Capital da Irlanda do Norte: conheça a encantadora Belfast!
A capital da Irlanda do Norte é repleta de curiosidades históricas para rechear o roteiro com atrações incríveis. Saiba quais são as melhores!
A capital da Irlanda do Norte é uma cidade compacta que reúne boas atrações culturais e uma história riquíssima, marcada por conflitos e cenários naturais belíssimos.
Localizada próximo a badalados destinos europeus, como Londres e Dublin, Belfast ainda é esquecida por boa parte dos roteiros que percorrem o Velho Continente: ideal para quem procura um destino diferente para sua próxima viagem.
Neste artigo, você achará todas as referências que precisa sobre a cidade do Titanic, seus principais atrativos turísticos e muito mais! Vamos lá!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Capital da Irlanda do Norte: curiosidades e roteiro
A capital norte-irlandesa tem pouco mais de 300 mil habitantes e um ritmo próprio, que vai fazer você ter vontade de estender a sua viagem e até voltar em outro momento.
Ali, a história é a grande protagonista.
Foi no cais de Belfast que nasceu o Titanic, transatlântico que marcou a história por seu projeto inovador e sua trágica viagem inaugural.
Anos depois, durante a Segunda Guerra Mundial, uma outra tragédia se deu nas ruas locais: Belfast foi a segunda cidade mais bombardeada pelos nazistas no Reino Unido, atrás apenas de Londres.
A capital da Irlanda do Norte ainda passou por 30 anos de guerra civil entre protestantes e católicos, um conflito que envolveu até mesmo grupo terrorista (o IRA).
Todos esses episódios, que marcaram a história e a cultura da cidade, hoje encontram eco em museus, monumentos e igrejas: lembranças de um passado sangrento que não deve ser esquecido ou repetido.
A capital do país superou os anos de dificuldade com alegria — o povo norte-irlandês é acolhedor, caloroso e recebe seus visitantes com sorriso no rosto.
Se você não é muito fã de história e procura outros atrativos turísticos, não faz mal. A graça de Belfast é sua versatilidade, que combina uma rica história à efervescência cultural que marca a contemporaneidade local.
Você pode visitar galerias de arte ou exposições, desfrutar de refeições saborosas em restaurantes sofisticados ou simplesmente contemplar a arquitetura local.
Que tal desfrutar de um piquenique agradável no Jardim Botânico ou fazer um passeio pelos principais prédios históricos da cidade?
Qual é a capital da Irlanda do Norte?
Belfast, capital da Irlanda do Norte, é uma bela cidade rodeada por montanhas verdejantes. O destino tem um centro histórico charmoso, por onde se distribuem ruelas estreitas de pedra e vias modernas, palcos de manifestações artísticas e lojas chiques.
O contraste entre o antigo e o moderno está por todas as partes, com intervenções urbanas e arte de rua dividindo espaço com igrejas seculares e monumentos que lembram os conflitos que marcaram sua história.
Cerca de 7% da população do país vive na capital. A maior parte das pessoas tem origem escocesa ou inglesa, além de irlandeses descendentes dos antigos celtas.
Mapa
A capital e maior cidade da Irlanda do Norte fica no extremo norte da ilha, a cerca de 170 km de Dublin, na Irlanda, e 750 km de Londres, na Inglaterra. Confira onde fica Belfast no mapa!
Irlanda do Norte: qual a cultura?
A Irlanda do Norte é um dos países do Reino Unido, ao lado de Inglaterra, Escócia e País de Gales, e tem aproximadamente 1,8 milhão de habitantes.
Estima-se que metade dos norte-irlandeses seja descendente de ingleses e escoceses, ou seja, protestantes. Enquanto isso, outros dois quintos da população tem origens irlandesas, católicas.
A disputa entre esses dois grupos religiosos marcou a história do país. Entre 1960 e o final do século XX, ocorreram diferentes confrontos que deixaram milhares de mortos até a assinatura de um acordo de paz, em 1999.
Hoje, o país vive um período de frágil estabilidade política, no qual conseguiu alguma autonomia em relação ao Reino Unido, embora ainda esteja sob a Coroa Britânica.
Qual a diferença entre a Irlanda e Irlanda do Norte?
