Ilha de Creta: conheça o berço da civilização europeia
A Ilha de Creta desperta o fascínio de visitantes de diversos lugares do mundo. Descubra seus mistérios, curiosidades, pontos turísticos e belas praias!
A Ilha de Creta, na Grécia, é um lugar que tem cativado a imaginação humana há milênios: as praias paradisíacas, arquipélagos, ilhéus e rochedos atraem visitantes de todas as partes desde a Antiguidade.
Além da paisagem natural digna de um cenário mitológico, os viajantes encontram uma história riquíssima, com ruínas, templos e ruas por onde caminharam heróis gregos como o rei Minos, que inspirou a lenda do Minotauro.
Criamos um guia completo para você começar a planejar a sua viagem para Creta agora mesmo, confira!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Ilha de Creta: mitologia, lendas, atrativos culturais e praias
A maior e mais populosa Ilha da Grécia é também um destino incomparável para quem gosta de cultura e arqueologia: Creta tem uma história que remonta ao ano 4.000 a.C, quando a Antiguidade ainda engatinhava.
Lar do famoso labirinto do Minotauro na mitologia grega, a ilha não perdeu popularidade com o passar do tempo, pelo contrário: estamos falando de um dos mais badalados destinos de verão da Grécia e da Europa na atualidade.
Às cidades com excelente infraestrutura, como Heraklion e Chania, somam-se praias e ilhotas paradisíacas, praticamente intocadas em meio às águas azuis do Mar Egeu, criando um cenário digno de ser visitado o ano inteiro.
Onde fica Creta?
Antes de tudo, é preciso entender onde se localiza a Ilha de Creta, a quinta maior ilha do Mar Mediterrâneo, com mais de 9 mil km².
Lar de pouco menos de 650 mil habitantes, Creta fica no sul da Grécia, a cerca de 370 km da capital, Atenas, e próxima de outros destinos gregos bastante populares, como Santorini (189 km) e Mykonos (306 km).
Como ir de Atenas para Ilha de Creta?
Não existem voos diretos entre o Brasil e Creta, mas existe uma grande oferta de voos saídos de Atenas rumo aos três aeroportos da ilha. O trajeto leva cerca de 50 minutos.
Também é possível fazer o trajeto de barca, que saem em diversos horários diários do principal porto da Grécia, o Pireu, em Atenas, mas o percurso é bem mais lento.
Ou seja, se o seu período de viagem for curto, é melhor fazer o trajeto pelo ar para poupar tempo de deslocamento!
Planos de seguro viagem para a Grécia com desconto
O primeiro passo da sua viagem à Grécia deve ser a contratação de um seguro viagem que cubra pelo menos 30 mil euros para despesas médico-hospitalares, uma exigência determinada no Tratado de Schengen.
Além de ser um documento que pode garantir a sua passagem sem problemas pela imigração, o seguro viagem é recomendado para qualquer viajante, pois garante uma série de coberturas e serviços essenciais durante uma viagem.
Assim, você poderá curtir tudo o que a Ilha de Creta, na Grécia, pode te oferecer sem medo de ficar sem cobertura médica ou odontológica, seguro bagagem e outros serviços na hora em que mais precisar!
Na hora de contratar o seu seguro viagem, recomendamos o nosso site, Seguros Promo, que possibilita verificar até quatro planos de forma simultânea.
Em poucos cliques, você encontra os preços mais baixos das melhores e mais confiáveis seguradoras do mercado!
História da Ilha de Creta
No “meio do caminho” entre a Europa, a África e a Ásia, Creta sempre teve grande importância para diversos povos desde a Antiguidade, há mais de 6 mil anos.
Os sinais de ocupação humana na região são tão antigos que existe a crença de que a ilha foi o berço da civilização na Europa.
Desde então, Creta não perdeu importância regional, tendo sido dominada por árabes, turcos, romanos, bizantinos, venezianos e diversos outros povos ao longo dos séculos, até ser oficialmente incluída no mapa da Grécia, em 1913.
Qual a importância da ilha de Creta?
Os primeiros indícios de civilização na ilha remontam a mais de 6 mil anos: também conhecida como Civilização Minoica, a Civilização Cretense é considerada uma das mais antigas da Europa, verdadeiro berço do povo grego.
Cidades da Ilha de Creta
Com mais de 260 km entre uma ponta e outra, totalizando mais de 9.000 km² de área, existe de tudo um pouco nesta charmosa ilha grega, desde pequenos vilarejos à cidades movimentadas.
Confira o que fazer em Creta no seu roteiro de turismo na Grécia!
Chania
A cidade de Chania, Creta, é uma das mais populares entre os visitantes, com arquitetura medieval e um clima bastante amigável no comércio e pelas ruas.
O principal cartão-postal da cidade é o Antigo Porto Veneziano, que parece até uma antiga pintura, com vários barquinhos ancorados e pescadores levando o sustento para suas famílias.
Próximo ao antigo porto fica o Forte Veneziano Firka, com muralhas altas que mudam de cor à medida em que o sol se põe. No lado oposto do forte fica o Farol, cujo estilo medieval cria um belo contraste com o azul do Mediterrâneo.
A cidade também tem seu tradicional mercadão, o Old Chania Market, onde se encontram especiarias, bebidas, itens de vestuário e comidas típicas da culinária grega.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura local, vale a pena visitar os principais museus de Chania, o Museu Arqueológico e o Museu Marítimo de Creta.
Não é apenas o centro histórico que conquista os visitantes: os bairros também reservam uma atmosfera toda especial.
O bairro medieval é o Top Chania, com ruas de pedra e muitos becos. O bairro Splatzia, por sua vez, é o reduto turco na cidade, com muitos bares e restaurantes.
O melhor lugar para tomar um drink gelado no fim do dia é a Daliani Street, com bares badalados. Para conhecer a cidade além do roteiro turístico, vale a pena visitar o quase deserto distrito Tabakaria.
Heraklion
A capital cultural da ilha é a efervescente Heraklion, Creta, totalmente cercada por uma muralha que remonta ao período medieval.
Pertinho do porto da cidade fica o Forte Rocca Al Mare, uma construção que já serviu de proteção e hoje é um dos principais mirantes de Heraklion.
A Catedral Saint Titus, construída no período bizantino, é a principal igreja da cidade. Para chegar até lá, caminhe pela rua 25 de Agosto, melhor endereço para comprar presentes e souvenires, com diversas lojinhas de artesanato.
Na região também ficam o edifício histórico Loggia, do século XVI, e a Basílica de San Marco, transformada no Municipal Art Gallery.
A rua 25 de Agosto desemboca na Lion Square, principal praça da cidade, rodeada por cafés e restaurantes.
O mais conhecido mercado de Heraklion é o Market Street, frequentado tanto por visitantes quanto pelos moradores locais. No caminho até o mercado, não se esqueça de apreciar a Bembo Fountain, herança do período veneziano.
Nenhum ponto turístico de Heraklion é tão importante quanto o Palácio de Cnossos, ruínas do que teria sido o palácio do temido Minotauro.
Para conhecer um pouco mais sobre o passado da cidade, não deixe de visitar o Museu Arqueológico e o Museu Histórico de Creta.
Rethymnon
A distância entre Heraklion a Rethymnon é de apenas 80 km, mas o visitante se sente como se estivesse em um lugar completamente diferente.
A cidade é uma das mais bem conservadas de toda a Grécia, marcada pelas influências veneziana e turca.
Assim como a vizinha Chania, Rethymnon também tem um Porto Veneziano e uma grande fortaleza, chamada de Fortezza.
No centro histórico, os visitantes encontram o Venetian Loggia, um edifício do século XVI, e o interessantíssimo Museu Arqueológico, com um grande acervo de peças neolíticas e romanas.
No Folklore and History Museum os visitantes encontram um acervo com mais de 5.000 itens datadas do século XVII ao XX.
Para conhecer o principal minarete da cidade, faça uma visita à mesquita Neratze e passe pela fonte Rimondi no caminho.
Quer comprar presentinhos para seus amigos e parentes? A rua Souliou tem vários ateliês e lojinhas de artesanato, e o Laiki Open Market leva os artesãos à praça Polytechniou todo sábado.
Uma das melhores galerias de arte da ilha fica em Rethymnon: o Centre for Byzantine Art tem um terraço amplo, com vista panorâmica para a cidade.
Fora do centro histórico, uma boa atração turística é o Monastério Arkadi, construído no século XVI em estilo renascentista.
A cidade também fica a menos de 30 km de várias praias belíssimas: Platanias, Adelianos Kampos, Panormos, Balí, Agia Galini, Rodakino, Preveli e Plakias, consideradas algumas das melhores praias de Creta.
Agios Nikolaos
O principal ponto turístico da quarta maior cidade de Creta, Agios Nikolaos, é o lago Voulismeni, que faz as vezes de píer para os pescadores da região e é apontado como o local em que as deusas Atena e Artemis se banhavam, na mitologia.
Como as maiores cidades da ilha, Agios Nikolaos também tem um Museu Arqueológico e um Folklore Museum, que contam a história da ilha por meio de seus ricos acervos.
Construída há mais de um milênio, por volta do ano 827, a Igreja Bizantina de Agios Nikolaos é uma das mais antigas da Grécia.
Agios Nikolaos tem, ainda, outros importantes templos religiosos, como a igreja Panagia Vrefotrofos, com vista para o Mediterrâneo, e a Catedral de Agia Triada, do período bizantino.
Assim como Rethymnon, a cidade tem boas opções de praias, com água cristalina. Nas praias de Ammoudi, Ammos e Almyros, os banhistas encontram areia branquinha — o que é raro na Europa.
Já as praias de Kitroplatia e Gargadoros são menos confortáveis, por serem de pedrinhas, mas garantem o visual característico da região mediterrânea.
Nas redondezas de Agios Nikolaos fica o vilarejo de Elounda, de onde é possível pegar um barco rumo à ilha de Spinalonga, repleta de ruínas, com um cenário quase selvagem.
