Elevadores da cidade de Lisboa: locomoção que virou ponto turístico!
Os elevadores da cidade de Lisboa foram projetados para facilitar a locomoção de moradores e turistas nas ruas íngremes da região! Saiba mais!
Você sabia que a cidade de Lisboa foi construída sobre sete colinas? Por isso, é muito comum encontrar ladeiras íngremes na região.
Felizmente, existem transportes que facilitam a locomoção das pessoas de um lugar para o outro e você não precisará encarar uma subida extremamente alta.
Sendo assim, separamos os 4 principais elevadores e ascensores de Lisboa, que vale a pena conhecer durante uma viagem à capital portuguesa.
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Elevadores da cidade de Lisboa: saiba tudo sobre eles!
Os elevadores de Lisboa foram pensados e construídos com o intuito de melhorar os deslocamentos dos habitantes pela cidade.
Mas também se tornaram pontos turísticos da capital portuguesa e recebem o ano inteiro turistas de todos os cantos do mundo.
Quais são os principais elevadores e ascensores de Lisboa?
Existem 4 principais elevadores e ascensores em Lisboa, cujos nomes são Elevador de Santa Justa, Elevador da Bica, Elevador da Lavra e Elevador da Glória.
Eles pertencem ao sistema de transporte público da cidade e é sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!
Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa, também chamado de “Elevador do Carmo”, possui 45 metros de altura e é o único dos quatro feito verticalmente.
Considerado o elevador mais famoso de Lisboa, foi inaugurado em 10 de junho de 1902, época em que funcionava a vapor, e só em 1907 começou a operar com energia elétrica.
Quem desenhou o elevador de Santa Justa em Lisboa foi o engenheiro Raoul Mesnier de Ponsard. E o projeto nada mais é do que uma torre em estilo neogótico, construída em ferro fundido e com detalhes em filigrana.
O objetivo era ligar a Rua do Ouro (na parte baixa) ao Largo do Carmo (na parte alta) e evitar uma grande volta de deslocamento.
Hoje, o elevador se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade, pois tem uma linda vista panorâmica de Lisboa.
Em sua estrutura é muito comum encontrar os famosos cadeados do amor com as iniciais dos casais que ali fazem suas juras, como em algumas capitais europeias.
O Elevador de Santa Justa tem capacidade para 20 pessoas sentadas e 15 em pé.
Quanto custa para andar no elevador de Santa Justa?
O Elevador de Santa Justa abre todos os dias de 07:30 às 23:00 horas, com exceção do horário de inverno (de novembro a abril) que funciona das 7:30 às 21:00 horas.
A entrada ao elevador custa 5,30 euros (ida e volta) + 1,50 euros do acesso ao mirante.
Elevador da Bica
O Elevador da Bica ou “Ascensor da Bica”, teve sua inauguração em 28 de junho de 1892, quando ainda funcionava a vapor, e só em 1914 foi eletrificado. Ele está localizado na rua da Bica de Duarte Belo.
O elevador estabelece a ligação entre a Rua de São Paulo e o Largo do Calhariz. E também é um projeto de Raoul Mesnier de Ponsard, assim como o Elevador de Santa Justa.
São nada mais que dois meios de transporte que sobem e descem alternadamente sobre as duas vias paralelas de carris de ferro da rua.
É visto como o elevador mais pitoresco da cidade e encanta turistas e fotógrafos que gostam de belas paisagens para registros: especialmente com o rio Tejo de plano de fundo!
Em 2002, foi considerado Monumento Nacional, assim como os outros três elevadores.
O Elevador da Bica tem capacidade para 9 pessoas sentadas e 14 em pé.
Quanto custa para andar no elevador da Bica?
Saiba que o Elevador da Bica funciona de segunda a sábado das 07:00 às 21:00 horas e aos domingos e feriados das 09:00 às 21:00 horas.
A passagem custa 3,80 euros, com direito a duas viagens (ida e volta).
Elevador do Lavra
O Elevador do Lavra, conhecido como “Ascensor do Lavra” é o mais antigo de Lisboa e também o menos conhecido e frequentado.
Foi inaugurado em 19 de abril de 1884 e, assim como os outros, foi projetado por Raoul Mesnier de Ponsard.
Faz a ligação entre o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana através da íngreme calçada do Lavra, com 188 metros.
O ascensor do Lavra são dois veículos iguais que também sobem e descem de forma alternada nas duas vias paralelas de carris de ferro.
No início, funcionava com um sistema de contrapeso de água, depois a vapor, e somente em 1915 passou a ser movido a eletricidade.
O Elevador do Lavra tem capacidade para 22 pessoas sentadas e 20 em pé.
Quanto custa para andar no elevador do Lavra?
O Elevador do Lavra funciona de segunda a sexta das 07:00 às 20:30 e aos finais de semana de 09:00 às 19:55.
A passagem custa 3,80 euros, para as duas viagens, de ida e volta.
Elevador da Glória
O Elevador da Glória ou “Ascensor da Glória”, foi inaugurado em 24 de outubro de 1885.
Quando ainda se locomovia com água, depois a vapor, e só em 1915 se tornou elétrico.
Mais um dos projetos de Raoul Mesnier de Ponsard, é o elevador mais movimentado da capital portuguesa e, em 2002, também foi eleito Monumento Nacional.
Ele liga a Praça dos Restauradores à Rua de São Pedro de Alcântara, onde está um dos mirantes mais famosos de Lisboa.
O trajeto é pequeno, são pouco mais de 250 metros de um lado ao outro, mas o ascensor facilita a subida íngreme da calçada da Glória que tem uma inclinação de 18%.
São dois automóveis que sobem e descem e se cruzam na metade do caminho.
O Elevador da Glória tem capacidade para 22 pessoas sentadas e 20 em pé.
Quanto custa para andar no elevador da Glória?
O Elevador da Glória funciona todos os dias. Mas o horário varia conforme o dia da semana. Confira!
De segunda a quinta-feira: 07:15 às 23:55
Sexta-feira: 07:15 às 00:25
Sábado: 08:45 às 00:25
Domingo e feriados: 09:15 às 23:55
E a passagem custa 3,80 euros, com direito a duas viagens (ida e volta).
Hoje, os quatro elevadores fazem parte da Companhia Carris de Ferro de Lisboa (Carris).
E é válido ressaltar que o acesso aos elevadores se torna livre, caso você tenha adquirido o cartão Viva Viagem e carregado ele com a tarifa 24 horas, ou ainda com o Lisboa Card.
Conheça a cidade de Lisboa com segurança e economia!
O seguro viagem é obrigatório em Portugal porque o país faz parte do Tratado de Schengen. E esse acordo entre vários países europeus estabelece algumas regras para a livre circulação dos viajantes.
Contudo, a contratação de um seguro é importante mesmo quando não haja obrigatoriedade, pois ele oferece toda assistência e sua viagem fica mais tranquila e sem estresses burocráticos.
Saiba que você pode contar com o Seguros Promo na hora de procurar a cobertura ideal.
O nosso comparador detalha até quatro planos simultâneos das principais seguradoras do mundo, para você encontrar o melhor custo-benefício.
A maioria dos seguros fornece apoio desde situações menores, como cancelamento de voos e extravio de bagagens até despesas com doenças, acidentes, prorrogação de estadia, retorno antecipado e traslado de corpo em casos de falecimento.
Acesse o site, faça a cotação e veja que temos os melhores preços do mercado!
Quer conhecer a cidade de Lisboa com segurança e economia? De Promo você pode!
Continue sua leitura!