Coronavírus: informações gerais e seguro viagem
Confira como se precaver contra o coronavírus durante viagens: entenda como o seguro atua em casos relacionados e como as seguradoras estão operando!
* TEXTO ATUALIZADO NO DIA 20/05/2021, ÀS 16 HORAS.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a pandemia do novo coronavírus.
Neste artigo você confere as principais atualizações sobre os cuidados que devem ser tomados e quais são os posicionamentos e produtos oferecidos pelas principais seguradoras do país.
O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!
Coronavírus: o que as seguradoras cobrem nesse caso?
O coronavírus já se tornou uma questão global e, justamente por isso, a busca por informações confiáveis a seu respeito tem crescido bastante.
Dados precisos sobre o novo vírus continuam sendo descobertos todos os dias. Por isso, reunimos aqui as principais notícias para te auxiliar da melhor forma possível sobre a situação atual.
Vale lembrar que grande parte das informações presentes neste artigo estão passíveis de mudanças, já que atualizações sobre a infecção têm surgido diariamente.
Atualização sobre o coronavírus: como podemos te ajudar?
Devido à declaração da OMS e ao posicionamento de alguns países referente aos embarques em seus aeroportos, informamos que o segurado tem a garantia de cancelamento com crédito ou remarcação das datas da cobertura do seguro.
Nesse caso, basta entrar em contato com nosso atendimento e informar as novas datas de embarque e desembarque no Brasil.
Há seguradoras, que fazem o processo de alteração sem nenhum custo adicional, desde que seja para a mesma quantidade de dias, mesmo plano e destino. As seguradoras que fazem esse processo são a Assist Card e a Universal Assistance.
Se ainda não houver as novas datas da viagem, não se preocupe. Podemos gerar um crédito para uma futura emissão.
Nesse caso, o contato conosco, deve ser feito até, no máximo, 24 horas antes do início da vigência, pois, as seguradoras não fazem alterações ou cancelamentos em apólices vigentes.
O crédito para uma viagem futura funcionará da seguinte maneira:
- Assist Card – oferece crédito, válido por 12 meses, para a mesma quantidade de dias, desde que a apólice não tenha iniciado a vigência. A remarcação será sem custo, no mesmo plano, destino e dias consecutivos de viagem;
- Universal Assistance – oferece crédito, válido por 30 meses, para a mesma quantidade de dias, desde que a apólice não tenha iniciado a vigência. A remarcação será sem custo, no mesmo plano, destino e dias consecutivos em viagem;
- Affinity, Intermac, GTA, Coris, Assist Med e ITA – oferecem crédito do valor integral pago. Quando o mesmo for realizar a nova emissão, basta informar as novas datas de embarque e desembarque no Brasil. Ele pagará apenas a diferença do câmbio do dólar, caso haja.
Já os cancelamentos com reembolsos solicitados no prazo de 7 dias após a compra, desde que antes da vigência do seguro, é gratuito, sendo disponibilizado o reembolso integral.
No caso de solicitações de cancelamento após este prazo, ou seja, a partir do 8º dia após a compra, haverá a aplicação de multa contratual de 20% do valor total da compra, respeitado o valor mínimo de R$50,00, que será descontado do valor a ser reembolsado, conforme previsto em nosso Termo de Uso.
Não haverá aplicação de multa para compras realizadas até o dia 30/04/2021.
Lembrando que todas as solicitações de cancelamento, independente da data da compra, só serão realizadas desde que o pedido ocorra antes da vigência do seguro.
Devido o cenário atual da pandemia do coronavírus, e de acordo com a Lei 14.046, de 24/08/2020, anterior MP 948/20 de 08/04/2020, que nos permite realizar o reembolso até 31/12/2022, a restituição do valor ocorrerá em até 12 meses a contar da data de confirmação do cancelamento.
A GTA não está fazendo cancelamento com reembolso dos voucher que foram faturados. Nesse caso, ela gera um crédito de valor, vinculado ao CPF do passageiro.
Para os passageiros já em viagem e para os que permanecem com o objetivo de viajar nos próximos dias, seguem as garantias das seguradoras:
ITA
Não possui cobertura em caso de diagnóstico positivo para o COVID.
Em caso de sintomas, o segurado pode acionar a seguradora. A mesma irá direcionar o passageiro a uma rede credenciada mais próxima e vai cobrir o primeiro atendimento emergencial.
Em caso de diagnóstico positivo, a cobertura do seguro cessará, uma vez que, pandemias e epidemias fazem parte dos riscos excluídos nas condições gerais das seguradoras.
Nesse caso, o segurado será direcionado aos cuidados da OMS, de acordo com o governo local.
CORIS
A seguradora CORIS disponibiliza oito produtos internacionais com despesas médicas decorrentes do COVID19, são eles:
- CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
- CORIS 30 BASIC +COVID19
- CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
- CORIS 30 USA BASIC +COVID19
- CORIS 60 BASIC +COVID19
- CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
- CORIS 60 EUROPA BASIC +COVID19
- CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Cada um deles contém uma cobertura no valor de USD 10.000 para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19 em viagens internacionais de, no máximo, 90 dias de permanência.
Quanto aos produtos nacionais, qualquer plano da CORIS, emitido para uma viagem de até, no máximo, 30 dias para passageiros de até 70 anos, terá uma cobertura através de assistência em caso de diagnóstico positivo para o COVID19.
Cada um dos produtos contém uma cobertura no valor de R$ 5.000, para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19.
Vale lembrar que as coberturas de COVID19 são só a parte médica, não se estendendo a cancelamento de viagem, por exemplo.
Affinity
A seguradora Affinity oferece planos com cobertura para COVID19. Lembrando que essa cobertura é um Upgrade, portanto, é separada das despesas médicas hospitalares (DMH). Os Upgrades disponibilizados são:
- Silver 5 = Despesas médicas para COVID19 de USD 5.000
- Silver 10 = Despesas médicas para COVID19 de USD 10.000
- Silver 30 = Despesas médicas para COVID19 de USD 30.000
E estão vinculados às seguintes coberturas:
- Affinity 60 Europa COVID-19 SILVER10
- Affinity 60 Inter COVID-19 SILVER10
- Affinity 60 LATAM COVID-19 SILVER10
- Affinity 60 USA & CANADA COVID-19 SILVER10
- Receptivo Affinity 30 Brasil COVID-19 SILVER28
- Receptivo Affinity Basic 72 COVID-19 SILVER28
- Affinity 60 Europa COVID-19 SILVER5
- Affinity 60 LATAM COVID-19 SILVER5
- Affinity 15 COVID-19 SILVER10
- Affinity 15 COVID-19 SILVER5
- Affinity 15 +64 COVID-19 SILVER10
Alguns produtos, além de dispor de cobertura médica, possuem indenização em caso de hospitalização (internação) em decorrência do Covid19 e traslado de corpo devido à morte por covid. Estes são os Upgrades Platinum 30. São eles:
- Despesas médicas e hospitalares por covid de USD 30.000
- Traslado de corpo devido à morte por COVID19 de USD 30.000
- Indenização em caso de internação USD 150/dia (carência de 2 dias/ máximo 15 dias)
E estão vinculados às seguintes coberturas:
- Affinity 60 Europa COVID-19 PLATINUM30
- Affinity 60 Inter COVID-19 PLATINUM30
- Affinity 60 LATAM COVID-19 PLATINUM30
- Affinity 60 USA & CANADÁ COVID-19 PLATINUM30
- Affinity 15 COVID-19 PLATINUM30
Lembrando que as coberturas de Covid19 são referentes somente à parte médica. Não se estendendo a cancelamentos de viagem, por exemplo.
Universal Assistance
Pela Universal Assistance, os planos disponíveis para cobertura de infecções por coronavírus são:
- UA 40 AM. NORTE COVID-19
- UA 40 AM. NORTE +70 COVID-19
- UA 40 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
- UA 40 MUNDO (exceto EUA)+70 COVID-19
- UA 150 AM. NORTE COVID-19
- UA 150 MUNDO (exceto EUA)+70 COVID-19
- UA 150 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
- UA 40 RECEPTIVO +70 COVID-19
- UA 40 RECEPTIVO COVID-19
- UA 150 RECEPTIVO +70 COVID-19
- UA 150 RECEPTIVO COVID-19
Um diferencial que pode ser encontrado em ambos os produtos são as coberturas para indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19, para casos de internação por, no mínimo, 48h e translado de corpo devido a morte por COVID-19.
O valor coberto para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 é de USD 30.000 ou USD 10.000 dependendo do plano contratado.
