O que fazer em Aracaju? 8 dicas de passeios para você!
Confira 8 passeios imperdíveis que você pode aproveitar em Aracaju, Sergipe, e dicas do que fazer em até 7 dias na cidade!
O que tem a fazer em Aracaju, Sergipe? Neste artigo, nós te contamos o que fazer em 5 dias nessa cidade maravilhosa e aproveitar o turismo no Nordeste!
Com ares de metrópole, mas com o charme do interior, a capital sergipana é uma das cidades mais bonitas e visitadas do estado. E, claro, que toda essa preferência se justifica!
O destino é uma verdadeira mistura de belas paisagens, praias paradisíacas e muita história, em meio a um cenário natural de tirar o fôlego e monumentos históricos, prédios antigos e feiras tradicionais que tornam as experiências ainda mais ricas.
Vem com a gente fazer um passeio por essa cidade belíssima e cheia de atrações!
Acidentes também acontecem em viagens nacionais. Contrate seu seguro com 20% de desconto!
Quantos dias é o ideal em Aracaju?
A cidade é repleta de atrações turísticas e praias belíssimas. Se quer curtir tudo que o destino tem para oferecer, recomendamos que você faça uma viagem de, pelo menos, 5 dias para dar tempo de desfrutar dos principais locais turísticos.
No entanto, saiba que é possível fazer uma viagem bem bacana em um período menor, de 3 dias, por exemplo. Nesse caso, contudo, o roteiro turístico deve ser um pouco mais enxuto.
O que não posso deixar de fazer em Aracaju?
Decidir o que fazer em Aracaju, Sergipe, não será nada fácil. Afinal, o destino conta com uma variedade incrível de atrações que te deixarão apaixonado.
De praias a edifícios históricos, museus, ilhas e muito mais. Por isso, é bom preparar um bom roteiro de viagem para não perder nada.
Veja as nossas dicas para a capital sergipana!
1. Passear pelo centro histórico/Praça São Francisco
Localizado entre a cidade alta e baixa, bem no alto da encosta, o centro histórico é uma verdadeira viagem ao tempo.
Ao redor da Praça São Francisco – reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco – casarios, museus, ruas com calçamento em pé de moleque e as igrejas colônias revelam o período colonial no Brasil.
Na hora de escolher o que fazer em Aracaju, Sergipe, comece seu passeio pela praça, que abriga construções, como o Convento e a Igreja São Francisco, com traços da arquitetura barroca.
Entre as principais atrações do local está o antigo palácio, que já hospedou Dom Pedro II. Hoje em dia, o prédio foi convertido em museu que conta um pouco da história de Aracaju. Visite também a Casa de Misericórdia, o primeiro hospital de Sergipe.
2. Visitar o Projeto Tamar
A capital sergipana é uma cidade muito eclética e oferece atrações diversificadas. Além de fazer um tour histórico, a natureza também tem lugar garantido nos roteiros turísticos.
As mais bonitas fotos de Aracaju, certamente, você fará no centro de visitantes do Projeto Tamar, reconhecido como um dos programados de conservação marinha mais bem-sucedidos do mundo.
Ao visitar o complexo, você poderá participar de atividades interativas ligadas à vida marinha e também ao Rio São Francisco.
Durante a visitação, é possível percorrer tanques e aquários que abrigam mais de 80 espécies de animais marinhos.
A grande atração do espaço são os tanques das tartarugas e dos tubarões, além dos aquários que permitem que os visitantes possam pegar os animais. Esse é, sem dúvida, um dos passeios mais incríveis da cidade.
3. Curtir a Passarela do Caranguejo
Não são somente as praias de Aracaju que atraem turistas. A capital sergipana possui muitas áreas de lazer, que proporcionam momentos de pura diversão aos seus visitantes.
A Passarela do Caranguejo é um desses locais. Ao redor desse espaço há muitos bares e restaurantes, que ficam abertos até a madrugada com muita animação, forró e comida boa.
E claro que a clássica foto em frente ao caranguejo gigante não pode faltar!
4. Fazer um tour no Museu da Gente Sergipana
Para quem gosta de arte e cultura, o Museu da Gente Sergipana não vai decepcionar. O espaço oferece um tour interativo por exposições que retratam os traços da cultura do estado com ferramentas criativas e lúdicas.
Não deixe de reservar algumas horas para conhecer o museu, que já ganhou vários prêmios nacionais. Passe pela Ala Nossos Pratos, onde os visitantes podem compor pratos sergipanos de maneira virtual.
