Carcassonne: conheça os encantos da “cidade medieval”!
Carcassonne é famosa por sua cidadela fortificada e é considerada uma joia cultural do no sul da França! Saiba quais são as melhores atrações!
Fundada pelos romanos, Carcassonne é uma daquelas cidadezinhas europeias que parecem o cenário de contos de fada. Situada no sul da França, oferece aos visitantes belezas naturais inigualáveis, além de uma rica história e cultura.
Durante séculos, a cidade foi um importante centro comercial na região, graças à sua localização estratégica nas rotas comerciais entre a França e a Itália.
Atualmente, os visitantes ainda podem ver as ruínas das antigas fortificações e muralhas da cidade. Além disso, Carcassonne é procurada durante todo o ano, seja pelos esquiadores no inverno ou os apaixonados por museus e monumentos históricos no verão.
Neste texto, vamos contar tudo sobre Carcassonne e indicar os lugares mais icônicos da cidade para turistar e aproveitar a viagem. Acompanhe e boa leitura!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Carcassonne: informações e dicas do que fazer na cidade!
Além de seus encantadores pontos turísticos e históricos, a cidade de Carcassonne é muito famosa por sua culinária e produção de vinhos, azeite de oliva e trufas da região.
Em um destino tão interessante, é normal a gente se empolgar e nem ter ideia de por onde começar o passeio. Por isso, vamos te ajudar falando dos principais pontos turísticos de Carcassonne, indicando bons restaurantes e passando dicas do que fazer para se divertir.
A seguir, você conhecerá mais sobre a região onde fica Carcassonne, além de um pouco da sua história.
Onde fica Carcassonne na França?
Carcassonne localiza-se no sul da França, na região da Occitânia. Está situada a cerca de 80 km a leste de Toulouse e a 120 km a oeste de Montpellier.
Em uma viagem de carro de Carcassonne à Paris, a capital francesa, o trajeto tem uma duração média de 7 horas para se percorrer um total de 770 km.
O lugar onde fica Carcassonne é povoado desde o período neolítico, em especial nas margens das planícies do Rio Aude, e é vizinha a outras diversas cidades medievais francesas.
Carcassonne, França: mapa
Em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, é muito importante ter acesso ao mapa do destino que se pretende visitar.
Imagine ficar perdido em uma cidade que não conhece o ambiente ou o idioma? Certamente seria uma situação ruim.
Por isso, é recomendável acessar o mapa de Carcassonne antes de desembarcar para o local. E o melhor, com o mapa você encontra facilmente os pontos turísticos da sua preferência, além do seu hotel, restaurantes e outros estabelecimentos.
Carcassonne: como ir?
Para chegar a Carcassonne a partir do Brasil, você precisará fazer ao menos uma conexão. As principais opções para voos internacionais saindo do Brasil são Paris, Londres, Madri, Barcelona, Lisboa e Frankfurt.
A partir dessas cidades, existem várias opções de voos diretos e conexões para Toulouse, que fica a cerca de 1 hora de carro ou trem de Carcassonne.
Quando ir a Carcassonne, França?
A cidade de Carcassonne tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. Os meses de verão, de junho a setembro, são a alta temporada em Carcassonne.
As temperaturas podem chegar a mais de 30°C durante o dia, o que é ótimo se você gosta de sol e calor. No entanto, a cidade fica muito movimentada nesta época do ano, com muitos turistas, filas nas atrações e preços mais elevados para acomodação e comida.
Se você prefere evitar multidões, a melhor época para visitar Carcassonne é durante a primavera, de março a maio, ou no outono, de setembro a novembro.
As temperaturas são mais amenas, geralmente variando entre 15°C e 25°C, e há menos turistas nesta época.
Descubra o melhor da França com segurança e economia!
Já está com vontade de conhecer o sul da França? Então, anote essa dica! O Seguros Promo garante o melhor preço em seguro viagem e não há qualquer cobrança para o usuário pesquisar no site.
É muito fácil realizar a busca, e você paga online, com toda praticidade e segurança. Sem contar que o seguro viagem é obrigatório para a entrada de estrangeiros na maioria dos países europeus.
Por isso, pode contar com o Seguros Promo para encontrar o seguro viagem mais adequado para você e sua família! Afinal, você merece viajar com tranquilidade e segurança!
