×

Seguros Promo Blog Assistente de Viagem Documentos para viagem internacional: quais eu preciso levar?

Documentos para viagem internacional: quais eu preciso levar?

Saiba quais são os documentos para viagem internacional que você deve levar com você e o que é preciso em viagens com menores de idades e pets.

Os documentos para viagem internacional devem estar no seu checklist, principalmente, quando estiver de partida para o aeroporto. Afinal, esquecer algum item ou até não saber da obrigatoriedade da apresentação de determinado documento, pode causar muitas dores de cabeça.

Por isso, para não ter transtornos nem no embarque e muito menos no desembarque, preparamos uma lista com todos os documentos exigidos. Veja só!

O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!

Quais os documentos necessários para uma viagem internacional?

Documentos para viagem internacional
Unsplash

Na hora de montar sua pastinha com todos os documentos necessários, tente ser o mais organizado possível para que, durante a apresentação de todos os itens, você consiga pegá-los de uma forma fácil.

Confira tudo o que você vai precisar para a sua viagem!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    RG 

    Nem todos os países exigem que o turista brasileiro apresente o passaporte: em destinos da América do Sul, por exemplo, basta apresentar o documento de identificação para entrar no país. 

    Ou seja, o RG (em bom estado de conservação) é considerado um dos documentos para viagem internacional pelo Mercosul. O que facilita o embarque e desembarque de passageiros dos países-membros do bloco.

    Passaporte

    Um dos documentos para embarque internacional mais importantes é, definitivamente, o passaporte. Afinal, é ele que ajuda a identificar o viajante em outros países.

    Para viajar sem maiores problemas, o passaporte precisa estar dentro da validade (que pode ser conferida de acordo com a data de emissão).

    Sendo assim, é muito importante conferir se o item está dentro da validade antes de marcar a sua viagem. Caso contrário, você deverá providenciar os documentos para tirar um passaporte ou para renová-lo.

    O visto americano

    Esse item gera muita preocupação em quem deseja fazer uma viagem para os Estados Unidos.

    Afinal, para entrar no país, é necessário apresentar o visto americano no momento do desembarque. Mas não se preocupe tanto, pois os trâmites não são tão complicados assim.

    Porém, é preciso que você tenha atenção na hora de fornecer as informações e preencher os formulários solicitados pelo Consulado Americano. Outro ponto importante é demonstrar tranquilidade na hora da entrevista no consulado.

    Para não ter problemas, a nossa recomendação é que comece os preparativos para a solicitação do visto com antecedência, pois a entrevista pode demorar um pouquinho para acontecer, em razão da alta procura.

    Se você tem passaporte europeu, saiba que não é necessário apresentar o visto americano no desembarque.

    Certificado internacional de vacina

    Certificado de vacina
    Unsplash

    Em alguns países, o desembarque no território somente é autorizado com a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.

    O objetivo é que o turista esteja imunizado contra algumas doenças, que podem ser evitadas com a vacinação.

    PID (Permissão Internacional para Dirigir)

    Em alguns países, a carteira nacional de habilitação do Brasil é aceita. Porém, em muitos outros é necessário que você tenha o PID (Permissão Internacional para Dirigir).

    Esse documento autoriza que os brasileiros possam dirigir em torno de 100 países, que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, e também do Princípio da Reciprocidade com o Brasil.

    Aliás, é muito importante frisar que a PID, traduzida em sete línguas, somente é aceita juntamente com a apresentação da CNH emitida pelos órgãos brasileiros.

    Comprovante de Hospedagem

    Outro cuidado muito importante para não ter problemas com a imigração, é apresentar um comprovante de hospedagem.

    Se for ficar hospedado na casa de amigos ou parentes, é importante que você apresente também uma carta convite assinada pela pessoa que te receberá.

    Todas essas exigências são necessárias para que a imigração tenha certeza da sua permanência temporária no país.

    Bilhete de retorno

    Nos casos de vistos de turismo, é necessário apresentar a passagem de volta para o país de origem. 

    Se o tripulante tiver somente o bilhete de ida ao país estrangeiro, é preciso comprovar por meio de documentação o motivo de permanência no exterior. 

    Quais são os documentos necessários para viajar com menor de idade para o exterior?

    Documentos para viajar com criança
    Unsplash

    Nunca se esqueça da documentação para embarque internacional de menor desacompanhado. Neste item, é necessário ter total atenção, pois a viagem da criança pode ser impedida.

    Sendo assim, no caso de voos fora do Brasil, é preciso apresentar:

    • Documento de identidade ou a certidão de nascimento;
    • Passaporte;
    • Documento de autorização dos pais assinado e autenticado em cartório: caso a viagem seja realizada apenas com um dos pais ou com outro parente.

    Quais são os documentos necessários para viagem internacional com animais de estimação?

    Documentos para viagem com animais
    Unsplash

    Se você quer levar seu pet em uma viagem internacional, é importante saber que algumas exigências precisam ser atendidas para embarcar com o seu bichinho. Veja só:

    Certificado Zoossanitário Internacional

    Esse documento é fornecido pelo departamento sanitário do país originário, com a finalidade de garantir as boas condições sanitárias para a viagem internacional do animal.

    O documento é emitido pelo Sistema de Vigilância Agropecuária pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As unidades estão presentes nos aeroportos e também nos órgãos federais de agricultura dos estados.

    Atestado de saúde 

    Esse documento é fornecido pelo veterinário. Mas atenção ao prazo, pois o atestado somente tem validade de 10 dias a partir da emissão.

    Carteira de vacinação

    É necessário atualizar todas as vacinas do seu bichinho, porém, ao levá-lo ao veterinário, ele indicará as reais necessidades de cada imunização.

    Laudo de sorologia

    Em alguns continentes, como o europeu, por exemplo, é necessário que uma amostra de sangue do animal seja encaminhada para avaliação em um laboratório credenciado pela União Europeia no Brasil ou unidades credenciadas pela Comunidade Europeia.

    Aqui também é necessário atenção ao prazo, pois a coleta deve ocorrer dentro de 90 dias antes do embarque.

    Passaporte 

    Sim! Eles também precisam de passaporte para viajar ao exterior. 

    O passaporte do animal é emitido pelo Ministério da Agricultura e também serve para substituir a carteira de vacinação. Mas antes, pesquise se o documento é realmente necessário no país de destino.

    Microchip/tatuagem

    Ele é um código de identificação implantado sob a pele do bichinho e serve como documento de identificação. Depois do procedimento, a etiqueta fornecida precisa ser apresentada no check-in.

    Como viajar em caso de perda de documentos?

    Como viajar se perdeu os documentos
    Unsplash

    Por mais que tomemos cuidado, podemos passar por diversas situações, inclusive, perder um documento.

    Se estiver com viagem internacional marcada não precisa se desesperar, pois existem alternativas para confirmar sua identificação.

    Uma delas é fazer o Boletim de Ocorrência que ateste o ocorrido e apresentar na hora do embarque.

    Porém, é necessário que o documento seja fornecido dentro de 60 dias antes da viagem, no máximo. Se já tiver solicitado documentos novos, apresente o comprovante de que eles estão em processo de emissão pelos órgãos responsáveis.

    Seguro com cobertura para documentos perdidos

    Se tiver contratado um seguro para a sua viagem internacional, saiba que, caso perca algum documento, você poderá contar com auxílio de uma central de atendimento para te orientar quanto aos procedimentos e os órgãos que precisa procurar.

    Não se preocupe, nos planos aqui do Seguros Promo é possível contar com atendimento 24 horas por dia e também solicitar que a comunicação seja feita em português. A seguradora fornece todo o respaldo necessário para resolver o problema!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Dicas para suas viagens internacionais

    Mesmo após separar todos os documentos para embarque internacional, ainda será necessário se atentar a outros detalhes cruciais para garantir uma viagem tranquila.

    Veja abaixo, algumas dicas que separamos para te ajudar nesse processo!

    Faça um check-up da sua saúde

    Independente da sua idade, inclua no seu checklist uma visita ao médico, para que ele possa pedir todos os exames que considerar necessários antes da sua viagem. 

    Se utilizar remédio, não se esqueça de levar a quantidade certa e também a receita, além, claro, do Certificado Internacional de Vacina.

    Pesquise as comidas típicas do país

    Em uma viagem, seja nacional ou internacional, queremos experimentar a gastronomia local, não é verdade? 

    Mas antes de viajar, pesquise as comidas típicas, os tipos de temperos e os condimentos utilizados no preparo. Saiba exatamente o que comer e não exagere. Atenção também aos ingredientes que você pode ser alérgico!

    Leve adaptador de tomada

    Em alguns países as entradas das tomadas são diferentes das utilizadas no Brasil. Por isso, antes de viajar, compre um adaptador universal de tomada que vem com todas as entradas possíveis.

    Bagagens

    Bagagens
    Unsplash

    De uma forma geral, as regras relacionadas às bagagens são iguais, mas sugerimos conferir no site das companhias aéreas ou no site da Infraero quais são os critérios e regras.

    A primeira coisa é se atentar ao peso da bagagem de mão e também daquelas que serão despachadas. Isso porque, se ele estiver acima do permitido, você poderá ser taxado.

    Em caso de objetos perfurantes, como tesoura ou alicate, por exemplo, não são permitidos nas bagagens de mãos. Somado a isso, existem regras também para levar recipientes com líquidos.

    Outro ponto importante é fazer a identificação das suas malas para não ter problemas na hora de pegá-las na esteira. Se sua bagagem for extraviada, procure o guichê da companhia aérea para formalizar o extravio.

    Escolha assentos com antecedência

    Se deseja viajar ao lado das crianças que irão embarcar com você, basta escolher o lugar na hora da compra das passagens. 

    E, em até 72 horas antes do voo, é possível encontrar assentos livres para escolher.

    Monte uma checklist de documentos

    O primeiro passo é começar a arrumar suas coisas com antecedência. Se deixar em cima da hora, correrá o risco de esquecer algo. Então, a nossa dica é separar uma pasta e colocar todos os documentos necessários para embarque internacional.

    Comece pelos documentos de identificação, como RG ou passaporte, depois o visto, a CNH e o PID, caso pretenda dirigir no seu destino. Depois, o Certificado Internacional de Vacinação, as reservas de hotel, as passagens de ida e volta e o seguro viagem.

    Após isso, reserve os documentos se for viajar com um menor ou com seu pet. Somente após ter separado tudo e se certificado que não falta nada, comece a arrumar as malas.

    Arrume a mala com antecedência

    Tem gente que gosta e tem quem não gosta. De qualquer forma, arrumar as malas é necessário. Se possível, inicie os preparativos com antecedência.

    Leve sempre exatamente o que for utilizar durante a sua viagem, para que não ultrapasse o peso máximo permitido de bagagens. Se conseguir, faça uma previsão da quantidade de peças que usará dentro do período que ficará em viagem.

    Se for viajar no inverno, escolha peças que podem ser usadas durante toda a viagem, pois, roupas de frio, como casacos, costumam ser bem mais pesadas. Em relação aos calçados, procure levar um ou dois, dependendo do seu tipo de viagem, claro.

    Separe as roupas e certifique-se que os recipientes que contenham líquidos estão bem fechados para não ter surpresas quando abrir as malas. 

    Para finalizar, é indicado comprar cadeados para trancar as suas malas.

    Pesquise sobre o seu destino

    Conhecer o seu destino é fundamental para o sucesso da sua viagem. Aqui no blog do Seguros Promo, temos dicas de viagem e os principais destinos do Brasil e do mundo.

    Por isso, na hora de obter informações, como transporte, acomodação, alimentação, o que fazer, onde ir, como se comportar, conte com nossa ajuda! 

    Verifique as condições climáticas do seu destino no período de viagem, qual a moeda local e o idioma. Tenha todas as informações do hotel que vai ficar, como telefone e endereço.

    Cotação de seguro viagem internacional

    Agora que você tem todas as informações sobre os documentos para embarque internacional, falta se planejar e fazer as malas para a tão sonhada viagem ao exterior! 

    Faça a cotação do seu seguro aqui no Seguros Promo, onde é possível comparar até 4 planos diferentes simultaneamente de forma rápida e segura.

    Assim, você poderá garantir coberturas especiais pelo melhor custo benefício do mercado!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Perguntas frequentes sobre documentos para viagem internacional

    Quer saber mais sobre a documentação necessária para viajar para o exterior? Então dá uma conferida no nosso FAQ especial sobre o assunto.

    Separamos algumas das principais dúvidas sobre o tema. Veja só!

    Quais documentos os estrangeiros precisam para fazer uma viagem internacional?

    Passageiros que não são nascidos no Brasil devem apresentar o passaporte dentro da validade ou a CIE (Cédula de Identidade de Estrangeiro).

    Em outros casos, é possível utilizar como documento a identidade consular, diplomática ou qualquer outro documento que esteja dentro dos acordos internacionais nos quais o Brasil faça parte.

    O que precisa apresentar no aeroporto para viajar?

    Basicamente, além das suas passagens, é necessário apresentar algum documento de identificação, que pode ser a Carteira de Identidade, para viagens nacionais e nos países do Mercosul, ou o passaporte para os demais destinos internacionais.

    Vale lembrar que ambos os documentos devem estar dentro do período de validade. E que é necessário consultar as condições de entrada do destino escolhido para se informar se será necessário apresentar outro documento ou comprovante.

    Qual documento substitui o RG para viagem internacional?

    O passaporte, que deve estar dentro da validade (definida a partir da sua data de emissão). 

    CNH vale para viagem internacional?

    Não é possível embarcar utilizando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identificação. Para isso, será necessário apresentar sua identidade (em destinos do Mercosul) ou o passaporte válido.

    Agora, se deseja utilizar a CNH para dirigir no exterior, aí a resposta é sim. É possível em países que tenham acordo com o Brasil.


    Continue sua leitura!

    Ana Isabel Castro

    Ana Isabel Castro

    Jornalista e apaixonada pelos animais, utilizo meus conhecimentos para compartilhar informações e dicas sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    aaaa