Hallstatt, Áustria: conheça o fascinante vilarejo nos Alpes
Apesar de pequeno, Hallstatt na Áustria, tem muito o que oferecer aos seus turistas. separamos tudo o que você precisa conhecer em viagem. Confira!
Tendo os Alpes de pano de fundo, Hallstatt, Áustria, é um pequeno vilarejo cercado de paisagens maravilhosas, daquelas dignas de serem pintadas por grandes artistas.
Não se engane pelo seu tamanho: apesar de ser minúscula, a vila recebe muitos turistas curiosos por suas belezas e também pela história que envolve o lugar.
Ainda não ouviu falar de Hallstatt? Então venha descobrir mais sobre um incrível atrativo turístico da Áustria que não pode faltar no seu roteiro pelo país.
Hallstatt, Áustria: história, turismo e mapa
O vilarejo de Hallstatt já se tornou um destino conhecido e obrigatório por quem espera avistar lindas imagens da Áustria.
Com menos de mil habitantes, o lugar vive hoje em função do turismo. Gente de todo lugar do mundo, especialmente os asiáticos, visitam a cidadezinha cercada por montanhas cobertas de gelo, arquitetura encantadora e em torno do lago Hallstätter See.
Mas no passado, Hallstatt chegou a ser uma das regiões mais promissoras pela riqueza em torno das minas de sal.
O negócio era tão próspero que ela esteve sob administração da dinastia Habsburgo, além de grande importância durante a Idade do Ferro.
Para quem deseja conciliar belas paisagens e história, que valeram o título de Patrimônio Mundial da Unesco, Hallstatt, Áustria, é um cenário perfeito.
Deixe de lado os mapas – afinal, o destino é pequeno – e explore cada canto em um bate-volta ou durante um final de semana que promete ser de ótimas surpresas.
Onde fica Hallstatt, Áustria?
A aldeia de Hallstatt está localizada em uma região austríaca conhecida como Salzkammergut, conhecida pelo relevo montanhoso e a presença de lagos.
Aliás, o significado de Salzkammergut vem da presença das minas de sal encontradas por ali (a tradução é algo parecido com propriedade da câmara de sal).
Quem deseja conhecer a vila costuma utilizar a cidade de Salzburgo como base devido a proximidade de ambas.
Ela está mais próxima do que a capital austríaca, Viena — para se ter uma ideia, a distância Viena-Hallstatt é de quase 290 km.
Como chegar em Hallstatt?
Para conhecer a vila de Hallstatt em um roteiro pela Áustria, os viajantes contam com as opções de viajar de carro, trem ou ônibus.
Se você estiver em Viena, Áustria, deixe para fazer o passeio quando for para Salzburgo ou facilite o roteiro indo para a cidade.
A distância de Salzburgo à Hallstatt é algo em torno de 70 km.
O jeito mais rápido de fazer o trajeto é de carro, além de proporcionar liberdade para explorar a região. Mas você terá que deixar o veículo em um dos estacionamentos fora da cidade devido às restrições de circulação por lá.
De ônibus, os turistas devem pegar o BUS 150 em Salzburgo para Bad Ischl. Lá, a viagem segue de trem até a estação de Hallstatt e termina com a travessia do lado de barco.
Também é possível fazer o percurso de trem entre Salzburgo e Hallstatt, mas as tarifas serão mais altas.
Para visitar Hallstatt, Áustria, mapa é um instrumento totalmente dispensável. É isso mesmo! O vilarejo é tão pequeno que descobri-lo percorrendo suas ruas é gostoso.
Mas se você pretende explorar outros pontos turísticos da região, vale observar a localização de cada lugar para traçar um roteiro para o seu passeio.
Preços de seguro viagem para a Áustria
Não dá para esquecer de contratar o seguro viagem com destino à Europa.
Além de ser obrigatório para entrar em alguns países, e a Áustria é um deles, ele é totalmente recomendado para evitar grandes transtornos fora do país.
O seguro oferece auxílio em diversas situações, desde emergências médicas e hospitalares (que podem fazer você estourar o orçamento) à perda ou extravio de bagagem ou cancelamento do voo.
Consulte o Seguros Promo e encontre o plano ideal para a sua viagem. Temos as melhores ofertas e você poderá contratar o seu seguro viagem por pouco mais de R$ 10 ao dia.
História de Hallstatt
Apesar de tão pequeno, Hallstatt, Áustria, é um lugar cercado de história e importância para a região desde as civilizações mais antigas.
Acredita-se que Salzwelten seja a mina de sal mais antiga do mundo, explorada há cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Por lá, descobriu-se uma necrópole abrigando mais de mil sepulturas dos povos pré-históricos que abrigaram a região.
