×

Seguros Promo Blog Europa 10 pontos turísticos da Letônia e melhores dicas de atrações!

10 pontos turísticos da Letônia e melhores dicas de atrações!

Conheça os 10 principais pontos turísticos da Letônia e confira as melhores dicas de atrações que você não pode perder na sua viagem!

Preparamos este texto para te apresentar dicas imperdíveis e curiosidades sobre a Letônia, país dono de atrações históricas milenares e lar de algumas das maiores belezas naturais da Europa!

Reunimos tudo sobre o destino, incluindo os principais pontos turísticos e curiosidades interessantíssimas, para que você monte o roteiro de viagem ideal por uma das joias dos países bálticos!

Um dos destinos mais baratos para viajar na Europa, esta ex-república soviética reserva ao visitante cenários que mais parecem saídos de contos de fadas, como imponentes castelos medievais surgindo em meio à paisagem verde.

Conheça as principais atrações de cada região do país que foi um dos berços do Natal como o conhecemos hoje. Confira!

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quais são os principais pontos turísticos da Letônia?

A Letônia é um país apaixonante, que surpreende seus visitantes com uma combinação de paisagens naturais paradisíacas, cidades históricas e uma rica herança cultural. 

Dividido em quatro principais regiões – Kurzeme, Vidzeme, Zemgale e Latgale –, o país oferece pontos turísticos que agradam a todos os tipos de viajantes, desde praias e cachoeiras até palácios majestosos e parques nacionais. Veja só!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Centro histórico de Riga

    O centro histórico de Riga, a capital da Letônia, é um Patrimônio Mundial da Unesco e vai te levar em uma verdadeira “viagem no tempo”. 

    Com mais de 800 anos de história, a região é quase um labirinto de ruas cheias de charme que revelam uma mistura de arquitetura medieval, gótica e art nouveau, além de museus, restaurantes, bares e áreas verdes muito agradáveis.

    A área mais antiga da cidade, aliás, é o endereço da famosa Casa dos Cabeças Negras, um palacete medieval do século XIII que conta a história da cidade e do país. Fica a dica!

    Cabo Kolka

    Cabo Kolka
    Unsplash

    O Cabo Kolka, localizado na região de Kurzeme, é o lugar onde o Mar Báltico se encontra com o Golfo de Riga, criando um espetáculo natural impressionante. 

    A região atrai pessoas que gostam de passar tempo em meio à natureza, praias tranquilas, e vistas paradisíacas, além de oferecer a oportunidade de observar a migração de aves durante as estações da primavera e outono.

    Castelo de Turaida

    Localizado no Parque Nacional de Gauja, o Castelo de Turaida é uma construção medieval do século XIII que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da região. 

    O castelo também abriga um museu com exposições que contam a história da Letônia e dos povos que habitavam o local.

    Vinícola Vīna Kalns

    A vinícola Vīna Kalns, localizada na região de Kurzeme (a 135 km de Riga), é a vinícola mais ao norte do planeta, onde são produzidos vinhos de excelente qualidade.

    Mas não se engane, até quem não gosta de vinho vai aproveitar a visita, já que a vinícola fica rodeada por um cenário de beleza natural exuberante. 

    É uma oportunidade de degustar os vinhos letões enquanto aprecia a paisagem e vive uma experiência bem diferente em seu roteiro pelo país.

    Cidade Histórica de Kuldīga

    Para expandir o seu roteiro além da capital da Letônia, considere incluir em seus planos uma visita a Kuldīga, uma cidade da região de Kurzeme onde o tempo parece ter sido congelado. 

    A cidade histórica encanta com suas construções antigas e ruas floridas que tornam o cenário muito romântico, perfeito para passeios a dois. 

    Uma das principais atrações de Kuldīga é o espetáculo da migração de peixes que ocorre nas Ventas Falls, durante a primavera, atraindo observadores da vida animal e apaixonados pela natureza. 

    Parque Nacional Gauja

    Castelo de Sigulda
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O maior parque nacional da Letônia é uma atração natural imperdível, a apenas 90 km de distância da capital, Riga. 

    A reserva ecológica oferece rios, cavernas, trilhas e a chance de conhecer a bela fauna local, o que atrai muitos viajantes que gostam de natureza e aventura. 

    Além disso, o parque abriga monumentos históricos, como o Castelo de Sigulda, uma fortaleza medieval preservada que fica pertinho de várias estações de esqui.

    Palácio de Rundāle

    Conhecido como o “Versalhes da Letônia”, em referência ao famoso palácio francês, o Palácio de Rundale é uma joia barroca e rococó construída no século XVIII que não pode ficar de fora dos seus planos. 

    Os visitantes têm a oportunidade de conhecer os elaborados jardins e o interior ricamente decorado, que revela o estilo de vida opulento da nobreza da época.

    Castelo de Bauska

    Uma das principais atrações históricas de Zemgale, o Castelo de Bauska foi construído no século XV e segue muito bem preservado, o que possibilita conhecer a fundo uma verdadeira fortificação medieval. 

    A fortaleza está aberta ao público e oferece uma visão fascinante da história e da arquitetura da época com a visita guiada, que inclui um tour pelos interiores do castelo e oferece vistas panorâmicas dos arredores. 

    O melhor é que o Palácio de Mežotne fica bem pertinho do Castelo de Bauska e é outro local que vale a pena conhecer: que tal montar um roteiro duplo pela região?

    Parque Natural de Tērvete

    O Parque Natural de Tērvete, também em Zemgale, é um destino indicado para quem está viajando em família, especialmente com crianças. 

    O parque é famoso por suas trilhas que levam a áreas temáticas inspiradas em contos de fadas, oferecendo atividades educativas e de lazer ao ar livre. 

    Há playgrounds, esculturas de madeira e a possibilidade de encontrar personagens de contos tradicionais letões durante o passeio. É uma ótima opção para quem busca uma experiência divertida e interativa em meio à natureza.

    Lagos de Latgale

    Lagos de Latgale
    Unsplash

    Latgale, conhecida como “a terra dos lagos azuis”, é o endereço dos lagos Drīdža e Jazinkas, que estão entre os destinos mais populares de veraneio na Letônia. 

    As águas cristalinas desses lagos, cercadas por paisagens verdes e tranquilas, tornam a cidade um lugar perfeito para quem procura relaxar e se conectar com a natureza. 

    A região oferece a oportunidade de desfrutar de várias atividades, como pesca, natação e passeios de barco, além de trilhas para explorar a beleza natural da Letônia.

    O que fazer na Letônia?

    Se você ainda está na dúvida sobre seu roteiro pela Letônia, confira a seguir algumas das atividades das quais você poderá desfrutar de atividades para todos os gostos. 

    Desde aventuras na natureza até imersão na cultura local, você encontrará tudo o que precisa para uma viagem inesquecível. Descubra como este país irá te surpreender!

    Viagens de um dia

    Com território pouco maior que o do estado da Paraíba, a Letônia favorece a criação de roteiros de um dia por seus principais destinos, o que pode permitir que você conheça mais lugares em menos tempo.

    Aproveite sua visita para montar roteiros curtos por cidades históricas como Sigulda, Cēsis e Kuldīga, ou visitar lugares como o Palácio de Rundāle e o Castelo de Bauska para conhecer a herança cultural e arquitetônica do país.

    Excursões pela natureza, culturais e históricas

    Pequeno em tamanho, mas gigante em atrações turísticas, a Letônia é um destino que permite montar roteiros bem distintos, desde aqueles focados em atrações naturais quanto aqueles centrados em atrativos culturais e históricos.

    A lista de tesouros para conhecer na Letônia inclui o Parque Nacional Gauja, o Cabo Kolka, castelos medievais, o Parque Natural de Tērvete e o Parque Nacional Kemeri, além de muitos outros pontos turísticos que ensinam enquanto encantam e divertem.

    Esportes radicais

    Os amantes de adrenalina encontrarão muitas opções no país, a começar pela prática de bungee jumping em Sigulda, que atrai aventureiros do mundo inteiro com a possibilidade de saltar de uma ponte com vistas do vale do rio Gauja. A cidade é também o principal destino de inverno do país, com estações de esqui e muitas oportunidades para curtir a neve!

    Caso você prefira esportes aquáticos, pode gostar do rafting no rio Gauja, um emocionante passeio em meio à natureza que percorre corredeiras que desafiam até os mais experientes. 

    Há também a possibilidade de curtir as praias de Jūrmala, famosa pelas condições favoráveis à prática de kitesurfing ou windsurfing, aproveitando as ondas do Mar Báltico. 

    Caminhadas

    Parque Nacional Gauja
    Unsplash

    Você sabia que a Letônia possui uma vasta rede de trilhas para caminhadas e trekking? O complexo de trilhas do Parque Nacional Gauja está entre os melhores da Europa, possibilitando percorrer caminhos que levam a vistas panorâmicas, cavernas e áreas de floresta densa. 

    Os viajantes também se encantam com o Parque Natural de Tērvete, conhecido por suas trilhas marcadas que dispensam a necessidade de acompanhamento por guia turístico, além de muitas áreas para piquenique.

    Se você estiver em Kurzeme, não deixe de caminhar pelas praias e florestas da costa do Mar Báltico, onde poderá desfrutar do ar fresco e da tranquilidade do ambiente natural.

    Aulas de esportes

    Os atletas de plantão vão gostar de saber que há muitas oportunidades para aprender um novo esporte durante sua estadia na Letônia. 

    Nas praias de Jūrmala, por exemplo, você pode se inscrever em aulas de windsurf ou kitesurf, enquanto no inverno, as estações de esqui em Sigulda oferecem aulas de esqui e snowboard para iniciantes e esquiadores mais experientes. 

    Também é possível encontrar cursos de escalada e ciclismo em várias regiões, permitindo que você curta a natureza plenamente e com uma boa dose de adrenalina.

    Passeios urbanos

    Como um bom destino europeu, a Letônia é um paraíso para quem gosta de passeios urbanos, a começar pela capital Riga, cujo centro histórico é Patrimônio da Humanidade e oferece roteiros pautados na combinação entre arquitetura medieval, gótica e art nouveau. 

    Há outras cidades que também parecem convidar a passeios agradáveis, como a histórica Sigulda, a praiana Jūrmala e a medieval Cēsis, que remonta ao século XII e oferece fácil acesso ao fantástico Parque de Cēsis.

    Quem prefere cidades cheias de museus para conhecer também deve considerar uma visita a Rēzekne, Daugavpils e Kuldīga, cujo centro histórico é tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial.

    Como contratar o melhor seguro viagem para a Letônia?

    Agora que você já sabe tudo sobre a Letônia, com as melhores curiosidades e principais pontos turísticos, está na hora de contratar o seu seguro viagem Europa pelo menor preço!

    Para isso, recomendamos o uso do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que permite a comparação simultânea de até quatro planos de seguro viagem por vez!

    Aqui no nosso site, vai ficar mais fácil conhecer toda a magia dos países bálticos com economia!

    Que visitar a Letônia com sossego e sem gastar muito? Então, aproveite as nossas ofertas!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa