×

Seguros Promo Blog América do Sul Inverno no Chile: quando ir para ver neve e outras dicas de viagem

Inverno no Chile: quando ir para ver neve e outras dicas de viagem

Veja o que fazer durante o inverno no Chile. Conheça as principais atrações, saiba onde esquiar e quais os melhores destinos para ver neve.

Conhecer o inverno no Chile é o desejo de muitos viajantes que sonham em conhecer neve em meio a belezas naturais exuberantes. 

Durante esta época o país vive seu ápice, com uma temporada que garante belíssimas paisagens, oportunidades de praticar esportes radicais, roteiros gastronômicos deliciosos, e muito mais!

Mas antes de fazer as malas para curtir a estação mais fria do ano, é bom entender um pouco mais sobre o destino para aproveitar bastante a viagem.

Preparamos este artigo que traz as principais atrações, os melhores lugares para conhecer, além de dicas super imperdíveis para o seu passeio. Vem com a gente e surpreenda-se!

Ter um seguro ao viajar pela América do Sul é importante. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quais são os meses de inverno no Chile?

Meses de inverno no Chile
Unsplash

O inverno no Chile acontece no mesmo período do Brasil, entre os meses de junho a setembro, e registra temperaturas negativas, com a presença de neve em diversas regiões do país.

A capital Santiago, por exemplo, pode registrar temperaturas entre 2 °C e 18 °C, dependendo do horário. Já as estações de esqui costumam registrar mínimas negativas, por volta de -14 °C.

Qual é a época de neve no Chile?

Os melhores meses para ver neve no Chile são julho, agosto e setembro, considerados os mais frios da estação, e os mais propícios para quem deseja esquiar.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Aproveite o melhor do inverno no Chile com tranquilidade!

    Quem visita o Chile no inverno precisa contar com um bom seguro de viagem.

    Com ele, o viajante garante que, caso ocorra algum imprevisto durante o passeio, receberá o reembolso pelas despesas gastas ou o auxílio necessário para lidar com a situação

    O seguro oferece diversos benefícios como atendimento médico, hospitalar e odontológico, ajuda farmacêutica, traslado, auxílio no caso de cancelamento de voo ou extravio de bagagens e muito mais!

    Para conseguir os melhores preços do mercado, conte com as ofertas do Seguros Promo, que tem parceria com as maiores seguradoras do mundo. Aqui você encontra planos completos, com coberturas especiais, inclusive para quem deseja praticar esportes durante a viagem. 

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 Latam +Covid19 Affinity 35 Latam +Covid19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer durante o inverno no Chile?

    Existe muito o que fazer no Chile no inverno! O país conta com excelentes estações onde é possível ver neve, esquiar ou praticar snowboard, como é o caso do Valle Nevado, um resort que conta com três importantes centros de esqui. 

    A estação também é perfeita para conhecer as belas paisagens do Chile, como a Carretera Austral, uma impressionante estrada, de onde é possível ter as vistas mais impressionantes do país. 

    O Parque Nacional Torres del Paine também deve estar no seu roteiro. No local, você poderá apreciar lindas montanhas, riachos e lagos.

    Outra atração natural imperdível são os icebergs da Geleira San Rafael, onde é possível contemplar geleiras com mais de 30 mil anos!

    Já deu para perceber que existem muito o que fazer no Chile durante o inverno no país. Então, conheça mais detalhes destes destinos surpreendentes abaixo. 

    Conhecer as belezas naturais da Carretera Austral

    Carretera Austral
    Unsplash

    A Carretera Austral é uma estrada cênica com, cerca de, 800 km de extensão, onde você poderá apreciar paisagens, como rios coloridos, lagos azuis, geleiras e montanhas, além de bosques andinos e as pampas da Patagônia Chilena.

    Não pense que passará perrengue durante o trajeto. Ao longo dos anos, a região se desenvolveu e, hoje em dia, oferece uma estrutura hoteleira excelente para seus visitantes.

    Visitar o Cerro San Cristóbal

    O Cerro San Cristóbal é uma atração incrível, localizada bem próxima da capital do Chile, Santiago, e oferece uma das melhores vistas da região e da  Cordilheira dos Andes! 

    Para chegar até o topo da montanha, que possui 880 metros, é preciso usar um funicular. A viagem é rápida e, sem dúvida, você vai adorar. 

    Por lá, você encontrará belas trilhas arborizadas, além de locais apropriados para descanso e, até mesmo, um zoológico. 

    Passear pelo Cerro Santa Lucia

    Com cerca de 70 metros de altura, o Cerro Santa Lucia oferece aos viajantes uma das vistas mais bonitas de Santiago, além de ser o local onde a cidade foi fundada, em 1541. Por conta disso, é uma das principais atrações turísticas locais.

    Para aproveitar ao máximo sua experiência, a dica é colocar um tênis confortável e curtir os atrativos próximos, como o Castelo Hidalgo e as estátuas, construídas em homenagem aos colonizadores espanhóis e aos povos indígenas.

    Esquiar no Valle Nevado e em outras estações

    Quem deseja esquiar no Chile, poderá viver essa experiência nas diversas estações espalhadas pelo país.

    Uma das mais famosas, no entanto, é Valle Nevado, a maior estação de esqui da América do Sul, localizada próxima a Santiago (a cerca de 40 km), e sendo um dos locais mais incríveis para esquiar durante a temporada, com mais de 30 pistas que contemplam diferentes níveis e habilidades, do iniciante ao avançado. 

    Outras estações imperdíveis para esquiar no Chile

    • Farellones: localizado a um pouco mais de 50 km de Santiago, esse é um dos destinos mais procurados e, provavelmente, divertidos do país. Conta com diversos atrativos para toda a família, como tirolesa, teleféricos, passeios de trenó, entre outros.
    • El Colorado: localizado a 36 km de Santiago, é uma das estações mais populares do Chile, conta com mais de 100 pistas para esquiadores de diversos níveis e mais de 15 teleféricos para quem deseja apreciar a vista da região.
    • La Parva: outra estação localizada bem próxima da capital chilena (a menos de 60 km), que conta com boas pistas e preços mais acessíveis, sendo um dos centros de esqui favoritos dos chilenos.
    • Portilho: primeira estação de esqui da América do Sul, está localizada a 146 km da capital chilena, e conta com 34 pistas incríveis, consideradas as preferidas dos esquiadores mais experientes. 
    • Nevados de Chillán: localizado na região de Ñuble (a cerca de 430 km de Santiago), aqui o viajante pode contar com pistas incríveis, além de poder tomar banho em águas termais e aproveitar outras comodidades como spa, restaurantes e muito mais.

    Conhecer o Parque Nacional Torres del Paine

    Torres del Paine
    Unsplash

    O Parque Nacional Torres del Paine é um dos locais mais visitados na Patagônia Chilena, e o sucesso é justificável. Afinal, estamos falando de um lugar com belezas naturais que deixam qualquer um de queixo caído.

    Quem percorre o parque se encanta com seus lagos cristalinos, belas montanhas, icebergs impressionantes, além de poder apreciar diversos animais típicos da Patagônia Chilena como os guanacos. 

    Se não quiser fazer o trekking, é possível conhecer o local de carro, bike, barco e até de caiaque. Não deixe de fazer a foto clássica das Torres del Paine, que dão o nome ao local.

    Ver os icebergs da Geleira San Rafael

    Entre os melhores lugares para conhecer durante o inverno chileno estão os icebergs da Geleira San Rafael, estruturas impressionantes e belas da patagônia chilena. 

    Mas é preciso se preparar para conhecer esse incrível espetáculo da natureza. A rota até a geleira deve ser coordenada por profissionais especializados que te guiarão por todo o trajeto. 

    Com cerca de 760 km², as geleiras existem há mais de 30 mil anos, e contam com torres com mais de 70 metros de altura e uma parte frontal de mais de 2 km.

    Sem dúvida, conhecer esse incrível fenômeno da natureza será um dos pontos altos do seu roteiro.

    Ir ao Cajón del Maipo

    Cajón del Maipo está localizado na região metropolitana da capital Santiago, e é famoso, principalmente, pelo Embalse El Yeso, um belíssimo reservatório que oferece uma paisagem linda das montanhas cobertas com neve da região.

    Não se esqueça de preparar a câmera e fazer lindas fotos do espetacular lago com tons de esmeralda que se localiza ao fundo da paisagem.

    Que roupas usar durante o inverno no Chile

    Roupas para o inverno no Chile
    Unsplash

    Preparar uma mala com as roupas adequadas é fundamental, para não passar frio durante a sua visita. E para garantir o seu conforto, é importante se vestir “em camadas”:

    Na 1ª Camada, utilize roupas térmicas, como blusas consideradas “segunda pele” que impedem a perda de calor do corpo. 

    Já na 2ª Camada, aposte em roupas de fleece, lã ou blusas de moletom grossas, que ajudem a manter a temperatura.

    Para finalizar, na 3ª Camada, use agasalhos grossos, como sobretudos, casacos ou jaquetas, que sejam impermeáveis (caso pretenda ir em lugares onde esteja nevando).

    Vale a pena alugar roupa de inverno no Chile?

    Só vale a pena comprar roupas próprias para a neve se o seu objetivo for visitar as estações durante muitos dias. Caso contrário, compensa mais alugar. 

    Cotação de seguro viagem para curtir o Chile no inverno!

    Agora que você já sabe como aproveitar o inverno no Chile, chegou a hora de planejar a sua viagem pelo país. E para ter uma experiência tranquila, é fundamental contar com a proteção de um bom seguro viagem!

    Aqui no Seguros Promo, você poderá cotar planos completos de seguros de viagem pelo melhor preço do mercado! E ainda poderá contar com coberturas especiais, inclusive para a prática de esportes, ideal para quem deseja se aventurar pelas pistas de esqui chilenas.

    Aproveite nossas ofertas e conte com toda a expertise da nossa equipe de atendimento, sempre preparada para ajudar em qualquer etapa do processo.

    Quer viajar pelo mundo com segurança e economia? Conte com o Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 Latam +Covid19 Affinity 35 Latam +Covid19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Perguntas frequentes sobre o inverno no Chile

    Quer saber mais sobre a estação mais fria do ano no país? Então confira as principais perguntas sobre o tema para se preparar para a sua viagem. Veja só!

    Precisa de visto para entrar no Chile?

    Não é preciso visto para entrar no Chile. Basta apresentar um passaporte válido. caso não tenha passaporte, o RG pode ser usado para passar pela imigração. 

    Onde ver neve no Chile?

    É possível ver neve em algumas cidades e regiões como:

    • Pucon;
    • Chillán;
    • Puerto Varas; 
    • Puerto Natales;
    • Região da Patagônia Chilena.

    Qual é a cidade mais fria do Chile?

    Pucón é considerada uma das cidades mais frias do país, com temperatura média anual de 12 °C. 

    Quando abrem os centros de esqui do Chile?

    Dependendo da região onde se encontram, algumas costumam abrir desde o começo de junho, bem no início da temporada de inverno no Chile.

    Já o encerramento costuma ocorrer em meados de setembro, antes da primavera, podendo se estender em lugares localizados mais ao sul do país.

    Faz frio no Chile em agosto?

    Sim. A temperatura no Chile em agosto costuma ter máxima de 18 °C e mínima em torno dos 3 °C (podendo chegar a zero em alguns horários do dia).


    Continue sua leitura!

    Ana Isabel Castro

    Ana Isabel Castro

    Jornalista e apaixonada pelos animais, utilizo meus conhecimentos para compartilhar informações e dicas sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    aaaa