Tamanha era a prosperidade da aldeia e a importância das descobertas arqueológicas locais que ela teve grande reconhecimento durante a Idade do Ferro, nomeando o período de transição do bronze ao ferro.
Este legado todo valeu a Hallstatt o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997.
Quando visitar Hallstatt, Áustria?
No momento de planejar uma viagem para Áustria, o turista deve saber que o inverno no país costuma ser bastante rigoroso.
Sendo assim, o melhor momento para conhecer a aldeia de Hallstatt é fugindo deste período, inclusive do início do outono, quando as temperaturas começam a cair.
Quer aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre na vila e pegar temperaturas mais amenas? Então programe-se para viajar abril à outubro, durante a primavera, o verão e início do outono europeu.
Inverno em Hallstatt
Conhecer Hallstatt durante os meses de inverno não está proibido. Porém, o turista deve ir sabendo que vai encarar muito frio.
Vale também o aviso de que alguns hotéis, restaurantes e até atrações, incluindo a mina de Salzwelten e passeios de barco, fecham durante a estação.
Em Hallstatt, inverno reserva cenários ainda mais incríveis. Os telhados das casinhas, as árvores e, claro, suas montanhas, ficam cobertos pelo branco da neve.
Durante o período, as estações de esqui são uma opção a mais para os visitantes aproveitem a estadia na vila.
O que fazer em Hallstatt, Áustria
O que pode ter de mais delicioso em Hallstatt é sair percorrendo suas ruas e descobrindo cada canto deste fascinante vilarejo.
Em um dia, é possível ver o que há de mais importante, mas se tiver a oportunidade, não deixe de passar uma noite por lá. Conheça melhor o que explorar em Hallstatt: o que fazer e as melhores atrações próximas à pequena cidade austríaca.
1. Markplatz
Simpática, a praça central Markplatz é o ponto de encontro dos locais e turistas ao final do dia.
Ao seu redor, se encontram restaurantes e cafés para experimentar as delícias de Hallstatt, lojinhas onde é possível comprar lembrancinhas e os principais hotéis para visitantes que decidem pernoitar na cidade.
Próximo à Markplatz há uma escadaria, suba até ela para ter uma bela vista.
2. Evangelisches Pfarramt
Não é nada incomum perceber a Evangelisches Pfarramt, a igreja luterana de Hallstatt, nas várias fotos de quem visita a vila.
Próxima à praça central, sua construção foi finalizada em 1863 e simboliza a liberdade religiosa concedida pelo imperador Franz Joseph I.
A torre em estilo neogótico embeleza ainda mais a construção, destacando-a como um dos cartões-postais da charmosa Hallstatt, Áustria.
3. Beinhaus
Visitar a Hallstatt Beinhaus é uma atração bem curiosa e, para alguns, um tanto quanto macabra. Trata-se da Capela de Ossos localizada perto da igreja católica.
No século XVIII, como o cemitério era pequeno, acontecia a exumação dos corpos de 10 a 15 anos após o enterro. Eles eram empilhados em uma sala ao lado, próximo aos parentes.
Em 1720, deu-se início a uma nova tradição, com a pintura dos crânios com decorações simbólicas, nomes e datas, uma forma de identificação e lembrança dos mortos.
4. Hallstatt Museum
Para conhecer mais de perto a rica história do vilarejo, nada melhor do que visitar o Hallstatt Museum, que preserva toda a herança cultural da cidade.
Com um acervo rico de objetos antigos e preservados e exposição que remete desde os tempos da exploração das minas de sal Áustria, o espaço é bastante interativo, com apresentações em 3D e animações em vídeo.
Antes de fazer o passeio, vale consultar os horários de funcionamento, que mudam de acordo com a época do ano.
5. Mirante Skywalk
Para ter uma visão panorâmica indescritível de Hallstatt, os turistas podem subir até o Mirante Skywalk.
A plataforma fica 350 metros acima do vilarejo e proporciona uma vista incrível das casinhas e ruas cercadas pelo lago Hallstätter See.
Há duas maneiras de se chegar ao mirante. Quem quiser poupar tempo pode pegar o funicular, um pouco fora do centro, e subir rapidamente (18 euros, subida e descida).
Quem tem disposição pode encarar uma trilha que começa na escadaria próximo à Evangelisches Pfarramt e oferece paisagens deslumbrantes no caminho.
6. Salzwelten
Ver por dentro a mina de sal considerada a mais antiga do mundo é um grande atrativo turístico da Áustria que você só poderá fazer em Hallstatt.
