Liubliana, o que fazer: guia com 10 passeios imperdíveis e roteiro
Descubra tudo sobre Liubliana: o que fazer, quando visitar, mapa com as principais atrações turísticas e sugestões de roteiro pela capital eslovena!
Se você vai viajar para Liubliana, o que fazer não será um problema: a capital da Eslovênia é uma cidade de origens medievais, com inúmeras atrações turísticas e imenso potencial turístico.
Geralmente ignorada nos principais roteiros de turismo pela Europa, a cidade cujo nome significa “ente querido” tem tudo para conquistar o coração do mais exigente dos viajantes.
Que tal caminhar por ruelas de pedra que existem há séculos, fazer um passeio relaxante pelas margens do rio Ljubljanica e aprender tudo sobre a capital da Eslovênia e seus mais de 1.000 anos de história?
Reunimos todas as informações o que você precisa saber em um guia completo de Liubliana, com passeios imperdíveis e dicas para curtir o máximo de sua viagem por terras eslovenas. Confira!
Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!
Liubliana, o que fazer: pontos turísticos na capital da Eslovênia
Liubliana é o que pode-se chamar de pequena grande cidade. Maior município da Eslovênia e capital nacional, com pouco mais de 270 mil habitantes, preserva uma atmosfera única e encanta os turistas que chegam por lá.
Destino sustentável, a capital eslovena conquistou o merecido título de Capital Verde da Europa em 2016, graças a seus esforços de preservação de áreas verdes e do rio Ljubljanica, que corta a cidade em um zigue-zague encantador.
O compacto centro histórico é proibido para veículos automotores, convidando os visitantes a explorar as ruelas históricas, com suas casinhas coloridas, em agradáveis caminhadas.
Como a Eslovênia é um país pequeno, os principais pontos turísticos estão sempre a uma curta viagem de distância, como o Lago Bled e o Lago Bohinj, cartões-postais do país.
Ou seja, além de castelos, pontes, catedrais e grandes mercados em Liubliana, o visitante tem a oportunidade de conhecer outros destinos turísticos formidáveis nas redondezas.
Como chegar em Liubliana?
Liubliana é o principal portão de entrada na Eslovênia, mas não existem voos diretos saídos do Brasil com destino ao aeroporto internacional Jože Pučnik. Mesmo assim, é fácil chegar até a cidade com voos a partir das principais cidades europeias.
A capital eslovena fica perto de grandes cidades italianas, austríacas e húngaras: a partir de cidades como Viena (380 km), Veneza (242 km) e Budapeste (460 km), é possível pegar trem ou ônibus até Liubliana.
Para encontrar as melhores rotas e os melhores preços de passagens aéreas para Liubliana, faça a cotação no melhor comparador do Brasil, o Vai de Promo.
Está planejando seu roteiro por Liubliana, o que fazer e os lugares que não quer perder? Então confira o mapa da capital da Eslovênia para escolher as melhores rotas entre os pontos turísticos!
Cotação de seguro viagem para Liubliana com desconto
Se você está planejando uma viagem à Europa, fique sabendo que é obrigatória a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para desembarcar.
A Eslovênia é um dos 26 países europeus que assinaram o Tratado de Schengen, que estipula regras e condições para isenção de visto de turismo e livre circulação entre as fronteiras por até 90 dias.
Mais do que obrigatório, o seguro viagem é um item de extrema importância para qualquer viajante, pois garante uma série de serviços, benefícios e coberturas que podem salvar sua pele durante imprevistos ou situações inesperadas.
Por um investimento a partir de aproximadamente R$ 10 por dia, o viajante garante cobertura de despesas médico-hospitalares, seguro bagagem, auxílio por atraso e cancelamento de voo, entre outros.
Você pode fazer a cotação de seguro viagem Europa barato com quem mais entende do assunto: o Seguros Promo permite a comparação simultânea de até quatro planos por vez, facilitando a tarefa de encontrar o menor preço!
Qual é a melhor época para viajar para Liubliana?
A Eslovênia é um país encantador, com muitos atrativos turísticos em qualquer época do ano, faça sol ou chuva, no calor ou no frio. No entanto, a época que você escolher pode definir o tom da sua viagem.
Durante a primavera, entre os meses de março e maio, as temperaturas ficam bem amenas, com temperaturas máximas entre 10°C e 20°C e chuvas ocasionais.
Mas fique atento: devido à alta procura, os pontos turísticos ficam mais concorridos para acesso durante esse período.
O verão é o auge da temporada turística, entre junho e agosto, período de férias na Europa. As temperaturas ficam em torno de agradáveis 25°C.
Nessa época, todas as atrações de Liubliana estão funcionando plenamente, mas planeje-se para preços mais salgados.
No outono, os preços voltam aos patamares da primavera e a temperatura começa a cair, transformando a paisagem que ganha uma coloração toda especial: de setembro a outubro, as temperaturas caem dos 20°C para os 7°C.
A Eslovênia tem o inverno ideal para os amantes da estação mais gelada do ano: não chove, neva quase todo dia e as temperaturas ficam entre 0°C e -10°C, lotando as estações de esqui.
Com dias mais curtos, o inverno esloveno atrai menos turistas que o verão, o que significa a chance de curtir um destino imperdível de inverno com preços bem mais baixos do que no resto da Europa!
O que fazer em Liubliana no inverno?
Preços baixos, paisagens inesquecíveis e muitas atrações turísticas. Como já deu pra perceber, não faltam opções do que fazer na Eslovênia no inverno!
Boa parte dos 300 lagos do país ficam congelados, se transformando em imensas pistas naturais de patinação no gelo. Nos Alpes Julianos, estações de esqui são invadidas por milhares de turistas querendo curtir a neve.
Em Liubliana, os passeios ao ar livre podem ser dificultados pelo frio intenso, mas nada que um bom agasalho não resolva. Em compensação, os passeios indoors ficam ainda mais aconchegantes.
É a ocasião ideal para conhecer o impressionante Castelo e a Catedral de Liubliana. Que tal aproveitar o dia para explorar o Mercado Central ou experimentar as delícias da culinária eslovena, como a Kremšnita?
O que fazer em Liubliana?
A capital eslovena é uma cidade pequena: tão pequena que proibiu a circulação de veículos em seu centro histórico.
Para o visitante, a notícia é excelente, pois significa que será fácil chegar aos principais pontos turísticos sem depender de nenhum meio de transporte.
Isso quer dizer que a maior parte das atrações turísticas de Liubliana estão concentradas em uma mesma área, e você estará sempre a uma caminhada de distância de mais um lugar inesquecível.
Não se engane pensando que isso significa que a cidade tem poucos atrativos: são diversos edifícios históricos, com séculos de história, incluindo castelos, pontes e catedrais, além de amplas áreas verdes.
Confira o que fazer em Liubliana!
1. Prešeren Square
Liubliana mostra toda a sua vibe romântica em sua principal praça, a Prešeren Square: em vez das tradicionais estátuas em homenagens aos militares, a Prešeren faz uma ode ao mais famoso poeta da cidade, France Prešeren.
Principal ponto de encontro do centro de Liubliana, a Prešeren Square fica bem em frente à principal ponte da cidade, a Triple Bridge, e está sempre cheia de turistas e moradores locais.
Não deixe de contemplar a estátua do poeta France Prešeren, que guarda uma interessante história de amor.
Siga a direção dos olhos da estátua e você verá uma outra estátua, entre as janelas. Trata-se de Julieta, grande amor do poeta, que nunca correspondeu às suas investidas.
Ainda na Prešeren Square, não deixe de visitar a simpática Igreja Franciscana da Anunciação.
2. Pontes de Liubliana
Liubliana é uma cidade cortada pelo rio Ljubljanica, que serpenteia toda a capital eslovena. Isso quer dizer que você encontrará pontes por todos os lados, para possibilitar o trânsito entre as duas metades da cidade.
A mais antiga, e mais famosa, é a Triple Bridge, que era o único acesso à cidade durante a Idade Média.
Posteriormente, outras duas pontes foram projetadas pelo arquiteto Jože Plečnik, a fim de desafogar o trânsito no centro da cidade. Hoje, a circulação de veículos por ali é proibida, e as três pontes podem ser exploradas com calma pelos pedestres.
A Dragon Bridge, por sua vez, mostra o verdadeiro símbolo de Liubliana: o dragão. A ponte foi projetada em 1901, quando a Eslovênia ainda era parte do território do Império Austro-Húngaro.
Aliás, você deverá encontrar dragões por toda parte em Liubliana: o mítico animal está retratado em bandeiras, rótulos de cerveja, caminhões de lixo e até em pontes!
Uma das pontes mais antigas da cidade é a Ponte do Sapateiro, ou The Cobbler’s Bridge, construída por antigos comerciantes que não queriam pagar as altas taxas dos governantes para acessar Liubliana pela Triple Bridge.
O nome da ponte é uma homenagem à loja de sapatos mais antiga da cidade, que fica logo ali.
3. Parque Tivoli
O Parque Tivoli é o maior de Liubliana, com mais de 5 km² de área verde. O local foi projetado no começo do século XIX, combinando dois parques que existiam na região, pertencentes às mansões Podturn e Cekin.
Um dos destaques do Parque Tivoli é a galeria a céu aberto Jakopič Promenad, que apresenta diversas exposições de fotografias durante o ano inteiro.
Além disso, os visitantes podem desfrutar de amplos espaços para a prática de exercícios físicos e até um pequeno zoológico!
4. Mercado Central
Até o começo do século XX, a Eslovênia era um país basicamente rural, formado por camponeses. Até hoje, o campo tem imensa importância no cotidiano local, e isso fica bem claro no Mercado Central de Liubliana.
O local funciona desde o começo da manhã até pouco depois do almoço, de segunda-feira a sábado.
O Mercado Central é frequentado tanto por turistas quanto pelos moradores locais, sobretudo nos fins de semana, quando até o prefeito de Liubliana pode ser visto por lá!
Aproveite o passeio para conhecer os aromas e sabores da gastronomia eslovena, experimentar produtos locais e ver de perto um dos espaços mais importantes da cidade!
5. Bairro Metelkova
O Bairro Metelkova foi instalado em um antigo complexo militar, dos tempos em que a Eslovênia ainda fazia parte da Iugoslávia.
O local foi ocupado por ativistas políticos e artistas, que transformaram completamente a paisagem por ali, com grafites, instalações e exposições de arte, monumentos e muito mais.
O bairro é considerado praticamente autônomo, com suas próprias regras, e fica afastado do centro de Liubliana, o que torna o passeio ainda mais interessante.
Nos finais de semana, a região do Metelkova se transforma no principal point de bares e baladas.
Para uma experiência ainda mais inesquecível, que tal passar uma noite em uma antiga prisão? As antigas celas foram remodeladas por artistas locais e se transformaram nos quartos do Hostel Celica, em Metelkova!
6. Catedral de Ljubljana
A Catedral de Ljubljana é a principal igreja católica da capital da Eslovênia, e se destaca por um motivo curioso: apesar de ter um interior esplêndido, o que mais chama a atenção dos visitantes é o seu exterior!
O principal destaque é a porta, feita de metal e cravada com imagens que remontam à história da cidade sob a perspectiva católica.
Entre as figuras retratadas estão o Papa João Paulo II, o primeiro pontífice de origem eslava da história, e o padre Irenaeus Frederic Baraga, missionário esloveno que escreveu a história da princesa Pocahontas.
7. Rio Ljubljanica
Um dos passeios mais agradáveis de Liubliana não precisa levar ninguém a lugar nenhum: uma simples caminhada pelas margens do rio Ljubljanica pode ser o suficiente para fazer qualquer um se encantar pela capital da Eslovênia.
Durante o dia, aproveite para caminhar sem pressa pelas margens do rio, curtindo o sol e a paisagem. À noite, explore os bares e restaurantes da região, com vista privilegiada para o Ljubljanica, sentindo o espírito boêmio da cidade.
É possível fazer passeios de barco pelo rio, mas o ideal é comprar os ingressos com antecedência!
8. Castelo de Liubliana
O Castelo de Liubliana fica no ponto mais alto da cidade, no topo de uma colina, e é uma presença constante durante um passeio pelo centro: de todo ponto é possível avistar o castelo ao fundo.
Toda a beleza contemplada à distância não chega aos pés do que o visitante encontra ao chegar à construção, de origem medieval: do castelo é possível apreciar toda a cidade, com uma iluminação ainda mais especial durante o pôr do sol.
Para chegar até o castelo é preciso pegar um funicular ou enfrentar uma das trilhas da região, com duração estimada de 10 minutos.
Você pode visitar o castelo de graça, mas se quiser subir até a Torre do Relógio ou conhecer a Capela de St. George, é preciso comprar ingresso.
9. Free Walking Tour
Se você quer conhecer as principais curiosidades de Liubliana, uma boa alternativa é recorrer ao Free Walking Tour, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
O passeio dura cerca de duas horas, partindo diariamente, às 11 horas, da Prešeren Square.
O Free Walking Tour é, como o nome indica, gratuito, o que significa que os guias turísticos não têm salário fixo. Eles dependem diretamente das gorjetas deixadas pelos visitantes, então lembre-se de levar uma contribuição em espécie!
10. O que fazer em Liubliana à noite?
Se você está conhecendo mais sobre Liubliana, o que fazer e o que visitar, nada mais natural do que se interessar pela vida noturna da cidade. Mas, afinal, o que fazer a noite em Liubliana?
A capital eslovena tem uma forte cultura boêmia, com vários bares e restaurantes espalhados por toda a cidade, com destaque para as margens do rio Ljubljanica e para a região do bairro Metelkova.
Boa parte das atrações noturnas de Liubliana fica no centro histórico, nas redondezas da Prešeren Square.
A maior parte dos cafés e restaurantes oferece programação noturna com DJs, apresentações de jazz e bandas de rock.
Um dos clubes mais populares é o Klub Cirkus, especializado em música eletrônica, que conta com o trabalho de DJs eslovenos e internacionais.
Quer conhecer o lugar frequentado pela elite da Eslovênia? Então, visite o Top Six Club, bastante luxuoso, com direito a uma vista panorâmica da cidade.
Se você é amante de cervejas artesanais, não deixe de visitar o bar The Gold Ship — o pub mais antigo de Liubliana, com uma ampla carta de cervejas localmente produzidas, como a Union e a Lasko.
Para curtir a noite em um lugar com vista privilegiada da cidade, vale a pena conhecer o Neboticnik, que funciona no alto de um edifício com mais de 70 metros de altura, de onde é possível contemplar toda Liubliana.
E fique atento! Se você alugou uma bicicleta para circular por Liubliana e pretende consumir bebidas alcoólicas, deixe a “magrela” no hotel: a polícia eslovena faz testes de bafômetro em ciclistas, e você pode acabar sendo multado.
Liubliana, o que fazer: roteiro de 1, 2 e 3 dias
A capital da Eslovênia é compacta, plana e bem projetada: isso tudo facilita a vida do turista, que poderá explorar os principais pontos turísticos a pé, percorrendo curtas distâncias.
Quer saber o que fazer em Liubliana em 1 dia? A dica é otimizar seu tempo.
Comece o passeio pela Prešeren Square, principal praça da cidade, que fica pertinho de outras atrações turísticas, como a Igreja Franciscana e a Galeria Emporium.
Em seguida, atravesse a Triple Bridge, rumo à região medieval de Liubliana e ao Mercado Central, entre duas importantes pontes da cidade, a Ponte Tripla e a Ponte do Dragão.
Dali, continue até a Catedral de Liubliana, a construção mais alta da área medieval da cidade, com duas torres. Depois, passe pela Câmara Municipal de Liubliana, erguida no século XV.
Um pouco à frente fica o Castelo de Liubliana, construído há mais de 600 anos, que oferece vista panorâmica da cidade.
Se você for ficar mais um dia na cidade, uma boa ideia é explorar os muitos espaços verdes locais. Um dos principais parques de Liubliana é o Parque Tivoli, projetado no século XIX em uma área de mais de 5 km².
Em seguida, visite o centro da cidade e aproveite para fazer compras nas galerias locais ou experimentar pratos típicos da culinária eslovena.
À tarde, faça um passeio de barco pelo rio e contemple a cidade por uma perspectiva diferente.
No fim do dia, volte ao centro de Liubliana para curtir o anoitecer às margens do rio e aproveite para jantar em um dos muitos restaurantes na orla.
No terceiro dia de viagem, invista em conhecer os arredores da capital eslovena. Que tal percorrer os 55 km até a região dos Alpes e conhecer a charmosa Bled e o principal cartão-postal do país, o Lago Bled?
Quantos dias para conhecer a Eslovênia?
A Eslovênia pode até ser um país pequeno, mas tem muitas atrações e pode ser difícil conhecer boa parte delas em viagens curtas, de dois ou três dias de duração.
O quanto você vai conhecer depende de quanto tempo terá disponível.
Se tiver apenas três dias disponíveis, é melhor focar apenas dois destinos: a capital Liubliana, por onde você provavelmente chegará à Eslovênia, e Bled, onde será possível curtir as maravilhas do Lago Bled.
Terá cinco dias de viagem? Então, depois de Liubliana e Bled, siga para Bohinj, de onde será possível visitar o Lago Bohinj e a cachoeira Savica.
Vai ficar uma semana na Eslovênia? Adicione mais uma cidade ao roteiro, como Bovec ou Kobarid, na região do rio Soca.
Encontre agora o menor preço para o seu seguro viagem!
Agora que você já sabe tudo sobre Liubliana, o que fazer, o que visitar e como aproveitar ao máximo a sua viagem, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem para a Europa!
Recomendamos o uso do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que te ajuda a encontrar o seguro viagem mais barato para que você explore o mundo inteiro com economia.
É possível fazer a comparação simultânea de até quatro planos por vez, com tudo o que você precisa para desembarcar na Europa!
Dessa forma, você garante cobertura de despesas médico-hospitalares, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e muito mais, protegendo-se diante das mais variadas situações!
Conhecer Liubliana e as belezas da Eslovênia com segurança? De Promo você pode!
Leia também: