Bergen, Noruega: 12 atrações turísticas para programar sua viagem
Que tal incluir Bergen, Noruega no seu roteiro pela Europa? Selecionamos 12 motivos para conhecer essa charmosa cidade colonial. Confira!
Se você ainda não ouviu falar em Bergen, Noruega, prepare-se para descobrir sobre uma das cidades mais encantadoras do país.
Rodeada por montanhas, a antiga capital norueguesa exibe paisagens incríveis formadas por suas casinhas de madeira coloridas e arquitetura escandinava recortadas pelos fiordes.
Quer conhecer mais sobre um dos mais charmosos destinos do país? Então siga a leitura e descubra o que visitar em Bergen, Noruega, com 12 atrações para montar o seu roteiro.
Bergen, Noruega: clima, turismo, gastronomia e hospedagem
Mesmo sendo conhecida como uma das cidades mais chuvosas do mundo, com cerca de 250 dias de chuva, Bergen é um destinos turísticos mais ativos na Noruega.
A segunda maior cidade do país, mas que na verdade, nem é tão grande assim: são pouco menos de 284 mil habitantes.
Entretanto, as construções históricas da primeira capital norueguesa, as casinhas de madeira e as maravilhosas paisagens naturais encantam os milhões de visitantes que passam por lá todo ano.
Simpática, Bergen deve estar em qualquer lista com as cidades para conhecer na Noruega.
E o melhor é que em apenas um ou dois dias você pode conhecer e curtir as principais atrações e gravar este lugar entre os cenários mais incríveis por onde você passou.
Onde fica a cidade de Bergen?
Bergen está localizada na costa oeste da Noruega, um dos países que compõem a região escandinava na Europa.
Parte do condado de Vestland, a cidade de Bergen, Noruega, é cercada por sete montanhas e recortada pelo mesmo número de fiordes, elementos responsáveis por formar uma vista espetacular.
Como ir de Oslo a Bergen, Noruega?
O aeroporto da cidade está localizado em Flesland, que fica cerca de 17 km afastado da região central de Bergen.
Embora não receba voos diretos do Brasil, é possível encontrar rotas que façam uma ou até duas conexões para chegar à cidade.
Muitos turistas que visitam o país escolhem Oslo, a capital da Noruega, como porta de entrada, até por oferecer mais opções de voos.
De lá, existem diferentes opções para seguir viagem para a segunda maior cidade norueguesa. A distância de Bergen a Oslo é aproximadamente 305 km.
É possível percorrer o trajeto de carro ou avião, mas o jeito mais encantador para quem busca como ir de Oslo a Bergen, Noruega, é de trem.
Além do transporte ferroviário ser muito eficiente no país, a viagem com duração de 6h30 a pouco mais de 7h proporciona paisagens maravilhosas e já foi considerada uma das mais bonitas do mundo.
Passagem para Bergen, Noruega
Se a sua opção é mesmo viajar de avião, é bom fazer uma boa pesquisa e comprar as passagens com antecedência como forma de economizar uma graninha.
Não existem voos diretos para o aeroporto internacional de Bergen, mas partindo do Brasil é possível encontrar rotas com escalas em grandes cidades europeias, como Londres, Roma e Barcelona.
Para conseguir as melhores ofertas de passagens aéreas, utilize o Vai de Promo, o nosso comparador de preços que oferece descontos especiais para o seu destino.
Preciso de seguro viagem para ir à Noruega?
Aqui está uma dúvida que muitos viajantes podem ter: afinal, é preciso do seguro viagem para conhecer a Noruega?
Sim, além de obrigatório, cumprindo as exigência de Tratado de Schengen, o item é totalmente recomendado em qualquer situação de viagem internacional.
Quem tem o seguro estará protegido em diversas situações que podem ocorrer, como emergências médicas, perda de documentos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
Consulte o Seguros Promo para encontrar os melhores planos de saúde viagem para o seu passeio. Investindo pouco mais de R$ 10 ao dia, você garantirá mais segurança e tranquilidade para o seu descanso.
Clima em Bergen, Noruega
A cidade de Bergen, Noruega, possui a fama de ser uma das mais chuvosas do mundo, com cerca de 250 dias molhados.
É uma característica do clima local e serve como aviso: não esqueça as botas e capas de chuva neste passeio.
Também é um destino em que os termômetros registram temperaturas mais baixas. O verão é ameno, mas no inverno o frio é bastante rigoroso e a neve deixa a paisagem ainda mais exuberante.
Qual é a melhor época para viajar para Bergen?
Programar uma viagem para a Noruega, incluindo Bergen, quase sempre terá o verão como período mais indicado.
As temperaturas serão mais amenas, os dias mais longos e você poderá aproveitá-los por mais tempo para conhecer as atrações turísticas do lugar.
Lembre-se que o verão europeu começa no fim de junho e vai até o fim de setembro e não se engane pela estação: roupas de frio serão muito bem vindas.
Já quem gosta de lugares bem frios pode viajar no inverno e aproveitar as atrações com neve. Mas alguns pontos turísticos podem estar fechados devido ao mau tempo.
O que fazer em Bergen, Noruega
Segunda maior cidade do país, Bergen é considerada polo cultural da Noruega. Logo, os turistas encontrarão atrações que valorizam o passado conservado nos traços de cada lugar.
Para facilitar o seu roteiro, saiba o que ver em Bergen, Noruega, e o que não poderá faltar na sua lista de lugares a visitar no destino.
1. Bryggen
Se todo lugar tem o seu cartão-postal, em Bergen, Noruega, não é diferente. Bryggen é a região que dá identidade à cidade.
Mas, afinal, o que é Bryggen? É a região do antigo cais do porto onde fica o centro histórico, colorida pelas casas de madeira em vários tons que chamam a atenção os visitantes.
Apesar de ter sofrido com incêndios no passado, algumas casas estão conservadas desde sua construção, enquanto outras foram revitalizadas.
Desde 1979, a área é considerada como Patrimônio Mundial da Unesco.
Hoje, além de visitar e conhecer o interior das casinhas, aproveite que nelas funciona um centro comercial, com lojinhas, bares, restaurantes e museus.
2. Sydnes e Nøstet
Ainda na vibe de admirar a arquitetura e o colorido das casinhas de madeira — que rende boas fotos — vale esticar o passo até os bairros de Sydnes e Nøstet.
Eles estão bem próximos do centro histórico, a pouco mais de 1 km, e é possível visitá-los à pé.
Fotografe bastante e veja de perto um bairro que ilustra bem o modo de vida da maior parte das cidades norueguesas.
3. Monte Fløyen
Das sete montanhas que cercam a cidade de Bergen, Noruega, o Monte Fløyen é uma das mais visitadas pelos turistas e oferece uma vista incrível lá de cima.
Do alto dos seus pouco mais de 300 metros, é possível ter uma visão panorâmica dos fiordes, das casinhas, prédios, ruas e outras montanhas que fazem parte da cidade.
Está se perguntando como chegar ao Monte Fløyen? Basta pegar o Funicular Fløibanen, que sai do centro de Bergen, ou encarar a subida a pé (não é complicado como possa parecer e te faz economizar a passagem).
E pode ficar tranquilo, pois é possível encontrar uma boa infraestrutura no local, que conta com cafés, área infantil, restaurante e muito mais.
4. Igrejas
Nas igrejinhas espalhadas por Bergen, Noruega, está refletida a simplicidade encontrada na cidade.
Os templos se destacam pela beleza das suas formas e arquiteturas e certamente valem uma visita e muitas fotos — algo que, já deu para perceber, você fará muito por aqui.
A St Mary’s Church é a igreja mais antiga da cidade, construída entre 1130 e 1170. A basílica sobreviveu a dois grandes incêndios e é um dos atrativos do centro de Bergen.
Também está entre as igrejas mais antigas a Domkirke, ou Catedral de Bergen, feita em estilo gótico.
De longe, a St John’s Church chama a atenção pelo colorido vermelho e por sua belíssima arquitetura, enquanto a Fantoft Stave atrai os visitantes curiosos em conhecer a estrutura desta igreja feita em madeira.
5. Bergenhus Fortress
Não deixe o Bergenhus Fortress de fora da lista de o que visitar em Bergen.
Este lugar tem grande importância histórica para a cidade, tendo sido o forte utilizado na proteção da entrada do porto, além de ter servido como residência real no século XI.
Entre as construções da fortaleza, há um jardim, museu, sala sacerdotal e a Torre Rosenkrantz, que oferece bela visão da cidade.
Para conhecer os salões internos do forte, incluindo a torre, é preciso pagar pelo ingresso.
6. Museus
Visitar os museus é uma forma de mergulhar e conhecer um pouco da história, arte e cultura de qualquer destino.
Alguns deles são administrados pela Bergen City Museum, fundação fundada em 2005 para operar de forma conjunta algumas instituições.
Entre elas, fazem parte o Bryggens Museum (sobre o passado dos noruegueses) e o Lepramuseet (relata a contribuição de Gerhard Armauer Hansen para a cura da lepra).
Já os fãs das artes se sentirão em casa no Kode, um complexo de quatro museus com acervo de pintores e artistas, entre eles o norueguês Edvard Munch.
7. Mercado de peixes
Um dos pontos mais famosos de Bergen é o mercado de peixes, que fica no centro, em um prédio cuja arquitetura vai lembrar muito um contêiner.
Como Bergen está na beira do mar, é natural que a gastronomia local se expresse pelos peixes e frutos do mar.
E no mercado de pescado de Bergen, Noruega, os turistas podem experimentar pratos com salmão, bacalhau, lagosta, camarão e até iguarias como o caviar e a carne de baleia, tradicional no país.