Melhores praias da Ilha de Creta
As praias de Creta estão listadas entre as melhores praias da Grécia, com boa infraestrutura e paisagens belíssimas. Confira!
Balos Beach
Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, Balos Beach, Creta, parece um pedacinho do Caribe no Velho Continente, com areia branquinha e mar azul intenso.
Como a praia fica isolada de ventos, o mar parece quase uma piscina, de tão calmo.
O combo praia bonita e mar calmo atrai milhares de visitantes todos os dias na estação mais quente do ano: o verão é disputado na região, então lembre-se de chegar cedo para garantir seu lugar ao sol!
Vai Beach
A mais ampla floresta de palmeiras do continente europeu fica na praia de Vai, Grécia.
Mais de 5.000 árvores ocupam a areia dourada para chegar até bem pertinho do mar, que tem coloração verde, garantindo um cenário tropical bastante raro no Velho Continente.
A praia tem quiosques, mas fica fechada após o pôr do sol para evitar maior degradação ambiental
Gramvousa Beach
Pertinho da praia de Balos fica a Gramvousa Beach, dentro de uma área de proteção ambiental, o que garante o visual quase selvagem.
A água é bastante cristalina, mas a infraestrutura é quase inexistente, o que significa que não existem quiosques ou restaurantes na região — então, leve um lanchinho para passar o dia.
O diferencial de Gramvousa fica por conta de um antigo forte veneziano construído em um morro a mais de 137 metros acima do nível do mar, garantindo uma vista panorâmica de toda a praia.
Elafonissi
A praia Elafonissi, na Ilha de Creta, Grécia, é marcada pelos vários tons de azul que colorem o mar e os diversos recifes que podem ser alcançados com uma caminhada curta pelos bancos de areia.
O mar versátil da região garante diversão para diferentes perfis de banhistas: existem pontos mais calmos, ideais para quem viaja com crianças, e locais com mais ondas, adequados para a prática de esportes como windsurf.
A infraestrutura surpreende: é possível alugar cadeiras e guarda-sol, além de existirem alguns quiosques que vendem lanches e bebidas em Elafonissi.
Falassarna Beach
Uma das praias mais limpas do continente, Falassarna Beach tem areia bem macia e dourada, de onde é possível contemplar um dos mais belos poentes da Europa.
À medida em que o sol se põe é possível ver o mar mudando de cor, entre diferentes tons de dourado, completando o cenário rústico e quase selvagem da região.
Matala Beach
Antigo refúgio dos hippies gregos e vilarejo de pescadores, Matala Beach é considerada a principal praia de Heraklion, com uma faixa de areia branquinha que se estende por 300 metros e um visual único.
No extremo da praia, existem cavernas e penhascos que garantem a paisagem silvestre que atrai centenas de turistas diariamente durante o verão.
Curiosidades sobre a Ilha de Creta
Em diversas áreas, como geologia, história e, sobretudo, mitologia, Creta é uma ilha que alimenta a imaginação de cientistas, artistas e amantes de lendas.
Veja a seguir algumas curiosidades sobre a ilha!
A ilha esteve submersa
Nas últimas décadas, cientistas descobriram que, muito antes de ser um importante centro da Antiguidade, há cerca de 11 milhões de anos, a ilha esteve debaixo d’água.
Não se sabe ao certo por que a ilha de Creta esteve submersa, mas especialistas encontraram fósseis de esponjas marinhas em altitudes superiores a 1.800 metros, nas montanhas da ilha que sustentam a tese.
Lenda do Minotauro
Na Ilha de Creta, a mitologia encontrou o cenário perfeito para histórias incríveis, como a lenda do Minotauro.
A história conta que a ilha era o lar do rei Minos, filho do poderoso Zeus com Europa, uma de suas amantes.
Sob o comando do rei, teria sido construído um grande labirinto que serviu de cenário para o herói Teseu derrotar o temido Minotauro, criatura mitológica metade homem, metade touro.
Além do labirinto, a ilha também seria onde o Minotauro morava — mais especificamente no lendário Palácio de Cnossos, cujas ruínas ficam nas proximidades de Heraklion, quarta maior cidade de Creta.
Sociedade igualitária
Um dos aspectos mais curiosos da Antiguidade na ilha é a forma como se organizava a sociedade cretense. As mulheres tinham basicamente os mesmos direitos que os homens, e a distinção entre classes sociais era praticamente nula.
Assim como em outras ilhas gregas, existiam escravos — em geral, estrangeiros capturados em guerras ou devedores de impostos —, mas a escravidão teve pouca importância na região.
Garanta agora o seu desconto exclusivo no seguro viagem!
Já está morrendo de vontade de conhecer a Ilha de Creta, na Grécia? Então. garanta agora mesmo o seu seguro viagem Grécia pelo menor preço!
Nosso site, Seguros Promo, tem as melhores ofertas e promoções imperdíveis para você viajar muito gastando pouco!
Conhecer as ilhas gregas com tranquilidade e proteção? De Promo você pode!
Leia também: