Caribe Brasileiro: 19 praias com mar caribenho no Brasil
Planeje sua viagem ao Caribe Brasileiro! Descubra o que fazer, onde se hospedar, melhores destinos e a melhor época para visitar.
Você já ouviu por aí a expressão Caribe brasileiro? Trata-se de um apelido carinhoso, e muitas vezes sincero, utilizado para descrever algumas praias simplesmente paradisíacas do nosso país.
Em comum, esses destinos têm mar cujas colorações variam entre o verde-esmeralda e o azul-turquesa, águas cristalinas, areia branca, pontos valiosos para a prática de mergulho e muitas belezas naturais.
O que nem todo banhista sabe é que ao longo dos quase 11 mil km de litoral do Brasil existem várias praias dignas desse apelido, de Norte a Sul.
Quer saber quais são esses destinos e outras dicas para curtir a sua viagem? Confira a seleção que fizemos com os lugares que vão fazer você se esquecer de que não está no Caribe!
Acidentes também acontecem em viagens nacionais. Contrate seu seguro com 20% de desconto!
O que é o Caribe Brasileiro?
O Caribe Brasileiro é uma expressão popular que faz referência ao litoral do Nordeste do Brasil, cujas praias possuem uma beleza comparável às tão desejadas paisagens caribenhas.
Muitos brasileiros sonham em visitar destinos como Aruba, Punta Cana e Cancun, atraídos pelas águas de um azul hipnotizante, as areias brancas e o charme tropical das palmeiras, mas essa paisagem paradisíaca pode ser encontrada sem precisar deixar o país.
No Nordeste, as praias exibem águas cristalinas que variam entre tons de azul e verde, com areias brancas e cenários que parecem ter saído de cartões-postais. Seja nos parrachos potiguares, nos corais alagoanos ou nas falésias cearenses, fica claro que não é necessário cruzar fronteiras para encontrar o paraíso.
Onde fica o Caribe brasileiro?
O Caribe Brasileiro é um termo informal que não possui uma definição oficial, mas é amplamente utilizado para descrever certos destinos no Brasil que apresentam características semelhantes às das famosas praias do Caribe.
O apelido é atribuído a algumas localidades ao longo do litoral brasileiro, como Maragogi, em Alagoas, conhecida por suas piscinas naturais e paisagens de tirar o fôlego, e Fernando de Noronha, em Pernambuco, um arquipélago famoso por sua biodiversidade.
Curiosamente, até mesmo no Sul do Brasil há locais que recebem esse título, como Bombinhas, em Santa Catarina, que encanta com suas praias de águas limpas e areia fina.
Qual a melhor época para visitar o Caribe Brasileiro?
Como não existe uma única região conhecida como Caribe brasileiro, a melhor época para fazer a sua viagem vai depender diretamente de qual destino pretende visitar. Afinal, cada local possui suas características climáticas.
De maneira geral, os meses entre dezembro e abril são considerados ideais para explorar essas praias paradisíacas, pois formam um período em que o clima tende a ser mais seco e ensolarado, com temperaturas agradáveis e redução significativa na quantidade de chuvas.
Mas lembre-se de que não existe uma regra única. O ideal é sempre conferir as condições climáticas específicas do destino desejado antes de planejar a viagem.
O que fazer no Caribe Brasileiro?
As melhores praias do Caribe Brasileiro são capazes de oferecer experiências verdadeiramente inesquecíveis para quem busca relaxamento e aventura.
Você encontrará atividades que vão de mergulho em recifes de corais e piscinas naturais até passeios de buggy. Veja só!
Mergulho e snorkel
O mergulho e o snorkel são mais que atrações divertidas: esses esportes são uma alternativa muito interessante para quem deseja conhecer de perto as belezas e riquezas aquáticas do Caribe brasileiro.
Em geral, todos os destinos que ostentam esse apelido oferecem águas calmas e cristalinas que abrigam uma abundância de fauna subaquática, tornando a experiência debaixo d’água tanto fascinante quanto acessível para mergulhadores de todos os níveis de habilidade.
Passeios de buggy
Uma pergunta costuma ser bastante comum nos destinos caribenhos do Brasil: com emoção ou sem emoção? Os passeios de buggy são um jeito muito mais eletrizante de conhecer cenários naturais paradisíacos.
