Lausanne: onde fica, quando ir e o que fazer por lá!
Vai visitar a Suíça? Conheça Lausanne, a cidade marcada por suas belezas naturais e pela história das Olimpíadas!
Na parte francesa da Suíça, encontra-se a charmosa Lausanne, uma cidade que cativa tanto os amantes da cultura quanto os entusiastas do esporte.
Com aproximadamente 140 mil habitantes, a “capital olímpica” é uma celebração do espírito esportivo e da comunhão dos povos, às margens do icônico Lago Genebra.
A região é naturalmente linda e fica ainda mais imperdível com as construções alpinas que transformam a paisagem.
Ali, você encontrará uma fusão de uma cidade comercial dinâmica com um local que oferece um ambiente de resort para as férias.
Capital do cantão de Vaud, a cidade também se destaca como um polo universitário e de eventos, onde esporte e cultura desempenham papéis de destaque.
A cidade medieval é um museu a céu aberto que parece convidar o turista a longas caminhadas entre suas ruas de pedra.
Na orla do lago, a paisagem parece saída de contos de fadas, onde sobram oportunidades para a prática de esportes aquáticos.
Esse destino tradicional da Suíça ainda é mundialmente conhecido por seus queijos refinados e chocolates requintados, listados entre os melhores do mundo.
Quer saber mais sobre a segunda maior cidade do lago Genebra? Confira as dicas que reunimos para você!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Lausanne: onde fica, como ir e o que fazer!
Lausanne, Suíça, deslumbra seus visitantes com uma mistura de localização panorâmica, cultura, história e esportes.
Situada sobre três montanhas, a cidade é cercada por vinhedos e tem o majestoso lago Genebra aos seus pés, oferecendo cenários paradisíacos aos turistas.
O centro histórico é exclusivo para pedestres, o que incentiva a exploração de suas ruelas, cafeterias e butiques, que definem a atmosfera charmosa da cidade.
A imponente catedral gótica domina a cidade medieval, enquanto as ruas comerciais e a zona portuária de Ouchy são incentivos a passeios sem fim.
Apesar do relevo acidentado, a cidade conta com um moderno sistema de metrô que facilita a mobilidade. Que tal aproveitar o transporte para conhecer os bons restaurantes do centro e provar delícias como salsichas recheadas?
Também não faltam museus para visitar, como o Musée de l’Elysée, dedicado à fotografia, e o fantástico Musée Olympique. Afinal, a cidade é a “capital olímpica”, sede do Comitê Olímpico Internacional.
Venha conhecer outras curiosidades e informações sobre um dos melhores destinos da Suíça!
Onde fica Lausanne?
Lausanne fica na Suíça francesa: do outro lado do lago Léman, também conhecido como lago de Genebra, fica a cidade de Évian-les-Bains, já na França.
O destino está a cerca de 60 km de Genebra, é a segunda maior cidade da região do lago e a capital do Cantão do Vaud.
Está pensando em conhecer outros destinos da Suíça? Zurique fica a apenas 230 km, enquanto Berna está a 100 km de distância.
Você também terá fácil acesso à região de Interlaken, a 160 km, e Lucerna, a 210 km.
Lausanne: mapa
A cidade se estende sobre colinas no coração da Suíça e oferece um sistema de transporte público eficiente para facilitar a circulação de seus visitantes. Afinal, haja fôlego para superar tantos morros e ladeiras!
Com quase 30 estações, o metrô conecta os principais atrativos, hotéis e restaurantes, e só deixa de operar entre meia-noite e 5h30.
Nos períodos mais movimentados, os intervalos entre as viagens são de apenas 5 minutos, o que agiliza ainda mais o transporte.
Mesmo assim, não restam dúvidas: caminhar pelas ruas do centro histórico é a forma mais apaixonante de conhecer a cidade!
Confira onde fica Lausanne no mapa da Europa!
Como ir de Genebra para Lausanne?
Essa charmosa cidade suíça não possui um aeroporto próprio, mas não se preocupe. O aeroporto internacional de Genebra está a apenas 60 km de distância.
Ou seja, quem sai do Brasil precisa encarar ao menos uma escala, já que não há voos diretos para Genebra, e um trecho por terra.
E como ir de Genebra para Lausanne? A viagem de trem leva apenas 45 minutos e custa cerca de CHF 12 (em novembro/2023), cerca de R$66,00. O trajeto de carro também é muito bonito, pois percorre as margens do lago Genebra, pela rodovia A1.
Outra possibilidade é voar até Zurique, que recebe voos com e sem escalas a partir do Brasil, e pegar um trem até Lausanne. Também é possível fazer a rota de carro, pelas rodovias A1 e A2.
Vale pontuar que os trens são uma excelente alternativa para se locomover entre as cidades suíças.
A SBB, a empresa ferroviária nacional do país, oferece uma extensa rede ferroviária com opções de trajetos a partir de CHF 12 até a cidade.
A empresa tem um aplicativo gratuito que facilita o planejamento do itinerário, apresentando horários dos trens, conexões disponíveis e até qual a plataforma de embarque.
Quando ir a Lausanne?
A cidade é um destino incrível de janeiro a janeiro, mas alguns fatores podem influenciar sua experiência.
Para muitos turistas, a primavera e o verão são considerados os melhores momentos para explorar esta cidade suíça. Nessas estações, a temperatura em Lausanne fica mais agradável, com a média chegando a 23ºC.
São meses de dias mais longos, o que significa mais tempo de sol para aproveitar as atrações e os passeios.
Por outro lado, diferentemente de outros destinos da Europa, o verão não é seco na cidade. Pelo contrário, é o período mais chuvoso, e tempestades de grande intensidade são comuns.
Entre o outono e o inverno, o frio se intensifica, despencando as mínimas para até -1ºC, e o céu fica mais encoberto e cinzento. De novembro a março, a neve transforma a paisagem em um verdadeiro paraíso invernal alpino.
Embora o frio possa ser intenso demais para atividades ao ar livre, é a melhor época para conhecer museus, galerias e outros espaços fechados.
E atenção: a alta temporada na região ocorre não apenas no verão, mas também no inverno. Os turistas invadem a cidade em busca de neve e esportes como esqui e snowboard, então prepare-se para gastar um pouco mais.
Onde ficar em Lausanne?
Escolher onde ficar em Lausanne não é tarefa das mais desafiadoras. A cidade é relativamente grande e oferece acomodações em diferentes regiões.
Ouchy é a zona portuária da cidade, uma área à beira-mar tão bonita quanto tranquila, localizada aos pés da principal colina da cidade. A região é uma área de lazer popular tanto entre visitantes quanto residentes locais.
Há três grandes parques nessa região, às margens do lago, o que adiciona ainda mais contato com a natureza para o viajante.
É também em Ouchy que estão atrações famosas, como o Musée Olympique.
O bairro Le Flon, por sua vez, é uma zona mais moderna e contemporânea da cidade, com muitos atrativos e serviços que prezam pela comodidade.
A Esplanade du Flon é o epicentro do bairro, que abriga grandes empresas em antigos armazéns. Ali também é comum encontrar casas noturnas, restaurantes, bares e edifícios corporativos.
Le Flon fica ainda mais apaixonante no inverno, quando uma pista de gelo é montada na principal avenida do bairro. É uma opção acessível de lazer em uma cidade notoriamente cara para turismo.
Há também a possibilidade de ficar em Lavaux Vineyard, nos arredores da cidade. É uma alternativa indicada para quem deseja viver uma experiência mais rural.
Não importa a região que você escolha, no El Quarto você vai encontrar as melhores opções de hospedagem, por preços acessíveis até mesmo para a Suíça.
Você pode utilizar filtros para personalizar a sua pesquisa e reservar sua acomodação pelo site, com pagamento em até 12 vezes no cartão. O viajante também encontra hotéis com cancelamento gratuito, garantindo flexibilidade para a sua viagem.
Hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!
Garanta seu seguro viagem para a Suíça pelos melhores preços!
Para uma experiência mais tranquila ao visitar a Suíça, é essencial considerar a contratação de um seguro viagem. Seja para visitar o país ou até mesmo se você estiver só de passagem, o item é obrigatório!
A Suíça é integrante do Espaço de Schengen, e isso implica na obrigatoriedade do seguro viagem para todos os turistas.
Aqui no Seguros Promo, você encontra os melhores e mais completos planos de seguro viagem para a Suíça pelo melhor custo-benefício. E, melhor ainda, nossas coberturas são válidas em toda a Europa!
Oferecemos até planos com proteções específicas para a prática de esportes, caso você queira esquiar ou curtir o lago durante a sua estadia.
Com os planos oferecidos pelo Seguros Promo, você contará com proteção em casos de emergências médicas, perda de bagagem, atrasos de voos e outras situações. Assim, pode curtir sua viagem sem se preocupar com imprevistos.
Não perca tempo e o nosso site para encontrar seguro viagem mais barato sem comprometer a qualidade da sua proteção!
O que fazer em Lausanne
Uma das cidades mais charmosas da Suíça, o destino às margens do lago Genebra é generoso na oferta de atrações e experiências para seus visitantes.
Para facilitar a montagem do seu roteiro, tenha em mente que a cidade está dividida em cinco zonas distintas, cada uma com atrações fantásticas.
O esporte e a cultura desempenham papéis proeminentes na vida da cidade, sede do Comitê Olímpico Internacional.
Você também pode explorar o centro medieval, passear de barco pelo lago, praticar esportes e muito mais.
Venha descobrir o que fazer em Lausanne!
Lago Léman
O lago Léman tem muitos nomes. Na Alemanha, é o Genfersee, enquanto na França é o Genebra. O peculiar nome adotado na Suíça é um lembrete de tempos idos.
No passado, os celtas que exploravam a região chamavam aquele massivo corpo d’água de Lem An, ou “água grande”. Séculos depois, esse é o nome mais ouvido na segunda maior cidade às suas margens.
O Léman é um dos principais atrativos de Lausanne, e, por isso, um lugar que não pode faltar no seu roteiro.
A vida na cidade gira ao entorno do lago, especialmente porque o centro histórico está a apenas 1 km de distância.
Nos meses mais quentes, uma das melhores coisas para fazer são passeios de barco pelo lago, um dos maiores da Europa Central. É a chance de curtir vistas espetaculares da cidade de Montreux e dos arredores.
Em terra firme, você terá a oportunidade de conhecer os terraços de vinhedos de Lavaux e visitar cidades vizinhas, como Le Bouveret e Saint Gingolph.
Nos meses mais gelados, o próprio lago “neutraliza” o frio do inverno, que não chega a níveis tão rigorosos quanto em outros cantos da Suíça.
Outra consequência é que suas águas não costumam congelar, mesmo nos invernos mais severos.
Cathédrale de Lausanne
A grande atração da cidade medieval, o centro histórico, é a Cathédrale de Lausanne, ou Catedral de Notre Dame.
Uma das obras-primas da arquitetura gótica na Suíça, a catedral é um símbolo da cidade e chama a atenção de praticamente todos os pontos do centrinho.
Parte desse destaque se deve à localização, no alto de uma colina no centro histórico. As torres góticas têm dezenas de metros de altura e certamente chamam a atenção de quem circula pela região.
A catedral foi inaugurada no século XII e atua como sede da diocese local há mais de 1.000 anos.
As atrações não se limitam à construção religiosa. A igreja é rodeada por bares e cafés, tornando a área ao redor da catedral uma atração por si só.
Na maior parte do ano, a catedral está aberta para visitação, das 9h às 19h. Não há cobrança de ingresso.
Com alguma sorte, você pode até mesmo assistir a uma apresentação do órgão da catedral. O instrumento tem mais de 7.000 tubos e custou milhões de francos suíços.
Outra possibilidade é subir a torre, mediante pagamento de ingresso, para apreciar a vista panorâmica da cidade e, nos dias claros, até dos arredores.
Musée Historique
Bem ao lado da catedral fica o imperdível Musée Historique, que fica em um edifício cuja construção remonta ao século XI.
O palacete era a residência dos bispos locais, até que os clérigos foram levados para o Castelo de Saint-Maire, do outro lado da cidade.
Hoje, o lugar abriga um acervo riquíssimo, que conta tudo sobre a história e o patrimônio da região.
O ingresso no Musée Historique custa CHF 12 (aproximadamente R$66,00, em novembro/2023).
O museu abre diariamente, das 11h às 18h, de segunda a quinta, e das 11h às 17h de sexta a domingo.
Musée Olympique
Uma das grandes atrações de Lausanne é o Musée Olympique, o maior centro de informações sobre os Jogos Olímpicos do mundo.
O museu fica perto do centro, às margens do lago Léman, em uma área de mais de 3.000 m² com exposições relacionadas ao mundo esportivo.
O acervo é formado por mais de 1.500 objetos e 150 telas relativos aos Jogos Olímpicos.
A entrada para o Musée Olympique custa CHF 14 (cerca de R$76,00, em novembro/2023).
Depois de conhecer as exposições do museu, aproveite para visitar o Parque Olímpico, bem em frente ao Musée Olympique.
São 8.000 m² de área verde, onde você encontra dezenas de esculturas que homenageiam o espírito olímpico.
Em meio ao parque, você encontrará instalações interativas que simulam recordes estabelecidos por atletas. Além de tudo isso, a visita ao Parque Olímpico é gratuita!
Musée de l’Elysée
Como você deve ter percebido, há muitos museus interessantes na cidade, e o Musée de l’Elysée é um deles. Trata-se de um museu de fotografia, instalado em uma mansão do século XVIII.
Com um acervo de mais de 100 mil impressões originais, o museu proporciona uma experiência fascinante para os amantes da arte fotográfica.
O Musée de l’Elysée fica a uma curta distância do Musée Olympique. Você pode ir de um museu ao outro com uma agradável caminhada de 10 minutos em meio a belos jardins.
O ingresso para o Musée de l’Elysée custa CHF 25, equivalente a cerca de R$136,00 (em novembro/2023).
Château Saint-Maire
Lembra que explicamos que o Musée Historique fica instalado na antiga residência dos bispos na cidade? O edifício deixou de exercer essa função quando o Château Saint-Maire foi inaugurado!
A construção do século XV ficou conhecida como Palácio dos Bispos e abriga atualmente o Conseil d’Etat (Conselho do Estado) do Cantão de Vaud.
Palais de Rumine
A história de Lausanne também é contada pelo belíssimo Palais de Rumine, construído no final do século XIX. A construção suntuosa fica na Place de la Riponne e abriga vários atrativos em um só lugar.
É ali que está, por exemplo, o complexo de universidade e biblioteca da cidade, além de museus de Belas Artes e Ciências Naturais.
O Palais de Rumine é um excelente ponto de partida para o seu passeio pela cidade e costuma oferecer exposições gratuitas muito interessantes.
Em outras palavras, uma atração imperdível para conhecer um pouco mais sobre a história local!
Rue de Bourg
A Rue de Bourg, no centro histórico, é um dos endereços mais charmosos da cidade, especialmente se você gosta de boas compras!
Originalmente uma das ruas da cidade ocupada pelas famílias mais ricas no século XIX, a Rue de Bourg é exclusivamente para pedestres. Hoje, se firmou como a principal zona comercial da cidade.
Caminhar pela região é uma oportunidade de admirar a beleza das fachadas das antigas casas dos séculos XVII e XVIII. Sem dúvidas, é uma rua que preserva o charme e a elegância do passado.
Ali estão lojas das principais marcas internacionais, embora a cidade seja conhecida por ser um destino caro. Mesmo que você não esteja disposto a ir às compras, vale a pena conhecer a Rue de Bourg.
Place de La Palud
A Place de la Palud é uma das praças mais importantes de Lausanne, localizada no final das Escaliers du Marché.
A construção mais destacada da região é a sede da Prefeitura (Hôtel de Ville), datada do século XVII e em estilo renascentista. No entanto, ela não é a única estrutura que vale a pena conhecer.
Você também poderá conferir o chafariz mais antigo da cidade e uma escultura em celebração da Justiça.
Além disso, você tem a oportunidade de conhecer um relógio especial, que apresenta uma encenação com bonecos que representam histórias locais a cada hora.
A praça fica ainda mais convidativa nas quartas-feiras e aos sábados, quando ocorre no local uma feira no formato Farmer’s Market. O local atrai muitos visitantes com suas barracas de comidas e bebidas.
Flon District
Se você gosta de lugares animados, o Flon District é o seu lugar. É o bairro mais moderno e animado da cidade, pertinho do centro histórico.
A região ficou abandonada por muito tempo, até ser revitalizada e convertida em um centro cultural, comercial e de entretenimento. À noite, o distrito se torna o epicentro da vida noturna local.
Há uma ampla oferta de lojas, bares, pubs e restaurantes por lá, com inúmeras opções para um happy-hour inesquecível.
Depois de explorar as atrações de entretenimento e gastronomia por lá, você poderá utilizar a estação de metrô de Flon para voltar ao seu hotel. O local é movimentado e seguro, mesmo no período noturno.
Onde comer em Lausanne
Aproveite a sua visita a Lausanne para conhecer a deliciosa gastronomia franco-suíça!
No centro histórico, sobretudo perto da Catedral de Notre Dame, há bons restaurantes, bistrôs e cafés para explorar. É uma boa pedida para matar a fome após um dia inteiro de passeios.
Também é fácil encontrar onde comer bem na zona portuária de Ouchy, às margens do lago Genebra. A chance é perfeita para desfrutar de refeições à beira d’água, curtindo vistas deslumbrantes.
Outra possibilidade é o bairro de Flon, que é conhecido não apenas por sua vida noturna vibrante, mas também pela variedade de restaurantes da moda.
E não acabou! Explore os arredores da cidade, especialmente Lavaux Vineyard, para conhecer restaurantes e bistrôs de alta qualidade em meio aos vinhedos.
Chocolate Lausanne: o que é e onde encontrar
Você não pode perder a chance de conhecer um verdadeiro símbolo de Lausanne: o chocolate. A cidade é um paraíso para os chocólatras, com inúmeras fábricas e lojas que vendem o tradicional chocolate suíço.
Uma das mais renomadas é a Blondel, que existe desde 1950 e é considerada uma verdadeira instituição na cidade.
Você também poderá conhecer a produção da Durig, que se orgulha de utilizar 100% de matéria-prima orgânica.
Para aqueles em busca de uma experiência mais moderna, a Chocolaterie Du Bugnon oferece chocolates com formatos criativos.
La Chocolatier de Mon-Repos, por sua vez, tem mais de 40 anos de tradição na produção de doces excepcionais.
A lista de lugares imperdíveis inclui, ainda, a Chocolaterie Wuthrich, a Noz Chocolatier, a Oliver Fuchs e muitas outras lojas incríveis.
Como é viver em Lausanne?
Despertamos a sua curiosidade sobre como é viver em Lausanne? Você vai gostar de saber que estamos falando de um lugar que oferece uma qualidade de vida excepcional, entre as melhores do mundo!
A capital do Cantão de Vaud é considerada a melhor cidade pequena do mundo pela revista “Monocle”.
Com fácil acesso a uma cidade maior (Genebra) e um aeroporto internacional, a cidade é referência em serviços públicos de qualidade.
No entanto, o custo de vida é bastante elevado, o que requer planejamento financeiro cuidadoso.
Em média, gastos com habitação e transporte pesam no orçamento, resultando em um custo de vida cerca de 134% mais alto do que em São Paulo.
Esse investimento é convertido em muitas oportunidades de trabalho e lazer, além de um sistema de transporte público eficiente e confiável.
Os moradores ainda têm acesso a museus impressionantes, espaços verdes, parques e eventos culturais.
Quantos dias para conhecer Lausanne?
A maioria das atrações de Lausanne está concentrada em um território compacto, o que favorece roteiros rápidos pela cidade.
Em geral, bastam de dois a três dias para conhecer as principais atrações, embora muitos turistas optem por viagens ainda mais rápidas, no estilo bate-volta.
Caso seja do seu interesse, é perfeitamente possível utilizar a cidade como base para estender seu passeio até as vizinhas Montreux ou Genebra.
Nessa hipótese, adicione alguns dias à sua estadia!
Viaje para a Suíça com tranquilidade! Conheça o Seguros Promo
Lausanne é um destino apaixonante, capaz de conquistar até os viajantes mais exigentes.
Para curtir tudo que a cidade tem a oferecer com a tranquilidade que você merece, não se esqueça do seguro viagem!
O item oferece benefícios como assistência médica, auxílio por cancelamento de viagem, seguro bagagem e assistência 24 horas 100% em português.
O Seguros Promo é referência em seguros viagem, com uma ampla oferta de planos e coberturas das melhores seguradoras do mercado.
Você pode navegar entre diversas opções antes de escolher o seguro perfeito para a sua viagem, e ainda tem acesso a um comparador exclusivo.
Visite o nosso site e descubra como visitar a Suíça sem pesar no bolso! De Promo, você pode!
Continue sua leitura!