O tour guiado por Salzwelten é muito procurado pelos turistas, então programe-se. Os grupos conhecem a história do local passeando por seus túneis e estrutura datados de mais de 7 mil anos.
É possível descer a níveis inferiores das montanhas nos escorregadores que eram utilizados pelos mineradores, com direito a foto do “passeio”.
Entre outras atrações internas, há um lago de sal subterrâneo e enormes cristais de sal para serem avistados.
O acesso à Salzwelten é o mesmo do Skywalk e vale lembrar que a visita é interrompida no inverno.
7. Lagos de Hallstatt
Quem viaja de trem para Hallstatt não tem outra escolha senão pegar o barco que atravessa o Hallstätter See até o vilarejo.
Mas nos meses mais quentes, os passeios de barco viram atração para todos os turistas. Existem rotas diferentes pelo principal lago que permitem conhecer a cidade por outro ângulo.
Há 15 minutos de carro da cidade, o lago Gosausee é outra opção para se aventurar nas águas.
Além do passeio de barco, muitos turistas procuram pelo mergulho no lago com o cilindro e não se importam com as águas geladas pela possibilidade de nadar com os peixes.
8. Five Fingers
Uma das mais conhecidas atrações próximas a Hallstatt, Áustria, é a plataforma Five Fingers, que fica em Obertraun (5 km).
São cinco plataformas de metal suspensas no alto das montanhas Dachstein, no formato que lembra uma mão — daí o nome, Five Fingers (cinco dedos).
A vista lá de cima é arrebatadora, não há como explicar. E cada estrutura possui um diferencial, como chão de vidro ou um pequeno buraco no chão.
O acesso pode ser feito por trilha ou teleférico.
9. Cavernas de Dachstein
Também em Obertraun fica o acesso à Eishöhle e Mammuthöle, duas cavernas de Dachstein com passeios turísticos.
A primeira é cheia de formações em gelo originadas do degelo da neve. As estruturas são iluminadas, deixando tudo mais bonito.
Já a segunda, também conhecida como Mammut Cave, recebeu este nome por causa do tamanho de suas passagens subterrâneas, sendo uma das mais profundas e longas do mundo.
10. Dachstein Hängebrücke
Realmente, a vista do complexo de montanhas Dachstein é muito explorada e a Dachstein Hängebrücke é mais uma dessas atrações.
Trata-se de uma ponte suspensa a 400 metros de altura, de onde é possível avistar as composições rochosas do maciço. Ao final da ponte, ficam as “escadas para lugar nenhum”, em que degraus estreitos levam a uma plataforma toda de vidro nas paredes de pedra.
11. Schafbergbahn
Para encerrar a lista com dicas de o que fazer em Hallstatt, Áustria, está o passeio de trem Schafbergbahn, que liga St. Wolfgang à Schafberg.
Este é o trajeto de trem mais íngreme no país, com uma elevação de 1.200 metros. O cenário, não precisa dizer, encanta pelas paisagens verdes em meio aos Alpes.
Restaurantes em Hallstatt
Embora a noite em Hallstatt não seja movimentada, o ambiente da cidade pede um jantar em família ou à dois.
A pequena vila conta com boas opções de restaurantes para saciar a fome dos visitantes. O principal deles é o zum Salzbaron, que serve pratos da cozinha europeia e tem uma bela vista para o lago.
Na região, a Pizzeria Kegelbahn, em Obertraum, é uma ótima opção para jantar por preços mais em conta, e o Brot & Wein, em Gmuden, tem a carta de vinhos como destaque.
Hospedagem em Hallstatt, Áustria
Mesmo sendo um destino bastante comum para passeios “bate-volta”, a aldeia de Hallstatt conta com uma estrutura de hotéis para todos os gostos — e bolsos.
Quem viaja sem problemas de investir no conforto e luxo estará bem atendido no Seehotel Grüner Baum ou no Hallstatt Hideaway.
Se o objetivo é ser econômico sem deixar o conforto de lado, escolha entre o Weisses Lamm e o Hallstatt Lakeside. Para quem gosta de privacidade, existe ainda a opção de alugar casas/apartamentos temporários no W & S Executive Apartments.
Contrate o melhor plano de seguro viagem com desconto!
Dos vários lugares encantadores espalhados em território austríaco, Hallstatt, Áustria, é um que certamente você não deve deixar fora do roteiro.
Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório no país e recomendado para proporcionar mais tranquilidade ao seu passeio. E no Seguros Promo, você pode contratar o seu plano com descontos excelentes e ótimas ofertas.
Quer conhecer as maravilhas da Áustria com mais segurança? De Promo você pode!
Leia também: