Ilha Grande, RJ: conheça os atrativos da região paradisíaca!
Ilha Grande, RJ, é um verdadeiro paraíso da natureza fluminense. Situada em Angra dos Reis, a ilha está repleta de atrações para conhecer!
Ilha Grande, RJ, é um paraíso para quem gosta do encontro do mar com a exuberância da mata atlântica brasileira. Localizada em Angra dos Reis, o destino é um convite irresistível à contemplação da natureza e ao lazer.
Antes de se tornar o refúgio paradisíaco que é hoje, a região teve certo protagonismo histórico.
A ilha já foi lar de indígenas, porto de desembarque de africanos escravizados e até presídio de segurança máxima. Contudo, a Ilha Grande encontrou no turismo sua verdadeira vocação.
Neste guia, você vai encontrar um roteiro prático sobre esse pedaço de paraíso fluminense, desde como chegar até as melhores atividades para preencher seus dias! Vamos lá!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Ilha Grande, RJ: conheça as melhores praias da cidade!
Ilha Grande, RJ, é um dos destinos mais procurados no estado fluminense e não faltam motivos para tanta badalação. Afinal, quem não gostaria de passar dias à base de sol, mar e diversão?
A ilha ostenta o título de Patrimônio Mundial da Humanidade por sua importância cultural e ambiental, com direito a grandes trechos de mata atlântica preservados.
Assim, o destino é capaz de oferecer uma verdadeira sinfonia de opções para os visitantes!
A natureza conservada permite que os visitantes desfrutem de praias deslumbrantes, cachoeiras de água cristalina e trilhas incríveis.
Você ainda terá a oportunidade de fazer passeios de barco, comer em excelentes restaurantes e muito mais. E, melhor ainda, bem pertinho da capital do Rio de Janeiro!
Onde fica Ilha Grande?
Ilha Grande, RJ, fica na região da Costa Verde, mais especificamente na cidade fluminense de Angra dos Reis.
A proximidade com a cidade do Rio de Janeiro é um grande atrativo, já que apenas 150 km separam as duas localidades.
A ilha também está perto de outros destinos famosos, como Paraty, a vila de Trindade e Ubatuba: esses lugares estão a 100 km. Se você está saindo de São Paulo ou BH, a distância é de menos de 400 km.
Ilha Grande, RJ: mapa
Embora seja uma ilha, a Ilha Grande não ganhou esse nome à toa. O território, de 193 km², é maior que o da cidade de Aracaju, capital do Sergipe!
Mesmo assim, os deslocamentos entre praias, trilhas e pontos turísticos ocorrem de maneira descomplicada, por meio de passeios de barco ou trilhas bem sinalizadas.
Veja onde fica Ilha Grande, RJ, no mapa!
Como chegar em Ilha Grande, RJ?
Se você mora na Cidade Maravilhosa e deseja descobrir como ir do RJ a Ilha Grande, não terá dificuldades.
A ilha, que pertence ao município de Angra dos Reis, não tem ligação terrestre com o continente, mas oferece diversas opções aos seus visitantes.
Você pode, por exemplo, fazer o trajeto por via marítima a partir de Mangaratiba, a 100 km da capital fluminense.
É a rota mais próxima para quem chega pelos aeroportos ou pela Rodoviária Novo Rio, embora o trajeto de barco seja mais longo.
Uma alternativa interessante é viajar a partir de Conceição de Jacareí, a apenas 15 km de Mangaratiba. Nesse caso, o trajeto é mais curto e há maior flexibilidade de horários das embarcações.
Quem sai de Paraty ou São Paulo deve optar por Angra dos Reis como rota. A cidade conta com uma ampla oferta de embarcações com destino a Ilha Grande, RJ.
Você está viajando de carro? Será necessário deixar o veículo em um dos estacionamentos pagos perto de um dos portos de embarque: carros particulares não têm acesso à ilha.
Uma vez na ilha, o desembarque acontece na Vila do Abraão, embora também haja pontos de chegada em Araçatiba/Praia Vermelha, Bananal e Praia do Aventureiro.
O tempo de viagem de barco varia de 15 minutos a 1h30, dependendo da rota e do tipo de embarcação escolhido.
Qual a melhor época para ir à Ilha Grande?
Como é característico em regiões de mata atlântica, o clima em Ilha Grande, RJ, pode ser particularmente imprevisível.
O verão é o período mais quente e também a temporada mais chuvosa na região. A ilha fica abarrotada de turistas em virtude das festas de fim de ano, férias escolares e o feriado de Carnaval.
O clima da primavera é bem parecido com o do verão, com a diferença que a ilha não fica tão cheia, embora chova com frequência.
O inverno também tem movimento impulsionado pelas férias e as temperaturas são amenas. Pode até fazer um friozinho de noite.
Por essas e outras, o outono é a estação mais recomendada para turismo na ilha. As chuvas não são tão frequentes e ainda faz calor, sem tantos turistas para disputar um lugar na areia.
Conheça Ilha Grande com tranquilidade! Contrate um seguro viagem!
Embora a contratação de seguro viagem seja mais comum para destinos internacionais, você não pode abrir mão desse item para visitar Ilha Grande, RJ.
Afinal, os riscos de imprevistos e a necessidade de assistência podem ocorrer tanto em viagens nacionais quanto internacionais.
O seguro viagem oferece cobertura específica para situações emergenciais durante a viagem, independentemente de sua localização.
O Seguros Promo disponibiliza opções das melhores seguradoras, inclusive planos abrangentes e os preços mais competitivos do mercado.
Utilizando a ferramenta exclusiva do Seguros Promo, você pode comparar as opções disponíveis e parcelar o pagamento do seguro em até 12 vezes.
Sem dúvidas, uma proteção essencial para evitar surpresas desagradáveis e despesas inesperadas durante a jornada!
O que fazer em Ilha Grande
Quer viver a experiência de curtir o mar rodeado pelo verde da mata atlântica? Ilha Grande é o seu lugar!
Você terá a chance de conhecer praias incríveis, como Caxadaço e Lopes Mendes, ou simplesmente saborear uma cerveja gelada com peixe frito na Vila do Abraão.
Vem descobrir o que fazer em Ilha Grande, RJ!
Praia do Caxadaço
Uma das praias mais famosas de Ilha Grande, RJ, a Praia do Caxadaço é rodeada por um grande paredão de rocha voltado para o mar aberto. O resultado é uma pequena porção de paraíso com águas tranquilas.
Você pode percorrer uma curta trilha a partir da ponta esquerda da praia para chegar ao topo das rochas: um mirante panorâmico de beleza estonteante.
A praia é pequenina, mas simplesmente paradisíaca, e merece entrar nos seus planos de viagem!
A opção mais acessível para conhecer a Praia do Caxadaço é por meio do passeio Volta à Ilha, facilmente contratado nas agências de turismo locais.
O tour tem um custo médio de R$ 160,00 (em dezembro/2023) e inclui uma parada para almoço.
Praia do Aventureiro
Outra praia famosa da ilha é a Praia do Aventureiro, conhecida pelo curioso coqueiro que cresceu num ângulo de 90 graus.
Com sua areia branca e fina, águas calmas e transparentes, a região surpreende os visitantes com beleza preservada.
Há inclusive um mirante por lá, para que você possa ter uma vista total da enseada que abriga a praia.
A parada da lancha durante os passeios duram o bastante para ir até o Mirante do Espia. Porém, você deve ter em mente que pode não ser o suficiente para desfrutar ao máximo da praia.
Outra possibilidade é visitar a praia fora dos roteiros de passeios pré-determinados, garantindo o tempo necessário para apreciar toda a sua beleza.
Praia do Abraão
A praia mais “central” da Ilha Grande é a Praia do Abraão, ponto mais movimentado da região.
Essa área é o epicentro da atividade turística na ilha, sobretudo por saírem dali as embarcações que oferecem passeios pela região.
É ali que fica o principal porto da ilha, ponto de chegada de barcos e balsas do continente.
Também por isso, dada a grande movimentação de embarcações, a Praia do Abraão pode não ser a mais indicada para o banho.
Além de não ser recomendado nadar entre veleiros, lanchas e speed boats, a água, influenciada pelo intenso tráfego marítimo, pode não ser tão clara e límpida.
Apesar disso, a Praia do Abraão é uma excelente opção para apreciar o pôr do sol no final do dia. Fica a dica!
Praia de Lopes Mendes
A Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande, RJ, é considerada uma das mais deslumbrantes do Brasil.
São 3 km de faixa de areia com aparência selvagem e deserta. A praia também é voltada para o mar aberto, o que torna o cenário ainda mais paradisíaco.
Nessa região, o mar é agitado e mais frio: verdadeiro ímã para surfistas. Contudo, embora as ondas sejam robustas, a praia é rasa e a qualidade da água é excelente.
Uma das vantagens de visitar Lopes Mendes é que, mesmo nos períodos de maior movimento, a praia raramente se encontra lotada, sobretudo no canto esquerdo.
Praia de Dois Rios
Como o nome sugere, a Praia de Dois Rios é famosa pela presença de dois rios de água doce que delimitam a faixa de areia. São pouco mais de 1 km de areia branca e mar azul!
No passado, a praia abrigou o Presídio Cândido Mendes, desativado em 1993. Hoje, o local abriga o Museu do Cárcere – Ecomuseu Ilha Grande.
Há algumas trilhas que levam à Praia de Dois Rios, embora sejam bem longas e possam chegar a 3 horas de duração.
Os passeios de barco, por sua vez, oferecem apenas vistas panorâmicas da praia, sem paradas por conta do mar agitado e a ausência de cais.
Ilha de Gipóia
A segunda maior ilha de Angra é acessível por Ilha Grande: a Ilha da Gipóia.
A região oferece boa infraestrutura aos visitantes, além de uma variedade de praias para todos os gostos e estilos.
Algumas têm ondas perfeitas para os amantes do surfe, como a Brava e a Praia de Fora. A Praia das Amendoeiras e a Praia da Fazenda, por sua vez, são recantos paradisíacos e praticamente desertos.
A pequenina Juruba, protegida por morros, costões e vegetação nativa, só é acessível por canoa, enquanto a Praia do Norte encanta com sua areia fina e branca.
Para chegar até a Ilha da Gipóia, você pode encarar uma viagem de 35 minutos de barco a partir do Cais de Santa Luzia.
Ilhas Botinas
As Ilhas Botinas são duas pequenas ilhas de pedra praticamente gêmeas, onde o mar é calmo e oferece cenário ideal para a prática de snorkeling.
O fundo de areia branca e a notável transparência da água podem criar a ilusão de que o mar é mais raso do que realmente é.
No entanto, a região ao redor das ilhas atinge profundidades de até 10 metros.
Os passeios para as Ilhas Botinas fazem parte dos roteiros Ilhas Paradisíacas e Ilhas de Angra, oferecidos por diversas empresas na ilha. A duração média é de 6 horas.
Cachoeira da Feiticeira
Quer ter um descanso do mar durante sua visita a Ilha Grande, RJ? Aproveite para conhecer a Cachoeira da Feiticeira, um dos destinos preferidos para os amantes de trilhas.
Com uma queda d’água de 12 metros, a cachoeira cria um poço perfeito para um refrescante mergulho após a caminhada. O passeio tem duração média de 3 horas, com saída da Vila do Abraão.
A trilha é desafiadora, especialmente no período chuvoso, quando as subidas e descidas íngremes ficam mais escorregadias.
Uma alternativa é pegar um barco de Abraão até a Praia da Feiticeira e fazer um trecho bem mais curto da caminhada, de 30 minutos.
Você também pode aproveitar para conhecer a vizinha Praia do Iguaçu, localizada logo após a Praia da Feiticeira. Ambas as praias estão situadas na paradisíaca Enseada das Estrelas.
Vila do Abraão
Abraão é o epicentro de toda a movimentação, o centrinho de Ilha Grande. A região conta com uma pequena praia, que não é indicada para banhos.
No entanto, a partir dali é possível pegar barcos para passeios pela região.
A vila também concentra a maior parte dos bares, restaurantes e pousadas da ilha. Os estabelecimentos à beira-mar tendem a ser um pouco mais caros.
Nos fins de semana, é comum a oferta de música ao vivo à noite.
Também no período noturno, a vila ganha uma feirinha de artesanato: que tal aproveitar para garantir suas lembrancinhas de viagem?
Aqueduto
O Aqueduto da Ilha Grande foi construído no final do século XIX, sob comando de D. Pedro II. A estrutura abastecia o antigo posto que recebia imigrantes, o Lazareto, com águas de um pequeno ribeirão.
A obra foi feita com óleo de baleia e pedras: é um dos poucos sítios históricos da ilha que podem ser facilmente explorados pelos visitantes.
Atualmente, o aqueduto, com 125 metros de extensão e 30 metros de altura, está envolto pela mata atlântica. De qualquer forma, é possível visualizar alguns de seus arcos ao longo da trilha.
Pertinho do aqueduto fica o Poção, em meio à exuberância da mata, onde é possível tomar banho.
A trilha do aqueduto é fácil e pode ser feita até por iniciantes e crianças! Simplesmente imperdível!
Ruínas do Lazareto
Como explicamos anteriormente, o aqueduto era responsável por abastecer um lazareto.
Esse tipo de instituição era designada para receber viajantes e imigrantes acometidos por cólera e outras enfermidades contraídas durante as viagens marítimas.
A construção do Lazareto na Ilha Grande foi concluída em 1886 e teve papel crucial no desenvolvimento da Vila do Abraão.
A edificação oferecia refúgio para pessoas afetadas por doenças contagiosas e se tornou um ponto essencial para o progresso da vila.
Hoje, é possível conhecer as Ruínas do Lazareto para mergulhar nessa parte significativa da história brasileira.
Quanto custa um passeio na Ilha Grande?
A melhor maneira de explorar Ilha Grande, RJ, é por meio de passeios de barco, geralmente feitos por escunas e catamarãs.
Os passeios costumam começar entre 9h e 12h, podendo estender-se até por volta das 16h a 19h. Assim, os visitantes podem curtir um dia inteiro de diversão!
Os valores variam conforme o tipo de embarcação. Em média, os passeios de escuna podem custar de R$ 30,00 a R$ 100,00 por pessoa.
Os passeios podem ser contratados em agências especializadas ou diretamente nas pousadas. Alguns desses passeios incluem uma parada para almoço em restaurantes locais, com custo à parte.
Melhores pousadas em Ilha Grande
Na hora de definir onde se hospedar em Ilha Grande, RJ, é importante escolher com atenção. Não é possível entrar com veículo próprio na ilha, e você precisará se planejar em relação aos deslocamentos.
As regiões mais indicadas para hospedagem são a Vila do Abraão e a Enseada de Araçatiba.
A Vila do Abraão é o centrinho da ilha e abriga a maioria das opções de hospedagem, restaurantes e empresas que organizam passeios de barco.
Mas não espere encontrar resorts luxuosos: em vez disso, predominam pousadas simples e acolhedoras, algumas com vista para o mar.
A Enseada de Araçatiba oferece um ambiente mais tranquilo, com pousadas em estilo semelhante à Vila do Abraão, mas em menor quantidade.
É uma região sem muitas atrações noturnas e restaurantes, recomendada para quem busca sossego.
Independentemente da região em que você decida ficar, o El Quarto é o melhor lugar para reservar sua acomodação.
O site facilita a busca e reserva da hospedagem ideal, com opções com cancelamento grátis e em até 12 vezes no cartão.
Hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!
Onde comer em Ilha Grande?
Depois de passar o dia explorando as praias, chegou a hora de conhecer os melhores restaurantes em Ilha Grande, RJ, para reabastecer as energias.
A Vila do Abraão é o principal polo gastronômico, com restaurantes, bares e quiosques nas mais diversas faixas de preço.
Há até restaurantes à beira-mar com decoração caprichada e iluminação de velas para garantir o ambiente romântico para o jantar.
Também há boas opções gastronômicas nas principais praias da ilha, como Araçatiba e a Praia Vermelha. Essas regiões reúnem alguns bons restaurantes com vista ao mar.
Além disso, a Enseada das Estrelas, próxima à Praia de Dois Rios, oferece opções gastronômicas que combinam a beleza natural da região com sabores locais.
Uma chance de apreciar a culinária local em meio à natureza.
Quantos dias é o ideal para ficar em Ilha Grande, RJ?
É recomendável planejar um período mínimo de três a quatro dias para explorar as principais atrações de Ilha Grande, RJ.
Esse tempo permite realizar os passeios de barco, como a Volta à Ilha, e conhecer as praias mais famosas.
Caso você queira percorrer trilhas, é melhor estender a estadia para uma semana ou mais. Há muita coisa para fazer e cada dia a mais pode significar um roteiro ainda mais amplo.
Visite as praias do Rio de Janeiro com um seguro viagem!
Não deixe de contratar um seguro viagem antes de embarcar para Ilha Grande, RJ. O Seguros Promo te ajuda a garantir uma experiência de viagem mais tranquila e segura, com a proteção que você precisa.
Assim, em caso de imprevistos, como problemas de saúde, extravio de bagagem ou cancelamento de voos, você estará amparado, evitando custos inesperados.
Aproveite para utilizar a ferramenta comparadora exclusiva do Seguros Promo para escolher o plano que melhor atende às suas necessidades. De Promo você pode!
Continue sua leitura!