O que fazer em Carcassonne em 1 dia?
Carcassonne fica no alto de uma colina, possui cerca de 45 mil habitantes e se divide entre La Cité, a parte histórica que é também a mais alta, e a parte baixa, chamada La Bastide.
Embora não seja uma cidade grande, há muito o que ver e experimentar. Além dos castelos e museus, você não pode perder a chance de fazer uma refeição em um dos vários restaurantes locais.
Por isso, se quiser ter uma experiência realmente imersiva no cotidiano de Carcassonne com apenas 1 dia para passear no local, visite os pontos que recomendamos a seguir.
La Cité
Considerada uma das cidades medievais mais fortificadas de toda a Europa, Carcassonne é também um dos maiores exemplos de arquitetura militar medieval.
A cidade fortificada tem uma parede dupla e mais de 50 torres, muitas das quais datam do século XIII.
Edificada sobre uma colina rochosa, a cidade foi ampliada por várias dinastias francesas e espanholas, incluindo os visigodos, os mouros, os francos e os reis de Aragão. É considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1997.
O acesso à cidade fortificada é feito por uma ponte levadiça sobre um fosso. Uma vez dentro das muralhas, os visitantes são transportados para uma época medieval, com ruas de paralelepípedos, casas de pedra e uma catedral impressionante.
Entre as principais atrações de La Cité está a Basílica de Saint Nazaire, uma igreja gótica com vitrais deslumbrantes e uma rica coleção de arte sacra.
Outros destaques incluem o Castelo Comtal, a Torre da Justiça e o Porte Narbonnaise, uma grande porta fortificada, além de uma vista deslumbrante dos arredores da cidade de Carcassonne.
Castelo de Carcassonne
Também conhecido como o Castelo Comtal de Carcassonne, trata-se de um castelo intramuros que foi construído para proteger a nobreza da região dos ataques dos cruzados.
Nessa época, os nobres deram abrigo aos cátaros, que questionavam determinados dogmas católicos. Por isso, a Igreja Católica se voltou contra Carcassonne, colocando o exército cruzado para atacar a cidade.
Por sua proximidade com a fronteira espanhola, é possível ver muitas influências sarracenas tanto nas estruturas, que foram feitas ao longo de séculos, quanto da própria decoração, arte e elementos funerários como os sarcófagos.
Isso o torna único dentre os castelos da França e da Europa. O castelo é aberto ao público e dá acesso também às muralhas por onde é possível passear e fazer fotos incríveis do ponto turístico.
Basilique Saint Nazaire
A Basilique Saint Nazaire é uma igreja gótica localizada dentro das muralhas de La Cité de Carcassonne.
A basílica possui uma fachada imponente, com duas torres altas que são visíveis de longe. Seu interior é igualmente impressionante, com um espaço amplo e alto, e colunas que sustentam as abóbadas e os arcos.
As paredes são adornadas com estátuas de santos e anjos, e o altar-mor é uma obra-prima da arte gótica, com esculturas intrincadas e detalhadas.
A Basílica Saint Nazaire é um importante local de peregrinação e oração em Carcassonne, e muitas missas são realizadas na igreja ao longo do ano, mas é também aberta ao público turístico.
Canal du Midi
O Canal du Midi é um canal histórico que liga a cidade de Toulouse ao porto de Sète, no Mediterrâneo, atravessando o departamento de Aude, no sul da França.
Sua construção começou em 1666 pelo engenheiro Pierre-Paul Riquet. É um dos canais mais antigos e bem preservados da Europa, e um importante patrimônio cultural da França.
O Canal du Midi atravessa Carcassonne, passando pelo centro da cidade, onde os visitantes podem desfrutar de um passeio de barco pitoresco, admirando as paisagens naturais e arquitetônicas ao longo do caminho.
Place Carnot
A Place Carnot é uma praça movimentada e encantadora, bem popular para turistas e moradores de Carcassonne.
Localizada no centro da cidade, é rodeada por belos edifícios históricos, como a prefeitura, o teatro e a igreja de São Vicente, e também cafés e lojas.
A praça é um local animado durante todo o ano, com muitos eventos sociais e atividades culturais. O turista que gosta de curtir a noite vai se encantar com a Place Carnot.
Portal dos Jacobinos
Esta magnífica estrutura arquitetônica integra as muralhas de La Cité, e é uma das principais atrações turísticas de Carcassonne.
Trata-se de uma obra ímpar da arquitetura gótica, com seu intrincado trabalho em pedra e seus detalhes meticulosos. É um exemplo impressionante da habilidade e da técnica dos construtores medievais.
O portal é composto por duas torres, com uma ponte levadiça no meio, que permitia o acesso dos moradores e visitantes à cidade. A torre esquerda, conhecida como a torre dos jacobinos, é a mais alta e é decorada com estátuas e detalhes ornamentais.
Foi construído durante o século XIII, como parte da grande obra de fortificação da cidade, que incluía a construção das muralhas e dos fossos. Devido a vários conflitos e guerras, o portal passou por muitas mudanças e restaurações.
Museus de Carcassonne
Como era de se esperar de uma cidade tão antiga, Carcassone abriga museus incríveis, com acervos de todos os tipos. Por isso, elencamos os melhores para quem deseja conhecer a história local, mas também falaremos sobre alguns nem tão legais assim.
Por exemplo: os museus da Inquisição e da Tortura, embora tenham um objetivo nobre, mais parecem armadilhas para turistas. As exposições são pouco organizadas e as peças em exposição destoam dos acervos de outros museus da cidade.
É o caso do Musée des Beaux-Arts, que embora pequeno e simples, tem um belo acervo de pinturas de artistas locais.
O Centre Culturel De La Memoire Combattante reúne peças originais e réplicas que contam a história dos combatentes franceses ao longo dos séculos. São uniformes, equipamentos, armamentos e muito mais.
O Musée De L’école retrata como eram as escolas antigamente, e seu acervo inclui, mesas, cadeiras, livros, canetas e outros objetos do cotidiano estudantil.
Les Halles
Com suas grandes portas de ferro, o edifício do mercado Les Halles é um marco na cidade de Carcassonne e data do século XIX.
Dentro do mercado, você encontrará barracas que vendem frutas e legumes frescos, carnes, frutos do mar e queijos, além de especiarias e produtos regionais, como o famoso cassoulet, um prato feito com feijão branco, carne de porco e salsichas.
Além dos alimentos frescos, o mercado Les Halles também tem alguns bares e restaurantes onde você pode experimentar algumas das especialidades locais, como o foie gras, o queijo Roquefort e o vinho regional.
Onde comer em Carcassonne?
Além dos bares e restaurantes do mercado Les Halles, para aqueles que procuram experimentar a cozinha local, a melhor opção é visitar as Brasseries, que são restaurantes do tipo bistrô que servem comida típica da região.
Um dos restaurantes mais famosos de Carcassonne é o La Table de Franck Putelat, onde também funciona um hotel de luxo. O L’Ambrosia é muito bem avaliado, serve diferentes tipos de carne, mas também tem opções vegetarianas e veganas.
La Table De Marie tem um ambiente mais intimista, perfeito para um jantar romântico, e é bem avaliado pelos clientes. Para finalizar, o Le Cachotier tem preços módicos, mas sem perder a qualidade!
Quantos dias passar em Carcassonne?
A resposta para essa pergunta depende mais da disposição e interesse do turista. Por exemplo: quem pretende visitar rapidamente os pontos turísticos e já partir para um outro destino, com apenas um dia é possível ver praticamente tudo em Carcassonne.
No entanto, os turistas que preferem passear com calma podem ficar até 3 dias na cidade para conhecer todos os pontos turísticos e ainda aproveitar o melhor da gastronomia francesa nos restaurantes que indicamos.
Encontre seguro viagem para a França em promoção aqui!
O seguro viagem é fundamental para os turistas brasileiros que desejam visitar a França e a maioria dos destinos turísticos europeus mais frequentados. Por isso, utilize sempre o Seguros Promo quando precisar de seguro viagem.
Para pesquisar as cotações e comparar as coberturas, é só informar o destino, cidades de embarque e desembarque no Brasil, e seus dados pessoais como nome e e-mail.
Além de ser bem fácil pesquisar pelo site, os descontos do Seguros Promo são imbatíveis! Acesse o site e confira!
Carcassonne é uma das mais belas cidades da França, você vai adorar conhecê-la. Então, prepare o seu passaporte, organize o seu roteiro turístico e arrume as malas para embarcar!
Continue sua leitura!