A Irlanda e a Irlanda do Norte dividem o mesmo nome e a mesma ilha. Mas, afinal, o que difere os dois países?
A história começa em meados do século III a.C., quando os celtas deixam a Europa e invadem a ilha, onde foram instalados diversos reinos.
A Inglaterra só ocupou a ilha séculos depois, no século XIII, e ia tudo bem até que a Coroa Britânica rompeu com a Igreja Católica e foi fundada a Igreja Anglicana.
Os irlandeses que moravam mais ao sul da ilha eram católicos fervorosos e reagiram ao rompimento com o Vaticano. Para abafar os protestos, a Inglaterra enviou protestantes de origem inglesa e escocesa para se estabelecerem na ilha.
A partir daí, os confrontos não cessaram mais, nem mesmo depois que a Irlanda rejeitou o domínio britânico e se tornou independente do Reino Unido. O território ao norte, protestante, quis permanecer sob a Coroa.
O Reino Unido dividiu a Irlanda em duas: seis condados ao Norte continuariam sob governo da Coroa, enquanto os territórios ao sul se tornaram um país independente.
Embora os países sejam vizinhos e dividam a mesma origem, hoje são completamente distintos: Dublin é a capital da Irlanda, e a da Irlanda do Norte é Belfast.
Os dois países ainda têm sistemas de governo diferentes e moedas diferentes, entre outros.
Qual das Irlandas é a mais rica?
Independente, com território maior, economia mais diversificada e integrante da União Europeia, a Irlanda é mais rica que a Irlanda do Norte.
O país dos leprechauns é o segundo mais rico do bloco europeu, com PIB per capita de US$ 78.800, contra US$ 25.265 da Irlanda do Norte (informações coletadas em janeiro de 2021).
Qual Irlanda pertence ao Reino Unido?
Em 1921 ocorreu a separação da Irlanda, que se tornava uma república independente, e da Irlanda do Norte, que continua a fazer parte do Reino Unido até a atualidade e tem a monarquia constitucional como sistema de governo.
Descontos exclusivos em Seguro Viagem
O Reino Unido, do qual a Irlanda do Norte faz parte, não aderiu ao Tratado de Schengen e, portanto, não exige a contratação obrigatória de seguro viagem.
Ainda que não seja obrigatório, o seguro viagem é altamente recomendado para visitar Belfast.
Imprevistos não escolhem quando ou onde acontecer: você pode acabar em apuros longe de casa e com um grande prejuízo no bolso.
Para garantir cobertura em diversos cenários, como emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem, traslado sanitário ou até cancelamento de voo, o seguro viagem é a melhor alternativa.
Assim, em casos de problemas é só acionar o seguro para receber auxílio de uma central de atendimento especializada, ter acesso a serviços ou garantir reembolso de despesas previstas em apólice.
O seguro viagem mais barato e mais completo do mercado está em nosso site, Seguros Promo: utilize nossa ferramenta para comparar preços e planos!
Capital da Irlanda do Norte: o que fazer em Belfast?
A capital da Irlanda do Norte é uma cidade viva, pujante, cultural e repleta de galerias de arte, centros culturais, grafites urbanos e espaços verdes para quem gosta de passeios ao ar livre. Confira o que fazer em Belfast!
Titanic Experience
O Titanic, “maior e mais luxuoso” transatlântico do século XIX e começo do século XX, foi concebido, construído e inaugurado em Belfast.
Conhecida como “cidade do Titanic”, a capital norte-irlandesa tem diversos museus e memoriais dedicados ao navio, conhecido por sua trágica viagem inaugural que deixou mais de 1.500 mortos e foi imortalizada nos cinemas.
O Museu Titanic Experience foi inaugurado em 2012 para contar a história do transatlântico, desde a construção até o naufrágio, com um rico acervo distribuído por quatro andares e nove galerias.
Os visitantes podem conferir de perto como era a cabine da primeira classe do navio, os botes salva-vidas, maquetes, itens resgatados do local de naufrágio e muito mais.
City Tour Hop on Hop off
O City Tour Hop on Hop off é a oportunidade perfeita para o viajante curtir a experiência de percorrer Belfast a bordo dos famosos ônibus de dois andares.
O passeio leva o turista até os principais pontos turísticos, edifícios históricos e monumentos da cidade, com direito a guia em áudio disponível em seis idiomas para te contar tudo sobre Belfast.
Ao todo, são 23 paradas: você pode descer do ônibus para visitar os museus com calma e, depois, embarcar em outro veículo, garantindo a comodidade ideal para que você explore a cidade no seu próprio ritmo.
Ulster Museum
Dentro do Jardim Botânico fica instalado o Ulster Museum, que conta a história de Belfast e da Irlanda do Norte desde os tempos do Reino de Ulster, antes da dominação pelos ingleses.
Além de exposições didáticas bem interessantes, o viajante pode desfrutar de um dia agradável em meio ao cenário verdejante do Jardim Botânico, ou ainda, estender o passeio até o charmoso prédio da Queen’s University, no mesmo bairro.
Mural da Paz
A partir da década de 1970, para evitar os sangrentos conflitos entre católicos e protestantes, foram construídos imensos muros dividindo os principais bairros da cidade.
Depois de 30 anos de guerra civil e da assinatura do acordo de paz entre as duas Irlandas, esses muros, conhecidos como Peace Walls, se tornaram um símbolo colorido de paz e esperança.
Existem vários tours que percorrem os principais trechos do Mural da Paz e contam a história do conflito sob uma perspectiva diferente.
Outras atrações em Belfast
A capital da Irlanda do Norte é uma cidade repleta de atrações que podem rechear ainda mais o seu roteiro, como a Câmara Municipal, o Castelo de Belfast, o Grand Opera House e o Europa Hotel, o prédio mais bombardeado da Europa.
Localizado às margens do rio Lagan, que corta a cidade, o monumento The Big Fish é um dos mais fotografados de Belfast.
Também vale a pena incluir em seu roteiro uma visita ao St. George’s Market, último mercado ao ar livre em estilo vitoriano, erguido na última metade do século XIX.
Não deixe de caminhar pela histórica Victoria Square, onde estão as melhores lojas da cidade, além de restaurantes e cafés charmosos.
Se sobrar tempo, visite a Crumlin Road Gaol, a prisão histórica mais famosa e bem preservada do país.
Como ir de Belfast para cidades nos arredores?
A capital da Irlanda do Norte tem fácil acesso a outras capitais do Reino Unido e a Dublin, capital da Irlanda. Confira como chegar a cada destino!
Dublin
A distância entre as capitais das duas Irlandas é pequena: a viagem dura apenas 2 horas por terra, de ônibus ou carro. Se você preferir, também é possível fazer o trajeto pelos trilhos, com passagens entre 16 e 25 euros.
A forma mais rápida de viajar até a Irlanda e explorar o que fazer em Dublin, porém, é pelos ares: várias companhias aéreas low cost operam o trecho entre as duas cidades, com passagens a partir de 85 euros.
Edimburgo
O viajante tem algumas opções para se deslocar entre Belfast e a Escócia: avião, trem, carro ou ônibus e ferry.
Existem várias linhas ferroviárias que ligam Belfast a Glasgow e Edimburgo, bem como voos das principais companhias aéreas low cost.
Não é possível fazer todo o trajeto por terra: você precisa encarar balsa ou ferry para atravessar o Estreito do Norte, que separa os dois países.
Londres
O trajeto para conhecer o que fazer em Londres é mais longo: são 9 horas de viagem por terra, incluindo ferry para cruzar o Estreito do Norte.
Uma boa alternativa é fazer a viagem pelos ares: o voo entre Londres e Belfast dura apenas 1h15, e custa menos de 50 euros por companhias aéreas de baixo custo.
Faça sua cotação de seguro internacional agora!
Agora que você já está por dentro de qual é a capital da Irlanda do Norte e quais as principais atrações de Belfast, está na hora de garantir seu seguro viagem!
Embora não seja obrigatório, o seguro viagem é essencial para qualquer viajante, pois oferece diversos serviços e coberturas que podem salvar a sua viagem em caso de imprevistos.
Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra o seguro viagem mais completo do mercado, com cobertura médica e odontológica, seguro bagagem e muito mais, por um preço que cabe no bolso!
Faça uma cotação e garanta essa tranquilidade para a sua viagem por Belfast. De Promo você pode!
Leia também: