unido segue firme como um dos destinos mais prestigiados para intercâmbio, onde os estudantes encontram tradição acadêmica, imersão cultural e um ambiente ideal para o aprendizado do idioma.
A região é conhecida por suas instituições históricas, incluindo Oxford, Cambridge e Imperial College London, além de garantir aos visitantes estrangeiros programas rigorosos e oportunidades valiosas de networking.
A experiência fora da sala de aula é enriquecida pela riqueza histórica e cultural do Reino Unido, especialmente em cidades como Londres, Edimburgo e Manchester, perfeitas para quem deseja aperfeiçoar o inglês.
4. Austrália
Se você sempre sonhou em aprender inglês, mas não quer abrir mão do clima agradável e ensolarado, a Austrália é uma excelente alternativa para você.
O país, que oferece aos estudantes um verdadeiro caldeirão de experiências multiculturais, é casa de instituições de ensino celebradas em todo o mundo como a Universidade de Sydney e a Universidade de Melbourne, bem como excelentes cursos de idiomas.
Capaz de oferecer uma formação inovadora e de alto nível em diversas áreas, o país da Oceania também possibilita que os estudantes estrangeiros trabalhem nos intervalos dos estudos, o que pode ajudar a custear sua estadia.
Entre as melhores cidades para viver essa experiência incluem-se Sydney, Melbourne, Perth e Gold Coast.
5. Coreia do Sul
Na esteira do crescente interesse por seus produtos culturais – como Doramas e o K-POP – cada vez mais estudantes estão escolhendo a Coreia do Sul como um dos melhores países para intercâmbio.
O país asiático oferece um combo de tradição e inovação em um ambiente dinâmico e repleto de oportunidades, especialmente em instituições de ensino de alta qualidade como a Seoul National University e a Korea University, referências em diversas áreas acadêmicas.
Seul, a capital, é a principal escolha entre os intercambistas, sobretudo por sua oferta de vida urbana, gastronômica e cultural, enquanto Busan, a segunda maior cidade do país, surpreende com belas praias e um ritmo de vida mais descontraído.
Ah! E o melhor de tudo é o custo de vida, muitas vezes acessível, sem comprometer o ensino de excelência.
6. França
Não é de hoje que a França está entre os destinos mais cobiçados para intercâmbio, e essa tendência deve se manter em 2025. Além de ser o melhor lugar do mundo para viver uma imersão completa no francês, o país combina tradição acadêmica a incríveis experiências culturais.
Em território francês, você vai encontrar algumas das universidades e escolas de prestígio mais reconhecidas do mundo como a Sorbonne e a Sciences Po, bem como escolas de idiomas especializadas em intercâmbio, instituições de ensino de gastronomia e outras especialidades francesas.
E não se esqueça de que os benefícios vão além da qualidade acadêmica, com a possibilidade de viver em meio a arte, gastronomia e história, especialmente em destinos como Paris, Lyon, Marselha e Nice, que garantem fácil acesso a outros lugares incríveis do país.
7. Holanda (Países Baixos)
Outro país que está fazendo sucesso entre intercambistas de todo o mundo é a Holanda – ou Países Baixos –, uma joia europeia que ganha pontos pela qualidade de vida e cena multicultural que oferece aos estudantes do mundo inteiro.
Em um ambiente moderno, inovador e academicamente prestigiado, o país oferece universidades de excelência, incluindo a Universidade de Amsterdã e a Universidade de Utrecht, além de programas de intercâmbio de escolas e programas de bolsas de estudo como o Orange Tulip Scholarship, Holland Scholarship e Erasmus Mundus.
A capital, Amsterdã, é o destino mais procurado por intercambistas, mas não é o único. Você também pode gostar de viver em cidades holandesas como Groningen, Utrecht e Rotterdam, contando com o fato de grande parte da população falar inglês com fluência, o que facilita a adaptação dos estudantes estrangeiros.
O seguro viagem para intercâmbio mais barato está no Seguros Promo!
Você sabia que alguns dos melhores países para intercâmbio, como a Austrália, exigem de todos os estudantes estrangeiros a contratação de um seguro viagem específico? É uma estratégia para garantir que os intercambistas estarão devidamente preparados em caso de imprevistos.
Para qualquer tipo de viagem, independentemente da duração, o ideal é contar com esse tipo de proteção, que oferece serviços personalizados para as mais diversas situações como emergências médicas, garantindo assistência rápida e eficiente sempre que necessário.
Com o Seguros Promo, o portal mais conceituado do mercado em seguro viagem, você pode escolher entre os planos mais completos pelo melhor custo-benefício, com pagamento em até 12 vezes e recursos comparadores que ajudam a sua tomada de decisão. Fica a dica!
8. Estados Unidos
Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos faz parte dos sonhos de muitas pessoas, sobretudo pela qualidade educacional do país e a diversidade de oportunidades culturais para os intercambistas.