Assist Card
A Assist Card, possui coberturas para despesas médicas decorrentes do COVID-19, e disponibiliza os seguintes produtos internacionais:
- AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) (365)
- AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA)
- AC 35 EUROPA COVID-19 (365)
- AC 35 EUROPA COVID-19
- AC 35 AM. NORTE COVID-19 (365)
- AC 35 AM. NORTE COVID-19
- AC 60 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) (365)
- AC 60 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA)
- AC 60 EUROPA COVID-19 (365)
- AC 60 EUROPA COVID-19
- AC 60 AM. NORTE COVID-19 (365)
- AC 60 AM. NORTE COVID-19
- AC 150 MUNDO COVID-19 (EXCETO EUA)
- AC 150 AM. NORTE COVID-19
- AC 250 MUNDO COVID-19 (EXCETO EUA)
- AC 250 AM. NORTE COVID-19
- AC 1.000.000 AM. NORTE COVID-19
- AC 35 C/ FRANQUIA +COVID19 RENOVAÇÃO & EM VIAGEM
- AC 60 C/ FRANQUIA +COVID19 RENOVAÇÃO & EM VIAGEM
- AC 150 C/ FRANQUIA +COVID19 RENOVAÇÃO & EM VIAGEM
- AC 250 C/ FRANQUIA +COVID19 RENOVAÇÃO & EM VIAGEM
Cada um desses produtos contém uma cobertura no valor de USD 30.000 para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19.
Quanto aos produtos nacionais, a seguradora possui os planos:
- AC 15 BRASIL +COVID19
- AC 30 BRASIL +COVID19
- AC 50 BRASIL +COVID19
O AC 15 possui uma cobertura de R$ 15.000 para despesas médicas hospitalares em caso de Covid19.
Já o AC 30 e AC 50 possuem uma cobertura no valor de R$ 30.000 para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19.
Lembrando que as coberturas de Covid19 são referentes somente à parte médica. Não se estendendo a cancelamentos de viagem, por exemplo.
Assist Seguro Viagem
A Assist Seguro Viagem oferece o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica.
Se a presença do vírus for confirmada, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS.
Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.
GTA
A GTA é outra seguradora que também possui produtos específicos para casos de COVID-19, são eles:
- GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30
- GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 PLUS10
- GTA 75 EUROMAX COVID-19 PREMIUM30
- GTA 75 EUROMAX USA & CANADA COVID-19 PREMIUM30
- GTA 75 LATAMAX COVID-19 PREMIUM30
- GTA 75 EUROMAX COVID-19 PREMIUM30
Se estiver viajando a estudos para a Europa, o GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 PLUS10 oferece USD 10.000 para despesas médicas em caso de COVID-19, além de USD 150 para indenização por hospitalização em caso de diagnóstico de COVID-19, sendo necessária a comprovação do propósito da viagem para o acionamento do seguro.
Os demais planos garantem uma cobertura de USD 30.000 para despesas médicas em caso de COVID-19, USD 150 para Indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19, e Translado de corpo em caso de óbito em decorrência da doença.
Já para viagens nacionais, a seguradora possui o GTA BRASIL 18 COVID-19 PLUS10.
O GTA BRASIL 18 COVID-19 possui coberturas para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 de R$ 10.000 e indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19 de R$ 150.
Intermac
Por último, viajantes que desejam se resguardar contra possíveis casos de coronavírus durante seus trajetos também podem contar com planos da Intermac para a sua proteção. Os Upgrades oferecidos são:
- TOP 5= Despesas médicas para covid de USD 5.000
- TOP 10= Despesas médicas para covid de USD 10.000
- TOP 15= Despesas médicas para covid de USD 15.000
- TOP 30= Despesas médicas para covid de USD 30.000
E estão vinculados aos seguintes planos:
- Intermac 15 COVID-19 TOP5
- Intermac 15 COVID-19 TOP10
- Intermac 15 COVID-19 TOP30
- Intermac PROMO 30 COVID-19 TOP5
- Intermac PROMO 30 COVID-19 TOP10
- Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOP5
- Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOP10
Alguns produtos com Upgrade, além de dispor de cobertura médica, possuem indenização em caso de hospitalização (internação) em decorrência do covid19 e traslado de corpo devido à morte pela doença.
Os produtos devem ter o Upgrade TOTAL que cobre:
TOTAL 30
- Despesas médicas e hospitalares por covid de USD 30.000
- Traslado de corpo devido à morte por COVID19 de USD 30.000
- Indenização em caso de internação USD 150.
Com este upgrade a Intermac oferece os seguintes planos:
- Intermac 60 Prata COVID-19 TOP10
- Intermac 60 Prata COVID-19 TOTAL30
- Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOTAL30
- Intermac 60 Long Stay USA COVID-19 TOTAL30
Lembrando que as coberturas de Covid19 são referentes somente à parte médica. Não se estendendo a cancelamentos de viagem, por exemplo.
O que é o coronavírus?
O coronavírus faz parte de uma família de vírus que pode ser encontrada em diversas espécies animais, como camelos e morcegos.
Os primeiros casos de doenças que o apontaram como responsável surgiram na década de 1960. Sua nova versão foi descoberta em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China.
Ainda não se sabe como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento desse novo vírus.
Por que o coronavírus tem esse nome?
O nome do vírus se deu pelo seu formato, que lembra uma coroa. A atual nomenclatura, COVID-19, nada mais é do que a abreviação da palavra “coronavírus” e o número “2019”, ano em que a nova mutação foi descoberta.
O novo coronavírus, causador da doença COVID-19, foi identificado como SARS-CoV-2.
Como o coronavírus é transmitido?
As pesquisas sobre as formas de transmissão do COVID-19 ainda estão em andamento.
O que se sabe até o momento é que a sua transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato direto com pessoas ou superfícies contaminadas.
Algumas das possíveis formas de contrair a doença são por meio de:
- Gotículas de saliva;
- Tosse, espirro ou catarro;
- Contato pessoal próximo com pessoas infectadas (toque ou aperto de mão);
- Contato com superfícies ou objetos contaminados, seguido de contato com os olhos, o nariz ou a boca.
O que é período de incubação?
O período de incubação é o intervalo entre a contaminação e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. No caso do COVID-19, o período médio de incubação é de 5 dias, podendo chegar a até 12 dias.
Quais são os principais sintomas da doença?
Os principais sintomas do COVID-19 estão relacionados ao sistema respiratório, e os mais leves podem se assemelhar a um resfriado.
O quadro clínico pode evoluir para infecções do trato respiratório, passando a uma Síndrome Gripal-SG (caracterizada por pelo menos dois sintomas entre sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse ou coriza).
Em casos mais sérios, a evolução pode chegar a causar doenças como a pneumonia.
Até o momento, os principais sintomas identificados são:
- Febre;
- Tosse;
- Coriza;
- Dificuldades respiratórias e falta de ar;
- Dor de garganta;
- Náuseas, vômito e/ou diarréia;
- Perda de olfato;
- Alteração no paladar e diminuição no apetite;
- Cansaço.
Vale notar que, de acordo com a OMS, aproximadamente 80% das pessoas infectadas pelo COVID-19 podem apresentar poucos ou nenhum sintoma.
O coronavírus é grave?
O grupo de risco são os idosos, portadores de doenças crônicas ou problemas de saúde já identificados, pessoas com baixa imunidade, fumantes, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos.
Nesses casos, a atenção e os cuidados devem ser redobrados. Em algumas situações, o quadro pode se agravar para uma complicação respiratória ou renal, sendo mais perigoso para essas faixas etárias ou para os casos de doenças preexistentes.
Segundo dados da OMS, cerca de 20% dos casos do COVID-19 requerem atendimento hospitalar, e para 5%, pode ser preciso o uso de um suporte ventilatório.
O coronavírus é mortal?
Segundo informações do Ministério da Saúde, em novembro de 2020, a letalidade do novo vírus no Brasil estaria em torno de 3%. O valor ainda é impreciso e poderá sofrer variação ao longo do tempo.
O que se observou, até então, é que a taxa de mortalidade tem sido maior em pessoas idosas e entre doentes crônicos.
Existe algum tipo de tratamento para a doença?
Ainda não há tratamentos ou vacinas específicas para as infecções causadas pelo vírus, mas soluções para isso estão sendo investigadas e testadas constantemente.
Por enquanto, o indicado é que o paciente repouse, beba muita água e alimente-se de forma nutritiva.
É fundamental que, assim que os primeiros sintomas forem identificados, o paciente procure ajuda médica para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Como saber se está com COVID-19?
Caso apresente os principais sintomas do COVID-19, como os relacionados ao trato respiratório, distúrbios gastrointestinais, perda ou diminuição do olfato e paladar e febre, recorra ao atendimento médico para a análise do diagnóstico clínico.
Os diagnósticos clínico-epidemiológico, clínico-imagem e laboratorial podem ser feitos dependendo do histórico e quadro de cada paciente.
O que fazer em caso de infecção?
O distanciamento social é uma das formas de prevenção essenciais para evitar o contágio e a ocorrência de novos casos. Se a presença do vírus for confirmada, procure não entrar em contato com outras pessoas, especialmente idosos e doentes crônicos.
Na consulta médica, serão prescritos os medicamentos necessários e possíveis exames complementares. Siga as orientações passadas corretamente e comunique seu médico caso haja evolução dos sintomas.
O uso constante de máscaras também é extremamente importante nesse momento.
De acordo com as indicações do Ministério da Saúde, sempre higienize o banheiro com álcool ou água sanitária após o uso, e mantenha a tampa da privada fechada.
Outro ponto de atenção é não compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos e itens pessoais, como toalhas. Evite também usar as mesmas cadeiras e sofás, atentando-se sempre à higienização.
Quanto ao ambiente, mantenha a atenção na circulação do ar, deixando as janelas abertas e o local usado para isolamento com a porta fechada. Lembre-se de limpar a maçaneta com álcool 70% com frequência.
Como se prevenir contra o coronavírus?
O Ministério da Saúde adverte que alguns dos cuidados para evitar a proliferação da doença são básicos e individuais, por isso:
- Lave as mãos com frequência, respeitando o processo de higienização;
- Evite tocar nos olhos, no nariz ou na boca. Principalmente após estar em algum local público ou em contato com superfícies que podem estar contaminadas;
- Cubra sempre a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar. Pode utilizar um lenço e descartá-lo logo após o uso;
- Evite locais com multidões, principalmente se forem fechados;
- Limpar superfícies que são tocadas frequentemente com álcool 70%, como objetos de uso frequente;
- Utilizar máscaras em ambientes públicos.
O seguro viagem oferece cobertura para o coronavírus?
Por definição, as seguradoras não cobrem casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias. Estes casos se encontram na lista de “riscos excluídos”, ou seja, não entram na cobertura médica prevista na apólice do seguro.
Atenção! No dia 11/03/2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o coronavírus como uma pandemia. Confira a apólice ou entre em contato se tiver dúvidas.
Entretanto, visando a adequação ao atual cenário, algumas seguradoras passaram a oferecer planos com benefícios adicionais exclusivos para o diagnóstico do COVID-19 em viagem.
Esses produtos podem ser encontrados em nossa plataforma, Seguros Promo, e possuem “COVID-19” no nome. Ao selecioná-los, você poderá conferir as coberturas contempladas para verificar os valores cobertos.
Cobertura médica
A cobertura médica oferecida pelas seguradoras cobre despesas médicas e hospitalares em caso de acidentes, doenças ou mal súbito.
Despesas farmacêuticas também costumam fazer parte da maioria dos planos oferecidos.
Cancelamento de viagem
Se o motivo do cancelamento for por consequência do coronavírus, as seguradoras não garantem nenhum tipo de reembolso.
O reembolso no caso de cancelamento de viagem é possível diante das seguintes situações:
- Falecimento ou doença grave do segurado ou de familiares próximos;
- Desastres naturais que ocorram no local de origem ou no destino do segurado;
- Declaração de autoridade sanitária competente, determinando que o segurado permaneça no país de origem;
- Recebimento de notificação judicial para que o segurado compareça perante a Justiça.
Remarcação de viagem
Os nossos serviços se aplicarão para os casos de alteração da data da viagem.
Para saber como poderá solicitar o atendimento ou entender mais detalhes sobre como estamos atuando, acesse este link.
Qual a vantagem do seguro viagem?
Independente do momento atual, os benefícios do seguro viagem são fundamentais para te auxiliar em alguns imprevistos que podem ocorrer durante a sua viagem, como:
- Seguro de bagagens extraviadas;
- Assistência jurídica;
- Assistência odontológica e farmacêutica;
- Traslado de corpo;
- Despesas médicas e hospitalares;
- Cancelamento de viagem;
- Interrupção de viagem;
- Seguro de invalidez permanente por acidente;
- Seguro de morte acidental.
Mantenha-se informado sobre o coronavírus
Com a mudança constante de informações sobre o coronavírus, é importante se manter atualizado sobre o caso.
Não deixe de conferir o site da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o site do Ministério da Saúde.
O setor também disponibiliza um painel interativo, no qual são oferecidos dados do SUS para o acompanhamento do quadro no Brasil.
Cotação de seguro viagem
Como já dissemos, independente da situação atual, contratar um seguro viagem é fundamental para garantir o seu bem-estar diante de diversas eventualidades.
Para encontrar o seu seguro viagem ideal, o recomendável é que você compare planos de seguros diferentes, que atendam aos seus objetivos com a viagem, aliado aos melhores preços.
Nessas horas, ter um comparador confiável é essencial para auxiliar nessa busca. Por isso, não deixe de conferir as melhores ofertas aqui, no Seguros Promo!
Caso você tenha qualquer dúvida relacionada aos tipos de coberturas, sobre as apólices ou até mesmo em casos mais específicos como o coronavírus, nossos atendentes estarão à disposição para resolvê-las da melhor forma possível.
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