Esses roteiros permitem aos visitantes acessar áreas de difícil alcance, como dunas, lagoas e praias isoladas, além de serem uma maneira divertida de conhecer lugares novos!
Observar a vida marinha
Outra característica dos destinos comparados ao Caribe no Brasil é a rica vida marinha, em geral impulsionada pela abundância de alimentos disponíveis em recifes de corais e nas águas da região.
Cada mergulho ou passeio de barco é uma oportunidade para avistar espécies como tartarugas, golfinhos e peixes coloridos.
Quais são os destinos mais famosos do Caribe Brasileiro?
Os amantes de praia não têm muita dificuldade em encontrar cenários paradisíacos no Brasil: por todo o litoral, existem praias de águas cristalinas e areia branca.
Para que você não perca muito tempo escolhendo o destino da sua próxima viagem, fizemos uma seleção com as praias que merecem o apelido de Caribe brasileiro, veja só!
Arraial do Cabo – Rio de Janeiro
A região dos Lagos, a pouco mais de 120 km da capital fluminense, pode ser considerada um pedacinho do Caribe brasileiro no Rio de Janeiro.
A tríade formada por Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio é um verdadeiro ABC tropical, com águas que variam entre azul e verde, areia bem clara e cenários naturais deslumbrantes.
Nesse grupo, a pacata Arraial do Cabo se destaca, com um mar multicolorido, que ganha tonalidades ainda mais impressionantes na altura da Praia do Forno, acessível apenas de barco ou trilha.
Ilhas Botinas – Angra dos Reis, Rio de Janeiro
As Ilhas Botinas são um dos cartões-postais de Angra dos Reis, compostas por duas pequenas ilhas cobertas de vegetação tropical.
As águas cristalinas ao redor das ilhas são tão transparentes que você consegue ver o fundo do mar: cenário feito sob medida para mergulhos com snorkel.
Este paraíso preservado é acessível apenas por barco e é ideal para quem gosta de contato direto com a natureza.
Praia do Aventureiro – Ilha Grande, Rio de Janeiro
Outro pedaço do Caribe na costa do Rio de Janeiro é a Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, famosa por seu cenário paradisíaco e preservado.
O principal destaque desta praia cheia de charme é o coqueiro deitado, símbolo e ponto popular para fotos.
A Praia do Aventureiro é um paraíso tropical de águas límpidas e tranquilas, areia fina e prateada, cercada por serras verdes e com muitas belezas para conhecer.
Ilha do Prumirim – Ubatuba, São Paulo
Um dos lugares mais lindos da costa de São Paulo é a Ilha do Prumirim, em Ubatuba, que certamente vai encantar os viajantes que amam praias intocadas.
A região tem águas transparentes e areias brancas, sendo um dos pontos mais procurados na Costa Verde por mergulhadores em razão de sua rica fauna marinha.
A Ilha do Prumirim é acessível exclusivamente por barcos e pode ser o lugar ideal para passar o dia ou explorar as suas trilhas ecológicas.
Ilha das Couves – Ubatuba, São Paulo
Ainda em Ubatuba, outra ilha que gera comparações com o Caribe é a Ilha das Couves, famosa por suas águas calmas e cristalinas, indicadas para a prática de mergulho livre.
Todo o seu território é coberto por uma exuberante vegetação, o que garante um toque de isolamento ao cenário selvagem e intocado.
Como se trata de uma ilha, a única forma de acesso é via barco, mas tenha em mente que o número de visitantes é limitado para preservar seu ecossistema. Por isso, busque reservar o seu passeio o quanto antes.
Praia do Espelho – Trancoso, Bahia
Um dos tesouros do litoral sul da Bahia, a Praia do Espelho é um lugar tão bonito que já atraiu algumas das celebridades mais famosas do planeta, como a cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z.
O que atrai tantas figuras públicas é a beleza selvagem da região, que mistura falésias coloridas, coqueiros e piscinas naturais formadas pela maré baixa.
A praia fica na charmosa Trancoso, pertinho de Porto Seguro, uma das melhores cidades com praia da Bahia, e não vai decepcionar quem gosta de tranquilidade e águas cristalinas.
Praia de Garapuá – Ilha de Tinharé, Bahia
Escondida na Ilha de Tinharé, a Praia de Garapuá encanta com suas águas mornas e tranquilas, muito procuradas para atividades como banho e stand-up paddle.
A região é cercada por manguezais e vegetação nativa, e abriga uma pequena vila de pescadores que complementa o charme rústico do local e oferece uma experiência verdadeiramente autêntica.
Vale lembrar que o acesso é facilitado, já que a praia fica a apenas 14 km do centrinho de Morro de São Paulo, um dos destinos mais famosos da Bahia!
Taipus de Fora – Bahia
Quem vê a pacata Taipus de Fora, na Bahia, do alto, pode achar que está olhando para uma praia do Caribe.
Esse destino de Barra Grande, pertinho de Itacaré, tem águas transparentes e azuladas, extensos coqueirais, corais multicoloridos e areia bem clarinha.
O melhor de tudo é que Taipus de Fora ainda é um destino pouco explorado para turismo, o que garante uma experiência ainda mais exclusiva para seus visitantes.
Morro de São Paulo – Bahia
Morro de São Paulo é considerada uma das praias do Caribe brasileiro não apenas por seus exuberantes cenários naturais, mas também por sua vida noturna agitada, especialmente nas areias brancas da Segunda Praia.
As águas são extremamente cristalinas e bem mornas: prato cheio para peixes que buscam comida abundante e para os banhistas, que podem nadar em meio a grande diversidade natural.
O litoral está dividido em Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, e assim por diante. Quanto mais afastado da Primeira Praia você estiver, mais isolada tende a ser a região!
Moreré – Ilha de Boipeba, Bahia
Moreré, na Ilha de Boipeba, é um pequeno paraíso de praias desertas, águas transparentes e paisagens exuberantes.
A região é um ponto de formação de piscinas naturais durante a maré baixa, que se tornam aquários naturais perfeitos para mergulho e observação da vida marinha.
A praia em si é bastante rústica e pouco explorada, o que faz de Moreré um dos destinos mais tranquilos da Bahia, perfeito para quem quer desconectar e aproveitar o melhor da natureza.
São Miguel dos Milagres – Alagoas
Uma alternativa mais econômica, mas não menos apaixonante que Maragogi, São Miguel dos Milagres é uma joia escondida no litoral de Alagoas que oferece uma combinação irresistível de praias de águas cristalinas, recifes de corais e extensas faixas de areia branca.
A cidade é pequena e pacata, muito procurada por casais em lua de mel e famílias, com boa infraestrutura, beach clubs famosos e um rol imenso de oportunidades de turismo.
Ali, você poderá fazer passeios de jangada até as piscinas naturais formadas na maré baixa, conhecer excelentes restaurantes, curtir praias preservadas e muito mais.
Maragogi – Alagoas
Se você procurar na internet qual o “verdadeiro” Caribe brasileiro, é possível que o primeiro destino a surgir na tela seja Maragogi, em Alagoas.
Como fica localizada em plena Costa dos Corais, a cidade (e suas vizinhas Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres) registra a formação de piscinas naturais durante a maré baixa, causadas pelo represamento dos arrecifes.
Esses corais ajudam a filtrar a água e geram cores incríveis, entre o turquesa e o esmeralda, sobretudo nas praias de Barra Grande e Taocas.
No entanto, esse fenômeno só acontece em alguns períodos do ano, especialmente entre outubro e janeiro, quando praticamente não chove na região e as águas do mar ficam ainda mais cristalinas.
Fernando de Noronha – Pernambuco
Fernando de Noronha ou Caribe? É impossível falar de praias brasileiras que mais parecem caribenhas e não falar do famoso arquipélago pernambucano, destino dos sonhos de muita gente!
A região é protegida por reservas ecológicas e funciona como uma espécie de santuário marinho, onde milhares de espécies animais e vegetais prosperam e encontram alimento abundante em qualquer época do ano.
O resultado é um mar colorido pelos tons vibrantes dos peixes e corais que vivem por ali, em meio a águas tão cristalinas que dispensam a necessidade de snorkel.
Você vai se apaixonar pelas paradisíacas baías do Sancho e dos Porcos, cenários de piscinas naturais incríveis na maré baixa, e a Praia da Atalaia.
Praia dos Carneiros – Tamandaré, Pernambuco
Não é fácil ser um destino superlativo no paradisíaco litoral de Pernambuco, mas a Praia dos Carneiros, em Tamandaré, faz por merecer a fama de ser um dos lugares mais belos da costa pernambucana.
A praia tem águas verdes e calmas, uma linha quase interminável de coqueiros à beira-mar e uma charmosa capela rústica, o que resulta em um cenário simplesmente apaixonante onde quer que você olhe.
Aproveite a visita para fazer passeios de catamarã e mergulhar nas piscinas naturais de águas tranquilas.
Porto de Galinhas – Pernambuco
Uma das campeãs entre as praias brasileiras parecidas com o Caribe é a tropical Porto de Galinhas, em Pernambuco, endereço das piscinas naturais mais famosas do Brasil.
Muitas vezes comparada à tropical Punta Cana, na República Dominicana, a cidade mistura boa infraestrutura de turismo a praias incríveis, com águas azuis e transparentes.
Basta embarcar em uma jangada durante a maré baixa para deslizar pelo mar e chegar a piscinas naturais de cor azul-turquesa, cercadas por arrecifes que garantem águas mornas e cristalinas.
Aproveite para conhecer a encantadora Praia da Vila, listada entre as mais paradisíacas do país!
Bombinhas, Santa Catarina
Praias com águas cristalinas no Brasil não são privilégio do Nordeste ou do Sudeste. Um bom exemplo disso é Bombinhas, no litoral de Santa Catarina.
As águas caribenhas da cidade atraem jovens em busca de agito e famílias que procuram sossego à beira-mar.
A Praia da Sepultura é a mais indicada para quem deseja observar a rica diversidade marinha, enquanto a Praia da Lagoinha, onde há ocorrência de piscinas naturais cristalinas, é a mais indicada para quem quer passar o dia com toda a família.
Ilha do Campeche – Florianópolis, Santa Catarina
Você sabia que existe um pedaço do Caribe brasileiro em Florianópolis? A Ilha do Campeche se destaca pela areia branca e pelo mar turquesa, além do movimento mais discreto.
Como só pode ser acessada de barco, a região é menos badalada e você poderá curtir águas caribenhas sem precisar disputar lugar na areia.
Para curtir um cenário ainda mais paradisíaco, visite a Ilha do Campeche durante a estação mais seca: quanto menos chove, mais cristalino fica o mar na região!
Alter do Chão – Santarém, Pará
Caribe brasileiro em plena Amazônia? É isso mesmo que você leu! Mesmo sem acesso ao mar, Alter do Chão, no Pará, oferece uma experiência caribenha a seus banhistas.
Em um trecho do rio Tapajós as águas são tão cristalinas quanto azuladas, o que rendeu o apelido dado pelo jornal britânico The Guardian, que lista Alter do Chão como a praia de rio mais bonita do país.
Para curtir as águas, programe a sua viagem entre os meses de baixa do rio, no verão amazônico, de agosto a dezembro.
Maracajaú – Rio Grande do Norte
Durante uma viagem aos Parrachos de Maracajaú, no Rio Grande do Norte, os mais distraídos podem acreditar que estão, de fato, em um pedaço do Caribe no Brasil.
As águas, a 7 km da costa, são tão transparentes que você conseguirá ver no fundo do mar peixes, corais e diversas outras espécies da fauna marinha até mesmo sem equipamento de mergulho.
Para garantir a melhor visibilidade possível para o seu banho de mar, você deverá visitar a região durante a maré baixa, quando as piscinas naturais ficam ainda mais espetaculares.
Quanto custa viajar para o Caribe Brasileiro?
O quanto você vai gastar depende de fatores como o destino específico, a época do ano, o tipo de acomodação e o estilo de viagem que escolher.
Em média, os preços das passagens aéreas para destinos que ostentam esse apelido variam entre R$ 1.500 e R$ 4.000, conforme a cidade de origem e a antecedência da compra.
Destinos mais famosos e disputados, como Fernando de Noronha e Praia do Espelho, costumam ter preços mais elevados, especialmente em alta temporada. Destinos como Maragogi e Boipeba, por outro lado, tendem a ser mais acessíveis, embora a logística de transporte até esses locais possa aumentar o valor final.
As diárias em hotéis ou resorts na região também variam bastante, de R$ 300 a mais de R$ 1.500 por noite, com valores mais altos para opções all-inclusive ou de luxo. O custo com alimentação também pode variar de R$ 100 a R$ 300 por dia.
Outro custo que deve entrar no seu orçamento são passeios e atividades turísticas, como roteiros de barco, trilhas e visitas às atrações naturais, cujos valores podem oscilar entre R$ 100 e R$ 500.
Em geral, uma viagem de uma semana para o Caribe Brasileiro pode custar entre R$ 7.000 e R$ 20.000 ao todo, e um bom planejamento pode ajudar a equilibrar os custos e garantir uma viagem dentro do orçamento.
Como planejar uma viagem ao Caribe Brasileiro?
Antes de embarcar para um destino que carrega o apelido de Caribe brasileiro, você precisa se planejar em relação a vários detalhes que podem garantir uma experiência ainda mais inesquecível.
Da escolha do destino ideal, a melhor época para visitar e outros aspectos, cada etapa do planejamento pode fazer diferença no resultado final. Veja só!
1. Escolha o destino
Você precisa escolher qual o melhor destino para garantir uma viagem bem-sucedida. As opções são diversas, como Fernando de Noronha, Maragogi e Boipeba, e você deve considerar o que você deseja da viagem antes de bater o martelo.
Afinal, você prefere descanso, aventura ou uma mistura dos dois? Seguindo as suas preferências pessoais, você certamente terá mais facilidade para encontrar o lugar certo para sua visita.
2. Defina o período da viagem
O período da viagem influencia tanto o clima quanto os custos. Optar por viajar na baixa temporada pode garantir preços mais acessíveis e menos lotação nas praias, enquanto a alta temporada oferece mais eventos e uma atmosfera vibrante, embora com valores mais altos.
E não se esqueça de conferir as condições climáticas do destino escolhido na época da sua visita, o que pode te ajudar a evitar chuvas excessivas ou outras situações pouco favoráveis.
3. Reserve os voos
Reservar os voos com antecedência é uma ótima maneira de economizar, além de garantir melhores horários e conexões.
Uma boa dica é pesquisar bem por promoções em vários sites e manter-se flexível em relação às datas da viagem para aumentar as chances de encontrar passagens mais baratas.
4. Planeje o transporte local
Seu planejamento de transporte não se encerra com as passagens aéreas. Você também precisa definir como vai se locomover pela região.
Alguns destinos exigem o aluguel de carros ou o uso de transfers, enquanto outros têm opções de transporte público ou passeios organizados. Ter essa questão resolvida antes da viagem economiza tempo e facilita os deslocamentos.
5. Escolha a hospedagem
De pousadas rústicas até resorts de luxo, não faltam opções de hospedagem nos destinos de praia do país, o que significa que você tem boas chances de encontrar locais que se adaptam a diferentes orçamentos.
Nessa etapa, uma estratégia inteligente é considerar a localização, as comodidades oferecidas e a proximidade com as atrações que deseja visitar.
6. Planeje as atividades
Cada destino do Caribe Brasileiro oferece suas próprias atividades imperdíveis, como mergulhos, trilhas, passeios de barco e visitas a reservas naturais.
Pesquisar e planejar com antecedência o que fazer em cada lugar ajuda a aproveitar melhor o tempo e garante que você não perca as melhores experiências locais.
7. Faça um roteiro diário
Um roteiro diário bem planejado otimiza o tempo da viagem, permitindo que você explore os principais pontos turísticos e ainda tenha momentos de descanso.
Organize as atividades de acordo com a proximidade entre elas e com a disponibilidade de transporte para evitar imprevistos e utilizar o seu tempo da melhor maneira possível.
8. Cuide da documentação e saúde
Mesmo em viagens nacionais, é imprescindível assegurar que todos os documentos necessários estão em dia, como sua identidade (RG) ou sua CNH.
Outra dica valiosa é conferir eventuais cuidados de saúde específicos, como a vacina para febre amarela, especialmente para quem vai visitar áreas com maior contato com a natureza.
9. Faça as reservas antecipadamente
Reservar hospedagens, passeios e até restaurantes com antecedência pode evitar surpresas desagradáveis, principalmente em destinos muito procurados.
Além disso, essa medida também ajuda a garantir disponibilidade nas datas desejadas e, muitas vezes, melhores preços.
10. Prepare as malas
Preparar as malas de forma estratégica pode fazer a diferença no peso da bagagem e, mais ainda, na sua experiência de viagem.