8. Torgallmenningen
Esta é a principal rua comercial da cidade de Bergen, Noruega. Em Torgallmenningen, os pedestres circulam entre lojas, restaurantes, cafés e bares para aproveitar as compras e momentos de descanso.
A rua também desperta interesse por suas estátuas e monumentos, como o Sjømannsmonumentet, principal deles e que homenageia navegadores noruegueses desde o período viking.
9. Byparken
Depois de muitas andanças, que tal descansar um pouco e ainda assim conhecer mais uma das atrações de Bergen?
O Byparken é um pequeno parque local com jardim, esculturas, bancos para relaxar e contemplar a vista, além de um lindo coreto todo ornamentado — câmera na mão para registrar…
10. Lille Lungegårdsvannet
Se você está relaxando no Byparken, vai se impressionar com um lindo lago, que no outono está cercado de árvores floridas.
Este lago é o Lille Lungegårdsvannet, o principal da cidade. Entre seus atrativos, está um chafariz que fica bem ao centro e proporciona um show das águas.
Ainda é possível ter uma vista especial das casinhas erguidas nas montanhas a partir do Lungegårdsvannet, que, como ressaltamos, fica ainda mais especial no outono.
11. Fiordes
Bergen é a porta de entrada para os famosos fiordes noruegueses. E se você tem dúvidas sobre o que ver em Bergen, Noruega, eles devem estar entre as atrações.
Claro, eles recortam a cidade e vai ser impossível você não se deparar com as paisagens repletas de água.
Mas é possível passear de barco, numa espécie de “mini-cruzeiro” explorando os fiordes.
O mais famoso destes tours é o Norway in a Nutshell, que percorre os fiordes de Aurlandsfjord e Nærøyfjord. Você verá cachoeiras, vilarejos muito simpáticos, montanhas nevadas, além de um passeio de trem que está entre os mais espetaculares da Noruega.
12. Monte Ulriken
Montanha mais alta de Bergen, com 643 metros, o Monte Ulriken, assim como o Monte Fløyen, oferece uma das melhores vistas de toda a cidade.
Para chegar ao topo, existem duas opções: quem quer comodidade pode subir de bondinho, em um trajeto de sete minutos; já para os aventureiros, dá para encarar a subida através de uma trilha.
Lá do alto, além da vista exuberante, há acesso para outras trilhas nas quais é possível desbravar as paisagens de Bergen, Noruega.
Onde ficar em Bergen, Noruega?
Para receber seus visitantes, Bergen conta com hotéis e albergues bem localizados na região central ou nas proximidades, sendo uma ótima alternativa aos turistas.
Quem busca por hotéis em Bergen pode optar pelo Clarion Collection Hotel Havnekontoret, que combina instalações modernas em um edifício mais antigo, além de ótima localização.
Este também é um dos atrativos do First Hotel Marin e do Thon Hotel Rosenkrantz, ambos bem localizados.
Mas se você quer fugir da região central e economizar, vale a estadia no Bergen Hostel Montana, que fica afastado a 5 km.
Onde comer em Bergen, Noruega?
Peixes e frutos do mar são a base da gastronomia de Bergen. Um dos lugares mais procurados pelos turistas para uma refeição, como ressaltamos, é o mercado de peixes.
Ele dispõe de mesas ao ar livre onde você pode se sentar e apreciar pratos saborosos.
Na subida ao Monte Fløyen, o Fløien Folkerestaurant é uma excelente opção para os visitantes, oferecendo um ambiente aquecido e uma vista incrível para a cidade.
Bergen ou Oslo?
Vai planejar um roteiro para viajar conhecendo a Noruega? Então tanto Bergen quanto Oslo, a capital do país, devem estar juntas no roteiro.
Em Bergen, você conhecerá uma cidade com jeito de interior e muitas atrações voltadas para os aspectos da cultura norueguesa.
Já em Oslo, Noruega, história e natureza dividem espaço com o caráter cosmopolita de uma das cidades mais desenvolvidas do mundo e centro político e econômico do país.
Aliás, a dúvida entre uma e outra já é bem comum quando perguntamos qual é a capital da Noruega. Hoje é Oslo que ocupa o posto que foi de Bergen até o ano de 1299.
Na dúvida entre uma e outra, aproveite as duas cidades e conheça o melhor do país em uma só “tacada”.
Garanta o melhor seguro viagem para Noruega pelo menor preço!
Certamente a Noruega é um país que reúne cenários e paisagens espetaculares para encantar os seus visitantes.
Ainda não conheceu os destinos noruegueses? Então chegou a hora de planejar o seu roteiro pelo país escandinavo. E não se esqueça da importância do seguro viagem.
No Seguros Promo, você encontrará os menores preços para curtir o seu passeio com mais tranquilidade e sem se preocupar.
Partiu conhecer a Noruega com mais segurança? De Promo você pode!
Leia também: