Localização da Sérvia: informações, cidades e curiosidades
Quer descobrir informações, curiosidades e a localização da Sérvia? Então confira o nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre o país!
Recordar a localização da Sérvia no mapa da Europa pode não ser uma tarefa muito fácil a princípio, já que o país passou por várias transformações geopolíticas nas últimas décadas, adquirindo seus contornos atuais somente em 2006.
Embora estejam fora das principais rotas turísticas europeias, as cidades sérvias estão se popularizando como destino de muitos visitantes, especialmente pelo baixo custo da viagem.
Fique de olho neste post, porque separamos as principais informações e curiosidades para quem pensa em fazer um tour pela Sérvia e conhecer suas belezas e história. Vem com a gente!
Concorra a vouchers de R$2000 e R$1500 reais. Cadastre-se para o sorteio agora!
Localização da Sérvia: história, cultura e belezas naturais
Destino europeu ainda pouco conhecido, a Sérvia oferece a oportunidade de “mergulhar” em uma cultura milenar repleta de história, herdada dos grandes impérios que, por séculos, dominaram a região.
Sua localização faz com que a nação seja um dos países culturalmente mais diversificados da Europa, com uma mistura de influências cristãs e muçulmanas.
Além disso, a Sérvia tem extensas florestas e regiões montanhosas repletas de verde que podem se tornar um refúgio para quem procura viajar em busca de mais tranquilidade.
Algumas de suas cidades também estão entre as mais antigas do mundo, repletas de atrações históricas para ver e aproveitar ainda mais o passeio.
Neste post, você vai conhecer um pouco da história, belezas, destinos e curiosidades da Sérvia, país muito marcado por conflitos políticos no último século, mas hoje uma das nações mais receptivas da Europa e destino atrativo para quem quer fugir dos clichês.
Qual idioma é falado na Sérvia?
O servo-croata é a língua oficial da Sérvia, usada por cerca de 90% de sua população.
Atualmente, o idioma também é falado na Bósnia Herzegovina, Croácia e Montenegro, países vizinhos que antes faziam parte da antiga Iugoslávia.
Entretanto, há outros dialetos regionais usados em algumas localidades, como albanês, romeno, ucraniano, romani e macedônio.
O inglês é o idioma estrangeiro mais falado na Sérvia, ensinado nas escolas, e representa o principal recurso para turistas que não conhecem as peculiaridades do idioma local.
Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!
Qual a moeda da Sérvia?
Apesar de estar cercada por alguns países que integram a zona do euro, a Sérvia tem o dinar sérvio (RSD) como moeda oficial.
Isso contribui para que a Sérvia seja uma opção econômica para visitar na Europa, já que o euro é mais valorizado do que a moeda local.
Entretanto, pela proximidade com países que utilizam o euro, é comum que esta moeda seja aceita em várias regiões do país.
Qual a localização da Sérvia no mapa-múndi?
Para entender a posição da Sérvia no mapa-mundi é preciso compreender um pouco sobre as mudanças geopolíticas da região dos Balcãs, que sempre foram bem intensas.
O país fez parte da antiga Iugoslávia, nação criada em 1929 pela união de vários antigos reinos e territórios.
A República Socialista Federativa da Iugoslávia manteve relações estreitas com a antiga União Soviética, mas a partir de 1948, após a Segunda Guerra Mundial, os dois países começaram a romper relações.
Na década de 1990, a dissolução da Iugoslávia deu origem a seis países: Bósnia Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia do Norte, Montenegro e Sérvia.
A região onde existiu a Iugoslávia é localizada ao longo da margem oriental do Mar Adriático, sudeste da Europa.
Em 2003, Sérvia e Montenegro se uniram para formar um só país, mas a nação teve uma vida curta, de apenas três anos.
Em 2006, Montenegro se tornou independente e, com isso, ficou com a parte litorânea do território sérvio, com saída para o mar Adriático.
Documentação necessária para conhecer a Sérvia
Turistas brasileiros precisam apresentar o passaporte válido para visitar a Sérvia, além de comprovarem a compra das passagens aéreas (ida e volta), reserva de hotel ou garantia de acomodação e comprovar fundos suficientes para o tempo de estadia.
Apesar de tudo isso, o visto é dispensado para quem permanecer por até 90 dias no país.
Atualmente, as autoridades da Sérvia exigem dos turistas estrangeiros um laudo do teste PCR negativo para a presença do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), emitido até 48 horas antes por um laboratório de referência do país de origem.
Seguro viagem em promoção
Para ter mais tranquilidade ao conhecer as belezas naturais e o legado cultural do sudeste europeu, contar com um seguro viagem é essencial.
A cobertura auxiliará o viajante em uma série de situações inesperadas, evitando preocupações com cancelamento ou atraso de voos, perda de conexão ou extravio de bagagens, que poderão ser amparados.
O seguro viagem Europa também garante cobertura em emergências médicas, internação ou até mesmo cirurgia. Acessando o Seguros Promo, você encontra seguros com descontos imperdíveis e facilidade na hora da compra. Experimente e comprove!
Sérvia: mapa
A Sérvia ocupa uma porção continental da região dos Balcãs e atualmente faz fronteiras com a Hungria, Croácia, Bósnia Herzegovina, Kosovo, Macedônia, Bulgária e Romênia.
Veja o mapa da Sérvia que preparamos para ter a noção exata de onde ficam os principais destinos turísticos e atrações para visitar durante o seu passeio. Dá só uma olhada!
Lugares para conhecer na Sérvia
Apesar do passado marcado por conflitos e instabilidade política, a Sérvia tem cidades modernas e bem preparadas para receber os visitantes.
Formadas pela mistura cultural de civilizações como os austro-húngaros e otomano, elas proporcionam uma verdadeira “viagem” pela história e belezas naturais do leste europeu. Confira os destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Belgrado
Capital da Sérvia, Belgrado é uma cidade cosmopolita. Localizada no centro-norte do país, é considerada uma das cidades mais antigas da Europa, com cerca de 7 mil anos.
Tantas fases históricas fazem com que prédios do período socialista do século passado convivam com igrejas do Império Austro-Húngaro e construções otomanas e romanas.
Belgrado é cortada pelo rio Danúbio, que divide a cidade entre as partes “nova” e “velha”. No centro histórico, no lado “antigo”, está a Fortaleza de Kalemegdan, principal atração histórica da capital.
A construção conserva parte das muralhas erguidas pelos romanos no século I e outras estruturas que vieram nos séculos seguintes. Do alto das torres e muros, é possível avistar o encontro dos rios Danúbio e Sava.
Para quem prefere o agito, Belgrado também tem suas opções. A Knez Mihailova é uma rua para pedestres repleta de bares e restaurantes, atrações culinárias e lojas.
As margens do Danúbio e do Sava também são ótimas opções para passeios a pé ou de bicicleta, com bares, restaurantes e cafés – alguns deles ficam em barcos ancorados nas margens.
Novi Sad
Subindo o Danúbio, a 70 km de Belgrado, chega-se à Novi Sad, considerado um vibrante centro cultural — tanto que ganhou a alcunha de “Atenas da Sérvia”.
Por lá, vale conhecer o Zmaj Jovina, calçadão de pedestres na região central que concentra intensa atividade cultural, com galerias de arte e atrações musicais.
A Fortaleza Petrovaradin também é muito procurada pelos turistas e conta com um tour por 16 km de galerias subterrâneas, conhecidas como katakombes.
Um bônus da região, a apenas 15 km, é a cidade vizinha, Sremski Karlovci, conhecida por algumas das melhores vinícolas e adegas do país.
Em um tour de um dia, é possível apreciar uma grande quantidade de sabores e marcas premiadas mundialmente.
Naissus
Naissus é a terceira maior cidade sérvia e conhecida como a “Cidade dos Imperadores”, por ser terra natal de nomes como Constantino I e Constâncio III.
Entre as atrações estão igrejas, parques e fortalezas. Naissus também conta com um dos pontos turísticos mais visitados do país, a Skull Tower, ou Torre de Crânios.
Trata-se de uma construção otomana com um detalhe mórbido: foi construída abrigando 952 crânios humanos junto às paredes, originados de batalhas travadas no século XIX.
Gamzigrad
Descendo ao sul do Rio Danúbio estão as ruínas de Gamzigrad, um sítio arqueológico que é Patrimônio Mundial da Unesco.
A região abriga um complexo de ruínas de antigos palácios e templos construídos pelo imperador romano Galério, nos fins do século III.
Subotica
No extremo norte, na fronteira com a Hungria, está a cidade de Subotica, conhecida pelo seu conjunto arquitetônico art nouveau, raro no país.
Pela proximidade com a Hungria, a cidade acaba sendo uma mistura dos dois países em diversos aspectos, inclusive no idioma.
Os palácios e igrejas são as atrações mais procuradas. Entre elas, estão a Sinagoga de Subotica, a prefeitura e o Palácio Raichel, construído pelo arquiteto Ferenc J. Raichle, um dos mestres do estilo art noveau.
Kragujevac
Na região central do país, Kragujevac é outro destino para quem deseja “mergulhar” na história da Sérvia.
A cidade foi a antiga capital da nação no século XIX e palco de fatos históricos como o massacre de 7 mil pessoas por soldados alemães em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Um monumento foi construído para recordar a tragédia.
Tendo contribuído para a modernização da Sérvia, a cidade abriga o Museu Nacional de Kragujevac, além do Milošev Venac, um complexo de prédios históricos do século XIX, e do Prince’s Arsenal, antigo complexo industrial militar que hoje abriga um museu.
Golubac
Com pouco mais de 8 mil habitantes, a menor cidade da Sérvia também é um dos destinos imperdíveis para os turistas no país.
Golubac fica na região leste do mapa sérvio, às margens do Rio Danúbio. Do outro lado, os visitantes já avistarão o território da Romênia, que é vizinha da cidade.
Sua principal atração é a Fortaleza de Golubac, um charmoso forte militar construído no século XIV. Como o nível de água do Danúbio era mais baixo no passado, o primeiro andar da construção está hoje submerso pelas águas.
A região também é famosa por alguns sítios arqueológicos e pelo Parque Nacional Iron Gate, que proporciona bastante contato com a natureza.
Užice
Uzice é uma cidade pequena do interior da Sérvia, com cerca de 60 mil habitantes, um destino para quem busca passeios menos agitados.
Localizada em um vale entre montanhas repletas de verde, a cidade tem um ar acolhedor e também guarda muita história. Um passeio pelas vilas às margens do rio Detinja é uma das opções aos visitantes.
Nas proximidades, também está uma fortaleza medieval datada do século XII, construída sobre um dos montes que cercam o rio Detinja.
Sérvia: curiosidades
Para te convencer de vez a incluir a Sérvia na sua lista de destinos pela Europa, vamos mostrar algumas curiosidades sobre o país que você poderá descobrir melhor no seu passeio.
A primeira delas, inclusive, traz uma ligação bem próxima com o Brasil.
Como acontece no nosso país e em boa parte da Europa, o futebol é o esporte mais popular da Sérvia. E não há como falar do esporte na região sem citar o Estrela Vermelha e o Partizan Belgrado, clubes que representam a maior rivalidade sérvia.
Outra curiosidade que cria uma aproximação com os brasileiros é a rákja, bebida muito tradicional no país que lembra a nossa pinga e está presente em quase todas as casas.
Os sérvios também utilizam o alfabeto cirílico, o mesmo usado pelos russos, que está presente em sinalizações das ruas, por exemplo. Mas a população local também usa e compreende bem o alfabeto latino, também oficial no país.
Já a gastronomia da Sérvia é uma mistura de sabores originários das cozinhas turca, grega e de todas as culturas que passaram pelos Balcãs. Carnes, queijos e pães estão entre os ingredientes dos pratos mais tradicionais.
Uma marca registrada do país são as pékaras, tradicionais padarias dos Balcãs, abertas dia e noite para um lanche rápido ou refeição.
Nelas é servido o Búrek, uma espécie de salgado preparado com carnes e queijo, que vale a pena experimentar durante a sua viagem.
Cotação de seguro viagem para a Sérvia
Agora que você já conhece a localização da Sérvia e um pouco sobre suas atrações, cultura e história, é hora de planejar seu tour por um dos destinos mais baratos da Europa!
Corre para acessar o Seguros Promo e fazer a cotação do seguro viagem, garantindo mais tranquilidade e todo o amparo que você pode precisar ao visitar o país.
Conheça as principais cidades da Sérvia com segurança e mais economia? De Promo você pode!
Leia também: