Lauterbrunnen: conheça este belo vale e as melhores dicas de turismo para lá!
Lauterbrunnen é o lugar perfeito para conhecer algumas das paisagens naturais mais impressionantes da Suíça. Saiba mais sobre o destino!
Se você sempre sonhou em conhecer os Alpes Suíços, Lauterbrunnen pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!
Essa charmosa cidade alpina é um destino apaixonante tanto no inverno quanto no verão, oferecendo ao visitante os mais diferentes tipos de atrações turísticas.
Você pode explorar a montanha, visitar dezenas de cachoeiras, conhecer vários mirantes e se maravilhar com as paisagens alpinas dessa cidade incrível.
Neste artigo, vamos te contar por que incluir a cidade em seu próximo roteiro de viagem e os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu planejamento. Vamos lá!
Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!
Lauterbrunnen: dicas para aproveitar a sua viagem pela região!
Já imaginou conhecer uma pequena vila alpina tão bonita que inspirou a criação da terra dos elfos na saga O Senhor dos Anéis, reúne mais de 72 cachoeiras e tem mais de mil anos de história?
É exatamente isso que espera o viajante que visita Lauterbrunnen, Suíça, tombada como Patrimônio Mundial da Unesco!
A vila é lar de pouco mais de 2.000 pessoas, que podem se orgulhar de viver em um dos lugares mais bonitos do mundo, cercado por montanhas de picos nevados, florestas verdejantes, rios de água cristalina e muitas outras belezas naturais.
As alternativas turísticas são variadas, incluindo a Trilha das 72 Cachoeiras que cercam a vila, o centrinho histórico milenar e os vilarejos alpinos nos arredores.
Por isso, todo cuidado é bem-vindo na hora de montar um roteiro pela região: assim vai ficar mais fácil planejar seus passeios e deslocamentos, garantindo o melhor aproveitamento do tempo possível ao viajante.
Onde fica o vale de Lauterbrunnen?
O Vale de Lauterbrunnen fica na Suíça, no ponto mais alto da Europa, nos arredores da montanha Jungfrau, que chega a mais de 4.158 metros de altitude, na região do Cantão Berna.
O vilarejo fica a apenas 50 km da capital, Berna, a 78 km de Lucerna e a 130 km de Zurique, a maior cidade do país.
A fronteira com a Itália também não está longe: são apenas 160 km até Alpe Devero, já no território italiano.
A localização da vila das 72 cachoeiras também é estratégica para quem deseja conhecer outros destinos alpinos, como Interlaken, Schilthorn, Wengen, Grindelwald e Kandersteg.
É o destino perfeito para quem procura fazer turismo na Suíça durante uma viagem de férias!
Como ir para Lauterbrunnen?
A principal porta de entrada no país é o Aeroporto Internacional de Zurique, que recebe voos regulares com conexões a partir do Brasil.
Em seguida, será necessário superar a distância de Zurich a Lauterbrunnen.
A maneira mais prática de fazer isso é se deslocar de Zurique até Interlaken de trem (pouco mais de 2 horas de viagem) e pegar outro trem para chegar ao destino final da sua viagem.
Pode parecer pouco prático, mas o eficiente sistema ferroviário torna a tarefa bem mais simples, com viagens em vários horários, informações claras, plataformas sinalizadas.
Se você preferir, também é possível alugar um carro em Zurique e finalizar o percurso pela rodovia A8, em trajeto que deve durar cerca de 2 horas.
Neste caso, porém, tenha em mente que é preciso considerar gastos adicionais, como estacionamento, que pode custar cerca de 17 francos suíços (em novembro/2021) por dia!
Quanto custa uma passagem para Lauterbrunnen?
Sua viagem para a Suíça pode sair mais barato do que você pensa. Basta pesquisar bastante e fazer seu planejamento com o máximo de antecedência possível.
As passagens aéreas de São Paulo a Zurique, por exemplo, podem custar a partir de R$ 3.200, considerando-se ida e volta na baixa temporada.
O trem de Zurique a Interlaken, por sua vez, custa a partir de 68 francos suíços, enquanto a passagem de Interlaken a Lauterbrunnen pode custar a partir de 4 francos suíços.
Vale a pena pontuar que esses preços foram cotados em novembro de 2021 e são relativos a uma viagem em baixa temporada, ou seja, podem sofrer alteração a depender da data da sua viagem.
Você pode curtir todas as belezas dos Alpes Suíços sem comprometer as suas finanças. O primeiro passo é garantir suas passagens aéreas a preços promocionais no site de buscas Vai de Promo.
O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. É só escolher a oferta que mais te atende!
Aproveite para utilizar a aba de economia nos próximos dias para descobrir qual o momento mais barato para viajar e não se esqueça de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!
Quando ir para Lauterbrunnen, Suíça?
Não se engane ao planejar sua passagem por esse apaixonante destino alpino: estamos falando de uma região que pode ser visitada em qualquer época do ano, e não apenas no inverno!
Diferentemente da maioria dos destinos turísticos europeus, o vale de Lauterbrunnen tem dois períodos de alta temporada: de junho a agosto, durante o verão na Europa, e novamente no inverno, de dezembro a fevereiro.
O mais curioso é que essas duas épocas vão te mostrar uma vila bem diferente!
O verão é a época perfeita para desfrutar de passeios ao ar livre e, é claro, conhecer as belíssimas cachoeiras da região, já que os termômetros ficam entre 12ºC e 19ºC.
No entanto, se você prefere paisagens coloridas pelo branco do gelo e se divertir na neve, a melhor época para conhecer a vila é no inverno, desde que esteja disposto a superar temperaturas geladas, entre -5ºC e 7ºC.
Para garantir maior economia, a melhor opção é viajar nas estações intermediárias, seja na primavera, de março a maio, ou no outono, de setembro a novembro.
O que fazer em Lauterbrunnen no inverno?
A região do vale é bastante procurada na estação mais fria do ano, afinal, a partir da vila alpina o viajante tem acesso às melhores estações de esqui da Suíça, como Wengen-Kleine Scheidegg e Mürren-Schilthorn.
Quem visita Lauterbrunnen no inverno pode se divertir em mais de 215 km de pistas no gelo para a prática de esportes na neve, além de ter acesso a mais de 100 km de trilhas ecológicas.
Além disso, você também terá a chance de curtir a vila coberta de neve, espantar o frio com refeições saborosas nos restaurantes locais e passar longas horas em frente à lareira.
Economize em sua viagem para Lauterbrunnen!
Durante seu planejamento de viagem, é imprescindível considerar o investimento em um bom seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem deseja visitar a Suíça, país-membro do Tratado de Schengen.
Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, o seguro viagem garante tranquilidade ao viajante por meio de diversas coberturas, como assistência médica e odontológica, seguro bagagem e seguro por morte ou invalidez.
Dessa forma, caso algum imprevisto aconteça, você só precisa acionar a seguradora para receber auxílio gratuito ou reembolso por gastos previstos em apólice.
Você pode encontrar o seguro viagem mais barato e mais completo do mercado em nosso buscador, Seguros Promo, que possibilita a comparação simultânea e detalhada de até quatro planos de uma só vez.
Em caso de dúvidas, basta acionar nosso time de especialistas em uma central de atendimento exclusiva.
O que fazer em Lauterbrunnen, Suíça
A natureza é a grande protagonista neste pacato vilarejo suíço cercado por montanhas, cachoeiras e muitas outras belezas naturais.
Para facilitar o seu planejamento de viagem, fizemos uma seleção com os atrativos que não podem ficar de fora do seu roteiro, incluindo alguns dos vilarejos vizinhos que merecem a sua visita!
Confira o que fazer em Lauterbrunnen, Suíça!
Cachoeira Staubbach
Considerada símbolo da cidade, a cachoeira Staubbach fica bem pertinho do centro: basta uma caminhada de 20 minutos para avistar os 297 metros de queda d’água.
O volume da cachoeira varia de acordo com a época do ano: o verão é o período ideal para conferir a Staubbach em toda a sua majestade!
Por conta da sua altitude, a queda d’água não chega completamente ao chão: os ventos fazem com que a água se pulverize, transformando-se em névoa com gotículas de água que cai como “spray” sobre o vale.
Quem deseja chegar ainda mais perto dessa maravilha da natureza pode pegar uma trilha que leva até a parte de trás da cachoeira: um passeio inesquecível e, melhor ainda, de graça!
Cachoeiras Trümmelbach
Depois de conhecer a magnífica Staubbach, que tal ser transportado para um complexo de cachoeiras subterrâneo? As cachoeiras Trümmelbach podem render um passeio fenomenal para a sua viagem!
As cascatas ficam a apenas 2 km do centro da vila, onde a água oriunda do degelo das montanhas nas proximidades, Jungfrau, Mönch e Eiger, formam várias cascatas que rasgam a rocha.
Por essas e outras, a visita às cachoeiras Trümmelbach não acontece durante o inverno. Afinal, as montanhas estão congeladas e não tem água para escorrer pelas pedras.
Para visitar o complexo, o visitante deve pagar a partir de 11 francos suíços (em novembro/2021), valor convertido na manutenção de corredores, passarelas e escadarias que levam o visitante até bem perto das cascatas.
Trilha das 72 Cachoeiras
A principal atração turística da vila é a Trilha das 72 Cachoeiras, que se estende por 8 km a partir da estação ferroviária e pode ser finalizada em cerca de 3 horas.
Como o nome sugere, o passeio leva o visitante até as 72 cachoeiras que cercam o vale, incluindo Staubbach, Trümmelbach e a cachoeira mais alta da Suíça, a Murrenbach Falls, com quase 500 metros de queda.
Se você estiver cansado ao final da trilha e sem energia para voltar a pé, é só fazer o trajeto de volta para a vila de ônibus!
Centro de Lauterbrunnen
Você não precisa ir muito longe para curtir o melhor de Lauterbrunnen: o centrinho do vilarejo, por si só, já vale o passeio!
Reserve uma manhã ou tarde para caminhar sem pressa entre as ruas repletas de construções em estilo alpino e enxaimel enquanto contempla a bela paisagem do vale.
Aproveite seu passeio a pé ou de bicicleta para conhecer o Centro de Informações Turísticas e pegar um mapa com as principais trilhas da vila. Não deixe de visitar a charmosa igrejinha de pedra e o cemitério da cidade!
Schilthorn
A vila oferece fácil acesso à montanha Schilthorn, uma das maiores da Europa, com cerca de 3.000 metros de altitude, de onde é possível contemplar todo o vale em 360 graus.
Para chegar até lá, basta pegar um ônibus no centro da vila até a vizinha Stechelberg e, então, embarcar no teleférico até o alto da montanha.
O bondinho faz três paradas no trajeto até o alto, cada uma com suas próprias trilhas e atrações. No pico da montanha fica o requintado restaurante giratório Piz Gloria, que já foi utilizado até mesmo como cenário de filmes da saga 007.
Wengen
Muitas vezes comparado a um vilarejo de contos de fada, Wengen é uma vila de acesso exclusivo para pedestres, a menos de 1 km de Lauterbrunnen.
As ruas estreitas da vila levam ao charmoso centrinho, repleto de lojas, boutiques e bons restaurantes.
No entanto, as principais atrações não estão por ali, e sim nos arredores da vila. Afinal, Wengen é uma boa base para quem deseja conhecer as montanhas Männlichen e Jungfrau.
Mürren
A vila de Mürren entrou no mapa do turismo internacional em meados do século XIX, quando viajantes oriundos do Reino Unido criaram ali a maior corrida de esqui amador do planeta, a Inferno Race, que acontece anualmente, sempre em janeiro.
O vilarejo é um charme só, com um centrinho compacto cheio de construções em estilo alpino, com fachada em madeira, jardins floridos e terraços com vista do vale.
Assim como Wengen, Mürren tem trânsito proibido para veículos, o que ajuda a criar uma atmosfera ainda mais mágica para os passeios pela vila!
Interlaken
Interlaken é a principal porta de entrada e maior cidade de todo o vale, lar de 6.000 pessoas, e um dos principais destinos do Alpes Suíços.
Como estamos falando de uma cidade de maior porte, isso também significa que a região oferece boa infraestrutura de serviços ao visitante, o que pode atrair os viajantes que não abrem mão de conforto e comodidade.
A avenida principal de Interlaken pode até fazer com que você se esqueça de que está nos Alpes, tamanha a oferta de lojas, boutiques, hotéis e restaurantes na região.
Quem gosta de paisagens naturais, porém, não ficará desapontado: a cidade abriga dois lagos de água azul bem pertinho do centro, o Brienz e o Thun, nos quais é possível navegar de barco e conhecer castelos medievais!
Onde encontrar os melhores hotéis de Lauterbrunnen?
Muitos viajantes acabam optando por ficar em Interlaken, fazendo bate-volta às vilas nos arredores, para usufruir da infraestrutura de uma cidade maior.
O que nem todo mundo sabe é que a experiência de se hospedar em um dos hotéis de Lauterbrunnen pode ser inesquecível e muito mais genuína. Afinal, você estará se hospedando em um típico vilarejo alpino.
As melhores opções de hospedagem estão na rua principal da vila e nos seus arredores.
Como a cidade não é muito grande, as chances de ficar em uma localização pouco vantajosa são mínimas: as principais atrações podem facilmente ser visitadas a pé. Ou seja, você estará bem localizado independentemente do hotel escolhido.
Para encontrar os melhores hotéis nos Alpes Suíços a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis, faça a sua cotação de hospedagem no buscador ElQuarto.
O ElQuarto permite que você faça todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de quartos e até o pagamento das diárias em reais, sem cobrança de IOF.
Desse jeito vai ficar fácil e barato conhecer as magníficas paisagens alpinas da Suíça!
O que significa Lauterbrunnen?
Entre os séculos XIII e XIV, a vila chegou a ser chamada de In Claro Fonte e Luterbrunnen, mas a partir do ano 1487 surgiram os primeiros registros do nome pelo qual conhecemos esse pacato vilarejo alpino.
Os estudiosos acreditam que o nome Lauterbrunnen tem origem em uma expressão em alemão: “lauter brunnen” (ou “lautere bäche”, para alguns autores).
Em tradução direta, o nome da vila significa “fontes altas” ou “córregos altos”, em referência às 72 cachoeiras distribuídas pelo vale.
Conheça Lauterbrunnen com segurança e economia!
Quer curtir uma viagem para Lauterbrunnen sem pesar no bolso? Visite agora mesmo nosso site especializado Seguros Promo para encontrar seu seguro viagem Europa barato!
O primeiro passo é apontar o destino e as datas da viagem. Depois, é só escolher os planos que deseja comparar e selecionar a cobertura que você procura. Você pode até utilizar filtros para potencializar a sua pesquisa!
Assim, você garante atendimento médico e odontológico, seguro bagagem, retorno antecipado, traslado médico, auxílio farmacêutico e vários outros serviços que podem salvar o seu bolso em caso de imprevisto!
Conhecer os Alpes Suíços com segurança e economia? De Promo você pode!