Por isso, informe-se para levar peças adequadas ao clima do destino escolhido, não se esquecendo de itens essenciais como protetor solar, repelente e calçados confortáveis para caminhadas, bem como um pequeno kit de primeiros socorros.
11. Aproveite ao máximo a viagem
Com tudo planejado, é hora de relaxar e aproveitar plenamente sua viagem para o Caribe Brasileiro. Não deixe de desfrutar das belezas naturais, experimentar a gastronomia local e curtir cada momento, sempre aberto a novas descobertas e experiências!
Onde se hospedar no Caribe Brasileiro?
Em cada destino do Caribe Brasileiro você vai encontrar uma grande diversidade de hospedagens, desde resorts all-inclusive luxuosos até pousadas rústicas e econômicas.
Alguns destinos são muito populares entre os viajantes que buscam relaxar em meio à natureza, como Fernando de Noronha, ilha que oferece uma rede hoteleira com pousadas aconchegantes e hotéis de luxo.
Maragogi, com suas famosas piscinas naturais, também oferece infraestrutura de ponta, com acomodações que vão de hotéis sofisticados a pousadas mais simples. Se você prefere alternativas mais econômicas, as cidades vizinhas de São Miguel dos Milagres, Porto das Pedras e Barra de Santo Antônio oferecem hospedagens a preços mais acessíveis do que em Maragogi, sem perder o charme e o conforto.
No Sudeste do Brasil, Ubatuba é um destino versátil que atrai tanto famílias quanto casais, com opções de hospedagem que se adaptam a diferentes orçamentos, com pousadas familiares e hotéis mais sofisticados.
Por que o Caribe Brasileiro é um destino imperdível?
Com paisagens tão bonitas e paradisíacas, o Caribe Brasileiro certamente rivaliza com os cenários mais famosos do Mar do Caribe, como praias de águas cristalinas, em tons surpreendentes de azul e verde.
Assim como nas famosas ilhas caribenhas, o Brasil oferece cenários e experiências bem diversificados nesses destinos de praia, desde trechos mais intocados até aqueles mais badalados, com infraestrutura de alto nível para receber turistas.
Além disso, as temperaturas estão quase sempre agradáveis, o sol brilha intensamente ao longo do ano e não faltam oportunidades para curtir o mar.
Por que Maragogi é conhecida como Caribe Brasileiro?
Principal detentora do apelido de Caribe brasileiro, Maragogi, em Alagoas, é um dos lugares que mais dividem similaridades com as praias do Mar das Caraíbas.
Isso acontece porque Maragogi fica protegida por uma reserva de mais de 130 km² de área conhecida como Costa dos Corais, onde os arrecifes filtram a água e possibilitam belos tons de azul-turquesa!
Cotação de seguro viagem para o Caribe Brasileiro
Já escolheu qual praia do Caribe brasileiro vai conhecer primeiro? Então não se esqueça de adquirir um seguro viagem para se resguardar durante seus passeios.
Você pode fazer a cotação de seguro viagem nacional barato aqui no Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e a personalizar suas coberturas para garantir a proteção que você precisa.
Assim vai ficar fácil contar com coberturas médica e odontológica, seguro bagagem, assistência em caso de cancelamento de voo e muitos outros benefícios!
Aproveite nossas ofertas para conhecer as belezas do litoral brasileiro com segurança e economia!
Perguntas frequentes sobre o Caribe Brasileiro
Para te ajudar a planejar sua viagem para o Caribe Brasileiro, reunimos as dúvidas mais frequentes sobre o tema, confira!
Quais os documentos necessários para viajar para o Caribe brasileiro?
Para viajar para o Caribe Brasileiro, basta um documento de identidade válido (RG ou CNH).
Quais são as regras de COVID-19 para viajar para o Caribe Brasileiro?
Não há mais nenhuma restrição sanitária relativa à saúde para quem deseja visitar o Caribe brasileiro. De acordo com a Anvisa, tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros estão dispensados da necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou exame negativo de Covid-19.
Quais cuidados tomar ao viajar para o Caribe brasileiro?
Fique de olho na proteção solar, hidratação e respeito à natureza. Além disso, busque conhecer as condições climáticas e regras de preservação ambiental do destino visitado.
Continue sua leitura!