Além de ser o endereço de algumas das melhores universidades do mundo como Harvard, MIT e Stanford, o país oferece programas de curta ou longa duração, intensivos ou gerais, de high school, graduação, pós-graduação e até au pair, em instituições como Language International, Brooklyn School of Languages, LSI e muitas outras.
Você poderá escolher entre as mais diversas cidades para viver essa experiência, desde as cosmopolitas Nova York, Los Angeles e Boston a recantos mais pacatos, como Charlotte, Fort Lauderdale, Miami, San Diego, Santa Monica, Seattle e Denver.
9. Nova Zelândia
Se você não abre mão de qualidade de vida, vai gostar de saber que a Nova Zelândia está entre os melhores países para intercâmbio, onde você poderá viver entre lindas paisagens naturais, como montanhas e praias paradisíacas, e cidades modernas, seguras e acolhedoras, com estudantes do mundo inteiro.
É impossível não se apaixonar pela alta qualidade de vida neozelandesa, bem como seus baixos índices de criminalidade, uma combinação que atrai viajantes de todos os cantos em busca de aprimoramento na fluência do inglês.
O país oferece instituições de ensino de alto padrão em todos os níveis como a Universidade de Auckland e a Universidade de Otago, além de cursos de inglês, espanhol, high school e cursos técnicos que permitem trabalhar legalmente enquanto estuda, especialmente em cidades como Auckland, Wellington, Christchurch, Tauranga e Nelson.
10. Espanha
Se a sua intenção é praticar o espanhol, a Espanha é um dos melhores países para intercâmbio. Com clima agradável e belas cidades, o país permite que você viva dias incríveis de estudo, cultura e experiências inesquecíveis, sem abrir mão da qualidade de vida.
Não faltam opções de cursos intensivos e extensivos nos mais diversos níveis acadêmicos, sobretudo em destinos como Barcelona, Madrid e Valência, que garantem educação de alta qualidade.
O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, você não precisa de visto para cursos de até 90 dias de duração e, caso queira fazer um curso com duração superior a 90 dias, poderá solicitar um visto de estudante, que também permite trabalhar.
E o melhor de tudo é que o custo de vida na Espanha é mais baixo do que em outros países europeus!
11. Portugal
Um dos destinos mais procurados por brasileiros no exterior para turismo também está despontando como um dos líderes em intercâmbio: Portugal, especialmente atraente para brasileiros por conta da facilidade de adaptação linguística e cultural.
O custo de vida em Portugal é mais acessível em comparação a outros destinos europeus, e não faltam instituições de ensino de alto padrão para quem deseja estudar no país. Instituições como a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra oferecem educação de qualidade a preços mais baixos.
Muitas das instituições de ensino portuguesas oferecem bolsas de estudo para estudantes estrangeiros e permitem até mesmo o acesso com a nota do Enem brasileiro, sobretudo em destinos como Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.
12. Japão

Que tal sair do óbvio com um programa de intercâmbio no Japão? O país é um dos principais destinos de intercâmbio na Ásia, especialmente entre estudantes interessados em tecnologia, automação e gastronomia.
Em meio a uma mistura de tradição e modernidade, o país é conhecido por suas universidades conceituadas como as de Tóquio e Quioto, além de escolas de idiomas que oferecem cursos com até 2 anos de duração. O próprio governo local incentiva a chegada de intercambistas, por meio do programa Ship for World Youth (SWY).
Ainda não sabe qual cidade japonesa escolher para viver essa experiência? Entre os destinos mais procurados estão Tóquio, Osaka, Kyoto, Sapporo e Nagoya.
13. Suécia
Você sabia que a Suécia é um destino de intercâmbio muito procurado por estudantes brasileiros? Isso ocorre em virtude da alta qualidade de vida oferecida pelo país europeu, considerado um dos mais felizes do mundo, de acordo com a ONU.
A Suécia também ganha pontos pela excelente educação ofertada em instituições famosas como as universidades de Estocolmo, Karolinska e Uppsala, listadas entre as 100 melhores do mundo, e oferece cursos em inglês em diversas áreas de especialidade. Ou seja, você nem sequer precisa se ater ao aprendizado único e exclusivo do idioma sueco.
Um dos maiores centros de inovação tecnológica do mundo, o país também oferece muitas oportunidades para passar tempo em meio à natureza, com montanhas, lagos e florestas por todos os lados. Algumas cidades da Suécia que podem ser destinos para intercâmbio são Estocolmo, Gotemburgo, Uppsala e Karlskrona.
14. Cingapura
Outra opção asiática na lista de melhores países para intercâmbio é Cingapura, onde você terá a oportunidade de viver em um lugar moderno, limpo e muito seguro, com arranha-céus impressionantes e um alto padrão de vida.
O inglês, uma das línguas oficiais, torna o país perfeito para quem deseja praticar e aprimorar o idioma, tanto nas instituições de ensino quanto nas interações diárias, e você ainda pode estudar em instituições de alto nível como a Universidade Nacional de Singapura (NUS) e a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU).
Por outro lado, o país também está entre os lugares com o custo de vida mais elevado do mundo – mais de 60% mais caro que São Paulo, por exemplo –, o que requer um bom planejamento financeiro por parte dos intercambistas.
15. Chile
Para provar que você não precisa atravessar o mundo para viver uma experiência de intercâmbio de sucesso, considere estudar no Chile.
A proximidade com o Brasil e o custo de vida mais acessível em comparação com outros países fazem do destino andino uma escolha muito atraente para quem deseja estudar o espanhol.
Além de abrigar duas das melhores universidades da América Latina: a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) e a Universidade do Chile, o país oferece cursos com diferentes abordagens e durações, dispensando brasileiros da necessidade de visto de estudante para estadias de até 90 dias.
Na hora de escolher as melhores cidades para viver essa experiência, considere lugares como Santiago, Lucay, Valparaíso, Pucón e Puerto Varas.
Melhores países para fazer intercâmbio de inglês
Quando se trata de escolher o melhor país para fazer intercâmbio de inglês, não há uma resposta única, já que cada estudante tem objetivos e preferências diferentes.
No entanto, lugares como Inglaterra, Escócia, Irlanda e Malta estão entre os mais procurados por sua alta qualidade de ensino e pelo ambiente cultural diversificado que oferecem – muitas vezes a custos mais acessíveis, especialmente na Irlanda e em Malta.
Indo além dos destinos europeus, vale a pena considerar lugares como África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia e Nova Zelândia para aprimorar suas habilidades anglófonas e, quem sabe, adquirir seu diploma em diversas especialidades.
Melhores países para fazer intercâmbio de espanhol
Para aprender ou melhorar o seu espanhol, você terá várias opções pela frente, a começar pela Espanha, berço da língua, um dos destinos mais tradicionais para quem deseja estudar o idioma.
Além disso, países como México e Argentina também estão consolidados na preferência de estudantes de todo o mundo, acompanhados por emergentes no cenário de intercâmbio, como Colômbia, Chile e Porto Rico.
É uma oportunidade de ouro para aprender a terceira língua mais falada no mundo e evitar confusões como o “portunhol”.
Quais são os melhores destinos para um intercâmbio de 1 mês?
Você não precisa dedicar muito tempo para viver uma experiência de intercâmbio. É possível até mesmo aproveitar suas férias de maneira intensa e produtiva com programas de 1 mês em diversos países.
Esse tipo de programa oferece a oportunidade de imersão total, com um foco no aprendizado de idiomas, especialmente o inglês, em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália, os destinos mais clássicos para esse formato de viagem.
Se você prefere algo diferente e fora dos roteiros mais óbvios, não vai se arrepender de visitar destinos como Malta, Nova Zelândia, Irlanda e a África do Sul, com custos mais acessíveis e uma excelente infraestrutura para intercambistas.
Qual o país mais barato para intercâmbio?
É difícil apontar o país mais barato para intercâmbio, já que o custo dessa experiência pode variar em virtude de outros elementos além da localização, como a duração do curso e o idioma que se deseja aprender.
Contudo, alguns países despontam como os mais econômicos para intercambistas.
Em geral, quando se considera o custo de vida e o valor do curso, países da América do Sul costumam ser mais acessíveis do que destinos tradicionais da Europa e da América do Norte.
Além disso, cidades como a Cidade do Cabo, na África do Sul, oferecem preços bem mais baixos para estudantes em comparação a lugares como Londres, Nova York, Toronto e Melbourne.
É possível encontrar até destinos mais acessíveis na Europa, como Dublin, Malta e algumas cidades da Itália, acessíveis em relação a outros destinos do Velho Continente.
Proteja-se durante seu tempo morando no exterior!
Agora que você já conhece os melhores países para intercâmbio, a bola está com você. Basta escolher o destino ideal e contar com o Seguros Promo para adquirir seu seguro viagem para intercâmbio pelo melhor custo-benefício.
Em nossa plataforma, você vai encontrar preços e condições especiais para viagens mais longas, como intercâmbios, com todos os serviços que você precisa para explorar o mundo e aprender muito sem abrir mão da segurança e tranquilidade.
Você pode utilizar nossos recursos de comparação para escolher entre as opções das melhores seguradoras, planos completos e preços competitivos.
Aproveite e faça o seu intercâmbio com o máximo de economia!
Continue sua leitura!
- Programas de Intercâmbio: veja os tipos e como escolher!
- Conheça as melhores universidades do mundo em 2024
- Como fazer intercâmbio nos EUA: o que precisa, tipos e custo
- Curso de inglês no exterior: qual país escolher e quanto custa
- Bolsas de estudo no exterior: guia completo de como conseguir estudar fora