Visite também a Ala Josevende, onde você encontrará um típico feirante, que conta virtualmente um pouco sobre as feiras realizadas em todo o estado.
O espaço fica aberto das terças às sextas-feiras, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.
5. Visitar as praias de Aracaju
Claro que as belas praias de Aracaju não podem ficar de fora do seu roteiro. A cidade possui lugares belíssimos com paisagens de tirar o fôlego e experiências singulares.
A Praia de Aruana, por exemplo, está entre as preferidas dos turistas e moradores locais. Com areia branca, mar azulado e muitos hotéis ao seu redor, ela oferece aos seus visitantes momentos de tranquilidade, já que ela é bem pacata.
Quem prefere fugir do agito pode gostar da Praia do Refúgio: durante a semana, ela é bem tranquila e sem muito movimento. O mar é calmo e possui águas bem quentinhas, mas é bom tomar cuidado com águas-vivas, que existem nesta região.
A Praia dos Náufragos não deixa nada a desejar quando o assunto são belas paisagens e boa estrutura. Esse cantinho da capital sergipana é um convite ao descanso em um ambiente calmo e longe da badalação, com mar tranquilo, poucas ondas e muitas barracas e restaurantes. E fica a dica: é o melhor lugar para ver o pôr do sol!
Outra praia com excelente infraestrutura é a Praia do Mosqueiro, com uma extensa orla, mar com água morna e limpa, ideal para a prática de esportes aquáticos.
E há ainda boas (e paradisíacas) outras praias espalhadas pela cidade, como a Praia do Saco, o Mangue Seco, Crôa do Goré e na Ilha dos Namorados!
6. Caminhar e tirar fotos na Praia de Atalaia
A Praia de Atalaia é o principal cartão-postal da cidade e, claro, essa fama não seria à toa. Com cerca de 63 quilômetros de extensão, essa região é, sem dúvida, a área mais bem-cuidada e agitada de toda a capital.
Além de curtir o banho de mar e momentos de relaxamento em suas areias, não deixe de caminhar pela orla e conhecer lugares, como os Arcos de Atalaia, o Monumento dos Formadores da Nacionalidade e a Região dos Lagos, entre outros.
Se estiver animado, dá para fazer exercícios nos aparelhos de ginástica que existem aos montes nessa área e também levar as crianças para se divertirem nos parquinhos.
Além disso, os melhores hotéis em Aracaju estão concentrados na região da Praia de Atalaia, onde você pode desfrutar também de ótimos restaurantes.
7. Passear de barco até Ilha dos Namorados
Na cidade de Aracaju, a Ilha dos Namorados é um dos locais mais aguardados nos roteiros turísticos.
Para conhecer a ilha formada entre o Oceano Atlântico e o rio Vaza Barris, você precisará contratar um passeio de catamarã nas agências de turismo da cidade.
Normalmente, as visitas à ilha fazem parte de um tour por outras regiões da capital sergipana. O local conta com estrutura de quiosques, que servem bebidas e petiscos, e você poderá relaxar na piscina natural que se forma no meio da ilha.
8. Andar de buggy na Praia do Saco
Bem na divisa com o estado da Bahia, a Praia do Saco é famosa pelas suas águas claras e tranquilas, mar azul e também por ser dividida pelo mar e pelo rio em um cenário espetacular.
A grande atração dessa área são os passeios de buggys, que percorrem dunas, lagoas artificiais e também o Mangue Seco, uma linda praia baiana. O local oferece ótima estrutura de restaurantes e quiosques.
Quando ir à cidade de Aracaju (SE)?
O clima em Aracaju é predominantemente tropical a maior parte do ano, o que torna o turismo possível em praticamente todas as estações.
O verão, que vai de dezembro a março, é a alta temporada e também o período de temperaturas bem elevadas, que passam dos 30 graus.
A vantagem é que a incidência de chuva nesta época é bem baixa, o que facilita os passeios ao ar livre e a curtição nas praias da cidade.
Os meses entre março e agosto são os períodos mais chuvosos, mas, mesmo nessa época, é possível curtir e muito tudo que o destino tem de melhor.
Seguros Promo te ajuda a viajar pelo Brasil com segurança
Você vai ficar encantado com os pontos turísticos e com as belezas naturais de Aracaju, Sergipe. Para aproveitar tudo que esse destino tem de melhor, lembre-se de contratar um seguro para garantir a tranquilidade e segurança durante a sua viagem.
Se quer economizar e encontrar os preços mais vantajosos, conte com a nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que reúne os melhores planos e valores que cabem no seu bolso. Quer viajar em segurança? De Promo você pode!